Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo sobre o Cardeal

5 participantes

Ir para baixo

Tudo sobre o Cardeal Empty Tudo sobre o Cardeal

Mensagem por Davi Hemerly Seg Nov 05, 2012 7:23 am

Tudo sobre o Cardeal

Características – Cardeal

Origem: América do Norte.
Data de Origem: 1758.
Esperança de Vida: 14 à 15.
Nome Ciêntifico: Cardinalis cardinalis.
Distribuição: América do Norte.
Família: Cardinalidae.
Tamanho: 21 para 23 Cm.

Comportamento – Cardeal

Os cardeais são aves muito calmas, que dão-se muito bem com outras aves, com excepção da época de gestação, em que ficam mais agressivos e, desta forma, devem ser colocados isolados de outras aves, ou se estiver com outros pássaros, estes devem ser maiores, para que saibam se defender do cardeal amarelo. Estas aves ficam mais calmas e tranquilas se forem alojadas em ambientes amplos e espaçosos e, se possível, em companhia de uma fêmea.

Alimentação – Cardeal

A alimentação do cardeal deve ser feita à base de uma ração, que pode ser feita pelo próprio criador ou dono. Já que não existe uma mistura especial para os cardeais, pode-se misturar duas partes de alimento para periquitos e uma parte de alimento para canários. A esta mistura, pode-se acrescentar alimentos verdes, frutos, painço ou insectos. Pode ser conveniente espalhar estrume pelo chão do aviário, já que estas aves apreciam escarafunchar no solo à procura de pequenos insectos. Durante a época de gestação, providencie alimentos à base de ovos para um melhor desenvolvimento da ave.

Instalações – Cardeal

Os cardeais podem ser alojados em qualquer ambiente, desde que seja bem amplo, com muito espaço para os seus movimentos, e com a presença de muitos elementos vegetais. Não recomenda-se criar os cardeais em uma gaiola ou aviário fechado. Na época de Inverno, o alojamento não necessita obrigatoriamente de ser aquecido, mas não pode apanhar nenhum tipo de corrente de ar fria. Apenas em alguns casos de aves mais sensíveis, pode haver necessidade de um ambiente aquecido.

Espécies – Cardeal

Cardeal amarelo: está presente na região Nordeste da Argentina, no Brasil e no Uruguai. São aves que medem entre 18 e 20 centímetros, aproximadamente, e que têm como característica principal a calma com que convivem com o seu dono, ou criador. É de destacar o canto do macho, que é bastante agradável.
A diferenciação entre machos e fêmeas pode ser feita através da coloração, já que a fêmea apresenta menos cores e marcas mais discretas na cabeça. Além disso, ao contrário das fêmeas, os machos apresentam manchas amarelas nas cores brancas debaixo do bico.

Cardeal do Norte: está distribuído desde a América Central, até a região do Canadá, e medem entre 18 e 20 centímetros, aproximadamente. Os machos são facilmente diferenciáveis das fêmeas pela cor vermelha mais brilhante, enquanto as fêmeas têm uma cor mais acastanhada.
Cardeal papa: pode ser encontrado na zona Nordeste do Brasil, e podem ter entre 16 e 18 centímetros. Nesta espécie, os machos e fêmeas são muito parecidos, sendo muito difícil fazer uma diferenciação entre eles.
Cardeal da crista vermelha: esta espécie, que tem entre 17 e 18 centímetros de tamanho, pode ser encontrada na zona setentrional da América do Sul, mais especificamente na Bolívia, Uruguai, Paraguai e Argentina. Assim como os cardeais-papa, não apresentam muitas diferenças entre macho e fêmea.

Os cardeais costumam ser muito selectivos em relação ao parceiro. Por isso, uma boa criação pode passar por uma boa escolha do casal. Geralmente põe entre três a cinco ovos, que apresentam uma cor azul-verde com manchas pretas, e que são chocados pela fêmea por um período que vai de onze a doze dias. As crias necessitam de cuidados frequentes dos pais, sendo que nos primeiros oito dias, a plumagem já começa a crescer, ao fim dos quais vai ser alimentado com insectos vivos pelo macho. Geralmente constróem o ninho( que pode ser feito de fibras de coco e galhos secos ) em cima de um arbusto, desde que tenha sido colocado lá, antecipadamente, um cesto de vime.


Cardeal do Norte: está distribuído desde a América Central, até a região do Canadá, e medem entre 18 e 20 centímetros, aproximadamente. Os machos são facilmente diferenciáveis das fêmeas pela cor vermelha mais brilhante, enquanto as fêmeas têm uma cor mais acastanhada.

Biografia – Cardeal
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Muito apreciado pela plumagem vermelha. Símbolo do estado da Virgínia, EUA, de onde ele é procedente, este pássaro é muito procurado pelos criadores por causa de sua cor quase pura.

Os Cardeais são predominantemente vermelhos e é por causa de sua cor, a mesma das roupas usadas por estes religiosos, que têm esse nome; mas o cardeal da Virgínia macho é o que tem a plumagem de um vermelho mais puro, exceto pelas asas que são vermelho-amarronzadas. O bico também é vermelho, cercado por uma área preta. A fêmea é marrom no todo; nas asas e na cauda aparecem penas avermelhadas; e tem o bico vermelho. Tanto o macho como a fêmea possuem topetes vermelhos que se eriçam quando a ave fica excitada, dando um toque especial a sua silhueta.

O Cardeal da Virgínia tem um canto simples e agradável e as fêmeas também cantam. Seu temperamento é ameno, exceto no período da reprodução, quando vivem aos pares e o macho se mostra muito agressivo, travando combates, muitas vezes em pleno vôo.

Com o nome científico de Cardinalis cardinalis, é encontrado nos EUA, onde é símbolo de sete Estados, inclusive da Virgínia, no México e na Guatemala. Parece ter sido recentemente introduzido no Uruguai, onde se teria aclimatado e de onde chegariam pequenas quantidades para venda no comércio especializado de algumas cidades brasileiras.

Eles vivem em regiões entremeadas de bosques e de campos, alimentando-se de sementes, insetos e bagas. No outono formam pequenos bandos e nos invernos suaves não se afastam de sua região; nesta época, freqüentemente, visitam as fazendas em companhia de outras aves sedentárias, em busca de alimento.

As fêmeas constróem seus ninhos não longe das habitações humanas, em arbustos ou árvores, com folhas, talos e raízes. A postura é de dois a cinco ovos e a incubação é feita pela fêmea em 11 ou 12 dias.

Nas regiões mais ao Norte, os casais raramente se reproduzem mais de uma vez ao ano, mas no Sul, eles geralmente se acasalam por três vezes. Ambos os pais se ocupam criação dos filhotes, cujo desenvolvimento é extremamente rápido; em cerca de 15 dias já estão prontos para voar.

No Brasil este Cardeal só existe em cativeiro, mas já foram anotadas três posturas num período de reprodução deste pássaro.

No cativeiro, podem ser mantidos em gaiolas individuais, mas estas devem ser espaçosas (no mínimo 80 cm de comprimento). Já foram registrados casos de exemplares que viveram mais de vinte anos em cativeiro. Entretanto, é comum perderem o brilho e a intensidade da cor após sucessivas mudas; por isso, deve-se fornecer-lhes com certa regularidade cenoura e pimentão vermelho para minimizar o problema.

É um pássaro, que pode ser colocado em viveiro exposto ao tempo. Aliás, pela sua constante movimentação, e pelo seu porte (23cm de comprimento, incluindo a cauda), é ave mais para viveiro do que para gaiola. Para se tentar obter a reprodução em cativeiro, deve-se colocar apenas um casal em cada recinto; já se obteve reprodução em gaiolas de 1.00 x 0,50 x 0,50m, mas é bem mais difícil do que em viveiro.

Deve-se colocar uma ou duas caixas de madeira abertas na frente, na parte mais alta do viveiro, protegidas adequadamente. Também pode ser tentados ninhos de corda, do tipo usado para canários. Deve-se colocar, em lugar protegido, material para a confecção do ninho, como capim, folhas secas, raízes, talos, barbante desfiado cortado em pedaços de mais ou menos 10cm. Em julho, agosto ou setembro, coloca-se o macho sozinho no viveiro. Duas ou três semanas após, aproxima-se a gaiola da fêmea, para que o macho vá se habituando e sendo estimulado pela presença dela. Quando houver a certeza de que os dois já estão bastante familiarizados e se aceitam mutuamente, deve-se soltar a fêmea no viveiro onde se encontra o macho, de preferência pouco antes do anoitecer.

Fonte:http://planetabird.wordpress.com
Davi Hemerly
Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 32
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

http://www.nacaodospassaros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre o Cardeal Empty Re: Tudo sobre o Cardeal

Mensagem por Reryson Colares Seg Nov 05, 2012 10:10 am

Muito bom!!!
Reryson Colares
Reryson Colares
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 27
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre o Cardeal Empty Re: Tudo sobre o Cardeal

Mensagem por Arthur Ferreira Seg Nov 05, 2012 10:44 am

Este; aqui em minha região é famoso.! Very Happy
Arthur Ferreira
Arthur Ferreira
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1398
Reputação : 153
Idade : 26
Data de inscrição : 11/09/2012
Localização : Salinas-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre o Cardeal Empty Re: Tudo sobre o Cardeal

Mensagem por Kevin Matheus Seg Nov 05, 2012 1:48 pm

Cardeal é lindo!
Aqui na minha cidade há um viveiro público, que abriga pássaros apreendidos pelo IBAMA, há vários desses nele.
avatar
Kevin Matheus
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Mensagens : 159
Reputação : 40
Idade : 124
Data de inscrição : 27/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre o Cardeal Empty Re: Tudo sobre o Cardeal

Mensagem por Fernando Liberato Seg Ago 08, 2016 10:02 am

Não deixem de conhecer o Criadouro Liberato

No site www . cardealamarelo . com . br

Tudo sobre o Cardeal-amarelo, está magnifica espécie que encontra-se em extinção!!!
Fernando Liberato
Fernando Liberato
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 4
Reputação : 0
Idade : 44
Data de inscrição : 08/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre o Cardeal Empty Re: Tudo sobre o Cardeal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos