Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diamante com Ácaro na traquéia

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Gustavo Marques Qua Abr 02, 2014 4:02 pm

Boa tarde prezados!

Tudo indica que a minha fêmea de Diamante está com ácaro na traquéia, pois fica respirando abrindo o bico, fazendo um barulho ao respirar. Aparentemente está se alimentando normalmente, não está magra, não tomou vento. Gostaria de uma sugestão de remédio a utilizar nestas situações?

Desde já agradeço a atenção de todos!
Gustavo Marques
Gustavo Marques
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 39
Data de inscrição : 02/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Julia Sex Abr 04, 2014 11:01 am

Olá Gustavo,


Retirar nesta altura o gritez. O gritez contém substancias que dificultam o tratamento (minerais e carvão vegetal), usar uma mistura de semente mais rica e energéticas. Recorrer ao uso de  sementes cozidas ou  germinadas(ricas em ferro). Durante o período de tratamento não se deve dar banho nas aves doentes. O ALLAX é o melhor remédio, em estado avançado recomendo o IVOMEC.


Atenciosamente.
Julia
Julia
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : RobotXP
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1984
Reputação : 238
Idade : 30
Data de inscrição : 29/12/2013
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Gustavo Marques Qua Abr 09, 2014 4:23 pm

Obrigado pelas dicas Julia!

Mas não deu tempo de salvar a fêmea, ela morreu. Agora parece que o macho, que esteve um período próximo dela começa a apresentar os mesmos sintomas. Qual a dosagem de cada remédio deve ser dada? Quantos dias? Vou tentar com o ALLAX primeiro. Caso não surta efeito, entrarei com o IVOMEC.

Desde já agradeço a atenção!
Gustavo Marques
Gustavo Marques
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 39
Data de inscrição : 02/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Julia Sex Abr 11, 2014 5:58 pm

Olá Gustavo,

Desculpe pela demora. Que pena, não deu tempo de salvá-la, quanto ao outro temos que ser rápidos, já que a doença avança rápido. Allax: 1 (uma) gota para cada 5,0 g de peso vivo, Via Tópica. Instilar gotas na nuca do pássaro afastando as penas. Quanto ao Ivomec é um medicamento muito perigoso e não é apropriado para aves. Continue com o ALLAX, creio que aplica durante 3 dias consecutivos. Quanto a isso estou com dúvida.


Atenciosamente.
Julia
Julia
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : RobotXP
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1984
Reputação : 238
Idade : 30
Data de inscrição : 29/12/2013
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Gustavo Marques Ter Abr 22, 2014 5:05 pm

Obrigado pelas dicas Julia! Desculpe a demora para responder aqui.
Mas estou dando o ALLAX, já fiz três aplicações e não noto melhora, o que você sugere que eu faça? Continue com o ALLAX mais um tempo? Ou entro com algum outro medicamento? O veterinário disse que o ALLAX e o IVOMEC tem o mesmo princípio ativo.
Gustavo Marques
Gustavo Marques
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 39
Data de inscrição : 02/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por leticia_cristina Ter Abr 22, 2014 5:10 pm

Olá Gustavo,

Se a doença já estiver avançada, o Allax não irá adiantar mesmo, pois ele é considerado mais fraco do que o Ivomec por ser diluído na água. Já o Ivomec é mais utilizado em casos que a doença está mais avançada, ou seja, terá melhores resultados com o Ivomec.

Atenciosamente.
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Gustavo Marques Ter Abr 22, 2014 5:14 pm

Ah sim, muito obrigado!
Vou começar amanhã a tratar com o Ivomec então.
Tem algum específico que devo comprar? E a forma de usar é a mesma do ALLAX?

Desde já agradeço!
Gustavo Marques
Gustavo Marques
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 39
Data de inscrição : 02/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por leticia_cristina Ter Abr 22, 2014 5:26 pm

Gustavo, eu particularmente continuaria administrando o Allax. Sendo assim, o Allax deve ser administrado como dosagem ÚNICA, não pode ser repetida mais do que uma vez em dias seguidos, pois a superdosagem desse medicamento afeta o seu efeito, lembrando que todo medicamento deve ser administrado conforme a bula. Você devia ter aplicado somente em um dia 3 gotas na nuca da ave e se não notasse melhora, somente depois de 15 dias voltaria a aplicar mais 3 gotas, porém pelo que entendi você aplicou 9 gotas em 3 dias e não deu o intervalo de 15 dias?
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Gustavo Marques Ter Abr 22, 2014 5:31 pm

Na verdade o veterinário indicou que eu aplicasse apenas uma gota por semana... Hoje foi a terceira aplicação, e não noto melhora.
Gustavo Marques
Gustavo Marques
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 39
Data de inscrição : 02/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por leticia_cristina Ter Abr 22, 2014 5:39 pm

Esse veterinário era especializado em aves? Sinceramente nunca tinha ouvido falar que a dosagem pode ser feita com uma gota por semana.. pensando assim acho que não faz efeito mesmo.

Enfim, agora eu aconselharia a dar um intervalo de 15 dias e voltar a aplicar 3 gotas somente em UM DIA e não cada gota por semana, caso contrário não irá fazer efeito mesmo. Além disso preciso saber se ele continua muito debilitado ou se dá para aguardar os 15 dias, pois se na sua opinião você achar que ele não aguentará esperar 15 dias, devemos começar mesmo com o Ivomec.
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Gustavo Marques Ter Abr 22, 2014 5:43 pm

Esse veterinário não é especializado em aves! Trabalha mais com animais grandes, mas como tem um pet shop, também atende aves e animais menores... Na verdade ele está bem prejudicado pelos ácaros, pois fica puxando mais forte a respiração, a fêmea que eu perdi estava mais ou menos igual a ele está agora!
Gustavo Marques
Gustavo Marques
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 39
Data de inscrição : 02/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por leticia_cristina Ter Abr 22, 2014 5:56 pm

Gustavo, nesse caso agora entendo porque esse veterinário indicou 1 gota por semana! Se você como criador da ave afirma que ela não aguentará esperar por 15 dias, sugiro o mais rápido possível leva-lo até um veterinário especializado em aves, pois tenho receio de recomendar o Ivomec depois de ter ouvido algumas experiências com esse medicamento. Na verdade, o Ivomec é um medicamento muito forte e acredito que deva ser administrado somente por criadores experientes, em caso de criadores novatos aconselho a procurar sempre por um veterinário especializado em aves, pois como citei acima, já ouvi vários relatos de criadores que perderam algumas aves pelo uso do Ivomec. Além disso, um veterinário especializado em aves saberá corretamente o que receitar no caso do seu pássaro, além do Diamante Gould ser uma espécie de ave bastante frágil em relação as demais...

Aí na sua região não se encontra veterinário especializado em aves? Não possui nenhuma clínica veterinária que além de possuir veterinários comuns também possua veterinários especializados em aves?
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Gustavo Marques Ter Abr 22, 2014 6:07 pm

Concordo contigo Leticia... Mas na minha região não possui veterinários especializados em aves. Eu na verdade sou mais do que novato com relação aos Diamantes Gould, pois estava querendo cria-los, mas pelo que posso notar são aves muito fracas. Não devo dar sequência nesta criação, apesar de gostar muito dos Diamantes, e acha-lo bastante bonitos, prefiro mexer com aves um pouco mais robustas, como as calopsitas por exemplo, a qual já crio a quatro anos e nunca tive problema de doenças nas aves daqui de casa.
Gustavo Marques
Gustavo Marques
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 39
Data de inscrição : 02/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por leticia_cristina Qua Abr 23, 2014 11:39 am

Gustavo, o que eu posso fazer é lhe indicar o Ivomec e sua dosagem, mas vale lembrar que não me comprometo se vir acontecer alguma coisa com a ave, já que o Ivomec tem suas incertezas quanto a seu uso e que ainda não me formei em veterinária especializa em aves. Podemos tentar salvar essa ave, levando em consideração que ela também é um ser vivo igual a nós e portanto merece viver. Não desista da criação dessa espécie, qualquer espécie de pássaros pode vir a ficar doente e nem por isso temos que desistir da criação. Enfim, agora fica a seu critério aceitar que eu lhe receite o Ivomec e sua dosagem ou não..
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Gustavo Marques Qua Abr 23, 2014 12:13 pm

Pode receitar sim Leticia, por minha conta. Independente do que aconteça, lógico que você não tem culpa, você está apenas querendo ajudar. Dá muita dó ver ele forçando a respiração, com certeza, como todos os seres vivos, ele merece viver. Eu disse que devo desistir da criação do Diamante, pois gostaria de uma ave mais resistente, que eu possa cria-la em viveiros, gosto de ve-las "livres" com maior mobilidade, podendo voar. E não apenas presas e limitadas em uma gaiola...

Desde já, lhe agradeço de coração, pela paciência e boa vontade...
Gustavo Marques
Gustavo Marques
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 39
Data de inscrição : 02/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Raquel F Qua Abr 23, 2014 1:08 pm

Você já tentou usar allax na nuca da ave?
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Gustavo Marques Qua Abr 23, 2014 1:13 pm

Já sim Raquel, mas o veterinário me indicou uma gota, aplicar três vezes, uma a cada semana. E nada adiantou, parece que a dosagem está errada também.
Gustavo Marques
Gustavo Marques
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 39
Data de inscrição : 02/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Raquel F Qua Abr 23, 2014 1:20 pm

Sim a dosagem está errada são de 3-4 gotas na pele da nuca do pássaro dose única (a dose é uma gota para cada 5g de peso, goulds pesam de 15 a 20 g), se ele continuar com ácaros após 15 dias reaplique o produto, qual a alimentação deles?

O melhor é alpiste 60% e alpiste 40%, não deixe eles pegarem vento, frio ou chuva, não ofereça frutas e verduras eles não gostam, tente oferecer uma farinhada como a CC2030 premium aqui além da CC 2030 ofereço ao mandarins e manons a alcon com insetos eles adoram.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por leticia_cristina Qua Abr 23, 2014 1:22 pm

Gustavo, sendo assim, fico feliz por poder lhe ajudar, para mim é uma honra poder ajudar os criadores e consequentemente as suas aves. Desse modo, eu particularmente aconselho a você administrar o IVOMEC POUR-ON, você deve arrancar algumas penas da nuca da ave e aplicar somente 2 gotas, lembrando que é dose única e portanto não deve ser administrado em mais dias seguidos, somente em um dia aplicar 2 gotas e encerrar a administração. Não aplique mais do que 2 gotas.

Depois dessa aplicação única, aguarde por mais alguns dias que você provavelmente verá resultados.

Não esqueça de voltar a nos informar qual foi o resultado obtido, lhe desejo boa sorte e acredito que dará tudo certo!

Abraços
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Raquel F Qua Abr 23, 2014 1:38 pm

Acrescentando o que a Letícia disse é muito importante as sementes não terem aquele pó no fundo e você deve desinfetar toda a gaiola quando for iniciar o tratamento, para fazer isso remova eles para outra gaiola. Gaiolas de madeira são mais propensas em causar problemas respiratórios em aves porque há pequenos orifícios ondem ácaros podem se esconder.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por leticia_cristina Qua Abr 23, 2014 1:42 pm

Raquel, disse tudo! Aproveitando o assunto, não seria necessário depois do tratamento com o ivomec administrar um polivitamínico para dar força a ave?
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Raquel F Qua Abr 23, 2014 1:46 pm

Sim ele pode oferecer um polivitamínico por 3 dias trocando todos os dias, a medicação que será usada é a base de ivermectina serve para ácaros e para endoparasitas também ou seja também é vermifugo.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por leticia_cristina Qua Abr 23, 2014 1:53 pm

Gustavo, sendo assim, também siga as instruções da Raquel. Depois do término com o Ivomec, comece a administrar um polivitamínico, eu indico o Avitrin Complexo Vitamínico, você deve colocar 3 gotas na água do bebedouro trocando-a todos os dias por 3 dias e encerre a administração. Isso ajudará a ave não ficar muito debilitada, conseguindo se recuperar logo.

Atenciosamente.


Última edição por leticia_cristina em Qua Abr 23, 2014 1:54 pm, editado 1 vez(es)
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Gustavo Marques Qua Abr 23, 2014 1:53 pm

Raquel a alimentação é meio a meio de alpiste e painço que eu utilizo, e tem uma farinhada a disposição para ele, só não tenho certeza se é a CC2030. E está em uma gaiola de aço, não gosto muito de gaiolas de madeira, pois é pior para higienizar... E estou privando de ventos e chuvas, está em uma área fechada, com janela que permite circulação de ar, sem corrente de ventos.

Leticia, vou administrar o ivomec desta forma então e aguardar para que dê resultado.

E muito obrigado novamente Raquel e Leticia!
Abraços!
Gustavo Marques
Gustavo Marques
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 39
Data de inscrição : 02/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Raquel F Qua Abr 23, 2014 1:56 pm

Se possível poste umas fotos deles e nos mantenha atualizados.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante com Ácaro na traquéia Empty Re: Diamante com Ácaro na traquéia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos