Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Periquito doente

+2
Victor Hugo
Aby
6 participantes

Ir para baixo

Periquito doente  Empty Periquito doente

Mensagem por Aby Sáb Jul 06, 2013 10:24 pm

Boa noite. Sou novo membro e peço desde já desculpa caso o tópico não esteja no sítio certo.

Estou muito triste pois meu periquito de há já 5 anos faleceu, e não sei se poderia ter feito mais para ajudar..
Ele esteve na rua durante algum tempo, e tem estado bastante calor e sol, e sei que essa deve ter sido a causa... Quando o vi, ele estava deitado dentro de um dos comedouros, completamente ofegante, e parecia não ter forças nas patas.
Peguei rapidamente nele e o coloquei no quarto, tentanto mante-lo fresquinho e tentei dar-lhe água e um pouquinho de alpista.
Após algumas gotas de água ingeridas, vi que começou a vomitar primeiro a água (esbranquiçada) e ápos apenas 2 ou 3 grãos de alpista vomitou-os também.
Deixei o deitado junto ao ar mais fresquinho, pois ele estava bastante sonolento.
Dormiu algum tempo, de vez em quando acordava e tentava andar mas sempre sem qualquer força nas pernas, quase que se arrastava, e por vezes batia as asas... e voltava a fechar os olhos e dormir...
Pensei que ao deixá-lo descansar que ficasse melhor...

Á noite, passadas umas 5 horas começou a bater asas com mais insistência, e como não tinha controlo para onde ia, e com medo que se magoasse, deitei-o no meu colo...
Já no meu colo, esbracejou duas vezes, a primeira parece que ele ficou meio desorientado, quase com o pescoço de lado, e à segunda com mais intensidade e a "espumar" da boca, acabou por falecer...

Sei que se deveu ao calor... mas não se poderia ter feito mais para ajudar... Ele esteve no meu quarto, e não sei se o deveria ter deixado num quarto isolado, sem luz nem barulho.... mas não o queria deixar sozinho com medo que se magoasse ou morresse sem dar conta.... Ou se apesar de tudo ele iria falecer de qualquer modo...

Os remorsos estão a dar cabo de mim....
Aby
Aby
Criador novato
Criador novato

Feminino
Mensagens : 5
Reputação : 0
Idade : 35
Data de inscrição : 06/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Victor Hugo Sáb Jul 06, 2013 10:53 pm

Sinto muito amigo , você realmente tentou de tudo , mas não foi dessa vez , mas compre um novo amigo !
Victor Hugo
Victor Hugo
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Mensagens : 7806
Reputação : 469
Idade : 26
Data de inscrição : 22/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Wendel Sáb Jul 06, 2013 11:41 pm

O periquito apresentava alguma anormalidade antes do ocorrido? Se ele não recebeu(por muito tempo) o sol diretamente, ache difícil que isso tenha sido a causa.
Wendel
Wendel
Vip
Vip

Masculino
Sub-Nick : Pernambuquitos
Quantos pássaros você cria? : 55
Mensagens : 1208
Reputação : 283
Idade : 41
Data de inscrição : 25/11/2012
Localização : Paulista-PE

http://pernambuquitos.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Luis Fernando Dom Jul 07, 2013 12:04 am

Sinto muito pelo seu amiguinho, você tentou de tudo!
Compre um novo, quem sabe você se alegra..
Luis Fernando
Luis Fernando
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1813
Reputação : 82
Idade : 27
Data de inscrição : 22/06/2013
Localização : Marília-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Aby Dom Jul 07, 2013 8:46 am

Wendel escreveu:O periquito apresentava alguma anormalidade antes do ocorrido? Se ele não recebeu(por muito tempo) o sol diretamente, ache difícil que isso tenha sido a causa.

Não, ele era té bastante bem-disposto e activo e estava sempre piando também. Quando me deram o periquito há já 5 anos, ele já era adulto, por isso não sei ao certo quantos anos ele já teria. Não sei a idade terá "ajudado" à situação.
Ele estava num comedouro que me pareceu ser a ultima zona de sombra antes da gaiola ficar a toda em sol, talvez uma meia hora, não sei...
Aby
Aby
Criador novato
Criador novato

Feminino
Mensagens : 5
Reputação : 0
Idade : 35
Data de inscrição : 06/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Anthony Fernandes Dom Jul 07, 2013 9:43 am

Se ele não apresentava nenhuma inormalidade antes, você já havia deixado ele bastante tempo no sol outra vez ? Eu acredito que isso não seja o motivo. Podia ser a idade mesmo, mais é estranho o comportamento que ele apresentou antes de morrer.
Anthony Fernandes
Anthony Fernandes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Mensagens : 4960
Reputação : 481
Idade : 25
Data de inscrição : 19/10/2012
Localização : Monte Verde-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Aby Dom Jul 07, 2013 11:11 am

Anthony Fernandes escreveu:Se ele não apresentava nenhuma inormalidade antes, você já havia deixado ele bastante tempo no sol outra vez ? Eu acredito que isso não seja o motivo. Podia ser a idade mesmo, mais é estranho o comportamento que ele apresentou antes de morrer.

Nunca o havia deixado ao sol anteriormente, foi a primeira vez que ficou na varanda ao sol. Normalmente ficava sempre dentro de casa com as janelas abertas.

Não sei se terá sido o choque do calor, que deu origem a um surto de stress... Enquanto dormia parecia estar bem, só de noite teve o colapso... Não sei se terá sido ataque de coração devido ao stress causado pelo calor..
Aby
Aby
Criador novato
Criador novato

Feminino
Mensagens : 5
Reputação : 0
Idade : 35
Data de inscrição : 06/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Victor Hugo Dom Jul 07, 2013 3:17 pm

O corpo dele estava quente? como você disse ali em cima , você colocou no vento frio , isso poderia ter lhe dado um choque térmico , não sei !
Victor Hugo
Victor Hugo
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Mensagens : 7806
Reputação : 469
Idade : 26
Data de inscrição : 22/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Aby Dom Jul 07, 2013 5:34 pm

Victor Hugo escreveu:O corpo dele estava quente?  como você disse ali em cima , você colocou no vento frio , isso poderia ter lhe dado um choque térmico , não sei !

Estava quente no contexto de ter estado exposto ao sol... mas tive o cuidado de afastar a fonte de ar frio o suficiente de modo a ser apenas uma brisa suave, e não uma repentina mudança de temperatura... Pareceu-me que ele estava confortavel, tanto que descansou e dormiu durante algum tempo...
Aby
Aby
Criador novato
Criador novato

Feminino
Mensagens : 5
Reputação : 0
Idade : 35
Data de inscrição : 06/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Raquel F Dom Jul 07, 2013 8:25 pm

O seu pássaro devia estar doente a alguns dias porque a sonolência não é normal em excesso em pássaros adultos e essa secreção branca tudo indica que era uma infecção por candidíase o fungo está presente no organismo dos pássaros mas a população é controlada pela flora normal do corpo deles devido a estresse, má nutrição e outros fatores ela costuma se manifestar e causa a morte do pássaro quando não tratado em poucos dias de acordo com a massa muscular que eles apresentam, pois eles param de comer e vivem das reservas calóricas do organismo então um pássaro mais gordinho vive um pouco mais que o magrinho.

No final eles param de se movimentar e ficam só dormindo no fundo da gaiola ou outro local que goste e pouco tempo depois ele vai a óbito.

Recomendo que você faça uma boa higiene na gaiola que ele vivia se você possui outros pássaros ou irá adquirir outro.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Aby Dom Jul 07, 2013 9:17 pm

Raquel F escreveu:O seu pássaro devia estar doente a alguns dias porque a sonolência não é normal em excesso em pássaros adultos e essa secreção branca tudo indica que era uma infecção por candidíase o fungo está presente no organismo dos pássaros mas a população é controlada pela flora normal do corpo deles devido a estresse, má nutrição e outros fatores ela costuma se manifestar e causa a morte do pássaro quando não tratado em poucos dias de acordo com a massa muscular que eles apresentam, pois eles param de comer e vivem das reservas calóricas do organismo então um pássaro mais gordinho vive um pouco mais que o magrinho.

No final eles param de se movimentar e ficam só dormindo no fundo da gaiola ou outro local que goste e pouco tempo depois ele vai a óbito.

Recomendo que você faça uma boa higiene na gaiola que ele vivia se você possui outros pássaros ou irá adquirir outro.

Ele só ficou sonolento depois de ter estado ao sol... como se estivesse "mole", por isso nao penso que esle estivesse doente antes, até porque era bastante activo e piava bastante. Tal como a sonolência esses vómitos/secreção só surgiram também depois da exposição ao sol e depois de llhe ter dado alguma sgotas de água (pois pensei que pudesse estar com sede depois da exposição ao sol)
Aby
Aby
Criador novato
Criador novato

Feminino
Mensagens : 5
Reputação : 0
Idade : 35
Data de inscrição : 06/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Victor Hugo Seg Jul 08, 2013 11:26 am

Deve ter sido a velhice então !
Victor Hugo
Victor Hugo
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Mensagens : 7806
Reputação : 469
Idade : 26
Data de inscrição : 22/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Raquel F Seg Jul 08, 2013 3:37 pm

Olá Aby como você deu a água para o seu pássaro?
A água pode ter ido para os pulmões e por isso ele morreu.

Victor me desculpe mas acho que ele não morreu de velhice, como a maioria sabe eu tenho um quito celeste diluído asa clara com 15 anos, um celeste golden face com 5 anos, uma fêmea celeste opalina com 6 anos todos bem ativos e normais nem representam a idade que tem.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Victor Hugo Seg Jul 08, 2013 5:38 pm

Mais depende da forma que são criados Raquel ,pois aqueles que são criados com diversas variedades e criados corretamente vivem mais tempo já os que são criados sem frutas ou só sendo alimentado pela ração industrializada podem morrer mais cedo , sei lá eu acho isso , aquele que tem mais saúde vive mais, certo? mais a morte dele parece um mistério se não é de velhice !
Victor Hugo
Victor Hugo
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Mensagens : 7806
Reputação : 469
Idade : 26
Data de inscrição : 22/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Raquel F Seg Jul 08, 2013 6:42 pm

Pois é Victor talvez ele não tenha recebido todas as vitaminas necessárias para manter a saúde, no começo da minha criação não me orgulho disso eu mantinha os meus pássaros somente com sementes quando descobri que eles não podiam viver só com isso através de um ex que criava quitos na época eu devia ter uns 16-17 e o meu quito vovozinho tinha uns 6-7 anos então comecei a dar frutas e verduras e outros alimentos, mas nem sabia que existia vermifugo, polivitamínico acho que um ano mais tarde me registrei em um fórum e conheci criadores experientes e inclui vermifugo e polivitamínicos etc na dieta deles, resolvi o problema e não me mantive ativa no fórum.

Em 2011 conheci outro fórum e uma criadora experiente em quitos que me ensinou sobre as mutações e melhores cruzamentos depois o fórum fechou, nesse mesmo ano conheci outro fórum que também fechou.

Fiquei um ano e pouco sem buscar outro fórum até que surgiu um problema com os meus canários e fui em busca de um novo fórum encontrei o NDP gostei e quis ajudar também estou aqui e pretendo ficar bastante tempo.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Victor Hugo Seg Jul 08, 2013 6:44 pm

Eu tbm Raquel pretendo ficar só no NDP mesmo , mas caso ele feche quero ir pro mesmo fórum que você for , pois você e o Wendel me ajudam muito e cada dia mais aprendo com vocês !!
Victor Hugo
Victor Hugo
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Mensagens : 7806
Reputação : 469
Idade : 26
Data de inscrição : 22/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Raquel F Seg Jul 08, 2013 7:14 pm

O NDP é diferente dos demais fórum que já fui membro e quero ficar aqui bastante tempo.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Victor Hugo Seg Jul 08, 2013 7:28 pm

Com certeza , no outro que eu estava aquele que você também estava , me senti rejeitado , já faz um tempo que não entro !
Victor Hugo
Victor Hugo
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Mensagens : 7806
Reputação : 469
Idade : 26
Data de inscrição : 22/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos