Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo sobre o Faisão

2 participantes

Ir para baixo

Tudo sobre o Faisão Empty Tudo sobre o Faisão

Mensagem por Davi Hemerly Sex Nov 02, 2012 8:29 am

Tudo sobre o Faisão

Instalações – Faisão

O viveiro deve proporcionar espaço suficiente ao faisão para que não fique estressado e sujeito a doenças. Para cada espécie, o espaço mínimo recomendado varia (veja fichas). Em uma área de 5 x 10 metros é possível ter 7 machos e 28 fêmeas. Constrói-se o viveiro de forma a pegar o sol da manhã, em local que não favoreça correntes de ar, causadoras de doenças respiratórias.

A parede do fundo é toda em alvenaria, completamente fechada. As laterais e a frente são teladas em sua maior parte, com apenas 30 centímetros de muro na base. A tela de polietileno é a mais recomendada, por ser mais flexível que a de arame e quebrar menos as penas por atrito (tela nº 14 ou 18 com malha de 2 centímetros de espaçamento). A maior parte do teto ( ¾ da área) é coberta com telhas de barro e a parte restante com tela. Sob a área coberta com tela, o chão pode ser gramado ou com alguma árvore frutífera (acerola, pitanga, etc), fonte extra de vitaminas e distração. O restante do piso é acimentado (pode sê-lo totalmente) com uma ligeira inclinação para a frente do viveiro, para facilitar o escoamento e limpeza. Cobre-se o piso com cerca de 5 centímetros de areia lavada de rio, para evitar que as penas esfreguem no cimento – mais prejudicial que a areia. A cada seis meses deve-se esterilizar a areia e as paredes do viveiro. Mistura-se a areia com 1/3 de cal ou cândida pura e passa-se cal ou cândida nas paredes. O serviço é feito retirando-se os faisões para evitar estresse.

Alimentação – Faisão

Alimentação de boa qualidade é essencial. Na natureza, o faisão alimenta-se de frutas, raízes, insetos, folhagens e verduras. Na criação pode comer diariamente ração industrializada para galinhas. Quanto mais rica em proteínas, melhor. No período da procriação, de setembro a fevereiro, substitui-se esta ração por outra especial para postura, mais rica em proteínas e cálcio para favorecer a virilidade no macho e o desenvolvimento dos embriões e resistência das cascas dos ovos.

Compra – Faisão

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O faisão faz parte da numerosa família Phasianidae, a mesma dos Perus, Pavões e Galinhas. Dependendo da espécie, o preço pode ser acessível, 40 reais, ou até bem salgado, 8 mil.
Sua criação pode ser em viveiro ou solta no jardim. Todas as espécies se dão bem no nosso clima, do norte ao sul do país. Resistente, não requer grandes cuidados. É preciso apenas que a comida fique em local coberto, abrigada da chuva; além do corte das penas de uma das asas e um muro de cerca de um metro e meio para ele não fugir pulando. Não é necessário a vacinação e vermifugação, pois vermes e viroses raramente aparecem nos faisões.

Temperamento – Faisão

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Um dos grandes prazeres na criação de faisões é apreciar a sua beleza. Não são aves de estimação para serem afagadas. Apesar de conviverem com o homem há cerca de mil anos, preservam o instinto selvagem. Quando se diz que um faisão é manso, significa apenas que não foge à nossa aproximação, como faz o arisco. O manso nos permite chegar perto, mas não demais. Se ultrapassarmos seu limite, foge (exceto filhotes de até 60 dias). Porém, mesmo o mais arisco deles não agride o homem com seus fortes bicos e esporões. Sai correndo ou alça vôo. Se mesmo assim o apanharmos, pode apresentar comportamentos curiosos quando tentarmos segurá-lo. “O Palawan solta as penas em nossas mãos para se libertar e o Mikado finge de morto, ficando totalmente inerte”

Biografia – Faisão

Verdadeiras maravilhas da natureza, os faisões encantam com a beleza de suas cores e aparência.

Os faisões dão um show com suas plumagens multicoloridas e formas elegantes ou exóticas. Há 40 espécies com dezenas de subespécies obtidas através de mutações, cada uma com seus atrativos.
Originários da Ásia, os faisões foram introduzidos na Europa na Idade Média. Acabaram por se adaptar a climas e ambientes diversos e adquiriram assim grande rusticidade. Além de usados para o esporte tradicional da caça, sua carne nobre era apreciada em mesas sofisticadas. As penas coloridas decoravam adornos, entre eles os chapéus. Sua beleza os tornava um atração em jardins requintados.

A beleza é um privilégio dos machos entre muitas espécies de aves. Os faisões não deixam por menos. Bonitos o ano todo, ficam ainda mais lindos na época do namoro. De setembro a fevereiro suas cores se intensificam. Fazem verdadeiras exibições às fêmeas no jogo da conquista. Abrem suas asas e imensas caudas, inflam o peito e até as barbelas. Um ritual que vale ser assistido.
Já as fêmeas são discretas. Suas cores geralmente se confundem com as do solo, onde fazem o ninho. Tal camuflagem natural dificulta sua visualização pelos predadores enquanto chocam os ovos.

Fonte:http://planetabird.wordpress.com
Davi Hemerly
Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 32
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

http://www.nacaodospassaros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre o Faisão Empty Re: Tudo sobre o Faisão

Mensagem por Reryson Colares Sex Nov 02, 2012 1:18 pm

Belo artigo, linda ave hehe.
Abraços.
Reryson Colares
Reryson Colares
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 27
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos