Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que posso fazer quando meu pássaro está em muda?

5 participantes

Ir para baixo

O que posso fazer quando meu pássaro está em muda? Empty O que posso fazer quando meu pássaro está em muda?

Mensagem por Andre Bass Sex Jan 11, 2013 4:48 am

Prezados Amigos Faces! Estamos em uma época propícia ao tema daí a nossa escolha. A pergunta do momento é: o que posso fazer quando meu pássaro está em muda? A resposta é complexa e vamos tentar discutir alguns pontos.

Quando a ave está nesse período de muda seja de penas ou de bico é uma fase de sensibilidade da ave e é neste momento que uma consulta de rotina com o seu médico veterinário especializado deve ser realizada, juntamente com um exame parasitológico de fezes e até outros mais elaborados como salmonelose e mocoplasmose. É o momento também de descanso dessa ave, principalmente se está for de competição.

Esse período de muda seja de penas e/ou bico a ave fica mais quieta e letárgica mesmo. O canto diminui bastante e este não deve ser estimulado. Nessa fase coloque sua ave em local tranqüilo, mais escuro e sem contato visual ou sonoro com outra ave. Pode se manter na capa na maioria do tempo para proteção mesmo. O uso de ferro ou iodo na água só deve ser feito com o acompanhamento de seu veterinário e o intuito é forçar ainda mais essa queda de penas. Vejo muita gente usando ferro após a muda de penas e o resultado é um repasse de penas. Tem o momento certo de se usar esse artifício, ok.

Neste período além do reforço na dieta as aves devem ter uma maior percentual de proteína na dieta, assim como de vitamina A, além dos aminoácidos essenciais para que estas penas e/ou bico se renovem mais rapidamente e com qualidade. Isso é alcançado se fornecendo farinhada de ovo a elas, ou ainda outra fonte de proteína como o próprio ovo cozido e tenébrias. Mas cuidado para não engordar essa ave.

O uso de vitaminas do complexo B não tem muita utilidade nesse período. Primeiro que não vai ajudar em nada nesse período e por acabar estimulando a ave a comer mais podemos terminar a muda com uma pequena a dieta a fazer depois.

O bico também passa por uma renovação natural e fica descascando ou com o aspecto rachado. Esse é um processo de maior sensibilidade nesse bico onde a alimentação deve ser tenra e verduras verdes escuras (couve, chicória, almeirão) são bem vindos na dieta assim como milho e pepino, por exemplo.

Ainda em relação ao bico uma técnica simples que suaviza a muda é lixar o bico com uma lixa de unha mesmo removendo as imperfeições; após isso pode se passar no bico óleo de cravo que se compra em lojas de produtos naturais. Cuidado com a narina do pássaro e para ele não comer o produto. Na duvida procure auxilio veterinário especializado, ok. Despeço-me por aqui e um grande abraço a todos!


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Andre Bass
Andre Bass
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 956
Reputação : 90
Idade : 32
Data de inscrição : 13/09/2012
Localização : Ibitirama

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso fazer quando meu pássaro está em muda? Empty Re: O que posso fazer quando meu pássaro está em muda?

Mensagem por Reryson Colares Sex Jan 11, 2013 4:52 am

Show mano!
Reryson Colares
Reryson Colares
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 27
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso fazer quando meu pássaro está em muda? Empty Re: O que posso fazer quando meu pássaro está em muda?

Mensagem por Diego Henrique Sex Jan 11, 2013 6:16 am

Muitio baum!!
Diego Henrique
Diego Henrique
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Mensagens : 2659
Reputação : 280
Idade : 33
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Brasilia Df

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso fazer quando meu pássaro está em muda? Empty Re: O que posso fazer quando meu pássaro está em muda?

Mensagem por Jessica Estephany Sex Jan 11, 2013 6:55 am

parabéns André,me ajudou muito estava a perguntar isso no fórum!Very Happy
Jessica Estephany
Jessica Estephany
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino
Sub-Nick : Muito amor com os meus bichinhos :* <3
Quantos pássaros você cria? : 10
Mensagens : 631
Reputação : 50
Idade : 23
Data de inscrição : 13/11/2012
Localização : contagem (MG)

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso fazer quando meu pássaro está em muda? Empty Re: O que posso fazer quando meu pássaro está em muda?

Mensagem por Davi Hemerly Sex Jan 11, 2013 7:25 am

Parabéns por postar o artigo, André Very Happy
Abraço.
Davi Hemerly
Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 32
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

http://www.nacaodospassaros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso fazer quando meu pássaro está em muda? Empty Re: O que posso fazer quando meu pássaro está em muda?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos