Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mandarim femea cloaca inchada

2 participantes

Ir para baixo

Mandarim femea cloaca inchada Empty Mandarim femea cloaca inchada

Mensagem por dubaltha Seg Mar 07, 2016 6:12 pm

Olá a todos.

Tenho um casal de mandarim formado. Em dezembro/2015, percebi que o macho estava brigando muito com a fêmea e ela o tempo inteiro caia do puleiro. Comecei a reparar mais na femea e vi que ela estava com as penas do rabo bem amassadas (aspecto de molhada) e a cloaca estava muito inchada, ficando bem aparente. Ao redor da cloaca não tinha mais pena nenhuma.

Resolvi separar os dois e a colocar no bebedouro (diariamente) dela avitrin calcio, arnica e um complexo vitaminico que meu veterinario indicou para minha arara. Dei tudo em doses baixas e uma vez na semana dava na seringa diretamente na bico dela. Ela ficou 1 meses ainda com as penas do rabo bem feias, a cloaca inchada e caindo do puleiro quando eu limpava a gaiola.

Atualmente a pena dela já está bonita novamente, voltou a tomar banho (o que não fazia até 2 semanas atrás) e está bem ativa na gaiola. Contudo a cloaca ainda está um pouquinho inchada (mas comparado 1 / 2 meses atrás bem melhor).

Por um pouco de falta de informação ou por me achar "veterinario" rs, eu não a levei a nenhum veterinário. Gostaria de saber se devo fazer mais alguma coisa para tentar melhorar de vez a cloaca dela. Existe alguma vitamina específica, pomada, antibiotico? Será que posso dar vermifugo a ela?

Tenho a intenção de junta-la novamente com o macho. Não tenho urgência em junta-los, vou fazer só quando considerar que ela está 100% recuperada. Coloco sempre as gaiolas próximas para eles ouvirem um ao outro e pelo menos 3x na semana coloco elas coladas uma do lado da outra para eles se verem.

De antemão, obrigado pela ajuda
dubaltha
dubaltha
Criador novato
Criador novato

Masculino
Sub-Nick : Dudu Balthazar
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim femea cloaca inchada Empty Re: Mandarim femea cloaca inchada

Mensagem por Celia Maria Cayres Qua Mar 09, 2016 6:56 pm

Boa noite amigos da Nação dos Pássaros !

Dubatha,

1) Seria melhor leva-la ao veterinário para ser avaliada e tratada corretamente.

2) Verificou se ela não está com ovo preso ?

3) APLICAR VERMIFUGO NUM PÁSSARO DOENTE, ESTARÁ AUMENTANDO OS SINTOMAS, O VERMIFUGO ABAIXA MAIS A IMUNIDADE DO PÁSSARO, PODENDO ACARRETAR O ÓBITO.

4) Verifique se ela está se alimentando, sugiro que ofereça papinha para filhotes com uma seringá, coloque uma gota de Vitagold na papinha, uma vez por dia, mas a papinha deve ser oferecida várias vezes ao dia, assim evitará dela ficar mais fraca e morrer de fome.

5) Verifique se ela tem uma divisão no meio do peito ou magreza ,pode ser peito seco, alimente-a várias vezes aos dia.

6) Quantos dias fazem que você terminou o último tratamento ?

Me mantenha informada !
Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Reputação : 393

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo