Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda Azulão pelo amor de deus

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda Azulão pelo amor de deus  Empty Ajuda Azulão pelo amor de deus

Mensagem por Lucas Pe Dom Out 26, 2014 6:00 am

Oi Gente eu não passo de um criador simples apaixonado por passaros tenho canario da terra coleiros galos de campina patativas e um 1 azulão logo ele se destaca mas por que? Vim pedi ajuda de vocês ele está abrindo e fechando bico mas eu chego perto dele ele continua eu até pensei acho que deve tá marcando território acho que ele está tentando me ataca mas após um tempo eu fiquei olhando posts no google todos diferentes ele estava normal de ontem pra hoje a muda dele encruo eu acho mas ele está sem penas no pescoço e sem rabo mas o caso nao e esse ele canta pela manha baixinho hoje não cheguei a ouvi canta até agora bem gente e isso ai outra coisa já tentaram rouba meus passaros ai eu peguei eles alguns galo de campina patativa e o azulão ´so que lá tras tem periquitos(Passaros) não estão doentes eu acho que ele está tentando marca território por favor me ajudem caso precisem de foto meu celular eu um lixo me adiciona ao Whatshap ai eu envio alguem posta aqui por favor 81 8525-9436 Muito obrigado espero que voces me ajudem e esse forum tá de parabens sempre ajudando os outros !

Meu passaro e legalizado tudo certinho onde eu moro não tem veterinario de passaros só tem um mas e muito longe !
Lucas Pe
Lucas Pe
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 16
Reputação : 0
Idade : 37
Data de inscrição : 21/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Azulão pelo amor de deus  Empty Re: Ajuda Azulão pelo amor de deus

Mensagem por Lucas Pe Dom Out 26, 2014 8:31 pm

Up me ajudem por favor !
Lucas Pe
Lucas Pe
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 16
Reputação : 0
Idade : 37
Data de inscrição : 21/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Azulão pelo amor de deus  Empty Re: Ajuda Azulão pelo amor de deus

Mensagem por Gil Vieira Seg Out 27, 2014 8:49 am

Oi Lucas!

Em relação a muda encruada seria bom você comprar o polivitamínico Vita gold e colocar na água dele por um tempo, irá normalizar a muda. Já a parte de abrir o bico pode ser mesmo um hábito de marcar território ou alguma doença respiratória. De qualquer forma, tente comprar o medicamento Allax que é especifico para combater microrganismos que impedem o funcionamento normal do sistema respiratório e administrar conforme a bula nele e olhe se tem alguma melhora..
Gil Vieira
Gil Vieira
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 18
Mensagens : 3010
Reputação : 447
Idade : 28
Data de inscrição : 13/04/2014
Localização : Parnaíba/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Azulão pelo amor de deus  Empty Re: Ajuda Azulão pelo amor de deus

Mensagem por Lucas Pe Seg Out 27, 2014 4:09 pm

Bom amigo ele ja paro de fazer isso irei espera um tempo pra compra remedio pq to sem grana :\
Lucas Pe
Lucas Pe
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 16
Reputação : 0
Idade : 37
Data de inscrição : 21/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Azulão pelo amor de deus  Empty Re: Ajuda Azulão pelo amor de deus

Mensagem por Celia Maria Cayres Seg Out 27, 2014 6:24 pm

Boa noite amigos Criadores de Pássaros !

Lucas,

Analisando:

1)  Muda encruada.

A muda encruada ocorre quando o período de muda passa e seu pássaro continua sem penas.

Um dos fatores que encrua a muda é a deficiência vitamínica da ave, então administre um complexo vitamínico na água ou na ração da ave.

Ocorre por alimentação errada, correntes de ar e temperatura, sendo que durante a muda deve-se dar a ave Ferro (Avitrin-Ferro) por no mínimo 10 dias para que ela não venha a encruar.

O processo varia de acordo com o clima da região. Se estiver quente a muda é antecipada e dura pouco tempo, porém, se o clima for fresco ou frio a muda atrasa e pode durar de 6 a 8 semanas.

Ocorre todos os anos e inicia-se após a época de cria. Se o pássaro foi bem alimentado irá mudar suas penas facilmente e não passará de 6 a 8 semanas. Durante a muda a ave pode perder boa parte das penas ao mesmo tempo, mantendo, entretanto, uma razoável quantidade para proteger o corpo e voar. 

Caso a muda encrue, uma dica interessante é triturar pedacinhos de carvão (o próprio para churrasco) e colocar no fundo da gaiola. Com alimentação correta, longe das correntes de ar e com vitaminas (especialmente cálcio e ferro) , (osso de ciba), casca de ovo, vegetais, Legumes (pepino)e farinhada. Alguns dias seu pássaro começa a trocar as penas e sai da muda encruada.

Precisa verificar alimentação oferecida e o tipo de manejo que utiliza quando o pássaro entra em período de muda.

O banhos de sol (entre 8h e 9h) ajudam muito durante a muda. A alimentação também precisa ser balanceada, contendo cálcio (osso de ciba), casca de ovo, vegetais e farinhada. Na água você pode colocar algumas gotas de complexo vitamínico que contenha ferro ou cálcio.

2) Sem penas no pescoço e sem rabo.

Existem algumas razões para que o Azulão fique sem penas. Algumas delas por fatores externos, outras por questões psicológicas da própria ave. No que toca aos fatores externos, há de se mencionar os ácaros, a alta umidade e os problemas hepáticos (no fígado do pássaro). No que toca aos fatores psicológicos, há de se mencionar a presença de outros machos cantando próximos ao Azulão enquanto ele faz sua muda (ou a presença de fêmeas, mantendo-o quente enquanto ele deveria estar descansando). 

O importante é deixar o pássaro em um lugar tranquilo e descansando.


Cubra a gaiola e deixe, só mexa para tratar e limpar a gaiola.


Quanto à umidade, o criador pode perceber se deixa sua ave pendurada em lugares úmidos ou em lugares ventilados, arejados e que recebem luz do sol. Se seu Azulão tem problemas de penas e você desconfia que o problema pode ser a umidade, mude-o de lugar. Talvez, na próxima muda, o problema seja resolvido.

Quanto à umidade, há uma prática entre criadores para tentar diminuí-la e fazer crescer novamente as penas do Azulão: Carvão triturado no fundo da gaiola por 15 dias (trocados DIARIAMENTE). O carvão puxa toda a umidade do ambiente próximo à gaiola e as penas do Azulão voltam a crescer. Criadores conceituados têm tido sucesso com esta técnica. (artigo : Muda encruada em Azulões), procure ler esse artigo no nosso Fórum.

Nos adultos a muda das penas das asas ocorre simultaneamente o as penas do corpo são completamente trocadas do centro para as extremidades terminando na cabeça da ave. E durante o processo os machos param de cantar.

3) Possível causas de falta de penas :ácaros, piolhos, sarna.


Sarna: Acredito que não seja , como relatou pode ser muda encruada.


Ele se coça ?

Coloque uma banheira com água e 05 gotas de vinagre na água para ele tomar banho e o banho de sol pela manhã.

Se for piolhos pode amenizar um pouco.

Necessário limpar e lavar a gaiola, poleiros, bebedouros e utensílios, depois de limpos colocar no sol.

Use um produto para combater os piolhos : Piolhaves ou Kleen Spray.

4) Problemas respiratórios : 

O pássaro está com chiado ou respiração ofegante principalmente durante à noite ?


5) Verifique se está com peito seco ou seja uma divisória no meio do peito, uns dos fatores a alimentação não está correta.

Amigo, leia primeiro e analise os sintomas !

Antes de aplicar algum tratamento nos mantenha informados para podermos orienta-lo, ok ? Wink
Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Mensagens : 2985
Reputação : 393
Idade : 58
Data de inscrição : 06/08/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Azulão pelo amor de deus  Empty SOCORRO AZULAO

Mensagem por Lucas Pe Ter Out 28, 2014 9:56 pm

Bem ele já paro de fazer isso agora não acho que e umidade eu boto 5 gotas de vinagre com alcon? eu do sempre avitrin vitaminic a todos meus passaros mas o azulao e que complicado mesmo vo deixa-lo em um lugar bem afastado sem ninguem e cubro a gaiola? blz valeu amigos posso fazer uma pergunta? tenho um papa capim macho mas ele não come alpiste so painço eu do alpiste separado ele fica sem comer oq devo fazer !
Lucas Pe
Lucas Pe
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 16
Reputação : 0
Idade : 37
Data de inscrição : 21/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Azulão pelo amor de deus  Empty Re: Ajuda Azulão pelo amor de deus

Mensagem por Celia Maria Cayres Ter Out 28, 2014 10:51 pm

Bom dia amigos da Nação dos Pássaros !

Lucas, 

eu boto 5 gotas de vinagre com alcon? (Eu não entendi essa parte.)
 
O manejo do azulão tem que ser correto, pois se não for, acontece problemas com as penas como a muda encruada.

Siga as dicas, deixe-o em local tranquilo e cubra a gaiola, só mexa para alimenta-lo e limpar a gaiola.

É necessário ler os artigos de manejo do Azulão.


Referente ao Papa-Capim, é necessário abrir um novo tópico no local correto para tirar as suas dúvidas, ok ?  Wink
Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Mensagens : 2985
Reputação : 393
Idade : 58
Data de inscrição : 06/08/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Azulão pelo amor de deus  Empty Re: Ajuda Azulão pelo amor de deus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos