Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

5 participantes

Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por ErickTierling Seg Jul 07, 2014 8:48 pm

Olá pessoal! Tudo bem?

Pois é... venho com mais uma dúvida...@ Filhotinh@ que tenho aqui (do casal que a mãe matou os outros dois) está com 2 probleminhas (ou tres, nao sei):

1º Espirrando DEMAIS! Como posso resolver isso?
2º Está comendo as sementes COM casca (nao aprendeu a descascar, creio eu pois foi "repentina" a saída e qdo colokei com aquela q tem probleminha na patinha ela bateu nel@ e já retirei pra nao piorar as coisas. Isso dá algum problema? (É por isso que as fezes ao invés de estar "verde escura e branca" está "preta e branca"?

Oferecer Avitrin Complexo Vitamínico ajuda? (ele ah com 1 mes e 4 dias)

Quero mto ver este filhote saudável e feliz com os outros quitos.

Fico no aguardo pessoal. 

Obrigado
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 35
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por assis.andrea Seg Jul 07, 2014 10:58 pm

Erick,
Sobre os espirros, a Letícia postou uma pergunta a respeito em fevereiro deste ano : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] . Lá tem várias dicas.
Sobre se alimentar e não tirar as casquinhas... isso aí não sei não... Será que tem alguém que já passou por isso ?
Espero ter ajudado ...
Bye.
assis.andrea
assis.andrea
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino
Mensagens : 84
Reputação : 3
Idade : 59
Data de inscrição : 13/05/2014
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por Reryson Colares Ter Jul 08, 2014 7:42 am

E ai mano, bom não entendo nada de periquitos, mas os espirros podem ser ácaros na traqueia ou até mesmo um resfriado.
Não adianta fornecer vitamina, lembre-se vitamina só para aves que realmente precisam, fornecer polivitamínico só irá sobrecarregar o fígado do pequeno.

A respiração dele esta pesada e com barulho?
Reryson Colares
Reryson Colares
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 28
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por leticia_cristina Ter Jul 08, 2014 10:03 am

Olá a todos,

Érick, apesar de não nos darmos bem, acredito que qualquer ajuda seja bem vinda. 

Bom, acredito que ela não esteja com ácaros na traqueia, afinal ela é muito novinha para apresentar sintomas de doenças mais "sérias". Além disso, como ela possui somente 1 mês e 4 dias, creio que ela seja muito novinha para começar a se alimentar de "cara" sozinha, no começo é assim mesmo, até ela se acostumar a comer sozinha, irá demorar mais alguns dias, pois não é de uma hora para outra que ela aprenderá descascar as sementes, ela vai treinando e com o passar dos dias ela aprenderá. Quanto ao avitrin, não recomendo começar administrar medicamentos pelo fato dela ser muito filhote, pois filhotes não possuem tanta "resistência" contra medicamentos, a não ser se seja algo de vida ou morte.

Se possível, me responda algumas perguntas:

1- Como você teve que retira-la dos pais, ela está ficando onde? Em uma caixa de sapato?
2- Em que local ela fica dentro dessa caixa? No chão? Em cima da mesa? 
3- Como ela teve que sair muito nova dos cuidados dos pais, ela precisa se aquecer, você utiliza alguma fonte de energia para aquecê-la?
4- Ela fica em um local úmido? 
5- Ai na sua cidade, de repente houve mudanças climáticas?
6- Ela fica com as penas eriçadas ou estufada?
7- Ela apresentar estar abatida/triste?
8- Além das fezes pretas, elá está com diarreia?

Já suspeito o que ela deve ter...
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por ErickTierling Ter Jul 08, 2014 12:52 pm

Andrea, mtoooo obrigado pelo link. 

Reryson, mto obrigado pelas infos... a respiração é bem pesadinha...

Lele
1 - Fica numa caixa de sapato com serragem ração bebedouro com agua (Sem nd nela) e um ninho, porém soh fica ali quando saimos de casa ou hr de dormir, caso contrario fica solto (na maioria das vezes no corpo de alguém de casa pois todos mimam hehe

2- A caixa fica no chão, mas é uma caixa grossa de papelão e além disso tem a serragem tbm pra nao deixar nd sujo nem frio;

3 - Fica no meu quarto e mesmo assim, eh o comodo mais quente da casa e ainda cubro a caixa e ninho para nao pegar vento (esta noite dormiu numa cadeira encostada na minha cama, porém tinha cobertor, lençol e tudo omais).

4 - Não fica em local úmido...

5 - Não... a cidade tah meio fria já faz tempo e hoje q começou a garoar

6 - na cabeça fica meio eriçada (acho q eh d tanto q ficamos fazendo carinho eh soh chegar perto da mao q ela ja eriça mais ainda), de resto nao tah tao eriçada nao.

7 - Ela aparenta estar com mto sono, apenas isso, mas se colocamos na mesa do meu quarto, vai rapidinho explorar todos os cantos (o mesmo qdo deixo no chão).

8 - Sem diarréia.. as fezes de ontem pra hj ficou menos preta e mais esverdeada, porém fezes "firminhas". (Murilo até comentou que pode ser pelas cascas terem mta fibra).
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 35
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por leticia_cristina Ter Jul 08, 2014 1:12 pm

Érick, sendo assim, descarto a hipótese do que eu havia pensando que era. Enfim, acredito que as fezes meio negras, seja devido a alimentação mesmo, já os espirros, seja devido a poeira, cheiro de perfume ou produto de limpeza perto da ave.

Quando ela espirra, a narina dela fica úmida ou sequinha mesmo?
Ela possui dificuldade respiratória?
Dá para ouvir chiados?

Se quando ela espirra, a narina fica úmida e/ou com corrimento nasal, talvez seja sinal de infecção bacteriana, ao contrário do ser humano que é viral. Já, se ela somente espirra sem a narina ficar úmida e/ou com corrimento nasal, pode ser que a poeira esteja provocando esses espirros ou outras coisas que citei acima... Acredito que não seja nada de mais grave, pois os sintomas preocupantes são diarreia, mudança exagerada na coloração das fezes, penas eriçadas e tristeza excessiva, porém como ela não apresenta nenhum desses sintomas, creio que deva ser um resfriado mesmo.

Além disso, você já tentou oferecer farinhada industrializa para ela? Pelo menos não precisa descascar nada... Se caso ela não esteja se alimentando bem, você terá que começar administrar a papinha e quando ela crescer um pouquinho mais, tentar oferecer as sementes novamente.
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por ErickTierling Ter Jul 08, 2014 1:16 pm

Olha lele... deve ser algo parecido pois nao tem perfume no meu quarto (sou alérgico ao alcool que produz) entao soh se for o desodorante.

Quando espirra fica sekinho, mas se espirrar na tua mao tu fica com uma "gotinha" do espirro.

Possui dificuldade... na vdd nao sei se eh dificuldade ou se aparenta mais pelo tamanho inferior ao normal pois quando respira, as asas ateh se mexem e tals, fica mexendo o corpo sabe (aquela respiração forte).
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 35
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por leticia_cristina Ter Jul 08, 2014 1:30 pm

Sinceramente acredito que ela não esteja com nada de mais grave, talvez a sua preocupação esteja aumentando o problema kkk. O que eu recomendo é mante-la bem aquecida e alimentada que provavelmente ela irá se curar rapidinho... O meu macho estava com esses espirros um tempo atrás, daí comecei a tomar esses cuidados e ele melhorou sozinho, nem precisei medica-lo. Além disso, por algumas horas do dia, deixe uma lampada de 60 watts perto dela, já que a temperatura deve ser mantida de acordo com o seu bom senso, pois disse que 50% dos casos, os pássaros são curados somente com o calor da lampada... Quanto a alimentação, já tentou seguir a minha dica da farinhada que citei acima?

Se caso ela começar a apresentar diarreia e mudança drástica na coloração delas, volte a nos informar, pois daí já é outra situação que devemos obter cuidados especiais.
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por ErickTierling Ter Jul 08, 2014 1:50 pm

Lele... calor ela já tem pois tem d tudo (soh falta ter controle de temperatura dentro da caixa, pois qdo tah com a gente oiu tah com lã/cobertor ouentao no nosso corpo (Q eh quente).

Quanto a farinhada.. ja ofereci d tudo e nao aceita... soh aceita sementes mesmo... =S
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 35
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por leticia_cristina Ter Jul 08, 2014 2:27 pm

Complicado... É porque ela é muito novinha ainda pra aprender a se alimentar sozinha. Será que não daria para alimenta-la na papinha mais um mês? Daí quando ela completasse 2 meses, você voltava a oferecer as sementes, quem sabe até lá ela já esteja maiorzinha e aprenda a se alimentar sozinha...
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por ErickTierling Ter Jul 08, 2014 3:08 pm

Entendo... com a idae dela o quito ja eh independente... Ela come bem as sementes... a unica coisa eh q come com casca...
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 35
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por Gil Vieira Ter Jul 08, 2014 3:11 pm

Talvez seja por causa da casca que ela esteja espirrando , ela está sozinha ou em um viveiro Erick ?
Gil Vieira
Gil Vieira
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 18
Mensagens : 3010
Reputação : 447
Idade : 28
Data de inscrição : 13/04/2014
Localização : Parnaíba/PI

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por ErickTierling Ter Jul 08, 2014 3:35 pm

Pq a casca faria espirrar? nao entendi...

Ele esta sozinho solto (criando no meu quarto praticamente)... o bico ainda está escuro (por ser novinho)...
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 35
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por Gil Vieira Ter Jul 08, 2014 3:42 pm

Isso que eu vou falar pode até ser engraçado mais aconteceu , um dia desses fui assoprar as cascas dos potes e infelizmente uma entrou pelo meu nariz .. aquilo me fez tossir muito pois ficou preso na garganta kkk .. então , pode ser que isso esteja acontecendo com ela . Sei lá , é apenas um hipótese kkkk .
Gil Vieira
Gil Vieira
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 18
Mensagens : 3010
Reputação : 447
Idade : 28
Data de inscrição : 13/04/2014
Localização : Parnaíba/PI

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por ErickTierling Ter Jul 08, 2014 5:20 pm

Creio que seja só resfriado mesmo, pois ele engole duma vez a semente, nao chega a "triturá-la" pra deixar cascas...

Espero que logo melhore xD

P.s: está fortinho o filhote... minha mae deixou dentro do ninho dentro da caixa de sapato e qdo fui ver, ja tava do outro lado do quarto ahuahuahuahahuahua
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 35
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por ErickTierling Ter Jul 08, 2014 9:05 pm

Apenas uma observação... qdo respira, faz barulho... normal isso?
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 35
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por leticia_cristina Ter Jul 08, 2014 9:09 pm

Normal não é, mas acredito que seja devido ao resfriado mesmo, pois mexe com toda a respiração e tal... Deixe ele em observação e daqui alguns dias volte a nos informar se ele apresenta alguma melhora Smile
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por ErickTierling Qua Jul 09, 2014 12:14 pm

Boa Tarde pessoal.

Venho informar o falecimento do filhote.
Hj ele acordou bem estranho, nao queria comer nem nd e soh queria ficar apoiado em alguma parte (no caso, meu dedo). Disso foi piorando e em questao de 1h ele perdeu equilibrio, perdeu senso de direção, perdeu firmeza do corpo, as patas atrofiaram e disso apenas agonizou e partiu.

Obrigado a todos que me ajudaram com esse pequeno que soube marcar teu espacinho na minha vida.

ENCERRANDO TÓPICO.
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 35
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente Empty Re: [DÚVIDA] Periquito espirrando demais e comendo diferente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos