Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Intensos Homozigotos e Heterozigotos

3 participantes

Ir para baixo

Intensos Homozigotos e Heterozigotos  Empty Intensos Homozigotos e Heterozigotos

Mensagem por Davi Hemerly Dom Mar 17, 2013 2:07 pm

Intensos Homozigotos e Heterozigotos

O fator INTENSO é uma mutaçăo autossômica dominante, que tem como característica principal, a maior presença do lipocromo em todo o conjunto de plumagem. Os exemplares mais valorizados săo aqueles que permitem o depósito de lipocromo até as extremidades das penas, impedindo a formaçăo de “schimell”.

Muitas coisas já foram ditas e escritas com referęncia a esta mutaçăo, sua transmissăo genética e sua expressăo na plumagem dos canários. Em primeiro lugar, e com referęncia ŕ sua hereditariedade, ainda é universalmente aceito que este fator em dose dupla é letal. Hoje (depois de várias experięncias) temos total certeza que esta afirmaçăo năo corresponde a realidade. Já conhecemos inúmeros casos de acasalamentos de canários intensos que deram alguns filhos com características próprias bem definidas e que acasalados com canários nevados deram ao longo da sua vida dezenas de filhos todos intensos. Esta constataçăo foi feita tanto com exemplares machos quanto com fęmeas.

Existem alguns autores que classificam o fator DUPLO INTENSO como sub-letal, considerando que os canários intensos homozigotos, apresentam (em alguns casos) menor rusticidade, principalmente em lugares de clima frio. Mesmo assim, temos experięncias de vários exemplares homozigotos para o fator intenso que criaram com excelente desempenho durante vários anos.

Como se todas estas vivęncias năo fossem suficientes, descobrimos também que os canários intensos homozigotos, apresentam uma característica fenotípica própria e infalível que os diferencia nitidamente dos canários heterozigotos. Quando um canário intenso é heterozigoto (portador de nevado ou mosaico), o extremo das suas penas longas (asas e cauda) apresenta invariavelmente, as bordas brancas, por melhor que este exemplar seja. Também as penas da regiăo cloacal apresentam leves traços de “schimell”. Quando o pássaro é um intenso homozigoto, podemos verificar que a presença do lipocromo ocorre literalmente até a extremidade, das penas (inclusive as longas e as da regiăo da cloaca). A diferença acima descrita entre os intensos homozigotos e os heterozigotos é absolutamente nítida e uma vez que observamos uns e outros, nunca mais nos deixam dúvidas a respeito.

Considerando que a preferęncia na hora do julgamento á dada aos exemplares que năo tem “schimell”, pareceria ideal apresentar nos concursos sempre canários intensos homozigotos. Na prática isto năo é tăo evidente, pois os canários intensos homozigotos tem outras características que representam desvantajosas para os efeitos de concursos. A estrutura da pena é menor e por este motivo, eles manifestam problemas de forma e plumagem que devem ser muito bem avaliados, na hora de pensarmos em fazer um casal de canários intensos. Geralmente para contrarestar o problema da pena, acasalamos somente canários que embora intensos, apresentam plumagem abundante e muito boa forma. Neste caso, vale a pena fazer a tentativa e vocę amigo criador poderá assim, tirar as suas próprias conclusőes.

Álvaro Blasina
Boletim OBJO 53/1993
Arquivo editado em 21 Abr 2001



Davi Hemerly
Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 32
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

http://www.nacaodospassaros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Intensos Homozigotos e Heterozigotos  Empty Re: Intensos Homozigotos e Heterozigotos

Mensagem por Itamar Júnior Ter Mar 26, 2013 8:31 pm

Muito bom amigo, parabéns pelo post!
Itamar Júnior
Itamar Júnior
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1680
Reputação : 132
Idade : 24
Data de inscrição : 13/01/2013
Localização : Santa Catarina

https://www.facebook.com/junior.rossatto.9

Ir para o topo Ir para baixo

Intensos Homozigotos e Heterozigotos  Empty Re: Intensos Homozigotos e Heterozigotos

Mensagem por Tarantinni Seg Jul 21, 2014 10:26 pm

Muito bom..
Tarantinni
Tarantinni
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Sub-Nick : Theodoro
Quantos pássaros você cria? : 46
Mensagens : 1478
Reputação : 142
Idade : 31
Data de inscrição : 24/05/2014
Localização : Caratinga - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Intensos Homozigotos e Heterozigotos  Empty Re: Intensos Homozigotos e Heterozigotos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos