Formando casal.
5 participantes
Página 1 de 1
Formando casal.
Olá, sou novo por aqui, e também novo na criação de calopsitas, e queria umas dicas.
Eu tenho uma fêmea lutino cara-branca (albina) há 1 ano, comprada com uns 6 meses de idade. Foi comprada como macho, mas nunca cantou nada além do simples "FIU", e tem as penas do rabo rajadas.
Pois bem, antes de pesquisar sobre a criação, minha irmã comprou um macho mês passado(cinza silvestre, que talvez tenha alguma outra mutação, já que tem uma pequena mancha branca no topo da cabeça). Esse macho ainda está arisco, e não sai da gaiola sozinho.
Estou para comprar um viveiro maior, com um ninho. Eu sei que eu deveria ter comprado um antes, para os dois se acostumarem um com o outro antes de colocá-los juntos, mas não adianta chorar pelo leite derramado.
Os dois não parecem brigar por território, o que me fez ter certeza do sexo da branca. Apesar do macho tentar bicá-la quando ela chega perto, é só a fêmea sair da gaiola e ir pro sofá, ou andar pela casa no meu ombro, que ele começa a cantar.
Minhas dúvidas são:
Com o tempo o macho se acostumará com a presença da fêmea? Esse processo será acelerado se eu colocá-los num viveiro maior com um ninho? Quais as chances de eles procriarem, já que não são um casal formado?
Devo tentar amansar o macho antes de tentar a reprodução? Qual a melhor forma de amansá-lo? Ouvi que calopsita não fica mansa dentro da gaiola, mas ele não sai de lá sozinho, e deduzo que tirá-lo de lá a força cause um estresse que mais prejudique do que ajude no processo. Estou tirando os poleiros para ver se ele se acostuma a andar pra fora da gaiola. Até agora está dando certo, mas ele não anda pela casa junto da fêmea.
E por fim, se por ventura eles cruzarem, qual pode ser o resultado?
Obrigado desde já.
Eu tenho uma fêmea lutino cara-branca (albina) há 1 ano, comprada com uns 6 meses de idade. Foi comprada como macho, mas nunca cantou nada além do simples "FIU", e tem as penas do rabo rajadas.
Pois bem, antes de pesquisar sobre a criação, minha irmã comprou um macho mês passado(cinza silvestre, que talvez tenha alguma outra mutação, já que tem uma pequena mancha branca no topo da cabeça). Esse macho ainda está arisco, e não sai da gaiola sozinho.
Estou para comprar um viveiro maior, com um ninho. Eu sei que eu deveria ter comprado um antes, para os dois se acostumarem um com o outro antes de colocá-los juntos, mas não adianta chorar pelo leite derramado.
Os dois não parecem brigar por território, o que me fez ter certeza do sexo da branca. Apesar do macho tentar bicá-la quando ela chega perto, é só a fêmea sair da gaiola e ir pro sofá, ou andar pela casa no meu ombro, que ele começa a cantar.
Minhas dúvidas são:
Com o tempo o macho se acostumará com a presença da fêmea? Esse processo será acelerado se eu colocá-los num viveiro maior com um ninho? Quais as chances de eles procriarem, já que não são um casal formado?
Devo tentar amansar o macho antes de tentar a reprodução? Qual a melhor forma de amansá-lo? Ouvi que calopsita não fica mansa dentro da gaiola, mas ele não sai de lá sozinho, e deduzo que tirá-lo de lá a força cause um estresse que mais prejudique do que ajude no processo. Estou tirando os poleiros para ver se ele se acostuma a andar pra fora da gaiola. Até agora está dando certo, mas ele não anda pela casa junto da fêmea.
E por fim, se por ventura eles cruzarem, qual pode ser o resultado?
Obrigado desde já.
William Ricardo- Criador novato
-
Reputação : 0
Re: Formando casal.
A reprodução desse casal deve demorar.. Como o macho foi comprado a pouco tempo, ele ainda esta passando por adaptação. Durante esse periodo o recomendável é que voce deixe o pássaro a vontade, ele vai sair da gaiola se quiser. Basta deixar a porta da gaiola aberta, claro que tomando cuidado com as penas das asas dele. Se estiverem corretamente aparadas, ótimo. Se ainda estiverem grandes, leve num veterinário ou local onde saiba cortar as asas.
Se esse macho foi comprado como arisco vai ser dificil amansar, mas é possivel se tiver dedicação, tempo e carinho. Aves ariscas costumam ter medo de nós, então pra conquistar é mais complicado..
Não da pra apressa-los a formarem casal.. Se colocar o ninho agora na gaiola, só vai causar brigas, pois vai haver disputa pelo ninho. Tais brigas podem machucar bastante eles e até levar um deles a morte.
Se esse macho foi comprado como arisco vai ser dificil amansar, mas é possivel se tiver dedicação, tempo e carinho. Aves ariscas costumam ter medo de nós, então pra conquistar é mais complicado..
Não da pra apressa-los a formarem casal.. Se colocar o ninho agora na gaiola, só vai causar brigas, pois vai haver disputa pelo ninho. Tais brigas podem machucar bastante eles e até levar um deles a morte.
Jezebel- Criador ativo
-
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Reputação : 264
Nobre amiga Jezebel falou tudo, nobre der tempo a suas aves assim como nos as aves escolhe seus parceiros, não vivemos na Índia onde prometemos os filhos ainda criança der tempo deixe eles a vontade o tempo ainda e o melhor remédio pra tudo, quanto ao seu macho ele deve ser portador, post fotos para vermos seu casal.
Jean Santiago- Criador nível 1
-
Reputação : 10
Aqui está uma fotos dos dois.
Não se deixem enganar, a comida une até calopsitas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Jezebel, quanto tempo em média costuma levar para o casal se acostumar? Aliás, para um macho se acostumar, pois a fêmea não sai de perto quando o macho sai da gaiola, e é só ele cantar que ela vai até ele.
Não se deixem enganar, a comida une até calopsitas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Jezebel, quanto tempo em média costuma levar para o casal se acostumar? Aliás, para um macho se acostumar, pois a fêmea não sai de perto quando o macho sai da gaiola, e é só ele cantar que ela vai até ele.
-
Geralmente demora de 1 mes a 3 meses.. Mas isso é muito relativo.. Tem vezes que são mais rapidos e tem vezes que eles não se aceitam nem com "reza braba". Tem que prestar atenção nas ações dele. Se ele começar a cantar com mais frequencia pra ela, tentar alimenta-la ou coisas do tipo, tente colocar o ninho e veja quais serão os resultados. Se tiver brigas muito feias retire o ninho imediatamente e espere mais um tempo..
Jezebel- Criador ativo
-
Amigos, tenho uma notícia extremamente triste! Demos bobeira com o corte das asas, e a fêmea (cara branca lutino), que era mansa, fugiu de casa na sexta-feira.
Moro no interior paulista, e perto de casa só tem pasto, mato e árvores, todos cercados, pois são propriedade particular. Um homem a viu voando em direção ao mato, então ela não caiu nas casas vizinhas, então as chances de encontrá-la são quase nulas. Na direção que ficam outras casas, tem um bom tanto de mata fechada, e do outro não tem nenhuma casa por uns 5km.
Além do fato de que se alguém encontrar uma calopsita "albina" e mansa, dificilmente devolverá, por isso estou oferecendo 50 reais caso alguém a encontre.
Estou desolado, ela era parte da família há mais de 1 ano, e já estava se oferecendo para o macho. Ela foi a minha primeira calopsita, então o amor era grande, e agora estou na dúvida se vendo esse macho, que ainda está arisco, ou se compro outra fêmea para tentar gerar filhotes. Fico com a impressão de que só estarei tentando substituí-la, então não sei se é o melhor a se fazer.
Como vocês lidaram com a perda de uma calopsita, caso tenham perdido alguma?
Moro no interior paulista, e perto de casa só tem pasto, mato e árvores, todos cercados, pois são propriedade particular. Um homem a viu voando em direção ao mato, então ela não caiu nas casas vizinhas, então as chances de encontrá-la são quase nulas. Na direção que ficam outras casas, tem um bom tanto de mata fechada, e do outro não tem nenhuma casa por uns 5km.
Além do fato de que se alguém encontrar uma calopsita "albina" e mansa, dificilmente devolverá, por isso estou oferecendo 50 reais caso alguém a encontre.
Estou desolado, ela era parte da família há mais de 1 ano, e já estava se oferecendo para o macho. Ela foi a minha primeira calopsita, então o amor era grande, e agora estou na dúvida se vendo esse macho, que ainda está arisco, ou se compro outra fêmea para tentar gerar filhotes. Fico com a impressão de que só estarei tentando substituí-la, então não sei se é o melhor a se fazer.
Como vocês lidaram com a perda de uma calopsita, caso tenham perdido alguma?
-
William,ainda não perdi nenhuma das minhas,mais imagino como você esteja,se perdesse ficaria arrasada,ainda mais em si tratando de uma tão acostumada com vocês..E por esse fato que agente frisa tanto,em aparar as asas,principalmente das mansas que vivem soltas,as calopsitas são pássaros assustados por natureza,por mais que seja mansa,algo pode acontecer e ela se assustar e sair voando..Pois bem,eu também não acho justo teu macho ficar sozinho,eu acredito que ele tem sim o direito a uma companheira,eu sei que ela não vai substituir o lugar da outra no coração de vocês,mais por ele eu teria outra.E além do mais,quando futuramente esse casal vier a ter filhotes,vocês vão se apaixonar por eles,é muito bom você ver nascer e crescer e ter a oportunidade de quem sabe ter outra calopsita tão apegada quanto sua fêmea era...
Cissa Sousa- Criador ativo
-
Sub-Nick : Cissa
Quantos pássaros você cria? : 7
Reputação : 448
Meus pesames amigo... Geralmente eu nem deixo as asas crescerem muito.. Assim que eu vejo que eles começaram a voar ou as penas começam a aparecer eu já pego a tesoura pra cortar..
Uma dica que eu dou é que quando for cortar as asas feche todas as janelas e portas da sua casa e ae sim inicie o corte.. Comprei esses dias um CB Reverso que quase deu um baile em mim e no vendedor pra cortar a asa, mas por sorte conseguimos pegar ele e fazer o corte.. Em compensação dei um baita descanso pra ele, por que ele ficou mega estressado a ponto de ficar com o bico quase todo aberto..
Uma dica que eu dou é que quando for cortar as asas feche todas as janelas e portas da sua casa e ae sim inicie o corte.. Comprei esses dias um CB Reverso que quase deu um baile em mim e no vendedor pra cortar a asa, mas por sorte conseguimos pegar ele e fazer o corte.. Em compensação dei um baita descanso pra ele, por que ele ficou mega estressado a ponto de ficar com o bico quase todo aberto..
Jezebel- Criador ativo
-
Comprei uma cara-branca canela arlequim. Procurei a cidade inteira por um cara-branca arlequim, mas só fui encontrar com um criador particular.
Essa nova fêmea é arisca, mas só foge, não tenta bicar. Talvez com algum esforço ela fique mansa rápido mad vou esperar o macho se acostumar com ela. Ela sempre tenta uma aproximação, mas o macho não deixa.
Se criarem, eu ficarei com um filhote, e doarei os outros para quem já perdeu um amigo de penas.
Essa nova fêmea é arisca, mas só foge, não tenta bicar. Talvez com algum esforço ela fique mansa rápido mad vou esperar o macho se acostumar com ela. Ela sempre tenta uma aproximação, mas o macho não deixa.
Se criarem, eu ficarei com um filhote, e doarei os outros para quem já perdeu um amigo de penas.
-
Desculpem a minha opinião, mas sou absolutamente contra o corte das asas das aves, eu tenho criado várias Calopsitas, e nunca lhes cortei as asas, tenho-as em casa andam á vontade, por vezes meto-as juntamente com aquelas que tenho no viveiro que não são mansas, passado umas horas vou lá buscar a calopsita e como tenho um quintal grande ela dá umas voltas por ali, e volta para mim na mesma, é mesmo muito mansinha, por isso não lhe tirem o que de melhor nós temos que á as pernas.
Um abraço
Um abraço
José oliveira- Criador novato
-
Quantos pássaros você cria? : para mais de 50
Reputação : 2
José, eu aparo as asas das minhas por precaução. Como são aves de gaiola, quando eu solto, ficam bastante assustadiças, mas nada de muito estressante. Para evitar acidentes domesticos e dificuldade na hora de volta a ave pra gaiola, eu prefiro mante-las com as asas aparadas e carregando-as próxima do chão ou não muito alto. Não costumo deixa-las em lugares altos por que sei que eles não voam bem..
Willan, totalmente normal isso. O seu macho não esta acostumado com a nova parceira, então é assim por um tempo.
Willan, totalmente normal isso. O seu macho não esta acostumado com a nova parceira, então é assim por um tempo.
Jezebel- Criador ativo
-
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter Set 26, 2017 8:49 am por Laise Omena
» Calopsita com 30 dias
Ter Set 26, 2017 8:48 am por Laise Omena
» Passarinho tomando banho numa nascente.
Sex Set 22, 2017 4:24 pm por Fabrício Queiroga
» Sarna em periquito
Qui Set 21, 2017 6:58 am por Junny
» Amansar Periquitos
Qui Set 21, 2017 6:56 am por Junny
» Canarinho
Qua Set 20, 2017 3:20 pm por mariaaninha
» local para colocar as gaiolas com o casal pra chocar
Dom Set 17, 2017 5:24 pm por cristiano pietrangelo
» Socorro,meu azulao esta ficando doente
Dom Set 17, 2017 2:56 pm por carvalcam
» Olho inchado após briga
Sáb Set 16, 2017 2:29 pm por AlineLima
» coleiro rouco
Sex Set 15, 2017 11:09 am por Victor de Sousa da Silva
» Quer ter uma Assinatura ou Avatar?
Sex Set 15, 2017 10:28 am por Victor de Sousa da Silva
» Ajuda para identificar mutação e sexo.
Sex Set 15, 2017 8:04 am por Andressa Neves
» femea de coleiro
Qui Set 14, 2017 7:50 pm por phfccosta
» João Vitor Linhares
Ter Set 12, 2017 9:11 pm por João Vitor Linhares
» Bem-te-vi caiu do ninho
Ter Set 12, 2017 8:10 pm por gblecker
» Como reproduzir Periquito Australiano
Ter Set 12, 2017 3:52 pm por Thiagolima_agro
» Periquito Australiano
Ter Set 12, 2017 3:49 pm por Thiagolima_agro
» Ninho periquito