Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amas - seca

5 participantes

Ir para baixo

Amas - seca Empty Amas - seca

Mensagem por Fast_cris Dom maio 26, 2013 5:42 am

Olá pessoal..

Aquiri um casal de manos para servirem de amas - seca para outro casal de diamante gold que tenho, mas tenho umas duvidas:

Preciso ter um casal de manos para chocar os ovos dos diamante gold.. ou.. posso ter apenas uma femea sozinha numa gaiola.. e quando os diamante gold colocarem os ovos transfiro estes ovos para a femea manon chocar.. posso fazer isso com apenas uma femea manon ou tenho de ter casal de manos na mesma?

E se tiver apenas 1 macho manon numa gaiola sozinho, este choca os ovos dos diamante gold?


desculpem as perguntas de maçarico.. mas tou iniciar agora esta atividade.

Abraço


Joao
Fast_cris
Fast_cris
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 43
Reputação : 0
Idade : 48
Data de inscrição : 22/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Amas - seca Empty MANON - AMA SECA

Mensagem por Marcos.Antônio Dom maio 26, 2013 6:53 am

[quote="Fast_cris"]Olá pessoal..

Aquiri um casal de manos para servirem de amas - seca para outro casal de diamante gold que tenho, mas tenho umas duvidas:

Preciso ter um casal de manos para chocar os ovos dos diamante gold.. ou.. posso ter apenas uma femea sozinha numa gaiola.. e quando os diamante gold colocarem os ovos transfiro estes ovos para a femea manon chocar.. posso fazer isso com apenas uma femea manon ou tenho de ter casal de manos na mesma?

E se tiver apenas 1 macho manon numa gaiola sozinho, este choca os ovos dos diamante gold?


desculpem as perguntas de maçarico.. mas tou iniciar agora esta atividade.

Abraço


Joao


Oi João, bom dia.

Boa pergunta viu. Eu não havia pensado nesta hipótese. Mas veja bem, vou falar por experiência minha aqui em casa no meu viveiro comunitário. Tenho um casal de Manon que está inclusive chocando. Os ovos todos deles goraram, não sei porque. Dei azar. Estou com uma cisma que pode ser pelo fato dafêmea ter sido galada por mandarim macho.

Mas enfim, creio que isso também não pode ser muito levado em consideração, porque vários criadores por aqui já disseram ter sucesso com esse cruzamento desse tipo.

Enifim, vamos ao que interessa. Eu penso que tem de ser o casal pra ser AMA SECA. Nunca li, nem ouvi dizer nada aqui, sobre o fato de poder ser só a fêma ou só o macho pra servirem de amas secas. Acho que tem de ser o casal. Pela minha experiência, vendo minha Manon chocar, ela não sai do ninho praticamente hora nenhuma. Quase 100% do tempo ela fica lá. E quem dá todo o suporte pra ela (alimentação e companhia, é o macho) Ele trata dela 24hs por dia. Olha, a coisa mais difícil de ver, é ela saindo do ninho. Então imagino que não tem muita chance dela tocar uma empreitada de choca sozinha não.
Mas vejamos aqui o que nossos companheiros de Fórum, com certeza a maioria deles bem mais experientes que eu e você, podem dizer pra nos ajudar.

Abraço,
Bom domingo Wink .
Marquinho.
Marcos.Antônio
Marcos.Antônio
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Mensagens : 680
Reputação : 32
Idade : 53
Data de inscrição : 28/03/2013
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Amas - seca Empty Re: Amas - seca

Mensagem por Anthony Fernandes Dom maio 26, 2013 11:47 am

Amigo não entendo muito sobre manons e diamantes gold, mais acho que você deve ter um casal na postura para transferir os ovos, pois se a fêmea também não tiver chocando acredito eu que ela não dará bola para os ovos, e muito menos um macho sozinho chocará, eles podem quebrar os ovos.
Anthony Fernandes
Anthony Fernandes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Mensagens : 4960
Reputação : 481
Idade : 25
Data de inscrição : 19/10/2012
Localização : Monte Verde-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Amas - seca Empty Re: Amas - seca

Mensagem por Fast_cris Qua maio 29, 2013 2:02 pm

Boas pessoal,

Tenho varias duvidas em relação as amas-secas de manons para diamantes..

1º Imaginem que tenho ambos os casais.. manons e diamantes que colocaram ovos na mesma altura.. posso retirar todos os ovos dos manos e colocar nos manos os ovos dos diamantes? E se quando os diamante colocarem ovos tenho os manos e fase de criação.. amamentando os filhotes com poucos dias... posso retirar os filhotes e colocar os ovos dos diamantes e os manos chocam?

2º Se os diamantes colocam ovos... tenho de esperar que coloquem todos para retirar para os manons chocarem?

3º Quando os diamantes colocam ovos... se os manos não estão a chocar nenhum ovo.. nem amamentando crias.. como faço para os manos chocarem os ovos.. basta coloca.los na caixinha e eles assumem automaticamente os choco?

Desculpem tanta pergunta.. é que ando entusiasmado com isto...

Obrigado e abraço a todos

Joao
Fast_cris
Fast_cris
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 43
Reputação : 0
Idade : 48
Data de inscrição : 22/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Amas - seca Empty Re: Amas - seca

Mensagem por Anthony Fernandes Qui maio 30, 2013 10:49 am


1- Se o número de ovos não for muito grandes pode coloca-los juntos com os de manons, deixe no máximo 6 ovos.

2- Sim você deve esperar colocar todos, pois se não os pais podem abandonar o ninho e parar a postura.

3-você deve colocar o ninho para os manos e esperar um pouco depois disso os manons vão assumir o controle e você pode colocar os ovos.
Anthony Fernandes
Anthony Fernandes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Mensagens : 4960
Reputação : 481
Idade : 25
Data de inscrição : 19/10/2012
Localização : Monte Verde-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Amas - seca Empty MANONS CHOCANDO OVOS DE DIAMANTES DE GOULD.

Mensagem por Marcos.Antônio Seg Jun 03, 2013 9:58 pm

[quote="Fast_cris"]Boas pessoal,

Tenho varias duvidas em relação as amas-secas de manons para diamantes..

1º Imaginem que tenho ambos os casais.. manons e diamantes que colocaram ovos na mesma altura.. posso retirar todos os ovos dos manos e colocar nos manos os ovos dos diamantes? E se quando os diamante colocarem ovos tenho os manos e fase de criação.. amamentando os filhotes com poucos dias... posso retirar os filhotes e colocar os ovos dos diamantes e os manos chocam?

2º Se os diamantes colocam ovos... tenho de esperar que coloquem todos para retirar para os manons chocarem?

3º Quando os diamantes colocam ovos... se os manos não estão a chocar nenhum ovo.. nem amamentando crias.. como faço para os manos chocarem os ovos.. basta coloca.los na caixinha e eles assumem automaticamente os choco?

Desculpem tanta pergunta.. é que ando entusiasmado com isto...

Obrigado e abraço a todos

Joao[/quote

Prezado João, boa noite.
Vou dar o meu depoimento.
Assim com você, tambéms estava e ainda estou super entusiasmado com meu casal de Diamante de Gould pondo ovos. Só que como era esperado, e de conhecimento meu, através de informações obtidas aqui e de leituras na internet, aconteceu que meu casal de Diamante de Gould, estava postando os ovos, só que quando inteiraram o terceiro ovo, vi que eles ficavam no ninho o dia todo mas a noite, abandonavamo os ovos a Deus dará.... ou seja, deixavam o ninho pra dormirem no puleiro do viveiro. Muita sacanagem da parte deles.... Neste dia, que percebi que eles não estavam no ninho, tirei os três ovos que tinha no ninho, e coloquei no ninho da manon que estava chocando quatro ovos dela, que inclusive não estavam galados. Tirei então os ovos da manon, coloquei os ovos da diamante de gould no lugar, e ela voltou para o ninho no mesmo momento e deu continuidade na sua choca....
Ainda não sei o resultado desta manobra, porque não tive como olhar dentro do ninho ainda.... Mas pelo andar da carruagem, se tiver dado certo, pelas minhas contas os ovos tem que chocar alguma coisa até no final desta semana.
Com relação aos diamantes de gould, ficaram fora do ninho por alguns dias, mas depois começaram de novo a procura por outro ninho dentro do viveiro. Só que fiquei muito chateado com eles (Casal de Diamante de Gould), já que escolheram fazer outro ninho justamente dentro da caixa destinada às calopsitas. Isto sim eu chamo de mania de grandez. Agora é esperar e ver no que vai dar esse troca troca.
Já ouvi dizer por aqui que Diamantes de Gould são problemáticos, e que costumam uma três chocas fazerem isso, ou seja, botar e abandonar os ovos, até que depois pegam maturidade e fazem a coisa como deve ser feita.

Enfim, tão logo eu tenha mais notícias, reportarei aqui.
Abraço.
Espero ter ajudado.
Abraço,
Marquinho.
Marcos.Antônio
Marcos.Antônio
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Mensagens : 680
Reputação : 32
Idade : 53
Data de inscrição : 28/03/2013
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Amas - seca Empty Re: Amas - seca

Mensagem por Fast_cris Qua Jun 05, 2013 11:15 am

Obrigado Pessoal..
Fast_cris
Fast_cris
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 43
Reputação : 0
Idade : 48
Data de inscrição : 22/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Amas - seca Empty Re: Amas - seca

Mensagem por Bruno Gomes Sex Jun 07, 2013 5:19 pm

Os manons são excelentes amas secas, porém, se estiverem chocando. Então não há problema nenhum em colocar ovos, do contrario se não tiver ninhada não adianta que eles não vão chocar...
Bruno Gomes
Bruno Gomes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 16
Mensagens : 2495
Reputação : 196
Idade : 27
Data de inscrição : 07/01/2013
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Mypsitas

Ir para o topo Ir para baixo

Amas - seca Empty Re: Amas - seca

Mensagem por ErickTierling Sáb Dez 13, 2014 7:28 pm

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Amas - seca Empty Re: Amas - seca

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos