Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[HELP] Fêmea de periquito australiano com comportamento estranho

4 participantes

Ir para baixo

[HELP] Fêmea de periquito australiano com comportamento estranho Empty [HELP] Fêmea de periquito australiano com comportamento estranho

Mensagem por leticia_cristina Ter Set 16, 2014 12:43 pm

Olá pessoal,

Sei que já faz um bom tempo que não estou mais disponível aqui no fórum, mas gostaria que vocês soubessem que estou extremamente ocupada com tarefas pessoais, portanto ultimamente não tenho muito tempo para entrar aqui, peço desculpas pela minha ausência. Bom, depois de tanto tempo sem ter problemas com minhas aves, surge um problema recente... A questão é que meu casal teve recentemente uma postura e dessa postura saiu somente um filhote (que por sinal já está crescido), porém quando o filhote completou 35 dias de vida, o casal começou a deixa-lo de lado, passando somente o pai alimenta-lo, muito pouco por sinal. Desse modo, tive que passar a reforçar a sua alimentação com papinha. Nesse meio tempo, percebi que o mesmo casal estava preste a iniciar outra postura, porém optei por não seguir em frente com essa postura e sim dar um descanso para a fêmea. Já faz alguns dias que a fêmea está botando ovos, sendo que já descartei quatro ovos, porém hoje comecei a notar que a fêmea está um pouco abatida, com as asas caídas, cauda e cabeça baixas, e levemente com as penas eriçadas. Além disso, ela só quer ficar dentro do ninho (mesmo com esse calor que está fazendo aqui na minha cidade) e quando resolve sair do ninho, fica deitada no poleiro (como se fosse em posição de chocar), também quando vai se alimentar fica com a cabeça abaixada dentro do comedouro, sem reagir. No primeiro instante pensei que fosse ovo preso, porém notei que ela não está com a cloca muito inchada, somente um pouco roxa. O que será que pode estar acontecendo? Será que ela ficou assim por causa que está sentindo falta dos seus ovos que eu descartei? O que vocês sugiram que eu faça?

OBS: a fêmea está junto com o macho na mesma gaiola. Já separei o filhote do casal e acabei de retirar o ninho da gaiola do casal (para obviamente não ter mais posturas seguidas).
Estarei aguardando por ajuda...

Atenciosamente.
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Reputação : 235

Ir para o topo Ir para baixo

[HELP] Fêmea de periquito australiano com comportamento estranho Empty Re: [HELP] Fêmea de periquito australiano com comportamento estranho

Mensagem por luispauloxd Ter Set 16, 2014 1:15 pm

deixe o niho na gaiola pra ela acabar sua postura quando ela acaba voce tira os ovos ela deve ta segurando os ovos coloco o nilho depois vc descarta os ovovs e tira o ninho
luispauloxd
luispauloxd
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 7
Reputação : 5

[HELP] Fêmea de periquito australiano com comportamento estranho Empty Re: [HELP] Fêmea de periquito australiano com comportamento estranho

Mensagem por Diego Pires Ter Set 16, 2014 4:05 pm

Por serem pássaros espertos, acho que pode ser sim a falta dos ovos, mas concordo com a retirada do ninho, o máximo que poderia ser feito era ter retirado o ninho assim que ela retirou o filhote de dentro, agora creio que existam apenas duas resoluções:
-Verificar primeiro se ela não ficou doente demais e dar cuidado especial a ela, já que sei que você é uma criadora competente.
-E logo após isso, infelizmente só o tempo fará ela realmente ficar boa e daqui a um mês, quem sabe, esperar ela entrar em época e já colocar o ninho de volta para uma nova postura.
Diego Pires
Diego Pires
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Sub-Nick : Diego Pires
Quantos pássaros você cria? : 19
Reputação : 11

Mensagem por Gil Vieira Ter Set 16, 2014 4:26 pm

Bem vinda de volta Leticia, quando puder.. poste fotos do filhote, estou curiosa pra saber como ele ficou =) .

Então, não sei bem mas creio que ela deve estar bem fraca após ter tido uma postura com filhote e começado outra seguida. Tenta colocar um polivitamínico na água, reforçar a fonte de cálcio, coloca-los para tomar um pouco de sol no período da manhã ou até solta-los (Os pais e filhote) pela casa para que possam se divertir um pouquinho. Torço para não ser nada grave e que ela melhore em breve!!
Gil Vieira
Gil Vieira
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 18
Reputação : 447

Mensagem por leticia_cristina Qua Set 17, 2014 9:39 am

Olá Luis Paulo,

Sim, vou fazer isso mesmo, deixarei o ninho até ela encerrar a postura e então o retiro para não haver mais o risco dela iniciar outras posturas seguidas. Obrigada pela ajuda!

Olá Diego,

Realmente o erro foi meu de ter deixado o ninho na gaiola, porém quando ela começou a querer iniciar uma nova postura, o filhote ainda passava a maior parte do tempo no ninho e ainda não sabia se alimentar sozinho (sendo que o pai o alimentava). Além disso, eu não tinha outra gaiola para separa-lo dos pais, tive que comprar uma esses dias atrás... Irei observar o comportamento dela no decorrer desses dias, se ela não apresentar melhora por conta própria, irei tomar alguma atitude. Obrigada pela ajuda!

Olá Gil,

Sim, pode deixar que irei seguir suas dicas. Se daqui 2 dias ela não apresentar melhora por conta própria, irei administrar o polivitamínico. Ah, quando eu puder, posto fotos do filhote, ele já está bem grandinho e esperto, também já aprendeu a comer sozinho, come de tudo rsrs. Obrigada pela ajuda!

Abraços á todos.
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Reputação : 235

Mensagem por Diego Pires Qua Set 17, 2014 9:45 am

De nada, já aprendi tanto com você e o pessoal neste site, portanto bem-vinda novamente e que dê tudo certo .
Diego Pires
Diego Pires
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Sub-Nick : Diego Pires
Quantos pássaros você cria? : 19
Reputação : 11

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo