Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filhotes morrendo.

4 participantes

Ir para baixo

Filhotes morrendo. Empty Filhotes morrendo.

Mensagem por Cissa Sousa Qua Out 01, 2014 6:19 pm

Meu marido e meu pai começaram a reproduzir canários,é a primeira cria desse casal,saíram 4 filhotes só que os dois menores morreram..Eu peguei pra olhar e descobri que não estavam sendo alimentados direito pelos pais,dai sobrou pra mim a tarefa de dar a papinha e tentar salvar os dois restantes..Eu acredito que estejam com uns 8 dias de nascidos..Minha dúvida é em relação ao horário da papa,estou dando de 3 em 3 horas.Continuo assim?Hoje meu marido tirou o macho que não estava fazendo nada,dai não tinha o por que continuar com ele junto,a fêmea pelo menos esquenta as crias..Ele fez certo? Preciso muito de ajuda,pois não entendo nada de canários,só calopsitas..rsrs
Cissa Sousa
Cissa Sousa
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Cissa
Quantos pássaros você cria? : 7
Reputação : 448

Ir para o topo Ir para baixo

Filhotes morrendo. Empty Re: Filhotes morrendo.

Mensagem por davidsabotagem Qua Out 01, 2014 6:46 pm

Boa noite cissa
eu com minha pouca experiencia acho que esta correto o seu trato em relação ao macho a necessidade dele ficar junto com a femea seria se ele estivesse ajudando a tratar os filhotes mais como nao esta realmente nao há necessidade dele ficar junto em relação a papa muita gente da quando necessário ou seja quando os filhotes estiverem de papo vazio mais isso requer muito tempo mais e só voce notar o desenvolvimento dos filhotes se você achar que estão desenvolvendo pouco de mais vezes ou aumente a quantidade
Em relação ao casal e comum acontecer isso nas primeiras ninhadas depois eles ficam experientes e cuidam certinho (experiencia própria )
Espero ter ajudado!!!
davidsabotagem
davidsabotagem
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Reputação : 6

Mensagem por Cissa Sousa Qui Out 02, 2014 11:46 am

Obrigado David,os filhotes parecem estar espertinho,e aceitaram bem a papinha...Espero dar conta e que tudo corra bem..
Cissa Sousa
Cissa Sousa
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Mensagem por davidsabotagem Qui Out 02, 2014 6:43 pm

Vamos torcer para que de tudo certo !!
davidsabotagem
davidsabotagem
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Reputação : 6

Mensagem por Celia Maria Cayres Qui Out 02, 2014 9:33 pm

Boa noite amigos da Nação dos Pássaros !

Cissa,

Parabéns pelos filhotes !

1) Quando os filhotes nascem, a canária que os alimentará essa é a missão dela, que dura mais ou menos três a quatro semanas, mas o canário a missão dele é alimentar a canária, para que ela possa alimentar os filhotes, ou seja ele prepara o alimento e passa para ela através do bico, assim já está tudo prontinho para os filhotes serem alimentados.

2) Passou para mais ou menos 20 dias de nascidos e já estarão mais empenados, os filhotes serão alimentados pela canária juntamente com o canário, então não deve manter o canário separado, se o canário estivesse batendo na canária, ai sim separaria e você e seu marido, irirão ajudar a canária alimentar os filhotes.

3) Coloque uma alimentação para o casal se alimentar mais fácil e também alimentar os filhotes, eu coloco gema de ovo cozido peneirada, farinhada seca e úmida e verduras assim o casal terá condições de alimentar-se melhor e os filhotes também serão alimentados.

4) Os intervalos estão certos de 3:00 em 3:00 hs, logo os filhotes estarão piando mais forte, e sinal que estarão pedindo comida, e ai você e seu marido entram em ação " alimentar os filhotes com a papinha, assim serão mais de três vezes, será conforme os piadinhos dos pequeninos.

5) A  canária que ficará no ninho aquecendo os filhotes.

6) Coloque ovos indez (plásticos) para evitar que a canária deite em cima dos filhotes prejudicando as patinhas, eu não fiz esse procedimento com um filhote que estou alimentando, acreditei que não era necessário, a canária deitou de mal jeito para aquecer o filho, agora ele está com as patinhas abertas, é difícil fazer a correção. Crying or Very sad

7) Prestem atenção nas fases importantes para ter certeza que os filhotes sobreviveram:

a) dois de nascidos os filhotes utilizaram a gordura(amarela), que se encontra no corpo e utilizaram os nutrientes para sobrevirem.

b) terceiro dia de nascidos os filhotes serão tratados pela canária.

c) décimo terceiro dia , já existe a probabilidade de viver e deve ficar atenta com a alimentação e verificar se estão se desenvolvendo ou crescendo e mostrando saúde,e se estão pedindo comida e o papinho tem comida.

d) vigésimo primeiro dia, esse é extremamente importante, mostrará que o filhote tem que estar bem desenvolvido, saudável e começando a correr atrás dos pais pedindo alimento, se isso não acontecer é um  problema sério, você terá que continuar alimentando o filhote e ensina-lo a comer.

e)A partir de trinta dias é necessário verificar se todos os filhotes estão bem nutridos, pegue na mão e verifique o meio do peito do filhote se não está com divisão, a má nutrição poderá acarretar o peito seco.

Espero ter ajudado !

Qualquer dúvida estou aqui para ajudar !
Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Reputação : 393

Mensagem por Cissa Sousa Sex Out 03, 2014 11:19 am

Obrigado Célia,então o macho alimentava sim a fêmea,mais ela alimentava poucas vezes as crias,e quando fazia era só um filhote que ela dava..Agora depois que meu marido tirou o macho,parece que ela está alimentando eles um pouco melhor,mais mesmo assim estamos ajudando ela,pois ela continua alimentando poucas vezes ao dia..Acredito que seja por ser a primeira cria dela,e por isso esteja enfrentando dificuldades..Os filhotes já estão com os olhinhos abertos,meu pai falou que já tem 15 dias mais eu acho eles pequenos,como nunca tive filhotes de canário não sei bem como é o desenvolvimento..Só peguei pra ajudar eles por causa da morte dos dois menores,prefiro não interferir e deixar por conta deles,mais foi uma opção de emergência...As vezes eu dou a papinha e ela nem sai do ninho..rsrs
Cissa Sousa
Cissa Sousa
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Mensagem por Celia Maria Cayres Sex Out 03, 2014 5:34 pm

Cissa,

Estou tratando de um filhote com dezessete dias, já está empenadinho, e pede comida.

Se for possível você postar uma foto dos filhotes.

Qualquer dúvida é só perguntar !

Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino

Mensagem por Cissa Sousa Seg Out 06, 2014 3:12 pm

Então Célia a foto mais atual deles:[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
Cissa Sousa
Cissa Sousa
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Mensagem por Celia Maria Cayres Seg Out 06, 2014 10:19 pm

Cissa,

Os filhotes, estão já empenados, daqui uns dias já estarão saindo do ninho.

Parabéns !

Obrigada por compartilhar, adoro ver fotos de filhotes !
Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino

Mensagem por fboliveira Sáb Out 11, 2014 8:25 am

Para a proxima vez que acontecer !!!!

Boa noite caros amigos, olha vou lhes passar uma dica que aprendi fazendo algumas pesquizas na net. Um criador de curio ensina o seguinte: prepare a papa para o filhote, conforme indicado pelo fabricante, apos acrescente somente uma gota de enroflec 10% nos primeiros 7 dias de vida e apos 7 dias antes do desmame. Agora vou lhe falar o jeito q uso, na farinhada humida eu acrescento 1 gota do enroflec, nos primeiros 7 dias e 7 dias antes do desmame, a deixo disponivel para os pais tratarem. Depois de adotar este metodo as crias dificilmente morrem. Mas vale lembrar, é um modo de tratar, vai surgir criadores q falaram que nao devemos fazer o uso indiscriminado de medicamento, mas na minha visao e preferivel utilizar o medicamento na forma acima narrada do que ver os nossos filhotes morrerem sem explicaçao. Do mais deixo um abraço aos amigos.
fboliveira
fboliveira
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 32
Reputação : 1

Mensagem por Cissa Sousa Seg Out 13, 2014 4:54 pm

Obrigado amigos pelas dicas,agora os filhotes estão grandinhos e saudáveis,abaixo vou por a foto de como estão agora pra encerrar o tópico..
Cissa Sousa
Cissa Sousa
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Mensagem por Cissa Sousa Seg Out 13, 2014 4:56 pm

[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
Cissa Sousa
Cissa Sousa
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Mensagem por Celia Maria Cayres Seg Out 13, 2014 5:43 pm

Cissa,

Os filhotes estão lindos !

Parabéns !
Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino

Mensagem por Celia Maria Cayres Seg Out 13, 2014 6:08 pm

fboliveira escreveu:Para a próxima vez que acontecer !!!!

Boa noite caros amigos, olha vou lhes passar uma dica que aprendi fazendo algumas pesquisas na net. Um criador de curio ensina o seguinte: prepare a papa para o filhote, conforme indicado pelo fabricante, após acrescente somente uma gota de enroflec 10% nos primeiros 7 dias de vida e apos 7 dias antes do desmame. Agora vou lhe falar o jeito q uso, na farinhada úmida eu acrescento 1 gota do enroflec, nos primeiros 7 dias e 7 dias antes do desmame, a deixo disponível para os pais tratarem. Depois de adotar este método as crias dificilmente morrem. Mas vale lembrar, é um modo de tratar, vai surgir criadores que falaram que não devemos fazer o uso indiscriminado de medicamento, mas na minha visão, é preferível utilizar o medicamento na forma acima narrada do que ver os nossos filhotes morrerem sem explicação. Do mais deixo um abraço aos amigos. 

Obrigada pela dica, mas estou com dúvidas ?

1) Dúvida: 

" Nos primeiros 7 dias de vida colocar uma gota na papinha para filhote ", até aí entendi.

" E após 7 dias antes do desmame ", essa parte não entendi. Seria o filhote se alimentando sozinho ou seja quebrando as sementes sozinhos ?"
ças
2) Dúvida:

Quando ficamos sabendo que o filhote estará 7 dias antes do desmame?

3) Dúvida:

" 01 gota por dia ou em cada preparação da papinha para o filhote ?" 

Obs: o Enroflec 10% é usado como Antibiótico para tratamento e controle de doenças infecciosas,  lendo a bula explica:

Dosagem:
Um ml de ENROFLEC para um litro de água ou 30 gotas para um litro de água. Quando medicar alimento sólido (farinhada) utilizar dois ml de ENROFLEC para um quilo de alimento, misturado à água que irá umedecer o alimento. Este nível de dosagem confere em princípio ativo 10 mg/Kg de peso vivo.

O filhote pesa bem menos de 10 mg/Kg de peso vivo, 01 gota seria muito para ser fornecida para o filhote.

O filhote , se nasce sadio e perfeito, não é necessário colocar medicação devido a fragilidade do organismo por não estar totalmente formado, alimentando bem os pais, não há necessidade de automedicação.

A prevenção de doenças começa pelos pais, os quais irão passar para os filhotes saúde ou doenças.
Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino

Mensagem por fboliveira Ter Out 14, 2014 6:32 am

Bom dia Celia, em minha mesagem informei que era um metodo utilizado e este metodo funciona comido, tenho criado nao so o canario, mas tbem calopsita, diamante de gould, manon, calafate, e nao paro de utilizar este metodo. Informei ainda na mensagem que teria alguns criadores que sao contra o madicamento, mas utilizo somente uma gota ao dia, na primeira farinhada do dia ponho pouca quantidade, para que seja consumida rapidamente, acabando esta quantidade ai forneço as demais farinhadas sem o medicamento. Quanto a duvida do item1, eu ponho a grade divisoria, no lado dos filhotes ponho a farinhada com medicamento. E aguardo os sete dias. Ai retiro todos os filhotes para voadeira. Celia, sei que o medicamento e forte, mas lembro a vc que o que foi dito por mim, eu utilizo na farinhada, pois desta forma quem medica os filhilhotes sao os pais, e boa parte do medicamento fica com os pais, pois o macho come a farinhada, pre digere, repassa para a femea, que tbem a digere, portanto a quantidade de medicamento que chega ao filhote e minima, mas de grande importancia no meu ponto de vista. Espero ter colaborado para suas duvidas. Mas nao postarei nada sobre medicamentos, posto que nao tenho formaçao para tal. Somente relatei uma forma do meu manejo. Grato pela atençao.
fboliveira
fboliveira
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 32
Reputação : 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo