Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo sobre o Cordonbleu

4 participantes

Ir para baixo

Tudo sobre o Cordonbleu Empty Tudo sobre o Cordonbleu

Mensagem por Davi Hemerly Seg Nov 05, 2012 7:08 am

Tudo sobre o Cordonbleu

Alimentação – Cordonbleu

Deve dar-se a estas aves uma mistura de semente para aves tropicais de pequeno porte, com um suplemento de sementes de ervas e milho painço italiano. Também apreciam comer pequenos pedaços de alimentos verdes.
De um modo geral, fora da época de gestação, esta alimentação deve ser suficiente, porém, ao logo da época de gestação, necessitam de proteínas animais suplementares na forma de alimentos à base de ovos.
Especialmente as crias devem alimentar-se regularmente de alimentos vivos, tais como mosquitos da fruta e moscas verdes. Como se verifica com todas as aves graminívoras, o cordon bleu necessitam de areia.

Reprodução e Características – Cordonbleu

Os cuidados com “acomodações” O Cordonbleu, basicamente são os mesmos de outras criações de pássaros de porte semelhante.
Logicamente, quanto mais espaço se oferece ao passarinho, melhor. Uma gaiola de 50×30 atende bem às necessidades de um casal de Cordonbleu. A banheirinha com água para o banho, e outro pote com água fresquinha para beber são indispensáveis. Não se esqueça de colocar o pote num local protegido, onde não caiam fezes dos bichinhos.
Para o ninho, prenda uma tira de capim seco nas grades da gaiola – o barba de bode é uma boa pedida. É importante que se coloque a gaiola num local longe de correntes de vento, e relativamente protegido do frio. A higienização do habitat do Cordonbleu também deve ser levada a sério. Faça a limpeza da bandeja da gaiola, no mínimo dia sim, dia não. Isso evita o acúmulo de bactérias, e consequentemente, focos de doenças.

Características – Cordonbleu

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Cordonbleu, em francês, quer dizer cordão azul. Nada mais coerente que esse pássaro – que mede de 12 a 13cm, tenha essa cor na constituição da sua plumagem. O topo da sua cabeça é amarronzado, assim como as costas. A face, garganta, as duas laterais do peito e a cauda são azuis. A barriga apresenta um marrom acinzentado. O bico é branco, ligeiramente avermelhado na emenda”. Para realçar o azul da face, o Cordonbleu ganha manchas vermelhas dos dois lados. Aliás, esse é o “toque” que diferencia o macho da fêmea. Ela não apresenta esse vermelho, e ainda é mais pálida que o macho.

Um passarinho que se assemelha bastante ao Cordonbleu é o Peito Celeste (Uraeginthus cyabocephalus). Ele possui o tamanho e a cores próximas ao do Cordonbleu. Apenas o seu azul “sobe” mais em direção ao topo da cabeça, e também não tem as manchas vermelhas.
Para quem quer ter uma ave ornamental bonita e simpática, O Cordonbleu se adapta perfeitamente às exigências. Apesar de possuir um canto discreto e longe de ser dos mais belos, sua aparência física e amabilidade compensam os poucos dotes “sonoros”.

Biografia – Cordonbleu

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A pronúncia do seu nome exige um leve biquinho feito com a boca no final da palavra. Porém, se aparentemente esse pássaro deveria ser enjoado e fresco, sua história e criação comprovam o contrário.

Cordonbleu. O nome chega aos ouvidos cheio de glamour. Contudo, esse pássaro, que com tal denominação poderia muito bem viver nos arredores do Sena, tem como habitat mais comum a África, sendo bastante conhecido do Senegal ao Mar Vermelho, e ainda junto ao sul da Rodésia. Nessas regiões, leva uma vida muito rústica, como os próprios habitantes locais. Em geral, vive em pequenos bandos, muito próximo às vilas, a até mesmo dentro delas. Seu ninho é construído basicamente de mato seco, e por vezes é encontrado no interior de árvores pouco elevadas, ou até mesmo nos telhados das cabanas indígenas, feitas de folha de palmeira. Em certas regiões, também é encontrado ocupando um ninho abandonado de vespas ou de Tecelões (um outro pássaro).
Se pelas “bandas”da África o Cordonbleu desfruta de ar livre e de uma vida até certo ponto primitiva, nos trópicos e mais especificamente aqui no Brasil, o Uraeginthus bengalus, nome científico desse passarinho,é criado apenas em cativeiro. No entanto, para que se reproduza, é preciso que a qualidade de sua alimentação seja muito boa. Assim, deve-se dar insetos, como as larvas de tenébrio, sementes, como o alpiste, painço e senha, e ainda verduras, tais como o almeirão, chicória e escarola. De “estômago cheio”, o Cordonbleu vai estar sempre “forte e vigoroso”, pronto para dar continuidade a sua espécie. Nessas condições, o pássaro torna-se uma companhia muito agradável, de reprodução relativamente fácil, e não requer grandes segredos e “habilidades” para ser tratado.
O Cordonbleu atinge a idade adulta com cerca de 3 meses. Como nessa idade é comum se namorar, com os passarinhos não é diferente. Namorinho de cá, namorinho de lá, a fêmea é fecundada e costuma botar de 4 a 5 ovos brancos. Ao final de 14 dias de incubação, para alegria do casal de pássaros, e mais do criador, nascem os filhotinhos.

Fonte:http://planetabird.wordpress.com
Davi Hemerly
Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 32
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

http://www.nacaodospassaros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre o Cordonbleu Empty Re: Tudo sobre o Cordonbleu

Mensagem por Reryson Colares Seg Nov 05, 2012 10:16 am

Muito bom, bela espécie!
Reryson Colares
Reryson Colares
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 27
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre o Cordonbleu Empty Re: Tudo sobre o Cordonbleu

Mensagem por Arthur Ferreira Seg Nov 05, 2012 11:10 am

Não conhecia ainda não .Primeira vez que eu o vejo.
Arthur Ferreira
Arthur Ferreira
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1398
Reputação : 153
Idade : 26
Data de inscrição : 11/09/2012
Localização : Salinas-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre o Cordonbleu Empty Re: Tudo sobre o Cordonbleu

Mensagem por Kevin Matheus Seg Nov 05, 2012 1:46 pm

Realmente muito lindo!
A manchinha na bochecha me lembra uma calopsita haha!
avatar
Kevin Matheus
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Mensagens : 159
Reputação : 40
Idade : 124
Data de inscrição : 27/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre o Cordonbleu Empty Re: Tudo sobre o Cordonbleu

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos