Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Manejo de Coleiro - Parte 1 - Artigo

2 participantes

Ir para baixo

Manejo de Coleiro - Parte 1 - Artigo Empty Manejo de Coleiro - Parte 1 - Artigo

Mensagem por Celia Maria Cayres Qui Fev 05, 2015 4:10 pm

Boa noite amigos da Nação dos Pássaros !

Esse texto é para os amantes de Coleiro, leiam com certeza irão gostar !

Manejo de coleiro - Parte 1 

No decorrer das últimas semanas pude observar uma enxurrada de perguntas sobre como aprontar um pássaro depois que ele sai da muda, como fazer para um pássaro render mais em torneios ou puxadas, como fazer um pássaro aceitar fêmea, etc, etc.... Vou tentar passar para vocês abaixo um “básico” da criação de coleiros mas não vou dizer quantas penas ele tem em cada asa, não vou dizer dizer como reproduzir em cativeiro nem tampouco entrar em tamanhos de gaiola até porque existe uma matéria nesse site de autoria do Aloísio que é formidável para quem tenha as dúvidas sobre os assuntos acima. O que vou passar agora são os tão falados macetes ou manejo correto como assim prefiro chamar.

Quem já criou outros pássaros bem sabe que os coleiros tem um jeito todo especial para aprontar. Alguns pássaros aprontam sozinhos, outros nem mesmo param de cantar na muda mas com alguns coleiros é diferente. A primeira recomendação que dou é a de não deixar os pássaros fazerem muda em lugar escuro! Normalmente ouvimos que os pássaros em muda não devem ser mexidos e que devemos deixa-los com capa e quietos em um ambiente de penumbra e tal. Isso está completamente errado! Na natureza os pássaros em muda entram realmente em um tipo de recesso canoro e procuram limitar suas atividades diárias mas isso não quer dizer que virem estátuas e não interajam mais com o mundo a sua volta.

O pássaro deve fazer a muda em um local tranquilo, de preferencia sem ouvir piados de fêmeas nem de outros machos que talvez estejam mais prontos e possam perturbá-lo, mas esse local não deve ser escuro, muito pelo contrário. Procure colocar o pássaro em uma gaiola maior para que ele faça a muda, de preferência a gaiolas mais compridas, tipo voador para que o pássaro posso voar a vontade e se exercitar mais já que em períodos de muda os pássaros tendem a engordar. Coloque-o em um local arejado (arejado, não com correntes de ar) e claro. 

Sempre que possível coloquem os pássaros no sol da manhã, isso despertará o pássaro e fará com que o mesmo tenha logo de cara uma postura diferente de quando estava no prego, sem contar que o sol é benéfico para a formação e manutenção das penas e para os ossos do pássaro. Se houverem outros cômodos tranquilos na casa procure variar de prego. Coloque o pássaro alguns dias em um cômodo e alguns dias em outro. Isso servirá para quebrar um pouco o tédio e a monotonia em que o pássaro se encontra devido a muda. Lembrando que a monotonia é um dos fatores agravantes para que o pássaro demore para voltar a cantar após a muda. 

Assim como nós os pássaros tem quadros de stress e depressão e a simples troca de pregos durante o período de muda normalmente evita que tais sintomas se alonguem quando o pássaro terminar a mesma. Procure ministrar um polivitamínico para o pássaro duas vezes por semana, nessa dose não implicará em maiores problemas. Bom amigos, é um assunto longo e em breve darei continuidade ao mesmo passando o manejo correto para o período pós-muda dos coleiros.

Um abraço a todos;

autor: Daniel Mendes (COLEIRISTACARIOCA)
Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Mensagens : 2985
Reputação : 393
Idade : 58
Data de inscrição : 06/08/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Manejo de Coleiro - Parte 1 - Artigo Empty Re: Manejo de Coleiro - Parte 1 - Artigo

Mensagem por Diego Henrique Sex Fev 06, 2015 7:23 am

Muito bom, vai ajudar muitos criadores iniciantes!!
Diego Henrique
Diego Henrique
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Mensagens : 2659
Reputação : 280
Idade : 33
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Brasilia Df

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos