Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hereditariedade genética dos periquitos

+31
Tarantinni
vinicius figueiredo
ramon32
fernando de jesus
Guidi
Verônica Braga
ErickTierling
alisson23
João Paulo³
Jaqueline Marta
italo vieira
criatorionordeste
Luis Fernando
Victor Hugo
Marcos Antonio ABN
Gladson Edgar
THIAGO RUHAN
Caetano Ternes
Raquel F
pvrjrj
Henrique Tenório
quito2013
Bruno Gomes
Duda Nogueira
Leonardo Santtos
Bruno Pereira
Isabella Sales
Reryson Colares
Davi Hemerly
Arthur Ferreira
Wendel
35 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

Hereditariedade genética dos periquitos - Página 4 Empty Hereditariedade genética dos periquitos

Mensagem por Wendel Sáb Dez 01, 2012 12:23 pm

Relembrando a primeira mensagem :

Vou tentar explicar um pouco como funciona a hereditariedade das mutações nos periquitos.

Primeiro, começamos com as cores:

Todo periquito periquito verde(base amarela) é dominante em relação ao periquito azul(base branca) independente de mutação. Um periquito verde homozigótico(dois alelos iguais do mesmo gene) que for cruzado com um outro periquito que seja azul, sempre trará filhotes verdes heterozigóticos(dois alelos diferentes do mesmo gene).

Ex.

Casal
Verde(homozigótico) x Azul = todos filhotes verdes(heterozigótico) ou seja, um alelo para verde e o outro para azul. Chamamos esses pássaros de verde portador de azul e é escrito da seguinte forma: Verde/azul, onde "/" significa "portador".


Mas você já deve ter visto nascer um periquito azul de um casal verde, se o verde é dominante, então como pode isso ocorrer?

Simples. O casal verde é portador de azul(casal heterozigótico) ou seja mesmo sendo verdes, o casal tem alelos para azul e para verde. Se na hora da fertilização do ovo, o macho "doou" o alelo para azul e a fêmea também "doou" o alelo para azul, aí nasce uma cria azul. Nestes casos, os dois precisam ser portadores de azul, pois se apenas um for portador, todas as crias serão verdes como ficou claro no esquema acima.

Vimos que de um casal verde pode nascer alguma cria azul, mas nascer verde de um casal azul não é possível. Mas porque? Porque o verde é sempre dominante em relação ao azul. Imagine uma ave que seja "azul" se ela tem um único alelo para verde, ela já passa a ver verde e não azul.


Explicada essa parte das cores, vamos para as mutações:

As mutações são, de modo geral, classificadas em dominante, recessiva e ligada ao sexo.

Nas mutações dominantes, para conseguir mais filhotes desta mutação, basta que um dos pais sejam da mutação dominante. As mutações dominantes são:

Cinza
Violeta
ADA - (Arlequim Dominante Australiano)
AD - (Arlequim Dominante)
Cintilante
Face amarela tipos 1, 2 e 3 (em relação ao azul)
Corpo Claro Dominante


Nas mutações recessivas, para conseguir mais filhotes desta mutação, é preciso que os dois pais sejam da mutação ou ao menos portadores. As mutações recessivas são:

Fulvos
Mascara negra
Diluído
Asa Cinza
Asa Clara
Asa Marrom
Selado (saddleback)


Nas mutações ligadas ao sexo as coisas mudam um pouco. O gene para estas classe de mutações está relacionado com o cromossomo sexual da ave que são Z e W, sendo ZZ para os machos e ZW para as fêmeas. As mutações ligadas ao sexo, estão ligadas ao "Z". Como os machos são ZZ, para a ave ser visualmente de uma mutação ligada ao sexo, é preciso que o gene esteja presento em ambos os "Z". Caso um macho tenha apenas um "Z" com o gene para mutação ligada ao sexo, ele será normal mas portador da mutação.

Como as fêmeas são ZW, basta que elas tenha o gene no único "z" que possuem para que a mutação de expresse visualmente. Por isso, nenhuma fêmea pode ser portadora de mutação ligada ao sexo.

As mutações ligada ao sexo são:

Ino(albino e lutino)
Rendado*
Opalino
Canela
Corpo Claro do Texas
Slate(Ardósia)


* O rendado é uma mutação derivada da junção do Ino com o Canela, mas as chances são de apenas 3%. Contudo, ao ter um rendado em mãos, o comportamento hereditário é como qualquer outra mutação ligada ao sexo.



Acho que já temos um bom material para iniciar uma discussão aqui, então, quem tiver dúvida é só perguntar
Wendel
Wendel
Vip
Vip

Masculino
Sub-Nick : Pernambuquitos
Quantos pássaros você cria? : 55
Mensagens : 1208
Reputação : 283
Idade : 41
Data de inscrição : 25/11/2012
Localização : Paulista-PE

http://pernambuquitos.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo


Hereditariedade genética dos periquitos - Página 4 Empty Re: Hereditariedade genética dos periquitos

Mensagem por Guidi Sex Mar 07, 2014 8:21 am

esse tópico aqui eh um dos mais interessantes do fórum
Guidi
Guidi
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 72
Reputação : 3
Idade : 33
Data de inscrição : 07/03/2014
Localização : São Fidélis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade genética dos periquitos - Página 4 Empty Re: Hereditariedade genética dos periquitos

Mensagem por fernando de jesus Sex Mar 07, 2014 8:32 pm

Muito bom o tento parabéns , mais é meio complicado .
fernando de jesus
fernando de jesus
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 515
Reputação : 33
Idade : 24
Data de inscrição : 08/08/2013
Localização : Itaborai-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade genética dos periquitos - Página 4 Empty Re: Hereditariedade genética dos periquitos

Mensagem por ramon32 Seg Mar 24, 2014 7:23 pm

AS POSSIBILIDADES SERÃO AS SEGUINTES:
ee, eE, Ee, EE

TANTO O MACHO COMO A FÊMEA SÃO DE UM FATOR, LOGO PODE HAVER TODAS AS DESCENDÊNCIAS, NO EM TANTO AS CHANCES SERA DE 50% eE ,25% ee, 25% EE, sendo creio eu que para EE depende muito do genes provim de heterozigotos para segregar. ao menos isso ocorre em genetica das plantas mas especificamente na familia theobroma cocoa (o conhecido "cacau".
ramon32
ramon32
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : MUITOS MUITOS MUITOS KKKKKKK
Mensagens : 1181
Reputação : 88
Idade : 42
Data de inscrição : 24/03/2014
Localização : BAHIA

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade genética dos periquitos - Página 4 Empty Re: Hereditariedade genética dos periquitos

Mensagem por vinicius figueiredo Qua Mar 26, 2014 7:29 pm

Muito bom o tópico!
vinicius figueiredo
vinicius figueiredo
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Mensagens : 65
Reputação : 4
Idade : 42
Data de inscrição : 26/03/2014
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade genética dos periquitos - Página 4 Empty Re: Hereditariedade genética dos periquitos

Mensagem por vinicius figueiredo Qua Mar 26, 2014 7:31 pm

Tinha muitas dúvidas sobre hereditariedade, e a maioria se dissolveu aqui! Parabéns!
vinicius figueiredo
vinicius figueiredo
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Mensagens : 65
Reputação : 4
Idade : 42
Data de inscrição : 26/03/2014
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade genética dos periquitos - Página 4 Empty Re: Hereditariedade genética dos periquitos

Mensagem por Wendel Dom maio 04, 2014 9:30 pm

Fico feliz que o tópico tenha lhe ajudado, Vinícius.
Wendel
Wendel
Vip
Vip

Masculino
Sub-Nick : Pernambuquitos
Quantos pássaros você cria? : 55
Mensagens : 1208
Reputação : 283
Idade : 41
Data de inscrição : 25/11/2012
Localização : Paulista-PE

http://pernambuquitos.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade genética dos periquitos - Página 4 Empty Re: Hereditariedade genética dos periquitos

Mensagem por ramon32 Ter maio 20, 2014 10:04 am

otímo tópico volta e meia estou olhando para estudar! wendel depois olha meus topicos um esta assim "novos quitos classifiquem pf" disseram que você gosta de Opalinos eu tenho um celeste FA com o "V" bem marcado olha lá.
ramon32
ramon32
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : MUITOS MUITOS MUITOS KKKKKKK
Mensagens : 1181
Reputação : 88
Idade : 42
Data de inscrição : 24/03/2014
Localização : BAHIA

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade genética dos periquitos - Página 4 Empty Re: Hereditariedade genética dos periquitos

Mensagem por Tarantinni Sex Jul 25, 2014 2:44 am

Muito bom..
Tarantinni
Tarantinni
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Sub-Nick : Theodoro
Quantos pássaros você cria? : 46
Mensagens : 1478
Reputação : 142
Idade : 31
Data de inscrição : 24/05/2014
Localização : Caratinga - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade genética dos periquitos - Página 4 Empty Re: Hereditariedade genética dos periquitos

Mensagem por nadosilver Qui maio 07, 2015 1:33 pm

Bom dia pessoal!!!

É a primeira vez que posto alguma coisa então peço paciência com os erros.

Mas vamos lá, eu tenho dos casais de periquitos e os dois deram crias com colorações muito interessantes em relação as a cor dos pais, por esse motivo já li esse tópico inteiro rsrsrs.

O primeiro casal um macho opalino verde claro com uma fêmea normal azul face amarela saíram dois filhotes 1 deles tem os olhos vermelhos, ainda tem muito pouca pena mas parece que vai ser amarelo achei legal pois nao esperava.

No segundo casal um macho verde escuro normal que eu acho que tem fator azul, com uma fêmea opalina celeste face amarela saíram três filhotes um macho normal azul face amarela um outro macho normal verde claro e a fêmea é a que mais me intrigou com sua cor prq tbm nao esperava, nasceu normal cinza com face amarela.

Bom pessoal achei muito bacana isso e quis compartilhar aqui ja que estamos falando genética.
nadosilver
nadosilver
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 38
Data de inscrição : 05/05/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade genética dos periquitos - Página 4 Empty Re: Hereditariedade genética dos periquitos

Mensagem por Celia Maria Cayres Qui maio 07, 2015 5:22 pm

Boa noite amigos da Nação dos Pássaro !

Nadosilver,

Estamos aqui para ajudar e orienta-lo, fique a vontade !

Seria possível você abrir um novo tópico na área de "Apresentação" e fazer a sua apresentação para que os Membros possam desejar as Boas vindas

Esse tópico é antigo, e artigo é ótimo !

Seria possível você abrir um novo tópico na área "TUDO SOBRE PÁSSAROS E AVES EM GERAL" e colocar o assunto de Genética em "Mutação, genética e sexagem", assim ficará mais fácil os membros acompanhar e compartilhar as experiências.

Genética é um assunto muito interessante ainda mais quando há membros com experiências nesse assunto.

Obrigada, Smile
Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Mensagens : 2985
Reputação : 393
Idade : 58
Data de inscrição : 06/08/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade genética dos periquitos - Página 4 Empty Re: Hereditariedade genética dos periquitos

Mensagem por Wendel Sex maio 08, 2015 5:18 pm

nadosilver escreveu:Bom dia pessoal!!!

É a primeira vez que posto alguma coisa então peço paciência com os erros.

Mas vamos lá, eu tenho dos casais de periquitos e os dois deram crias com colorações muito interessantes em relação as a cor dos pais, por esse motivo já li esse tópico inteiro rsrsrs.

O primeiro casal um macho opalino verde claro com uma fêmea normal azul face amarela saíram dois filhotes 1 deles tem os olhos vermelhos, ainda tem muito pouca pena mas parece que vai ser amarelo achei legal pois nao esperava.

No segundo casal um macho verde escuro normal que eu acho que tem fator azul, com uma fêmea opalina celeste face amarela saíram três filhotes um macho normal azul face amarela um outro macho normal verde claro e a fêmea é a que mais me intrigou com sua cor prq tbm nao esperava, nasceu normal cinza com face amarela.

Bom pessoal achei muito bacana isso e quis compartilhar aqui ja que estamos falando genética.


Do primeiro casal, tudo indica que é um lutino. A certeza é que se trata de uma fêmea.

Já do segundo casal, para ter nascido um cinza, o seu macho verde "escuro" na verdade é verde cinza. Dê uma olhada na cauda. Se for preta, ele é verde cinza.
Wendel
Wendel
Vip
Vip

Masculino
Sub-Nick : Pernambuquitos
Quantos pássaros você cria? : 55
Mensagens : 1208
Reputação : 283
Idade : 41
Data de inscrição : 25/11/2012
Localização : Paulista-PE

http://pernambuquitos.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade genética dos periquitos - Página 4 Empty Re: Hereditariedade genética dos periquitos

Mensagem por Neston Seg Dez 12, 2016 5:35 pm

Desenterrei o tópico... hahah

Gosto muito dessa parte de hereditariedade genética e acho q esse tópico não pode parar, então vai lá.

Estou com um casal novo, nunca criaram, porém está vindo a primeira ninhada, com 3 filhotes, o que sei dos pais:

Fêmea Azul: (aa x M.)

- gene A carotenoides (amarelo), em minúsculo devido ela ser azul
- gene M (melanina), em maiúsculo pois apresenta melanina, apenas albinas e lutinas são recessivas aqui.

---Curiosidade: Em fêmeas (ZW) existe apenas um gene M, pois apenas o gene W produz melaninas.

Opalina (ZW°)

Celeste: (ee) nenhum fator escuro dominante presente

Infiltrações de violeta (Vv) acredito que possui um violeta apenas pois são apenas algumas infiltrações.


Macho Verde Normal: (AA x MM) ou (Aa x MM) ou (AA x Mm) ou (Aa x Mm) "ainda n sei qual é, pretendo descobrir com a vinda dos filhotes"

Escuro (Ee) um fator de escurecimento

Nesse tópico possuem as fotos: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Sei que é ruim falar assim com poucas informações, mas só pra pensar um pouco, o que posso esperar de filhotes? Depois que crescerem os filhotes posto fotos aí vemos quem acertou. haha abraços
Neston
Neston
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 12
Mensagens : 79
Reputação : 3
Idade : 32
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade genética dos periquitos - Página 4 Empty Re: Hereditariedade genética dos periquitos

Mensagem por Mateus camello Seg Jan 16, 2017 9:24 pm

Oi boa noite, entendi mas ou menos mas pelo que eu vi a mutação Cintilante e dominante correto ??
Estou com um casal de periquitos Cintilante e queria saber a mutação dos filhotes .
mutação dos filhotes, segue a baixo mutação.
Macho : Cintilante cinza asa canela
Fêmea: Cintilante verde claro /portadora de azul
Muito obrigado pela ajuda !!!
Mateus camello
Mateus camello
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : Sete, por enquanto pretendo aumentar
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 22
Data de inscrição : 14/01/2017
Localização : Campo grande Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade genética dos periquitos - Página 4 Empty Re: Hereditariedade genética dos periquitos

Mensagem por Wendel Dom Fev 19, 2017 7:26 pm

Nascerão:
Cintilante SF (verdes, Verdes cinza, azuis e cinzas)
Cintilante DF (Brancos e amarelos)
Normais (verdes, Verdes cinza, azuis e cinzas)
Cintilante Canela(verdes, Verdes cinza, azuis e cinzas)
Normal Canela(verdes, Verdes cinza, azuis e cinzas)
Wendel
Wendel
Vip
Vip

Masculino
Sub-Nick : Pernambuquitos
Quantos pássaros você cria? : 55
Mensagens : 1208
Reputação : 283
Idade : 41
Data de inscrição : 25/11/2012
Localização : Paulista-PE

http://pernambuquitos.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade genética dos periquitos - Página 4 Empty Re: Hereditariedade genética dos periquitos

Mensagem por Mateus camello Seg Fev 20, 2017 4:34 pm

Wendel muito obrigado pela ajuda..✌
Mateus camello
Mateus camello
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : Sete, por enquanto pretendo aumentar
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 22
Data de inscrição : 14/01/2017
Localização : Campo grande Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade genética dos periquitos - Página 4 Empty Re: Hereditariedade genética dos periquitos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos