Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Debate - Muda de penas

+5
Diego Henrique
Raquel F
Davi Hemerly
Isabella Sales
Giovane_sc
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Debate - Muda de penas

Mensagem por Giovane_sc Qua Mar 20, 2013 12:23 pm

Olá, venho aqui apresentar a vocês queridos membros do fórum Nação dos Pássaros, mais uma novidade no fórum.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Vou tentar ser mais breve o possível para explicar como irá funcionar o debate.
Será assim, toda semana será aberta uma enquete com vários assuntos a serem votados para o assunto ser debatido durante uma semana, esses assuntos todos sobre pássaros é claro.
Assunto escolhido? Ai será aberto um tópico para todos começar a debater sobre o assunto, como hoje é o primeiro tópico que abrimos, nós escolhemos um assunto que está em alta neste momento é a Muda de penas, os próximos assuntos serão escolhidos por todos como eu citei anteriormente.

Então amigos, podemos começar a debater sobre o assunto MUDA DE PENAS:
Aqui mesmo neste tópico!


Atenciosamente: Equipe Nação dos Pássaros


Última edição por Giovane_sc em Qua Mar 20, 2013 5:34 pm, editado 2 vez(es)
Giovane_sc
Giovane_sc
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Mensagens : 652
Reputação : 108
Idade : 30
Data de inscrição : 10/12/2012
Localização : Barra Velha-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Isabella Sales Qua Mar 20, 2013 12:32 pm

Muito bom Giovane Very Happy
Amigos,como a alimentação dos pássaros deve ser na época da muda de penas,na opinião de vocês? Na minha opinião deve ser reforçada,incluindo frutas e verduras.Farinhadas também contam.


Última edição por Isabella Sales em Qua Mar 20, 2013 12:33 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção.)
Isabella Sales
Isabella Sales
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Mensagens : 3332
Reputação : 303
Idade : 23
Data de inscrição : 06/09/2012
Localização : Uberlândia - MG

http://diariodascalopsitas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Giovane_sc Qua Mar 20, 2013 12:40 pm

Na minha opinião a alimentação deve ser reforçada, mas não mudar a alimentação do pássaro bruscamente, pois isso pode afetar em muda encruada.
Costumo ministrar Avitrin Muda, e bastante frutas e verduras como: pepino, maçã, jiló, banana, couve, milho verde. E a farinhada uso a CC 2030 muito boa e tem uma aceitação dos pássaros ótima.
Giovane_sc
Giovane_sc
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Mensagens : 652
Reputação : 108
Idade : 30
Data de inscrição : 10/12/2012
Localização : Barra Velha-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Isabella Sales Qua Mar 20, 2013 12:44 pm

Bem lembrado,Giovane! Avitrin Muda também é ótimo para essa época.
Isabella Sales
Isabella Sales
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Mensagens : 3332
Reputação : 303
Idade : 23
Data de inscrição : 06/09/2012
Localização : Uberlândia - MG

http://diariodascalopsitas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Giovane_sc Qua Mar 20, 2013 12:54 pm

Água trocada todos os dias, preferência filtrada, não deixar exposta ao sol.
Sempre que adquiriro um novo alimento, seja ele, ração, fruta, verdura, vitamina, farinhada, verifico a validade do mesmo, ou se há algum bolor ou algo do tipo, e não forneço frutas e verduras geladas tiradas da geladeira, eu retiro elas da geladeira e após verificar a temperatura do alimento ver que ele está parecido com a temperatura do natural forneço aos pássaros.
Giovane_sc
Giovane_sc
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Mensagens : 652
Reputação : 108
Idade : 30
Data de inscrição : 10/12/2012
Localização : Barra Velha-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Davi Hemerly Qua Mar 20, 2013 12:58 pm

Olá, sobre a alimentação, eu gosto de deixar eles bem servidos nessa época, ofereço os mesmos alimentos, só que com mais variedade de sementes, ração extrusada, verduras e legumes farinhada.

O único medicamentos que eu uso durante a muda é o Vermifugo (Avitrin) e após a muda eu entro com um revitalizante (Labcon Club).

Quanto a gaiola para os meus passeriformes, eu os coloco numa gaiola maior com poleiros um pouco próximos um do outro para não haver um esforço muito grande durante a muda, porque a ideia não é força-lo fisicamente.

A mesma coisa com os meus psittaciformes, só não uso o vermifugo e não os troco de gaiola.

Um alimento que eu forneço mais do que o normal, é o pepino. O pepino contem colágeno e o colágeno faz bem para as penas e a pele.
Abraço.





Última edição por Davi Hemerly em Qua Mar 20, 2013 1:36 pm, editado 1 vez(es)
Davi Hemerly
Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 32
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

http://www.nacaodospassaros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Raquel F Qua Mar 20, 2013 1:01 pm

Olá a todos, muito bom o assunto e está ocorrendo nessa época com vários pássaros.
Outro item importante é não deixar os pássaros expostos ao frio, vento, correntes de ar nessa época.
Digo isso porque aqui na minha cidade já está friozinho há uma semana e a temperatura durante o dia não passa de 20ºC e a tendência é diminuir mais.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Giovane_sc Qua Mar 20, 2013 1:12 pm

Davi Hemerly escreveu:
Quanto a gaiola para os meus passeriformes, eu os coloco numa gaiola maior com poleiros um pouco próximos um do outro para não haver um esforço muito grande durante a muda, porque a ideia não é força-lo fisicamente.

Sobre esse ponto, eu já penso diferente de você Davi, eu gosto de colocar os alados em uma gaiola maior como você disse, mais os poleiros longe, isso vária muito de criador para criador, o mais certo não sei qual é mais eu nunca tive nenhum problema só benefícios assim como você também deve ter apenas benefícios usando esse método.
Giovane_sc
Giovane_sc
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Mensagens : 652
Reputação : 108
Idade : 30
Data de inscrição : 10/12/2012
Localização : Barra Velha-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Davi Hemerly Qua Mar 20, 2013 1:39 pm

Olá amigo Giovane, ao meu ver essa é uma época de mais tranquilidade para os alados, então eu opto por não forçar a parte física, eu só faço esse manejo de deixar menos poleiros após a muda, quando eu vejo que alado está começando a entrar nos eixos novamente.

Esse tópico é muito bom, pois cada um está expondo o seu ponto de vista e manejo, assim todos nós temos a ganhar Very Happy
Abraço.
Davi Hemerly
Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 32
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

http://www.nacaodospassaros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Giovane_sc Qua Mar 20, 2013 2:26 pm

Sim, essa é a ideia do tópico, e vamos que vamos amigos.
Giovane_sc
Giovane_sc
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Mensagens : 652
Reputação : 108
Idade : 30
Data de inscrição : 10/12/2012
Localização : Barra Velha-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Davi Hemerly Qua Mar 20, 2013 2:46 pm

Giovane_sc escreveu:Sim, essa é a ideia do tópico, e vamos que vamos amigos.
Com certeza, esperamos mais comentários Very Happy
Davi Hemerly
Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 32
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

http://www.nacaodospassaros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Diego Henrique Qua Mar 20, 2013 3:18 pm

Raquel F escreveu:Olá a todos, muito bom o assunto e está ocorrendo nessa época com vários pássaros.
Outro item importante é não deixar os pássaros expostos ao frio, vento, correntes de ar nessa época.
Digo isso porque aqui na minha cidade já está friozinho há uma semana e a temperatura durante o dia não passa de 20ºC e a tendência é diminuir mais.


Mais o frio pode afetar em que minha amiga Raquel se na Natureza eles vivem em lugares abertos com contato direto com o meio ambiente!!

Davi meu amigo, o pepino e bom porque? quer dizer que pode está fornecendo bastante pepino para o alado? Colocando de mais sera que posso prejudicar meu alado?
Diego Henrique
Diego Henrique
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Mensagens : 2659
Reputação : 280
Idade : 33
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Brasilia Df

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Diego Henrique Qua Mar 20, 2013 3:21 pm

Meu amigo Giovane, cada criador tem o seu manejo mais será que é o melhor para o alado.

No periodo de muda os pássaros demostram bastante cansados e indisposto a fazer exercicios, será que a gaiola sendo maior não poderar prejudicar futuramente a vida do alado, podendo vim a fazer novamente uma muda ou ate mesmo não demostra que está 100%.
Diego Henrique
Diego Henrique
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Mensagens : 2659
Reputação : 280
Idade : 33
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Brasilia Df

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por DAURI WISBECKI Qua Mar 20, 2013 3:34 pm

os meus quando começa a mudar eles vão para os viveiros onde pega sol...chuva...vento e tem agua corrente e areia avontade,ficam por-la durante 4 meses +ou-,assim eles corrigem unhas bicos e penas,e essa muda sai perfeita,quanto a alimentação continuo com a mesma de sempre,nada de vitamina nem comidas extra,isso só serve pra alterar alguma coisa na ave tipo acelerar a muda,o que não é bom ou até mesmo tarda-la (encurrua)abraço
DAURI WISBECKI
DAURI WISBECKI
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 48
Reputação : 1
Idade : 54
Data de inscrição : 10/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Diego Henrique Qua Mar 20, 2013 3:36 pm

DAURI WISBECKI escreveu:os meus quando começa a mudar eles vão para os viveiros onde pega sol...chuva...vento e tem agua corrente e areia avontade,ficam por-la durante 4 meses +ou-,assim eles corrigem unhas bicos e penas,e essa muda sai perfeita,quanto a alimentação continuo com a mesma de sempre,nada de vitamina nem comidas extra,isso só serve pra alterar alguma coisa na ave tipo acelerar a muda,o que não é bom ou até mesmo tarda-la (encurrua)abraço


Muito bom o Manejo meu amigo, mais nos viveiros você deixa algum alado junto? se sim. tem algum problema de se verem? ou ate mesmo de brigarem?
Diego Henrique
Diego Henrique
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Mensagens : 2659
Reputação : 280
Idade : 33
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Brasilia Df

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por DAURI WISBECKI Qua Mar 20, 2013 3:52 pm

Diego Henrique escreveu:
DAURI WISBECKI escreveu:os meus quando começa a mudar eles vão para os viveiros onde pega sol...chuva...vento e tem agua corrente e areia avontade,ficam por-la durante 4 meses +ou-,assim eles corrigem unhas bicos e penas,e essa muda sai perfeita,quanto a alimentação continuo com a mesma de sempre,nada de vitamina nem comidas extra,isso só serve pra alterar alguma coisa na ave tipo acelerar a muda,o que não é bom ou até mesmo tarda-la (encurrua)abraço


Muito bom o Manejo meu amigo, mais nos viveiros você deixa algum alado junto? se sim. tem algum problema de se verem? ou ate mesmo de brigarem?
...tenho apenas sabia e trinca,reveso,cada um no seu...tenho 17 viveiros com agua corrente,uma janela em cima pra corrente de ar,sol e também chover um pouquinho dentro...toda chuva é de 3 a 4 banho q eles tomam,todos com barro e aria no fundo e também poleiros de varias medidas,tento aproximar no máximo do natural(natureza)
DAURI WISBECKI
DAURI WISBECKI
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 48
Reputação : 1
Idade : 54
Data de inscrição : 10/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Diego Henrique Qua Mar 20, 2013 4:06 pm

Caramba em, 17 Viveiros, o coisa boa, agora entendi meu amigo, Quando voltam tbm estão com a imunidade ótima neh!!!
Diego Henrique
Diego Henrique
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Mensagens : 2659
Reputação : 280
Idade : 33
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Brasilia Df

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Giovane_sc Qua Mar 20, 2013 5:39 pm

Diego Henrique escreveu:Meu amigo Giovane, cada criador tem o seu manejo mais será que é o melhor para o alado.

No periodo de muda os pássaros demostram bastante cansados e indisposto a fazer exercicios, será que a gaiola sendo maior não poderar prejudicar futuramente a vida do alado, podendo vim a fazer novamente uma muda ou ate mesmo não demostra que está 100%.

Eu nunca tive esse problema, conheço bastante criadores que usam esse manejo, como o manejo de deixar os poleiros perto também.
Eu gosto de deixar os pássaros em voadeiras o ano todo não só na época de muda, pois acredito que ele cria mais desenvoltura para cantar e fica bom bastante fogo quando está quente, com poleiros perto eles ficam mais parado, tendo em vista que na natureza eles tem que voar muito para buscar alimento, alguns vôos dentro da gaiola só irá fazer bem no meu ponto de vista, por isso que é bom este tópico para os assuntos ser debatidos assim, muito bom.
Giovane_sc
Giovane_sc
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Mensagens : 652
Reputação : 108
Idade : 30
Data de inscrição : 10/12/2012
Localização : Barra Velha-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Giovane_sc Qua Mar 20, 2013 5:42 pm

DAURI WISBECKI escreveu:os meus quando começa a mudar eles vão para os viveiros onde pega sol...chuva...vento e tem agua corrente e areia avontade,ficam por-la durante 4 meses +ou-,assim eles corrigem unhas bicos e penas,e essa muda sai perfeita,quanto a alimentação continuo com a mesma de sempre,nada de vitamina nem comidas extra,isso só serve pra alterar alguma coisa na ave tipo acelerar a muda,o que não é bom ou até mesmo tarda-la (encurrua)abraço

Muito bom esse manejo, eu aqui não tenho como fazer viveiros pois não tem espaço, mais uso voadeiras de 1m como já disse anteriormente.
Após a muda seus alados devem voltar estourando de mais, cheers
Giovane_sc
Giovane_sc
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Mensagens : 652
Reputação : 108
Idade : 30
Data de inscrição : 10/12/2012
Localização : Barra Velha-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Isabella Sales Qua Mar 20, 2013 5:58 pm

Nossa,agora que começou o outono,aqui em Uberlândia está muito frio,só fica nublado e com chuva.Por isso deixo os meus bem aquecidos,em um local onde não bate vento para fazerem a muda de penas.Além disso,para ajudar estou fornecendo vitaminas.Será que essa temperatura pode prejudicar meus pássaros?
Isabella Sales
Isabella Sales
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Mensagens : 3332
Reputação : 303
Idade : 23
Data de inscrição : 06/09/2012
Localização : Uberlândia - MG

http://diariodascalopsitas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Giovane_sc Qua Mar 20, 2013 11:15 pm

Isabella Sales escreveu:Nossa,agora que começou o outono,aqui em Uberlândia está muito frio,só fica nublado e com chuva.Por isso deixo os meus bem aquecidos,em um local onde não bate vento para fazerem a muda de penas.Além disso,para ajudar estou fornecendo vitaminas.Será que essa temperatura pode prejudicar meus pássaros?

Não tem problemas não, como você disse é só deixar fora de correntes de vento que não tem problema nenhum, claro quando tá muito frio eu gosto de colocar os pássaros em um lugar mais quente da casa, na natureza pode perceber que eles sempre procuram algum lugar para ficar em dias de muito frio, são poucos que veja voando pelo quintal de casa.
Giovane_sc
Giovane_sc
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Mensagens : 652
Reputação : 108
Idade : 30
Data de inscrição : 10/12/2012
Localização : Barra Velha-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Jezebel Qui Mar 21, 2013 7:59 am

Peguei a muda do meu alado mais velho a menos de 2 semanas, mas sempre que possivel deixo ele pegar sol, borrifo agua neles quando está calor e deixo disponivel a ração, mais sementes variadas e intercalo os dias que coloco a vitamina na agua..

Agora que chegou a época de chuvas em Ribeirão Preto e na minha cidade tambem, fica mais dificil pra mim deixar eles fora da casa (que é onde pegam sol).. O que faço é deixar a gaiola aquecida, colocando o pano por cima e deixando só uma parte da gaiola descoberta.. A noite deixo tudo coberto..

Isso afeta a muda? Percebi que esse meu alado teve um indice menor de queda quando não deixavamos a gaiola bem aquecida..
Jezebel
Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Mensagens : 2566
Reputação : 264
Idade : 30
Data de inscrição : 23/01/2013
Localização : SP Interior

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Giovane_sc Qui Mar 21, 2013 8:30 am

Jezebel escreveu:Peguei a muda do meu alado mais velho a menos de 2 semanas, mas sempre que possivel deixo ele pegar sol, borrifo agua neles quando está calor e deixo disponivel a ração, mais sementes variadas e intercalo os dias que coloco a vitamina na agua..

Agora que chegou a época de chuvas em Ribeirão Preto e na minha cidade tambem, fica mais dificil pra mim deixar eles fora da casa (que é onde pegam sol).. O que faço é deixar a gaiola aquecida, colocando o pano por cima e deixando só uma parte da gaiola descoberta.. A noite deixo tudo coberto..

Isso afeta a muda? Percebi que esse meu alado teve um indice menor de queda quando não deixavamos a gaiola bem aquecida..

Deixar a gaiola aquecida não tem problema não, só beneficio, o que não pode e deixar durante o dia a gaiola muito escura, se tiver tente encontrar um pano que fique mais claro, e a noite sim você pode encapar a gaiola toda com capa mesmo, pano fica muito sufocado.

Os meus são silvestres durante o dia ficam com a gaiola voadeira normal, apenas a noite que coloco capa para eles ficarem mais aquecidos nesse friozinho que vem fazendo, hoje deu um sol bonito aqui e coloquei todos em lugares interessantes, árvores, prego alto, banheira com água e todos se deliciaram na banheira, Laughing
Giovane_sc
Giovane_sc
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Mensagens : 652
Reputação : 108
Idade : 30
Data de inscrição : 10/12/2012
Localização : Barra Velha-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Reryson Colares Qui Mar 21, 2013 8:35 am

Muda de penas, ótimo assunto, bom eu não mudo alimentação, apenas mudo os pássaros para um lugar mais tranquilo, administro Biotrin muda, passo a fornecer mais frutas como pepino, maçã, jiló etc.
Evito disputas, e claro é a hora de tentar encartar outro canto nos alados cabaça mole.
Reryson Colares
Reryson Colares
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 27
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Giovane_sc Qui Mar 21, 2013 8:45 am

Reryson Colares escreveu:Muda de penas, ótimo assunto, bom eu não mudo alimentação, apenas mudo os pássaros para um lugar mais tranquilo, administro Biotrin muda, passo a fornecer mais frutas como pepino, maçã, jiló etc.
Evito disputas, e claro é a hora de tentar encartar outro canto nos alados cabaça mole.

Eu particularmente já não gosto de tentar encantar outro canto nos pássaros, pois acho que deve ser uma época guardada para repouso e colocar ele ouvindo outro canto mesmo que seja baixo pode deixar o pássaro estressado, pois como dizem deve-se evitar disputa com outros coleiros, colocar para encartar o canto é quase uma disputa ele vai ter que ficar o outro coleiro cantando, só que mais baixo.
Essa é minha opinião né, cada criador com suas opiniões e seus manejos, por isso é bom este tópico e debate, cada criador mostra sua filosofia.
Giovane_sc
Giovane_sc
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Mensagens : 652
Reputação : 108
Idade : 30
Data de inscrição : 10/12/2012
Localização : Barra Velha-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Debate - Muda de penas Empty Re: Debate - Muda de penas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos