Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre licença ambiental

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre licença ambiental Empty Dúvida sobre licença ambiental

Mensagem por asmarchesi Qui Abr 03, 2014 9:43 am

Caminhando pela orla da praia de Jacaraípe, um amigo meu encontrou um ninho de periquito-rei destruído por vândalos e lá haviam 3 filhotes, 2 mortos e um quase morto. Ele levou pra casa em sua própria camisa, colocou em uma caixa de serragem e correu na casapet da rua e começou a alimentar o filhote - que nem estava com o olho aberto ainda. Mas como meu amigo trabalha e não poderia dedicar-se ao pássaro eu pedi que me desse a ''cucuia'' (não sei se macho ou fêmea)... a cucuia abriu os olhos comigo e desde então só conhece a mim e ao meu marido como seus pais... se a gente sai de perto ela se desespera e bem, por isso estou aqui: ela não tem referência da raça e por isso não quero soltá-la e ter medo q ela sofra, ela fica livre aqui em casa e não foge - não cortei as asas! - e quero saber se é possível legalizá-la ser perder minha companheirinha, que hoje completa 6 meses!
asmarchesi
asmarchesi
Criador novato
Criador novato

Feminino
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 42
Data de inscrição : 02/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre licença ambiental Empty Re: Dúvida sobre licença ambiental

Mensagem por Gil Vieira Dom Abr 13, 2014 8:29 pm

Neeem se preocupe rs , O Periquito-rei não é considerada uma ave ameaçada =) , e é sim criada em '' cativeiro '' ou como você está fazendo , domesticada e não precisar legalizar por ser uma ave em estado pouco preocupante , então .. aconselho a procurar um par pra ele ou ela *u* , a família Psittacidae ( Da onde o Periquito faz parte ) é muito carinhosa com seu parceiro e fica triste quando solitária .. então tente achar outro da mesma espécie em sua cidade , se não .. crie outros periquitos que não sejam '' Rei '' só pra fazer companhia =) , abç .
Gil Vieira
Gil Vieira
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 18
Mensagens : 3010
Reputação : 447
Idade : 28
Data de inscrição : 13/04/2014
Localização : Parnaíba/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre licença ambiental Empty Re: Dúvida sobre licença ambiental

Mensagem por Ramon Bezerra Dom Abr 13, 2014 8:54 pm

Gil Vieira escreveu:Neeem se preocupe rs , O Periquito-rei não é considerada uma ave ameaçada =) , e é sim criada em '' cativeiro '' ou como você está fazendo , domesticada e não precisar legalizar por ser uma ave em estado pouco preocupante , então .. aconselho a procurar um par pra ele ou ela *u* , a família Psittacidae ( Da onde o Periquito faz parte ) é muito carinhosa com seu parceiro e fica triste quando solitária .. então tente achar outro da mesma espécie em sua cidade , se não .. crie outros periquitos que não sejam '' Rei '' só pra fazer companhia =) , abç .

Caro Gil Vieira,
a única ave silvestre brasileira que é considerada doméstica é o pato comum. Esse sim se pode criar sem restrição alguma.

Uma sugestão quando ocorre casos como esse é tentar uma guarda como fiel depositário do animal junto ao órgão competente (Ibama ou entidade estadual de meio ambiente). Isso ainda no início. O mais rápido possível assim que surge a situação. Legalizar a ave não é possível.

Att.

Ramon
Ramon Bezerra
Ramon Bezerra
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Mensagens : 86
Reputação : 3
Idade : 46
Data de inscrição : 29/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre licença ambiental Empty Re: Dúvida sobre licença ambiental

Mensagem por Gil Vieira Dom Abr 13, 2014 9:05 pm

Ramon Bezerra escreveu:
Gil Vieira escreveu:Neeem se preocupe rs , O Periquito-rei não é considerada uma ave ameaçada =) , e é sim criada em '' cativeiro '' ou como você está fazendo , domesticada e não precisar legalizar por ser uma ave em estado pouco preocupante , então .. aconselho a procurar um par pra ele ou ela *u* , a família Psittacidae ( Da onde o Periquito faz parte ) é muito carinhosa com seu parceiro e fica triste quando solitária .. então tente achar outro da mesma espécie em sua cidade , se não .. crie outros periquitos que não sejam '' Rei '' só pra fazer companhia =) , abç .

Caro Gil Vieira,
a única ave silvestre brasileira que é considerada doméstica é o pato comum. Esse sim se pode criar sem restrição alguma.

Uma sugestão quando ocorre casos como esse é tentar uma guarda como fiel depositário do animal junto ao órgão competente (Ibama ou entidade estadual de meio ambiente). Isso ainda no início. O mais rápido possível assim que surge a situação. Legalizar a ave não é possível.

Att.

Ramon


Não Smile . Faço curso de Biologia Ramon , e pelo que sei .. doméstico significa : ''Aquilo que pode ser ou já foi amansado, adaptado à vida da casa '' . Ou seja , o pássaro dela , é sim um animal doméstico .. este , não sabe mais viver por si próprio , necessitando sempre de cuidados externos a não ser que seja colocado em um ambiente onde se encontrem vários da mesma espécie , ai sim .. ele irá aprender a se virar sozinho rs . E o Ibama não irá se preocupar com esta ave se ela estiver em ótimos cuidados que acredito que esteja *u* .
Gil Vieira
Gil Vieira
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 18
Mensagens : 3010
Reputação : 447
Idade : 28
Data de inscrição : 13/04/2014
Localização : Parnaíba/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre licença ambiental Empty Re: Dúvida sobre licença ambiental

Mensagem por Gil Vieira Ter Dez 16, 2014 1:31 pm

Tópico antigo e sem movimentação. Encerrado.
Gil Vieira
Gil Vieira
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 18
Mensagens : 3010
Reputação : 447
Idade : 28
Data de inscrição : 13/04/2014
Localização : Parnaíba/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre licença ambiental Empty Re: Dúvida sobre licença ambiental

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos