Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Calopsita - Arisca

4 participantes

Ir para baixo

Calopsita - Arisca Empty Calopsita - Arisca

Mensagem por Jezebel Qua Ago 21, 2013 9:16 am

Bom dia pessoal

Hoje vim trazer uma duvida sobre uma das minhas calopsitas.. Como dito antes, ele era bem arisco a ponto de quando alguem colocasse a mão na gaiola ele se debatesse e tentasse bicar, mas mais por medo..

Ontem, quando fui trocar as sementes, agua e farinhada, percebi que ele não fugia tanto, só ia pro fundo da gaiola e ficava fazendo um som tipo sopro e de vez em quando cantando.. Por curiosidade aproximei a mão dele.. Ele sai de perto, mas não como antes (gritando e batendo nas grades da gaiola) e consegui fazer um pouco de carinho na asa e nas costas dele.

Pode ser que ele esteja ficando mais manso?

OBS: Quem costuma pegar ele pra fazer carinho é minha avó, já que eu tenho que utilizar as luvas pra não ser machucada.. Quando ela o pega, ele grita, mas depois de um tempo recebendo carinho ele para e começa a piar..

Atenciosamente
Jezebel
Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Mensagens : 2566
Reputação : 264
Idade : 30
Data de inscrição : 23/01/2013
Localização : SP Interior

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita - Arisca Empty Re: Calopsita - Arisca

Mensagem por Victor Hugo Qua Ago 21, 2013 12:34 pm

Olá Jezebel , ele anda meio triste ? ele canta normal ou só pia ou ele solta uns sons fracos ?
Victor Hugo
Victor Hugo
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Mensagens : 7806
Reputação : 469
Idade : 26
Data de inscrição : 22/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita - Arisca Empty Re: Calopsita - Arisca

Mensagem por Anthony Fernandes Qua Ago 21, 2013 12:41 pm

Jezebel minha calopsita não é mansa mais deixa fazer carinho e quando me vê fica tentando sair da gaiola mais não deixa pega-lá, tudo começou assim como a sua. Quando comprei a minha ela era brava e com o tempo ele foi se acostumando comigo e até um dia deixar fazer carinho, pode ser que a sua esteja passando por esse processo e se adaptando melhor a presença de vocês, como ocorreu comigo. Você tem ela a bastante tempo ? A minha tenho em torno de 2 anos e ela sempre foi sozinha acredito que isso favoreceu que ela ficasse mais mansa também.
Anthony Fernandes
Anthony Fernandes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Mensagens : 4960
Reputação : 481
Idade : 25
Data de inscrição : 19/10/2012
Localização : Monte Verde-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita - Arisca Empty Re: Calopsita - Arisca

Mensagem por Jezebel Qui Ago 22, 2013 12:20 pm

Victor, ele é totalmente ativo.. De manha cedo canta bem alto, imita nossos assobios e se alimenta bem.. Ele costuma bicar bem forte, mas dependendo de onde pega não doi tanto.. Ontem fui ver como estavam as asas e ele me bicou forte, mas largou tentando bicar de novo.. Quando colocamos a mão na gaiola ele não emite nenhum som praticamente, só foge, mas quando pegamos ele grita bastante e depois para, quando começamos a fazer carinho na nuca dele..

Antony, eu tenho ele desde de fevereiro.. Ele veio pra mim junto com a femea que veio a falecer pouco tempo depois, então ganhei o manso. Esse da minha foto é o arisco..

Os dois já devem ter quase 1 ano cada.. O manso se não me engano veio com 3 meses pra mim e o arisco 4 ou 6 meses..

O manso ainda foge um pouco quando tento pegar ele na gaiola, mas fica no meu ombro e até dormi..
Jezebel
Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Mensagens : 2566
Reputação : 264
Idade : 30
Data de inscrição : 23/01/2013
Localização : SP Interior

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita - Arisca Empty Re: Calopsita - Arisca

Mensagem por Jezebel Sáb Ago 24, 2013 7:42 pm

up..
Jezebel
Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Mensagens : 2566
Reputação : 264
Idade : 30
Data de inscrição : 23/01/2013
Localização : SP Interior

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita - Arisca Empty Re: Calopsita - Arisca

Mensagem por Jezebel Qui Ago 29, 2013 8:20 am

Outra coisa que percebi no arisco.. Ele faz mais escandalo quando ve a mão nua, isto é, quando estou fazendo carinho nele com a luva ele fica quietinho, mas se eu tiro a luva e vou tocar nele, ele grita e tenta beliscar..

Pode ser que ele tenha medo da mão nua? Quais são as provaveis causas desse medo?

OBS: Eu nunca o peguei com a mão nua, só de luva..
Jezebel
Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Mensagens : 2566
Reputação : 264
Idade : 30
Data de inscrição : 23/01/2013
Localização : SP Interior

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita - Arisca Empty Re: Calopsita - Arisca

Mensagem por Anthony Fernandes Qui Ago 29, 2013 11:53 am

É que a mão sem a luva demostra outra aparência como se fosse um predador por isso ele tem tanto medo quando vai pega-lo com a mão nua, já com a luva a mão fica menos aparente e parece menos com a boca de um predador. Já com a minha é ao contrário ela tem medo quando vou pega-lá com a luva e sem a luva é mais tranqüila.
Anthony Fernandes
Anthony Fernandes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Mensagens : 4960
Reputação : 481
Idade : 25
Data de inscrição : 19/10/2012
Localização : Monte Verde-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita - Arisca Empty Re: Calopsita - Arisca

Mensagem por Raquel F Qui Ago 29, 2013 1:04 pm

Penso que ele tenha algum tipo de trauma referente a mão sem luva, normalmente os criadores pegam os pássaros nos viveiros com a mão para retirar das redes usadas para captura-los em grandes viveiros comunitários, sem falar que nas lojas todo o manuseio é feito com a mão como colocar na gaiola, trocar a gaiola, por na caixa de transporte, retirar, colocar novamente na gaiola... Creio que ele associe a mão nua somente com coisas ruins que já aconteceram com ele.

Jezebel, o meu macho também é assim ele vivia em um grande viveiro sem contato direto com pessoas até o dia que o pegaram para a venda ele tinha mais de 6 meses na época, já estava com o comportamento formado ou seja com medo de pessoas e muito bravo, continua assim contudo não grita mais quando me enxerga e nem me belisca mais quando vou mexer na gaiola, mas não costumo interagir com ele fora da gaiola.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita - Arisca Empty Re: Calopsita - Arisca

Mensagem por Jezebel Qui Ago 29, 2013 2:30 pm

Eu não cheguei a visitar o pantel de onde ele veio, então não conheço tão bem assim o manuseio..

No começo ele bicava bastante a luva e gritava.. Agora não, mas ainda sim é bem arisco.. Creio que tenha sido por que ele associou a luva como algo "bom", ja que eu fazia carinho nele usando ela..

Sempre fui bem calma ao pegar ele.. Mesmo com o piado alto dele, fazia o carinho na nuca e proximo do bico com muita calma, como se fosse pra associar que não ia machucar ele..

Minha avó tem mania de pegar ele e minhas primas estão por perto.. É basicamente a mesma coisa, mas com ela ele não reclama tanto.. O unico ruim é que minhas primas ficam por perto e gritando.. Sera que ele associou a isso tb? Por que minha avó pega ele com as mãos nuas..
Jezebel
Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Mensagens : 2566
Reputação : 264
Idade : 30
Data de inscrição : 23/01/2013
Localização : SP Interior

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita - Arisca Empty Re: Calopsita - Arisca

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos