Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Debate - Caso Instituto Royal

+4
Vinícius Simioni
Reryson Colares
Cissa Sousa
Jezebel
8 participantes

Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Jezebel Ter Out 22, 2013 3:36 pm

Noticia retirada da internet: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Caso Royal Canin

Quem não ficou sabendo desse caso que repercutiu no mundo? Pois é, a Royal Canin, uma das marcas mais caras de ração para cães, esta sendo acusada de maus tratos contra Beagle (cães para aqueles que não sabem). Ativistas invadiram um dos laboratórios de pesquisa e levaram (roubaram) cães da raça Beagle que seriam destinados para testes laboratoriais, como medicamento.

Então, eis que se inicie o debate.
Na minha opinião o que os ativistas fizeram não passou de nada mais nada menos que ROUBO. Antes de jogarem pedras por favor leiam rsrs

Realmente é cruel utilizar animais para exames desse genero, sim é, principalmente cosméticos... POREM graças a testes desse tipo temos a cura para várias doenças que antes poderiam assolar a população do mundo (exemplo Gripe Espanhola que em 2010 se não me engano retornou como Gripe Suina). Porem pode acontecer desse cães sofrerem mais do lado de fora do laboratório do que dentro dele. Motivo: falta de anticorpos.

O caso citado não tem relação com pássaros, mas vem a ser um dos tópicos mais criticados por ativistas protetores de animais e que nós, criadores de pássaros (não importando o tamanho do pantel) sempre viramos os vilões da história: Manter pássaros em cativeiro.

Já me perguntaram por que eu crio e eu respondi "por que eu gosto" ae sempre vem aquela perguntinha chata que te faz pensar durante dias e dias e quem não tem pulso firme acaba se sentindo culpado: "Ahh mas o passarinho poderia estar voando por ae, certo? Seu pássaro não é feliz então por estar numa gaiola.."

Por que pessoas sem pulso firme se sentem culpados? Por que esse é um dilema que assombra a todos os criadores: Legalização. A legalização é extremamente necessária para criação de pássaros, não importa espécie! Vai que no futuro voce queira criar silvestres? Sempre é bom providenciar uma legalização antes!

Pessoas de pulso mais forte ou que sabem o que estão fazendo e suas consequencias não costumam cair nessa pegadinha e rebatem dizendo como é sua criação, a diferença entre um pássaro nascido em cativeiro e um que capturaram, a diferença entre um pássaro em cativeiro e um que nascera na natureza, suas ações e afins.

Criei esse pequeno tópico para discutir sobre isso. Qual seu ponto de vista sobre a criação de animais para um determinado fim (sejam testes, vendas ou criação própria), o ponto de vista da criação de pássaros e as criticas que sofremos.

Fiquem a vontade para adicionar o que quiserem. Pontos de vistas são nossas opiniões e estamos aqui para um debate. Não há certo ou errado, apenas opiniões ^^

Atenciosamente


Última edição por Jezebel em Qua Out 23, 2013 1:57 pm, editado 1 vez(es)
Jezebel
Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Mensagens : 2566
Reputação : 264
Idade : 30
Data de inscrição : 23/01/2013
Localização : SP Interior

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Jezebel Ter Out 22, 2013 7:34 pm

Credoo ninguem vai querer participar?
Jezebel
Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Mensagens : 2566
Reputação : 264
Idade : 30
Data de inscrição : 23/01/2013
Localização : SP Interior

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Cissa Sousa Ter Out 22, 2013 7:50 pm

E complicado,por um lado fico com pena dos bichinhos que ficam presos passando por testes podendo ter uma vida melhor com uma familia que vai amar aquele ser como parte dela.Por outro infelizmente os medicamentos tem que serem testados,e ai quem vai fazer esse papel? o proprio ser humano?Quanto aos passaros,sim realmente um passaro que ja conheceu a liberdade pode ser mais feliz livre,e os que nunca souberam oque e isso,vao saber se virar sem o ser humano?
Cissa Sousa
Cissa Sousa
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Cissa
Quantos pássaros você cria? : 7
Mensagens : 3006
Reputação : 448
Idade : 39
Data de inscrição : 04/10/2013
Localização : Niterói Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Reryson Colares Ter Out 22, 2013 7:58 pm

Vamos participar amigos é impostante darmos nossa participação.
Ai entra um ponto que nós criadores de silvestres sofremos demais, bom é simples cada caso é um caso, claro que maus tratos é inadmissível, mas devemos admitir que se não fossem por alguns testes não teríamos muitos remédios que temos hoje.
Achei certa a ação dos ambientalistas, eles cansaram e ficou provado que os animais sofreram maus tratos.

Aguardo outras pessoas opinarem.
Reryson Colares
Reryson Colares
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 27
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Jezebel Qua Out 23, 2013 9:23 am

Cissa, o teste de medicamento com seres humanos não ocorrem por vários motivos..

1 - Igreja -> Com certeza iriam interferir. Isso não é para criticar religião de ninguem, mas existiriam religiões que iriam fazer protestos para abolir o teste em seres humanos... Na minha opinião seria válido utilizar seres humanos (presidiários de alto nivel de penalidade (homicidio, estupro, etc) e voluntários).
2 - Alteração no resultado -> Nós temos milhares de bactérias em comum, mas podemos contrair virus e bactérias de diversas formas, o que pode alterar o resultado de uma análise toxicológica..

E muitos outros fatores.

Criadores de pássaros Silvestres são realmente os alvos principais das criticas, como o Reryson citou.. Mesmo tendo legalização, conforto e saude, algumas pessoas ainda teimam em falar que estamos mantendo um animal que solto poderia ser mais feliz..
Jezebel
Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Mensagens : 2566
Reputação : 264
Idade : 30
Data de inscrição : 23/01/2013
Localização : SP Interior

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Cissa Sousa Qua Out 23, 2013 10:48 am

A a real faca de dois gumes,muito complicado,fora que esses dias um amigo postou no face algo que me fez pensar,e os medicamentos para uso veterinario?Tambem tem que serem testados,com a finalidade de salvar a vida dos proprios animais,sera que uma pessoa que tem um animal de estimaçao,naum vai utilizar um medicamento e salvar a vida do seu bichinho por causa dos testes? Tiro por mim, minha cachorrinha adoeceu enquanto amamentava 2 filhotes recem nascidos,em poucos dias se naum e o antibiotico que foi dado a ela..Provavelmente morreria ela e os filhotinhos,e ai? nessas horas ninguem e contra um medicamento que provavelmente foi testado em outros bichos..Naum sou contra os testes,mais testes + mal tratos,como vinha acontecendo na royal ai sou totalmente contra...
Cissa Sousa
Cissa Sousa
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Cissa
Quantos pássaros você cria? : 7
Mensagens : 3006
Reputação : 448
Idade : 39
Data de inscrição : 04/10/2013
Localização : Niterói Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Jezebel Qua Out 23, 2013 11:49 am

Então, o que aconteceu na Royal foi que de acordo com eles não estava acontecendo maus tratos, mas sim os testes toxicológicos e que eles estavam de acordo com a norma da Anvisa.. Pelo o que li em algumas noticias, não foi encontrada provas de maus tratos no local...
Jezebel
Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Mensagens : 2566
Reputação : 264
Idade : 30
Data de inscrição : 23/01/2013
Localização : SP Interior

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Vinícius Simioni Qua Out 23, 2013 11:58 am

Penso assim, não sou a favor de usar animais em experimentos, mas é ‘necessário’. O grande problema é: existe teste que pode ser feitos in vitro e in vivo, mas a questão é que se é possível fazer in vitro e o resultado é 100% então porque fazer em animais? Se realmente da pra fazer in vitro faz e pronto.
Se realmente é preciso usar animais então use o necessário (se com 30 ratos você consegue um resultado 100%, então porque usar 150 ratos no mesmo teste?). E quando eu digo usar animais é na questão de medicamentos ou cura de doenças e não pra testar shampoo.
Esse assunto é bastante complexo e teve essa grande repercussão porque o animal que estava sendo utilizado era o cachorro (o bicho que o mundo todo tem mais contato). E com isso eu crio uma pergunta: Será que essa noticia teria tanta repercussão se o animal utilizado no caso fosse uma cobra ou sapo (no meu caso já fico com penas de todos eles sem exceções rsrs)? É igual na Índia que a vaca (que não deixa de ser um animal) é sagrada e aqui no Brasil o churrasco é adoidado.
De tudo isso o que eu não suporto é a pessoa dizer que: O ANIMAL NASCEU PRA ISSO! Gente isso é um absurdo, nenhum animal nasceu para isso.  É igual aborto, todos que são a favor já nasceram! No ocorrido, sou totalmente contra os animais serem maltratados. Independente de cada animal, mesmo eles sendo usados para testes, TODOS devem ser bem cuidados. Desculpem pelo tamanho do texto, mas é isso.

Também enfrentamos problemas diários com as nossas criações. E concordo com a Jezebel, que existem grandes diferenças entra aves nascidas em cativeiro e aves que foram capturadas. E nós criadores devemos saber essas diferenças para que não fiquemos com aquela duvida ou peso sobre nossa criação.
Vinícius Simioni
Vinícius Simioni
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1152
Reputação : 91
Idade : 30
Data de inscrição : 18/09/2013
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Jezebel Qua Out 23, 2013 12:23 pm

O termo nasceu para isso pode ser interpretado de várias formas.. Pode ser que os cães recebiam muito amor e afeto lá dentro e na hora dos testes a pessoa em questão com certeza ficava com aperto no coração.. Isso já é do ser humano, se apegar fácil ao animais, principalmente cães, que já tem um contato com os seres humanos a milenios.

Vinicius, o caso do aborto é a mesma coisa que a eutanásia.. Para aqueles que não sabem Eutanásia é um atestado dos familiares ou do próprio paciente que permitem que o paciente em questão que não tem chances de se curar de alguma doença ou já esta em estado vegetativo, que os equipamentos que o mantem vivo possam ser retirados. Em tese é uma permissão pra pessoa morrer.

O aborto e a eutanásia são totalmente proibidos no Brasil e em muitos paises por causa da religião, mas existem seus prós e contras.

No caso do aborto, se ter sido por ato violento (estupro por exemplo) a mulher tem o direito de aborta, de acordo com a lei, mas a religião condena ao máximo, então a mulher fica numa espada de dois gumes: ou eu dou a luz a uma criança que nasceu de um ato violento e traumatizante ou aborto e sou condenada pela sociedade..

No caso da eutanásia é o fator religião tambem que condena.. Pela medicina esse metodo é menos custoso e menos doloroso para familiares e amigos do paciente.. Eu, particularmente, sou a favor da eutanásia por que eu não gostaria de ver um familiar "viver" a partir de máquinas, que não vai ter mais ação própria, etc. É a mesma coisa com sacrificio de animais.. Prefiro ver o meu pet morrer tranquilo e sem dor do que sofrer pelo resto da vida com dor e sofrimento..

Dei uma virada ae no tópico com esse assunto nada a haver, mas tambem é um assunto bom para ser debatido...
Jezebel
Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Mensagens : 2566
Reputação : 264
Idade : 30
Data de inscrição : 23/01/2013
Localização : SP Interior

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Vinícius Simioni Qua Out 23, 2013 12:49 pm

Jezebel concordo que existe prós e contra.
E você fez uma ótima comparação, gostei mesmo.
Como todo assunto discutido existem as exceções no caso do aborto eu acho justo quando se trata do estupro ou quando a vida da gestante ou do feto correm riscos. Não sou a favor quando a pessoa esta consciente das suas atitudes e  optar pelo aborto só pra não ter.
A eutanásia a mesma coisa, concordo quando o animal já esta na base dos aparelhos e não tem mais nada o que fazer, nesse caso eu acho justo. Não concordo quando a pessoa opta por ela só pelo fato do animal ser brabo ou quando a família adquire o animal e depois de um tempo não quer mais e deseja sacrifica-lo.

Voltando no assunto dos beagles, no facebook estou vendo muita discussão de que muitos dos animais até agora estão sem moradia e que supostamente alguns estão nas ruas. Seria verdade isso ou só especulação?
Vinícius Simioni
Vinícius Simioni
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1152
Reputação : 91
Idade : 30
Data de inscrição : 18/09/2013
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Levy Viana Qua Out 23, 2013 1:54 pm

Existem outras formas de testes farmacêuticos que pode excluir o uso de animais, se um bem vem em forma de sofrimento, eu não acho que seja correto.

Esses dias vi um post que concordo totalmente: "deviam usar os ladrões, estupradores, pedófilos, assassinos e políticos corruptos como cobaias em testes farmacêuticos, ao invés de animais indefesos... É revoltante saber que usam animais que nunca fizeram mal a ninguém em experimentos, enquanto os verdadeiros animais estão se dando bem as custas da população.
Levy Viana
Levy Viana
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 9
Mensagens : 1886
Reputação : 206
Idade : 28
Data de inscrição : 14/08/2013
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Jezebel Qua Out 23, 2013 2:11 pm

Sou a favor do uso de presidiários com crimes graves para esses testes, mas ae caimos naquele dilema da religião e da alteração do resultado da análise dependendo das bactérias que a pessoa porta! Muitas religiões vão ser contra por que o ser humano "é filho de Deus" e não pode ser sacrificado.

OBS: Animais tambem são criações Dele e por que são colocados numa mesa de cirurgia para serem dissecados para fins banais (no caso dos cosméticos)

Mudei o título por causa de um equivoco meu @_@
Jezebel
Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Mensagens : 2566
Reputação : 264
Idade : 30
Data de inscrição : 23/01/2013
Localização : SP Interior

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Jezebel Qua Out 23, 2013 2:52 pm

Outra informação que foi lançada é que o Instituto vai doar os animais que a policia conseguir pegar de volta.
Notícia: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Outra coisa que me chamou muito a atenção foi a postagem da Luisa Mell, uma renomada amante e protetora dos animais. Tambem segue abaixo a noticia.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Realmente, concordo que é tortura utilizar animais para testes cosméticos, mas discordo da parte onde diz que estão sendo criadas doenças em laboratórios.. Na maioria das vezes já são doenças conhecidas sendo utilizados como cobaias seres vivos que possam manifestar a doença ou anticorpos para as mesmas e isso foi feito em um ambiente controlado, portanto sem aumento de contaminados.
Outros pontos que ela toca eu tambem discordo em partes, mas isso não vem ao caso...

Enfim, leiam e digam suas opiniões ^^
Jezebel
Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Mensagens : 2566
Reputação : 264
Idade : 30
Data de inscrição : 23/01/2013
Localização : SP Interior

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Vinícius Simioni Qua Out 23, 2013 3:16 pm

Eu concordo plenamente em usar pedófilos, estupradores e assassinos como cobaias.
Aí entra a parte da religião como a Jezebel mencionou, e as defesas começam. O engraçado é ''Não podem fazer uma barbaridade dessas com um pedófilo'' (mas ninguém quer levar pra casa p/ cuidar das crianças). Entenderam como funciona?
Agora para a grande sociedade os ratos e outros animais podem ser usados e se acontecer algo de errado com eles é culpa da Bioética.
E realmente é tortura utilizar animais em cosméticos porque muitos destes testes podem ser feitos in vitro.
Vinícius Simioni
Vinícius Simioni
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1152
Reputação : 91
Idade : 30
Data de inscrição : 18/09/2013
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Raquel F Qui Out 24, 2013 12:34 pm

Já presenciei testes com animais para diversos fins, mas a maioria era para estudos farmacêuticos. 
Já outros eram para mostrar como funcionava a fisiologia deles em contato com alguns fármaco ou químico, esses animais não são criados com amor, carinho, a atenção que recebem é para receber água, comida, limpeza e serem removidos para os procedimentos, dos quais normalmente não voltam quando a pesquisa é concluída. 

Digo isso porque vi um experimento com uso de camundongos sobre o efeito da estricnina quando ingerida onde foi aberto o estomago dele inserido o veneno e seccionado o intestino depois ele foi suturado e observou-se o resultado visto que o animal não morreu, depois que passou o efeito da anestesia realizou-se a eutanásia dele porque ele estava em estado incompatível com a vida e tudo isso de acordo com as normas bioéticas.

Não gosto de pesquisas realizadas em animais principalmente aquelas que testam os resultados de alguma delas direto nos animais e poderão gerar sequelas nos mesmos como aquelas que testam algum produto nos olhos dos animais principalmente coelhos que costumam ficar cegos.

Também tem o uso de animais por estudantes de medicina e medicina veterinária algumas faculdades ainda usam animais como cobaias de procedimentos cirúrgicos na medicina usam ratos e porcos devido a semelhança com o tecido humano, mas já tem faculdades que utilizam softwares avançados que simulam o corpo humano e bonecos anatômicos que interagem com o acadêmico. 

Na veterinária algumas delas não todas utiliza animais abandonados para que os estudantes aprendam a operar, tratar...

Também tem o uso de animais para a fabricação de vacinas são feitas a partir de ovos embrionados de galinhas como a vacina da febre amarela, H1N1, todas as vacinas da gripe, por isso sempre perguntam se a pessoa tem alergia a ovo. 

Também tem os soros feitos com a utilização de animais no caso o cavalo os soros são usados para picada de cobra, aranha, escorpião... O cavalo recebe várias dose de veneno até produzir anticorpos e depois ele sofre sangria, não vou detalhar porque acho cruel mesmo ele estando anestesiado.

Não sou totalmente contra o uso de animais visto que para alguns procedimentos eles são necessários para salvar vidas de seres humanos, mas sou contra o uso de animais em experimentos sem proposito ou para algo que podemos observar olhando um vídeo ou com explicações em bonecos anatômicos.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Jezebel Sex Out 25, 2013 10:16 am

Pois é Raquel..

Ontem a ação dos ativistas envolvidos no caso Instituto Royal passou dos limites..

Eles acusaram um criador de Beagles local de vender animais para o Instituto, esconder os animais depois de experimentos e AINDA de maus tratos. Eles agora querem invadir o local e roubar os animais. O dono da fazenda onde ele cria disse que já abriu 6 boletins e contratou 4 seguranças pra cuidar da fazenda.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Outra que me assustou muito foi a invasão em uma aula de medicina em uma universidade, onde ocorria a operação em 5 porco para o treinamento de trasqueotomia e acusaram a instituição de maus tratos!!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Jezebel
Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Mensagens : 2566
Reputação : 264
Idade : 30
Data de inscrição : 23/01/2013
Localização : SP Interior

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Raquel F Sex Out 25, 2013 11:11 am

Concordo com você Jezebel, os ativistas já passaram do limite aceitável, fico pensando se algum dia um familiar deles precisar receber uma traqueostomia será que o médico não será aquele que não pode treinar porque foi interrompido por eles e não souber realizar um procedimento seguro para o paciente visando a integridade do mesmo e ausência de complicações que poderão causar infecções ou sequelas?
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Cissa Sousa Dom Out 27, 2013 4:57 pm

Eu acho que eles estão mesmo é querendo aparecer,tem outros modos de você lutar pelo direitos dos animais,sem precisar fazer esse estardalhaço todo.Por que ele não vão ajudar os milhares de cães abandonados,que estão pelas ruas das cidades também sofrendo maus tratos?
Cissa Sousa
Cissa Sousa
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Cissa
Quantos pássaros você cria? : 7
Mensagens : 3006
Reputação : 448
Idade : 39
Data de inscrição : 04/10/2013
Localização : Niterói Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Oscar Casamento Dom Nov 17, 2013 3:58 am

Eu não entendo como alguem pode axar pros e contras sobre teste de laboratorio em animais, a humanidade é muito hipocrita, voces nao sabem o que fazem com um coelho , cachorros etc para teste de produtos de beleza, algums ficão gemendo de dor por semanas, outros morrem na mesma hora, o brasil está super populado de vagabundo, sem ter o que fazer, ladrão, estrupador, traficante, O correto a fazer seria pegar um desses vagabundos e testar tudo que e tipo de medicamento e etc, o brasil so vai ser brasil não só quando o governor comecar a pensar no páis, mais sim quando o povo larga a mão de ser besta, e ficar votando em vagabundo, sou totalmente contra por essa razão, minha mae não suportou a faculdade de biologia e largou , pois o que esses vagabundos da anhanguera o que fazem de teste em ratos, e um absurdo, essa e a minha opinião
Oscar Casamento
Oscar Casamento
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 4
Reputação : 4
Idade : 32
Data de inscrição : 15/11/2013
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Gil Vieira Ter Dez 16, 2014 12:04 pm

Tópico antigo e sem movimentação. Encerrado.
Gil Vieira
Gil Vieira
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 18
Mensagens : 3010
Reputação : 447
Idade : 28
Data de inscrição : 13/04/2014
Localização : Parnaíba/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Caso Instituto Royal Empty Re: Debate - Caso Instituto Royal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos