Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Início do choco e outras dúvidas.Objetivo criar sem amas.

4 participantes

Ir para baixo

Início do choco e outras dúvidas.Objetivo criar sem amas. Empty Início do choco e outras dúvidas.Objetivo criar sem amas.

Mensagem por Augusto Martins Qui Abr 24, 2014 8:30 am

Bom dia a todos.
 
1)Ambiente de criação.
 
Gaiolão de arame medindo c=0,98 cm, l=0,39, h=0,50 com dois bebedouros, 1 comedouro com 60% de painço e 40% de alpiste.Um outro cocho menor com areia, carvão ostra e erva doce.Ainda tem um terceiro cocho contendo farinhada Alcon Clube pássaros frigívoros e insetívoros além de disponibilizar também osso de siba.Tenho ainda dois ninhos sendo um externo e outro interno, banheira com água para banhos em dias alternados, poleiros coletivos e individuais.Temperatura média ambiente da minha região 32 graus e normalmente baixa umidade relativa do ar.Esta gaiola se encontra no terraço, em local fixo e no alto.
 
2)População.
 
8 goulds sendo dois machos e seis fêmeas.
 
3)Dúvidas.(Nunca criei Goulds).
 
3.1)Neste ambiente posso atingir um total de 11 goulds sendo 6 fêmeas e cinco machos.
 
3.2)Se for possível atingir esta quantidade há possibilidade de reprodução neste mesmo ambiente.
 
3.3)Em um dos ninhos há onze ovinhos o que me leva a deduzir que os dois casais formados estão pondo no mesmo ninho.
 
3.4)Não vejo o ninho ocupado constantemente com alguma ave fazendo o choco.Eventualmente vejo um macho ou uma fêmea no mesmo.
 
Observações.
 
Pretendo colocar 11 goulds sendo a quantidade de fêmeas maior do que a de machos, tendo como objetivo fazer com que as fêmeas possam escolher seus parceiros, pois, a possibilidade de ocorrer cria pelos próprios pais aumenta consideravelmente quando os casais se escolhem livremente, aumentado assim a possibilidade dos filhotes serem criados pelos próprios pais, segundo aliteratura.
 
Os ovinhos são colocados no ninho externo.Ambos os ninhos possuem duas câmaras.
 
Se eu pintar o interior do ninho de preto há alguma interferência.
 
Existealgum procedimento ou conduta que possa adotar para estimular a cria sem pais adotivos ou seja amas.
 
Não sei onde fica a interrogação no meu teclado perdão.
 
Desde já agradeço a todos pela colaboração e paciÇencia em ler minha redação.
 
Augusto Reis.
Augusto Martins
Augusto Martins
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 65
Data de inscrição : 21/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Início do choco e outras dúvidas.Objetivo criar sem amas. Empty Re: Início do choco e outras dúvidas.Objetivo criar sem amas.

Mensagem por fboliveira Dom Abr 27, 2014 7:33 am

Bom dia Augusto, como vc sou iniciante, apenas 2 meses de criaçao. Dei a sorte de ja esta conseguindo a eclosao de alguns ovos, estou atualmente com 5 femeas e 6 machos, em um viveiro de 4 m. Conto com o auxilio de uma incubadora e cruadouro artificial, pois nao pretendo criar com amas, mas na tua situaçao, introduza mais machos e ponha mais ninhos, todos se possivel na mesma altura no interior ou exterior, para nao ocorrer disputa pelo ninho. nao ha necessidade de pintar os ninhos, apenas forneça material para a construçao. Quanto a alimentaçao aos meus forneço tao somente mistura para exoticos, farinhada cc2030, e areia com carvao. Estao super bem. Estou atualmente cuidando de 3 filhotes na papa. Aliaz e bom que tenha sempre em casa um potinho, para o caso de algum abandono dos pais. Como lhe disse sou apenas um iniciante, cheio de duvidas mas aos poucos obtendo algum resultado. Espero ter contribuido um pouco que seja. Fernando.
fboliveira
fboliveira
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 32
Mensagens : 55
Reputação : 1
Idade : 44
Data de inscrição : 26/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Início do choco e outras dúvidas.Objetivo criar sem amas. Empty Re: Início do choco e outras dúvidas.Objetivo criar sem amas.

Mensagem por William Monteiro Sex maio 30, 2014 4:28 pm

O numero de machos deve ser maior que as fêmeas , assim como o numero de ninhos deve ser maior que o numero de casais no total , ou seja , 6 fêmeas e 8 machos = a 8 ninhos para 6 casais formados !
A pintura interna do ninho pode gerar problemas devido a química da tinta , se a mesma descascar a ave pode ingerir e resultar em problemas !

O principal dentro da suas dúvidas é a cria direta e se existe uma dica para isso acontecer com sucesso , correto ?
A criação direta (sem amas) é o caminho mais longo e árduo para quem pensa em criar não só o Gould mas outros diamantes também.
A maior dica que dou a vc é a "paciência" , e deixar que os próprios casais adquiram experiência em criar seus filhotes , isso porque o Gould é visto como péssimo pai e por isso usamos amas.
Criar direto é se deparar com o ninho cheio de ovos e derrepente os pais abandonam o ninho , ou jogam os ovos para fora ou quebram os mesmos e muitas vezes isso se repete deixando o criador dentro da dúvida de manter ou não essa condição !
A opção por criar direto tem efeito e causa , e é bem isso que disse a vc.. Ficar atento , recolocar os ovos no ninho e insistir sem ter prazo ou ansiedade para ver filhotes saírem com este método é a melhor dica para o sucesso na criação direta.
Crio Goulds a anos , tenho vários casais criando no sistema de amas e direto também e o Gould é uma ave com particularidades que testam o criador , pois existem excelentes casais e casais complicados que vem a se reproduzir depois de muito tempo após serem acasalados.
Um bom manejo , como boa alimentação , um local tranquilo sem a presença constante de pessoas ou outros animais , uma suplementação ideal com cálcio , Vitamina- E , entre outros complexos vitamínicos e principalmente muuuuita paciência e dedicação a suas aves , vc vai obter resultados gradativos até atingir o desejado...
William Monteiro
William Monteiro
Ausente

Masculino
Mensagens : 1757
Reputação : 166
Idade : 49
Data de inscrição : 19/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Início do choco e outras dúvidas.Objetivo criar sem amas. Empty Re: Início do choco e outras dúvidas.Objetivo criar sem amas.

Mensagem por ErickTierling Dom Dez 14, 2014 7:18 am

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Início do choco e outras dúvidas.Objetivo criar sem amas. Empty Re: Início do choco e outras dúvidas.Objetivo criar sem amas.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos