Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dúvidas de inexperiente

3 participantes

Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty dúvidas de inexperiente

Mensagem por trindade Seg Jul 29, 2013 7:16 am

Caros amigos, este é o meu primeiro post aqui no forum e, desde já, gostaria de saudar-vos.
Eu e a minha namorada construímos uma gaiola (150cm x 100cm x 80cm) e queremos adquirir um casal de Diamantes de Gould. Para ser sincero não percebemos grande coisa de criação de aves (apenas o que temos lido nos últimos dias) e ao que parece, Diamantes de Gould não são grandes pais.
Pelo que percebi, os Manons são excelentes para chocarem os ovos de outras espécies, mas vamos ver se entendi:

Compro um casal de Diamantes de Gould e dois ou três casais de Manons e, quando coincidir a postura entre as duas espécies, retiro os os ovos dos Manos e coloco lá o ovos dos Diamantes de Gould? Todo isto pode processar-se na mesma gaiola?

Cumprimentos,
F. Trindade
trindade
trindade
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 34
Data de inscrição : 27/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por Thalles Gregorio Seg Jul 29, 2013 7:34 am

Seja bem vindo amigo, depois faça sua apresentação....

Bem tbm não entendo muito sobre isso, mais vem o caso tem diamantes que são ótimos chocadores o meu quando comprei o ex dono disse que eram ótimos, tem criadores que fazer o seguinte quando o Diamante entra em postura poe 3 a 4 ovos eles tirão e coloca pro Manon chocar pra o Diamante colocar mais 3 ou 4 ai em vez de 3 ou 4 filhotes nasce de 6 a 8.

Enquanto a gaiola não amigo, cada um tem suas particularidades, melhor deixar um em cada gaiola.

Depois posta uma foto da gaiola que vc fez.

Att: Thalles
Thalles Gregorio
Thalles Gregorio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1573
Reputação : 58
Idade : 35
Data de inscrição : 23/04/2013
Localização : São Gonçalo - RJ

http://avesdothalles.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por trindade Seg Jul 29, 2013 7:45 am

Muito obrigado pela sua opinião, qualquer ajuda é bem vinda. Quando a gaiola estiver apresentável postarei uma foto da gaiola, mas não é nada de especial visto que aproveitei um armário velho em alumínio e vedei. Smile

Cumprimentos
F.Trindade
trindade
trindade
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 34
Data de inscrição : 27/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por William Monteiro Seg Jul 29, 2013 4:21 pm

Boa tarde Trindade!

Se você tem a finalidade de reproduzir o Gould, essa possibilidade é inviável mesmo sendo uma gaiola relativamente grande.
O Gould é uma ave um pouco exigente para reprodução e manter as amas (Bengalins) junto somente em proporções maiores que essa que você tem disponível (Viveiro).
Outro fator negativo é a altura das posturas, ou seja, as idades das crias vão ter diferença e os filhotes de Goulds quando saem do ninho vc tem que tirar o ninho da gaiola porque ele insistem em entrar neles como abrigo e tendo outros chocos na mesma gaiola pode causar um transtorno para as crias menores.
O ideal é vc criar o casal em uma gaiola menor e ter a amas separadas também em gaiolas individuais!
William Monteiro
William Monteiro
Ausente

Masculino
Mensagens : 1757
Reputação : 166
Idade : 49
Data de inscrição : 19/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por trindade Ter Jul 30, 2013 3:06 pm

William Monteiro escreveu:  Boa tarde Trindade!

 Se você tem a finalidade de reproduzir o Gould, essa possibilidade é inviável mesmo sendo uma gaiola relativamente grande.
 O Gould é uma ave um pouco exigente para reprodução e manter as amas (Bengalins) junto somente em proporções maiores que essa que você tem disponível (Viveiro).
 Outro fator negativo é a altura das posturas, ou seja, as idades das crias vão ter diferença e os filhotes de Goulds quando saem do ninho vc tem que tirar o ninho da gaiola porque ele insistem em entrar neles como abrigo e tendo outros chocos na mesma gaiola pode causar um transtorno para as crias menores.
 O ideal é vc criar o casal em uma gaiola menor e ter a amas separadas também em gaiolas individuais!
 

Obrigado William, vou seguir o seu conselho e arranjar uma gaiola à parte para os Bengalins. Já agora, quanto tempo depois poderei juntar os pequenos Gould's aos da sua espécie? Estou a pensar em juntar um ou dois casais de Mandarins com o casal de Gould. Haverá algum problema?

Cumprimentos aqui de Portugal Smile
trindade
trindade
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 34
Data de inscrição : 27/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por William Monteiro Ter Jul 30, 2013 3:38 pm

Uma dica legal para você é usar essa gaiola grande para colocar as crias dos Goulds , pois assim que começam a se alimentar sozinhos eles podem ser juntados todos nessa mesma gaiola. É uma boa dica porque essa gaiola tem bastante espaço e seria a residência perfeita para os filhotes viverem até atingirem a sua fase adulta, já que nascem pardos e somente depois de um longo período eles adquirem as cores que tanto admiramos.

Volto a dizer que o ideal é manter o casal de Gould sozinho para criação, juntar com um de mandarins reafirmo que não é o ideal.
William Monteiro
William Monteiro
Ausente

Masculino
Mensagens : 1757
Reputação : 166
Idade : 49
Data de inscrição : 19/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por trindade Ter Jul 30, 2013 7:55 pm

Pessoal, desculpem as perguntas constantes, mas queria mesmo perceber mais um pouco antes de adquirir o casal de Diamantes de Gould.

1-Eu li em alguns posts que estas aves demoram cerca de 9 meses a 1 ano até a fêmea estar fisicamente preparada para iniciar a postura, mas como é que eu evito que ela coloque ovos antes? Terei que separar os machos das fêmeas, ou basta não colocar o ninho na gaiola?

2- Demoram cerca de 60 dias até se tornarem independentes. Se usar amas, os Diamantes de Gould ficarão com os pais adotivos até essa altura?

3- Por último, estou preocupado com as temperaturas um pouco baixas, atingindo 4 ou 5 graus no inverno. As aves estarão cobertas num terraço, no entanto estarão em contato com o exterior. Colocar alguma proteção em frente da gaiola (como cobertor) será suficiente para garantir o seu bem estar?

Provavelmente serão dúvidas básicas, mas fico grato pela vossa ajuda.
trindade
trindade
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 34
Data de inscrição : 27/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por Thalles Gregorio Qui Ago 01, 2013 7:33 am

1 Não deixei o ninho dentro da gaiola, se não incentiva eles a copularem ai pode acontecer da fêmea morrer com ovo preso

2 Sim amigo eles nascem maronzinhos, eles vão ser sempre cuidados por todos. E bom vc tentar deixar o casal de gould xocar tbm, tipo primeira postura deixar eles se virar na segunda vc pode ate tirar primeiros ovos e deixar com manon.

3 E bom vc tampar eles com algo grosso sim, mais eles tem que respirar, a gaiola vc disse que fez de armário de ferro? se for ela por si já vai ser gelada. Essa eu não sei te responder, mais deixa nossos amigos que criam a mais tempo te responder.
Thalles Gregorio
Thalles Gregorio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1573
Reputação : 58
Idade : 35
Data de inscrição : 23/04/2013
Localização : São Gonçalo - RJ

http://avesdothalles.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por William Monteiro Qui Ago 01, 2013 11:14 am

trindade escreveu:Pessoal, desculpem as perguntas constantes, mas queria mesmo perceber mais um pouco antes de adquirir o casal de Diamantes de Gould.

1-Eu li em alguns posts que estas aves demoram cerca de 9 meses a 1 ano até a fêmea estar fisicamente preparada para iniciar a postura, mas como é que eu evito que ela coloque ovos antes? Terei que separar os machos das fêmeas, ou basta não colocar o ninho na gaiola?

2- Demoram cerca de 60 dias até se tornarem independentes. Se usar amas, os Diamantes de Gould ficarão com os pais adotivos até essa altura?

3- Por último, estou preocupado com as temperaturas um pouco baixas, atingindo 4 ou 5 graus no inverno. As aves estarão cobertas num terraço, no entanto estarão em contato com o exterior. Colocar alguma proteção em frente da gaiola (como cobertor) será suficiente para garantir o seu bem estar?

Provavelmente serão dúvidas básicas, mas fico grato pela vossa ajuda.

1- 10 meses é uma idade boa para a fêmea iniciar a reprodução , se tiver fêmeas mais jovens que isso vc deve separar sim em uma gaiola sem o ninho. Se você não tem como fazer a separação por falta de espaço por exemplo, eu acasalo fêmeas a partir dos 7 meses mas com um cuidado extra. Suplemento via oral pelo bebedouro com Calcio constantemente e já nos sete meses a ave até acasalar leva geralmente de 20 a 30 dias para acasalar , ou seja , entra praticamente no oitavo mês de vida e se suplementada com cálcio rigorosamente vc não terá problemas assim que ela entrar em postura.

2- A independência da ave é relativa , tenho filhotes que ficam independentes com 40 dias e outros próximo dos 60 dias. Todo este período eles ficam sim com os pais (amas) por isso que cada casal de amas tem que ter sua gaiola. A alimentação nessa fase é muito importante e uma boa dica é você deixar a disposição na gaiola alimentos como rações industrializadas que pelo seu formato e também por não apresentar casca , o filhote acaba aprendendo com este alimento a buscar outros , e fruto disto são os 40 dias que disse a você.

3- TEMPERATURA :

Temperatura baixa e correntes de ar frio MATA O GOULD , principalmente se suas aves foram criadas como a maioria , em ambientes fechados e CLIMATIZADOS , padrão muito utilizado por criadores em Portugal devido as baixas temperaturas , e sendo assim as aves não defendem e não resistem a temperaturas baixas como as que você citou 4 ou 5 graus. Se deixar nas condições que você disse , em um ambiente mesmo coberto mas de laterais abertas com essa temperatura , quase que certo de não dar certo e as aves morrerem.

Eu crio Goulds a anos, é uma ave linda mas com um grau elevado em relação a dificuldade de criação! São muitos detalhes que pode ser normais para outras aves , mas para os Goulds são muitas vezes fatais...
William Monteiro
William Monteiro
Ausente

Masculino
Mensagens : 1757
Reputação : 166
Idade : 49
Data de inscrição : 19/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por trindade Qui Ago 01, 2013 6:59 pm

Obrigado Thalles e William, vocês têm sido uma grande ajuda. Comprei hoje um casal de Diamantes de Gould e e de Mandarins Gigantes e ao que parece eles são bastante amigáveis e estão habituados ao contato humano.

William, acabei de ler agora o seu post. Parece que vou ter que encontrar um lugar mais abrigado agora com a chegada do inverno. Não queria nada descobrir se o frio é excessivo ou não da pior maneira.
Acham que se eu tiver as aves num sitio no inverno e aquando da chegada do verão trocá-las para um sítio mais arejado, haverá problema?

Cumprimentos!
trindade
trindade
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 34
Data de inscrição : 27/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por William Monteiro Qui Ago 01, 2013 9:10 pm

Trindade, você pode estar mudando sim , pois são períodos longos e não incomoda a ave. Eu faço isso com alguns Goulds e eles aceitam bem!

Tenha sempre em mente amigo, os Goulds são inimigos do frio !!!
Pode aparecer alguma afirmação que na natureza os Goulds enfrentam temperaturas baixas , mas que fique claro NA NATUREZA , AVES SELVAGENS , nasceram e cresceram sob essa condição , bem diferente das aves de cativeiro que nasceram e cresceram em condições contrarias e artificiais.

Boa sorte com seus Goulds e sempre que precisar pode perguntar...
William Monteiro
William Monteiro
Ausente

Masculino
Mensagens : 1757
Reputação : 166
Idade : 49
Data de inscrição : 19/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por Thalles Gregorio Sex Ago 02, 2013 7:17 am

Posta foto dos Goulds *-*

Aqui ta fazendo mo frio, ai que fiz, botei um lençol em cima pra evitar que bata vendo na gaiola =D

Thalles Gregorio
Thalles Gregorio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1573
Reputação : 58
Idade : 35
Data de inscrição : 23/04/2013
Localização : São Gonçalo - RJ

http://avesdothalles.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por trindade Sáb Ago 03, 2013 7:01 pm

Bem pessoal, aqui vão umas pequenas imagens da minha modesta gaiola e das minhas primeiras aves.
Depois da foto (e antes da foto com as aves) já acrescentei uma porta em baixo e uma pequena base a meio da gaiola, num dos cantos, onde coloco um bebedouro e um comedouro.
No chão tenho uma pequena taça a servir de banheira, outra com um pouquinho de comida para se poderem alimentar em simultâneo e, para já, um suplemento que o senhor a quem comprei me ofereceu, visto que estão a acabar de mudar a pena.

Thalles, desculpe a demora com as fotos, mas ontem fui ver o grande "Gabriel, o Pensador" Very Happy  e acabei por não fazer upload das fotos ontem.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
trindade
trindade
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 34
Data de inscrição : 27/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por Thalles Gregorio Dom Ago 04, 2013 8:22 am

Cara o viveiro ficou lindo de mais *-*

Precisa pedir desculpas não, agente faz o que pode ainda mais depois de ir ver o Gabriel (morro de vontade de ver)

Lindas as aves cara. Tbm tenho casal de Gould e dois machos de Mandarins (pensei ser um casal)

Cara depois vc compra um casal de Manons ai fica legal o trio =D

Grande abraço
Thalles Gregorio
Thalles Gregorio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1573
Reputação : 58
Idade : 35
Data de inscrição : 23/04/2013
Localização : São Gonçalo - RJ

http://avesdothalles.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por William Monteiro Seg Ago 05, 2013 7:53 pm

Bem legal , uma dica é tirar essa casinha e deixar só os galhos dentro . Os ninhos para Goulds bem no alto vai render muitas posturas... Very Happy 
William Monteiro
William Monteiro
Ausente

Masculino
Mensagens : 1757
Reputação : 166
Idade : 49
Data de inscrição : 19/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por trindade Qua Ago 07, 2013 7:27 am

William Monteiro escreveu:  Bem legal , uma dica é tirar essa casinha e deixar só os galhos dentro . Os ninhos para Goulds bem no alto vai render muitas posturas...  Very Happy 

Obrigado pela dica. Eles gostam bastante de dormir na casa Very Happy, mas acredito que se colocar os ninhos no viveiro, possa causar alguma agitação quando estiverem a efetuar a postura.

Quanto a este tema tenho algumas dúvidas que colorarei noutro tópico Smile

trindade
trindade
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 34
Data de inscrição : 27/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por Thalles Gregorio Qua Ago 07, 2013 8:01 am

Tirou a duvida desse? Posso finalizar esse tópico amigo?
Thalles Gregorio
Thalles Gregorio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1573
Reputação : 58
Idade : 35
Data de inscrição : 23/04/2013
Localização : São Gonçalo - RJ

http://avesdothalles.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por trindade Qua Ago 07, 2013 11:08 am

Thalles Gregorio escreveu:Tirou a duvida desse? Posso finalizar esse tópico amigo?

Claro que sim, pode fechar.
Um abraço
trindade
trindade
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 34
Data de inscrição : 27/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por Thalles Gregorio Qua Ago 07, 2013 12:16 pm

Duvida Resolvida Tópico Encerado
Thalles Gregorio
Thalles Gregorio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1573
Reputação : 58
Idade : 35
Data de inscrição : 23/04/2013
Localização : São Gonçalo - RJ

http://avesdothalles.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas de inexperiente Empty Re: dúvidas de inexperiente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos