Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

+18
assis.andrea
roberio alves
jhonR
mestremoalison
Gil Vieira
Murilo Oliveira
fernando de jesus
waldimir foffano junior
Samuel Leão
vinicius figueiredo
Matheus001
Raquel F
Guidi
franz
Mateus Leite Ferreira
ErickTierling
QuadrosBudgerigar
leticia_cristina
22 participantes

Página 2 de 14 Anterior  1, 2, 3 ... 8 ... 14  Seguinte

Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por leticia_cristina Qui Mar 13, 2014 6:50 pm

Relembrando a primeira mensagem :

Olá amigos, como vão?

Depois de algum tempo sem dar notícias, venho eu aqui compartilhar com vocês uma notícia que me trouxe imensa felicidade. Alguns de vocês já devem saber que ao longo dos tempos eu tive algumas dificuldades com criação de periquitos australianos, depois de ter que trocar a minha fêmea albina por outra fêmea, pois a mesma estava maltratando demasiadamente o macho e por não ter escolha, infelizmente tive que optar por troca-la (porém fiquei muito triste pois eu a adorava e não tive vontade alguma de troca-la, mas como citei, eu não tive escolha), venho eu compartilhar com vocês a notícia tão esperada do possível acasalamento e futura postura do meu casal. Enfim, hoje de manhã fui até a gaiola do meu casal para conversar carinhosamente com eles (como faço todas as manhãs) e percebi que a fêmea, pela primeira vez estava dentro do ninho roendo a sua parte exterior, de repente senti uma alegria imensa por saber que pela primeira vez na minha vida possivelmente iria ter pequeninos novos na família  Embarassed 

Bom, desde hoje de manhã, percebi que ela entra, rói e permanece dentro do ninho por alguns minutos e logo depois sai e volta para dentro do ninho novamente, inclusive neste mesmo momento ela está dentro do ninho. Além disso, ainda não percebi os dois acasalando, e quando ela está dentro do ninho, o macho nem se dá conta e parece não ligar muito pelo que está ocorrendo. Sendo que os dois estão juntos a 4 ou 5 meses, eles já trocam carícias e o macho também oferece comida no bico dela e assim por diante, também notei que por esses dias a fêmea está entrando no seu período reprodutivo, ou seja, está ficando com a carúncula em um tom marrom escuro.

Desse modo, gostaria que os criadores experientes e que já obterão filhotes, me respondessem algumas perguntas e assim esclarecer as minhas dúvidas:

1- Vocês acham que ela está preparando o ninho para depois acasalar?
2- Se ela estiver mesmo prestes a iniciar uma postura, quantos dias levam para ela começar a botar os ovos?
3- Quantos dias a fêmea fica chocando os ovos para então nascerem os filhotes?
4- Como faço para fazer a limpeza da gaiola e do ninho sem que ela se assuste e abandone-o? 
5- Se eu fizer a limpeza da gaiola como sempre faço, ela irá abandonar o ninho ou somente se eu ou outra pessoa ficar frequentemente mexendo na gaiola? E de quantos em quantos dias devo limpar a gaiola e o ninho para que a fêmea não o abandone?
6- Todo dia coloco a gaiola no quintal para o casal ficar mais a vontade e descontrair com os outros pássaros do local, se a fêmea estiver na postura ou com filhotes no ninho, posso colocar normalmente a gaiola todos os dias no quintal e depois recolher novamente como sempre faço? Isso não irá atrapalhar?
7- Para saber com quantos dias os filhotes estão, tenho que pegar e abrir o ninho, certo? Desse modo, como irei fazer para abrir o ninho todo dia e a fêmea não abandona-lo?
8- Durante a postura, tenho que deixar a gaiola em um local silencioso e sem presença de pessoas?
9- O macho, como pai, irá se "tocar" que possui filhotes e irá ajudar a alimenta-los? Digo isso, pois não sei se ele já acasalou alguma vez, pois adquiri ele já adulto.. Porém sei que a fêmea já teve posturas anteriores e sempre foi uma ótima mãe.

Além das respostas, se possível, gostaria de algumas dicas para um bom sucesso na criação, durante a postura e após com os filhotes já nascidos..

Sei que são muitas dúvidas, mas nunca consegui obter filhotes de periquitos, portanto gostaria da compreensão de todos.

Desde já agradeço!
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo


Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por leticia_cristina Dom Mar 16, 2014 10:42 am

Olá Raquel,

Os únicos alimentos que eles comem, são a mistura de sementes onde contém vários tipos, pão umedecido na água (eles adoram) e milho cru somente o macho come, pois notei que a fêmea tem medo de chegar perto rsrs. Farinhada úmida eu nunca forneci, pois achava que se oferecia somente quando o casal tivesse as crias, porém irei fornecer a eles para ver se eles gostam.

Acredito que se eu deixar disponível somente esses alimentos em grande quantidade, as crias irão nascer saudáveis né? Quanto ao pão e ao milho, eu devo fornecer somente 2 vezes por semana mesmo que eles tiverem que alimentar as crias? Se eu fornecer todo dia, não irá engordar os filhotes ou os pais?

Obrigada pela sua atenção!
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por Matheus001 Dom Mar 16, 2014 4:24 pm

Parabens leticia boa sorte com seus filhotes e ja que vai ter filhotes e nao perguntou isso deve saber entao vou perguntar a mae alimenta seus filhotes?e que tipo de alimento devo dar para que ela os alimente?
Matheus001
Matheus001
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Sub-Nick : Matheus
Quantos pássaros você cria? : Um casal
Mensagens : 260
Reputação : 4
Idade : 23
Data de inscrição : 16/03/2014
Localização : Poços de Caldas-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por franz Seg Mar 17, 2014 11:42 am

Letícia, eu vi algumas vezes pra vender uns suplementos alimentares para quitos, são relativamente baratos, tem uns de colocar na água, outros de misturar na comida e outros pra colocar puro. Só não sei se eles aceitam fácil também, então acho que os de misturar na água devem ser a melhor opção.

Os meus também não gostam de frutas, mas ficam literalmente doidos com painço, almeirão, milho e pão molhado. To tentando introduzir alimentos mais diversificados, mas realmente é difícil Razz
franz
franz
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 60
Reputação : 13
Idade : 35
Data de inscrição : 10/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por ErickTierling Seg Mar 17, 2014 11:54 am

Eu sou meio "fechado" pra coisas industrias... antes de oferecer suplementos e tals, tente isso de forma natural (milho, couve, frutas...) Creio que, além de ser mais saúdavel, eles farão uma festa (Aqui fazem uma festa qdo coloco milho q eh bonito de ver =)
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por leticia_cristina Seg Mar 17, 2014 3:32 pm

franz escreveu:Letícia, eu vi algumas vezes pra vender uns suplementos alimentares para quitos, são relativamente baratos, tem uns de colocar na água, outros de misturar na comida e outros pra colocar puro. Só não sei se eles aceitam fácil também, então acho que os de misturar na água devem ser a melhor opção.

Os meus também não gostam de frutas, mas ficam literalmente doidos com painço, almeirão, milho e pão molhado. To tentando introduzir alimentos mais diversificados, mas realmente é difícil Razz

Olá Franz,

Realmente alguns quitos são extremamente enjoados para determinados tipos de alimentos, ontem mesmo tentei novamente oferecer banana e como previsto, eles nem se quer chegaram perto das rodelas rsrs. Futuramente, quando os filhotes nascerem, já que o casal se recusa a comer qualquer tipo de fruta, irei fornecer a farinhada no lugar delas, assim acredito que eles irão ficar mais "fã" da farinhada. Desse modo, agradeço a sua dica dos suplementos, porém acredito que com uma alimentação farta e variada não terá necessidade de administrar suplementos, mas se caso eu perceber que a alimentação não está ajudando muito, ai eu posso pensar em administra-los.

Agradeço muito pela sua atenção!

Abraços
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por leticia_cristina Seg Mar 17, 2014 3:37 pm

ErickTierling escreveu:Eu sou meio "fechado" pra coisas industrias... antes de oferecer suplementos e tals, tente isso de forma natural (milho, couve, frutas...) Creio que, além de ser mais saúdavel, eles farão uma festa (Aqui fazem uma festa qdo coloco milho q eh bonito de ver =)

Olá Erick,

Sim sim, primeiro irei tentar da forma natural, se caso não der certo, eu penso sobre os suplementos.. Aqui os meus adoram pão umedecido na água, nem bem o coloco na gaiola e os dois já vem comer na minha mão rsrs sem contar que é divertido vê-los se lambuzando rsrs  Smile
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por ErickTierling Seg Mar 17, 2014 3:42 pm

Sim sim, tbm gosto... aqui diversifico.. Pão molhado em agua, milho, verduras escuras... Eles se deliciam sempre.
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por leticia_cristina Seg Mar 17, 2014 3:54 pm

Olá pessoal,

Ultimamente ando meio sumida do fórum pois os meus dias andam bastante corridos, porém consegui um tempinho para informar a vocês novas notícias sobre o casal apaixonado rsrs. 

Então, ontem a noite pela primeira vez consegui ver os dois acasalando, porém acredito que o macho ainda seja inexperiente por talvez nunca ter acasalado antes pois ele conseguiu se equilibrar em cima dela somente um instante e depois caiu no fundo da gaiola. Também percebi que os dois acasalam somente quando a fêmea "quer", ou seja, tem que ser na hora dela, caso contrário ela o bica e foge dele. O macho está bastante agitado, nunca o vi assim antes, passa o dia inteiro cortejando a fêmea e querendo botar a patinha em cima dela, mas ela só aceita quando ela quer. Além disso, hoje por volta das 6h00 da manhã, a minha mãe me disse que novamente os dois estavam acasalando sendo que novamente ele se desequilibrou e caiu.

A fêmea passa praticamente a maior parte do dia dentro do ninho o roendo e se não está arrumando o ninho está fugindo do macho rsrs.

Sendo assim, ainda me restam algumas dúvidas..

1- Enquanto a fêmea ainda não botou eu posso normalmente manusear a gaiola ou mesmo ela estando arrumando o ninho eu não posso limpar a gaiola, trocar a comida, trocar a água porque posso atrapalha-la?

2- Quanto ao ninho, quantas vezes na semana eu posso abri-lo para ver se possui ovos? 

3- A fêmea geralmente bota os ovos com quantos dias de intervalo de um para o outro? Vale os mesmos dias para nascer cada filhote?

Estarei aguardando pelas respostas..

Abraços
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por ErickTierling Seg Mar 17, 2014 6:03 pm

Olá Lele!

1 - Manuseie normalmente sem problemas nenhum;
2 - Olha abra a cada 2 dias... qdo botar o primeiro, abra ja no dia seguinte assim saberás a data certa do inicio de postura (se tu abrir hj e tiver um e amanah tiver 2,eh sinal q o primeiro tinha sido botado um dia antesde tu abrir);
3 - Depois de 18 dias eles eclodem e botam a cada 2 dias (dia sim / dia nao) e eh o mesmo calculo para eclosao dos ovos.

Espero ter ajudado Lele!

Abraços
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por leticia_cristina Ter Mar 18, 2014 8:51 am

Erick, com certeza você me ajudou muito, obrigada novamente pela ajuda!!

Abraços
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por Mateus Leite Ferreira Ter Mar 18, 2014 8:58 am

bom dia! leticia mandei uma mensagem privada pra vc me ajudar com uma duvida pos n sabia q topico usar se vc poder olhar ficaria grato...
Mateus Leite Ferreira
Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino
Mensagens : 2263
Reputação : 225
Idade : 28
Data de inscrição : 14/12/2013
Localização : Irecê-Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por leticia_cristina Ter Mar 18, 2014 1:44 pm

mateus leite ferreira escreveu:bom dia! leticia mandei uma mensagem privada pra vc me ajudar com uma duvida pos n sabia q topico usar se vc poder olhar ficaria grato...

Ok, já estamos se comunicando e tentando resolver a sua situação (dúvida) pelas mensagens privadas..
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por leticia_cristina Qua Mar 19, 2014 10:12 pm

Olá galera, como vão?

Venho eu novamente pedir a opinião de vocês pois estou com mais dúvidas em relação ao acasalamento..

É normal o macho não entrar nenhuma vez dentro do ninho durante o acasalamento e futuramente durante a postura? (pois o meu macho nunca entrou dentro do ninho, o máximo em que ele chegou, foi ficar na entrada e olhar curiosamente para dentro dele, a impressão que eu tenho é que ele tem medo) 

É normal o macho ficar toda hora insistindo em acasalar com a fêmea? (percebi que o macho fica insistindo muito em acasalar com a fêmea, se tornando até algo perturbador, além disso, as vezes, quando o macho começa a insistir demais, a fêmea corre para dentro do ninho e fica por lá alguns minutos e depois sai, essa é a forma dela "fugir" dele. A vezes, ele não deixa nem ela se alimentar direito porque quer ficar acasalando, porém ele passa o dia inteiro fornecendo comida no bico dela)

Nunca vi ele tão agitado assim antes, será que isso ocorre quando o macho nunca acasalou antes e por isso fica extremamente agitado?
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por ErickTierling Qui Mar 20, 2014 11:25 am

Olá minha amiga!

Sim sim é normal as duas situações... o meu macho soh passou a entrar no ninho depois q nasceu o primeiro filhote... e eles sao mto afobados e querem acasalar toda hora =)
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por leticia_cristina Qui Mar 20, 2014 5:45 pm

Olá caro amigo,

Muito obrigada pela sua atenção!!  Smile 

Enfim, só estranhei um pouco pois ele as vezes nem deixa a coitada se alimentar direito, pois quando ela vai até o comedouro e começa a ciscar as sementes, ele já vem logo atrás dela erguendo a patinha, sendo assim ela se assusta e para de comer e acaba indo para outro poleiro..

Só mais uma dúvida.. Ao longo desses dias percebi que a fêmea está frequentemente roendo o ninho, sendo que hoje percebi ela roendo até os poleiros, fiquei com dó pois pensei que ela quisesse ou precisava de mais material para arrumar o ninho do seu gosto, então fui até o aviário e comprei serragem de hamster, porém agora fiquei em dúvida se tenho que colocar diretamente dentro do ninho uma pequena quantidade dessa serragem ou se deixo em um potinho na gaiola que ela mesmo carrega a serragem até o ninho..
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por ErickTierling Qui Mar 20, 2014 7:06 pm

Pois é, há machos mto afoitos como este ai!

Quanto à serragem, coloe tu mesmo e, se ela nao gostar, ela irá tirar xD
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por leticia_cristina Seg Mar 24, 2014 9:34 pm

Olá amigos,

Novamente venho eu compartilhar boas novas notícias do meu casal com todos vocês. Enfim, nesses últimos dias, notei que a fêmea está permanecendo com muita frequência dentro do ninho, além disso, ontem ela passou a noite inteira dormindo no ninho, e quando ela sai, os dois trocam carícias e o macho (muito cavalheiro e atencioso) lhe oferece comida no bico. Um fato que eu achei muito engraçado e ao mesmo tempo fofo é que quando a fêmea passa muito tempo dentro do ninho, o macho fica agitado e vai até a entrada do mesmo e começa a dar leves bicadas na parte exterior do ninho, sendo assim, ela obedece o seu marido e acaba dando mais atenção para ele kkkk  Embarassed 

Os dois são muito fofos um com o outro, tanto é que o macho come de tudo o que eu coloco na gaiola para poder alimentar a fêmea pelo bico, desse modo, quase nem vejo ela se alimentando por conta própria pois ele já faz esse serviço pra ela rsrs. Têm vezes que ele até tenta entrar no ninho, mas ela fica na entrada e não o deixa entrar de jeito nenhum.

Se possível, gostaria que me respondessem uma pergunta:
Depois que a fêmea passa a dormir no ninho, demora mais ou menos quantos dias ou semanas para ela botar o primeiro ovo? 

Abraços
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por Raquel F Seg Mar 24, 2014 10:12 pm

Não demora muito elas podem por de um a dois dias até sete dias contando a partir da noite que elas começaram dormir no ninho.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por leticia_cristina Ter Mar 25, 2014 8:38 pm

Olá Raquel,

Obrigada por me responder, porém hoje a tarde quando cheguei em casa minha mãe me disse que a fêmea (Crystal) passou a tarde inteira dentro do ninho, sendo assim, esperei até ela sair dele e o abri para ver se ela por um acaso já tinha botado, e pela minha surpresa notei que já possuía um ovinho  cheers 

Desse modo, como a gaiola permanece na sala, resolvi muda-la para o meu quarto, onde o ambiente é bem mais sossegado e sem movimentação de pessoas, pensei que assim o casal poderia ficar mais a vontade. Porém, logo que coloquei a gaiola em cima de uma mesinha, a fêmea saiu do ninho e foi rapidamente para o poleiro, sendo assim, sai do quarto e fiquei observando pela janela se ela voltava novamente para o ninho, mas ela acabou não voltando.. Sendo assim, resolvi novamente colocar a gaiola na sala (onde ela sempre permaneceu), no instante em que eu pus a gaiola onde ela costuma ficar, a fêmea entrou rapidamente para dentro do ninho e está lá até agora, acho que nesse exato momento ela está chocando o seu primeiro ovinho. Acredito que por ela já estar acostumada a ficar em um determinado lugar (sala), ela estranhou e por isso não aceitou ficar isolada no quarto (como pensei que ela gostaria), creio que ela e o macho já se acostumaram com a nossa presença.

Ao decorrer dos dias, quando começa a surgir as novidades, também começo a ter mais dúvidas, como essa:

Agora que a fêmea botou esse primeiro ovo, notei que o macho está entrando dentro do ninho e permanecendo lá dentro por alguns minutos, ou seja, fica a fêmea e o macho dentro do ninho junto com o ovo. A minha dúvida é a seguinte, porque somente agora que a fêmea botou, o macho está entrando no ninho e permanecendo lá dentro por alguns minutos, sendo que antes dela botar esse primeiro ovo, ele nem se quer colocava a cabeça dentro do ninho? Será que ele está tentando quebrar o ovo ou algo do tipo ou essa situação é normal? Será que ele está ajudando a fêmea a chocar?

OBS: as duas vezes em que o macho entrou dentro do ninho e permaneceu lá dentro junto com a fêmea e o ovo, eu não ouvi nenhum tipo de barulho, os dois ficaram simplesmente mudos.

Estarei novamente aguardando pela resposta de quem puder me ajudar..
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por ErickTierling Ter Mar 25, 2014 8:45 pm

Lele!!!!

Q alegria de teu primeiro ovo! Orgulhoso de ti! Eh normal o macho nao entrar antes e agora sim pq "agora tem oq cuidar"... aqui to passando por uma situação ate mesmo engraçada... meu casal de lutino com a femea celeste FA2 opalina estavam separadas e eu estranhava toda vez q eu mexia na gaiola ele corria pra dentro do ninho... eu o achava medroso ateh perceber q oq ele tava fazendo era "escondendo" a femea de mim... hj nao aguentei de preocupação (afinal ela mal sai do ninho) e descobri o motivo: DOIS OVOS!!!

Então nao estranhe... e qdo nascer é bem capaz de ele entrar mais vezes no ninho (meu casal anterior o macho entrava pra chocar os ovos e depois entrava pra ficar alimentando da femea e dos filhotes =)
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por franz Ter Mar 25, 2014 8:55 pm

Letícia, que maravilha! Meus parabéns!

Meus periquitos não têm um lugar fixo, acho que vou deixá-los em um único lugar na casa pra se acostumarem também.

Espero que apareçam mais ovinhos, e que choquem bem! Smile
franz
franz
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 60
Reputação : 13
Idade : 35
Data de inscrição : 10/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por ErickTierling Ter Mar 25, 2014 9:00 pm

Franz... tavas sumido, meu amigo!

Melhor coisa q tu faz... aqui eu tenho uma área boa pros periquitos ficarem porém toda hr precisa muar o viveiro de local para conseguir fugir do sol... dae a solução foi ter as gaiolas penduradas mais alto e levadas pra lavanderia (la nao bate sol direto), assim eles nao ficam sendo mudados de lugar e conseguem ficar "calmos".
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por Mateus Leite Ferreira Ter Mar 25, 2014 9:02 pm

q bom leticia, parabéns e boa sorte q venha + ovos
Mateus Leite Ferreira
Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino
Mensagens : 2263
Reputação : 225
Idade : 28
Data de inscrição : 14/12/2013
Localização : Irecê-Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por leticia_cristina Ter Mar 25, 2014 9:29 pm

ErickTierling escreveu:Lele!!!!

Q alegria de teu primeiro ovo! Orgulhoso de ti! Eh normal o macho nao entrar antes e agora sim pq "agora tem oq cuidar"... aqui to passando por uma situação ate mesmo engraçada... meu casal de lutino com a femea celeste FA2 opalina estavam separadas e eu estranhava toda vez q eu mexia na gaiola ele corria pra dentro do ninho... eu o achava medroso ateh perceber q oq ele tava fazendo era "escondendo" a femea de mim... hj nao aguentei de preocupação (afinal ela mal sai do ninho) e descobri o motivo: DOIS OVOS!!!

Então nao estranhe... e qdo nascer é bem capaz de ele entrar mais vezes no ninho (meu casal anterior o macho entrava pra chocar os ovos e depois entrava pra ficar alimentando da femea e dos filhotes =)

Muito obrigada pelo elogio meu amigo! Realmente estou muito emocionada com a minha primeira ninhada, espero que os pais sejam bastante cuidadosos e dedicados, principalmente o macho que eu suspeito que nunca teve filhotes antes. Já a fêmea eu sei que teve filhotes antes desse ovo de agora, só não sei se ela é uma boa mãe, mas eu espero que sim!!  Smile 

Agora mesmo ouvi um barulho dentro do ninho, me parece que a fêmea está "rolando" o ovo ou o mudando de lugar..

Enfim, parabéns pelos ovos, espero que futuramente nasçam belos filhotes! Aqui em casa aconteceu uma situação parecida, só que no meu caso foi da fêmea correr para dentro do ninho toda hora em que eu mexia na gaiola, teve até uma vez que eu tive que chegar com a mão um pouco perto do ninho para colocar uma pedra de cálcio, e ela começou com uma gritaria de medo que eu colocasse a mão dentro do ninho rsrs
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por leticia_cristina Ter Mar 25, 2014 9:40 pm

franz escreveu:Letícia, que maravilha! Meus parabéns!

Meus periquitos não têm um lugar fixo, acho que vou deixá-los em um único lugar na casa pra se acostumarem também.

Espero que apareçam mais ovinhos, e que choquem bem! Smile

Muito obrigada Franz!!!  Smile 

Todo dia de manhã, eu costumo colocar a gaiola na varanda, para eles tomarem um arzinho e também se divertirem com o canto dos outros pássaros e quando chega a tarde, eu a coloco novamente no mesmo local, que fica na sala. Sendo assim, acredito que eles já costumaram com o lugarzinho deles e agora só querem ficar ali mesmo rsrs. Porém agora com a fêmea iniciando a postura, não irei mais ficar locomovendo a gaiola para fora e para dentro como antes, irei deixa-la todos os dias dentro de casa, mas me dá uma dózinha ter que deixa-los presos dentro de casa porque eles começam a fazer uma gritaria quando não os coloco para fora, mas tbm não posso deixa-los passar a noite lá fora e no frio..
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura.. - Página 2 Empty Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 14 Anterior  1, 2, 3 ... 8 ... 14  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos