Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora...

5 participantes

Ir para baixo

 Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora... Empty Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora...

Mensagem por Sandro RJ gold Dom Fev 23, 2014 10:24 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Galera, boa tarde. lol! 

Estou desesperado....minha esposa me deu uma casal de diamante gold há cerca de 02 meses.

Veio o pacote completo, gaiola, ninho (formato bola e material barbante sisal), comedouro (50% painço + 50% alpiste), banheira e recipiente com vitamina (Alcon club para exóticos)

Até ai beleza, mas há cerca de 03 dias, colocaram ovos..........06 OVOS !!!!!

Nunca tive pássaros e não tenho nenhuma noção do que fazer, a não limpar a gaiola todos os dias e abastecer água e comida.

PELO AMOR DE DEUS.....ALGUÉM ME AJUDA.......ESTOU DESESPERADO !!!

P.S.: Gostei da idéia e já estou me vendo num futuro, com uma gaiola bem maior para criação.
Sandro RJ gold
Sandro RJ gold
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 01 Casal
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 45
Data de inscrição : 23/02/2014
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

 Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora... Empty Re: Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora...

Mensagem por Raquel F Dom Fev 23, 2014 10:40 am

Olá, primeiramente você pode mexer para colocar comida e água, sendo que a limpeza do fundo deve ser realizada como mais cautela.

É normal os Goulds abandonarem o ninho com frequência sem motivo aparente, quando chocam eles podem rejeitar os filhotes ou jogar fora,mas tem casais que criam os próprios filhotes contudo não é muito comum a criação direta visto que muitos criadores utilizam as amas que são os manons.

Quando os manons iniciam a postura os ovos deles são substituídos gradualmente pelos dos goulds que são um pouco maiores que os ovos das amas, eles chocam e criam os filhotes como deles, mas é muito importante que cada casal de manon seja criado em uma gaiola individual para evitar problemas.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 36
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

 Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora... Empty Re: Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora...

Mensagem por Sandro RJ gold Seg Fev 24, 2014 6:01 am

Então deixe ver se entendi...tenho que providenciar outra gaiola com um casal de manos, é isso?

Devo comprar algum tipo de ração diferenciada para os filhotes?
Sandro RJ gold
Sandro RJ gold
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 01 Casal
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 45
Data de inscrição : 23/02/2014
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

 Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora... Empty Re: Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora...

Mensagem por Raquel F Seg Fev 24, 2014 6:33 am

Não precisa comprar ração especial, primeiramente antes de comprar os manons observe se o seu casal vai chocar e cuidar das crias alguns casais raramente fazem a criação direta.

Se for comprar os manons eles demoram em média 1 mês ou mais para reproduzir, construir o ninho e só depois irão por ovos, eles também não tem dimorfismo sexual, são diferenciados porque o macho canta e a fêmea não. Eles preferem o ninho tipo caixa e tem que ser fornecido material para a confecção do ninho pelo macho.

Os goulds também constroem o ninho com materiais como juta, sisal...

Sugiro que você espere respostas dos membros mais experientes com goulds.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 36
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

 Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora... Empty Re: Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora...

Mensagem por Ramon Bezerra Ter Fev 25, 2014 1:52 pm

Eu tentaria manter a família. Já que é difícil conseguir para compra um casal de manons em choco.
Ramon Bezerra
Ramon Bezerra
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Mensagens : 86
Reputação : 3
Idade : 47
Data de inscrição : 29/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora... Empty Re: Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora...

Mensagem por Sandro RJ gold Ter Fev 25, 2014 4:29 pm

Cara.......desculpem minha ignorância mas acho que estou ficando um tanto quanto confuso.

Devo seguir então:
1 - Manter o casal de gold's, haja visto que tenho mais ou menos 1 semana de ovos e "aparentemente" estão chocando, pois raramente a fêmea sai do ninho e quando acontece, o macho entra em seguida...correto?
2 - Se os ovos chocarem, verificar se eles vão alimentar (como faço isso?) os filhotes?
3 - Não é necessário ração diferenciada para os filhotes, pois o casal é que vai se encarregar disso?

Seria isso acima o que entendi?
Sandro RJ gold
Sandro RJ gold
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 01 Casal
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 45
Data de inscrição : 23/02/2014
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

 Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora... Empty Re: Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora...

Mensagem por Raquel F Ter Fev 25, 2014 9:09 pm

Sim isso mesmo, você verá o papo das crias que aparecerá uma bolinha amarela após o nascimento e nos primeiros dias isso é a comida que os pais deram e eles vão abrir o bico pedindo comida quando escutarem os pais ou quando eles chegarem no ninho e nesse momento serão alimentados.

Você poderá oferecer ao casal farinhada de ovos, couve, jiló, espinafre eles comeram e alimentarão os filhotes e as sementes devem ser oferecidas em maior quantidade porque as crias comem mais que os pais quando estão empenadas.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 36
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

 Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora... Empty Re: Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora...

Mensagem por Sandro RJ gold Dom Mar 09, 2014 7:25 pm

Pessoal,

Obrigado a todos mas com muito pesar em meu coração, dos 06 estou apenas com 02 ovos.

Efetuei todas as orientações obtidas dos amigos aqui do fórum. Mas, esta manhã ao acordar, vi 04 ovos jogados para fora do ninho no chão da gaiola.

02 estavam como se tivessem sido "quebrados" ao meio e estavam somente a gema, sem embrião algum. 01 estava com um embrião na metade da casca que lembra de longe um gold. O último, totalmente formado e sem nenhuma casca do ovo.

Reparei que nos últimos 02 dias, o casal começou a colocar fora do ninho, o material que foi usado para construção, bem como hoje também reparei a fêmea dentro do ninho muito poucas vezes.

Ainda consigo salvar de alguma forma os 02 ovos restantes?
O que devo fazer?
Podem me socorrer?

Abs
Sandro RJ gold
Sandro RJ gold
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 01 Casal
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 45
Data de inscrição : 23/02/2014
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

 Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora... Empty Re: Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora...

Mensagem por Raquel F Dom Mar 09, 2014 9:59 pm

Esse comportamento é muito comum nos goulds e creio que será muito difícil salvar esses dois ovos visto que os pais possivelmente abandonaram ou seja eles devem ter esfriado e as crias morrido.

A melhor solução é você comprar um casal de manons e colocar o ninho na mesma época que você incentivar a reprodução dos goulds, assim haverá a postura dos goulds e você passa para os manons se eles estiverem em choco, se não estiverem você coloca um indez de plástico no ninho que logo eles pegam no choco e quando estiverem firmes na incubação dos ovos você faz a transferência.

Os manons são muito tranquilos e ótimos pais estou com um casal com 2 crias recém nascidas e 5 ovos para eclodir, as duas primeiras crias estavam bem alimentadas quando olhei a tarde ou seja são ótimos pais adotivos.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 36
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

 Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora... Empty Re: Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora...

Mensagem por William Monteiro Seg Mar 10, 2014 4:14 pm

Amigo , acompanhei o seu relato e todo acontecido e quando falamos de Goulds isso que aconteceu é plenamente normal e explico porque:
O Gould é uma espécie conhecida por ser "maus pais" , isso se justifica pelo fato deles não terminarem o ciclo de cria , ou seja , interrompem o choco ou jogam os ovos para fora do ninho ou até mesmo os filhotes quando os mesmos nascem !
Normal ?
Sim , é normal principalmente se tratando de um casal jovem e pelo que entendi o seu é !
O Gould não é uma ave que juntamos macho e fêmea e pronto , o resultado são filhotes lindos e coloridos , não isso não é bem assim...!
É uma ave que a cria direta é um pouco mais complicada e demanda paciência por parte do criador e em muitos casos o mais viável é mesmo a cria com amas.
O que são amas ?
Um casal de Manon , chocando ou não , basta apenas ser um casal e mesmo fora do choco vc pode incentivar isso com um ninho pronto e ovos plásticos dentro dele , o Manon tem um instinto muito forte de choco e logo vai sobre os ovinhos para chocar !
O que vc deve fazer agora ?
Deixe os dois que sobraram dentro do ninho , caso a cria direta aconteça os pais vão tratar de forma natural e vc precisa apenas manter as mesmas sementes disponíveis e uma farinhada e nada mais. A alimentação é a mesma que vc oferece todos os dias normalmente e quem transforma isso são os pais , não precisa de nada além do que citei !
Caso eles abandonem os dois que sobraram , vc já deve providenciar um casal de manon e imediatamente colocar um ninho tipo caixa com um de canário adaptado internamente , coloca dois dias depois um ovo plástico e observa se as aves iniciam um choco. Isso acontecendo vc coloca + um ovo plástico por dia até completar 5 ou 6.
Assim que os Goulds fizerem novamente outra postura , vc introduz nos manons substituindo pelos ovos plásticos que eles estavam chocando.
Aguarde e deixe que os manons façam tudo normalmente , com a mesma alimentação diária + uma farinhada e nada mais...
William Monteiro
William Monteiro
Ausente

Masculino
Mensagens : 1757
Reputação : 166
Idade : 49
Data de inscrição : 19/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

 Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora... Empty Re: Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora...

Mensagem por Sandro RJ gold Sáb Mar 29, 2014 8:08 pm

William,

Muito obrigado pela elucidação e agradeço também a todos que me orientaram aqui no fórum.

Como disse antes, sou novo nessa "coisa" de pássaros e estou gostando. Para tanto, já comecei a adaptar um espaço melhor e vou construir uma gaiola maior, onde pretendo ter mais casais de gold, mandarim e, é claro, manons.

PS.: Minha mulher está sem falar direito comigo há quase 2 semanas !! (rs rs)
Motivo: Diminui a área de serviço (lavanderia) em quase 2m, para construção da minha gaiola (1,20m largura / 0,90m altura / 0,30m profundidade).....Deus me ajude e não permita o bule de água ferver a noite quando eu estiver dormindo......kkkkkk Very Happy 

Abs a todos.
Sandro RJ gold
Sandro RJ gold
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 01 Casal
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 45
Data de inscrição : 23/02/2014
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

 Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora... Empty Re: Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora...

Mensagem por ErickTierling Dom Dez 14, 2014 7:10 am

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

 Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora... Empty Re: Meu Casal de gould está com 6 ovos. E agora...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos