Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Piolho

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Piolho Empty Piolho

Mensagem por arthurc Ter Jan 21, 2014 2:45 pm

Seguinte pessoal, meu viveiro esta com piolho, fui até a loja de animais e me indicaram piolhaves, um piolhicida em pó (talco) antes de passar achei melhor tirar algumas duvidas para não ocorrer nenhum problema.

1 Queria saber em que partes do corpo das aves que eu devo passar?
2 Posso passar em ninhos que estejam com ovos ou filhotes?
3 Além dos pássaros e dos ninhos algum outro lugar que devo passar?
4 De que forma eu posso passar o produto nas aves e nos ninhos?

obrigado pela ajuda!
arthurc
arthurc
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 25
Mensagens : 122
Reputação : 5
Idade : 26
Data de inscrição : 16/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por leticia_cristina Ter Jan 21, 2014 3:54 pm

Olá Arthur,

Também irei comprar esse talco amanhã, porém já me informei antes de como aplica-lo de modo correto nos pássaros. 

Você poderá usa-lo diretamente no corpo das aves (na região em cima das asas e uma pequena quantidade na cabeça e no pescoço), sobre os pisos do viveiro e nos ninhos para autotratamento. Mas tome cuidado com as aves para as mesmas não venham ingerir ou ter contato com mucosas, água ou comida.

Espero ter lhe ajudado!
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por arthurc Ter Jan 21, 2014 4:04 pm

Ótimo, muito obrigado, mas o que acha de retirar as aves do viveiro e tratar elas em gaiolas, isso pode facilitar?
arthurc
arthurc
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 25
Mensagens : 122
Reputação : 5
Idade : 26
Data de inscrição : 16/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por leticia_cristina Ter Jan 21, 2014 4:10 pm

Imagina, estamos a disposição para ajudar quem precisar!

Arthur, creio que poderá facilitar sim, pelo fato da gaiola ser menor fique mais fácil o manuseio com os pássaros. Mas fica a seu critério trata-las no viveiro ou em gaiolas, sendo possível as duas formas de tratamento, porém da forma que ficar mais fácil pra ti é a melhor.
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por arthurc Ter Jan 21, 2014 4:18 pm

Acho que vou colocar em gaiolas e tratar eles, fica mais fácil de eliminar essas pragas!!!
obrigado mais uma vez pela sua ajuda!!
arthurc
arthurc
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 25
Mensagens : 122
Reputação : 5
Idade : 26
Data de inscrição : 16/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por MatheusHenriq13 Ter Jan 28, 2014 5:30 pm

Amigo, utilize poleiros de plastico e aplique o Allax. Acho mais eficiente...
MatheusHenriq13
MatheusHenriq13
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 60
Mensagens : 57
Reputação : 4
Idade : 35
Data de inscrição : 25/01/2014
Localização : Minas Gerais

http://canarilmg.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por leticia_cristina Ter Jan 28, 2014 6:09 pm

Matheus, nesse caso, não há necessidade de usar Allax, pois esse medicamento só é indicado para o controle de ácaros na traqueia, sarna escamosa, vermes filarídeos e nematódeos gastrointestinais das aves. Além disso, Allax ou Ivomec possuem o princípio ativo ivermectina, onde só é administrado em ultimo caso, porém para o tratamento de piolhos não é necessário um medicamento mais forte, somente com o talco já há de resolver.

Atenciosamente.
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por MatheusHenriq13 Ter Jan 28, 2014 6:24 pm

Léticia , inclusive para piolhos em seres humanos se administra ivermectina.
MatheusHenriq13
MatheusHenriq13
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 60
Mensagens : 57
Reputação : 4
Idade : 35
Data de inscrição : 25/01/2014
Localização : Minas Gerais

http://canarilmg.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por leticia_cristina Ter Jan 28, 2014 6:30 pm

Sim Matheus, a aplicação em humanos é um dos motivos que mostra que a ivermectina é muito forte para ser usado constantemente em animais, só recomendo administra-lo em casos críticos...
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por MatheusHenriq13 Ter Jan 28, 2014 6:33 pm

O allax é feito para aves, para seres humanos existe a dose especifica. O que eu disse é que ele é eficiente sim em piolhos e ectoparasitas! Não apenas em ácaros de traqueia, sarna escamosa, vermes filarídeos e nematódeos gastrointestinais das aves.
MatheusHenriq13
MatheusHenriq13
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 60
Mensagens : 57
Reputação : 4
Idade : 35
Data de inscrição : 25/01/2014
Localização : Minas Gerais

http://canarilmg.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por leticia_cristina Ter Jan 28, 2014 6:44 pm

Sim eu lhe entendo, mas o que eu realmente quis dizer é que esse medicamento é mais recomendado em últimos casos, como ácaros na traqueia e outras doenças mais graves. Além disso o talco piolhaves é bem fraco e também muito eficaz para o tratamentos de piolhos e de outros parasitas, se o quadro das aves piorarem talvez aí sim haja a hipótese de entrar com o Allax, mas por enquanto não há necessidade.
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por MatheusHenriq13 Ter Jan 28, 2014 7:02 pm

Amigo, se você quiser encher seu ninho e seu viveiro de talco é você que sabe. É claro que você está aqui procurando ajuda e colar bulas de remédios aqui também é viável. Acho que o objetivo do forum também é discutir manejos pessoais, do contrario não seria necessário um espaço pra discussão. Basta procurar na internet bulas e formas de manejo no padrão europeu e pronto. Eu particularmente não conheço nenhum canaril em que é usado talcos para piolhos, são eficientes? Eu não sei! Eu uso Allax de forma preventiva duas vezes ao ano e ele é feito para aves. Nunca tive problema de fertilidade e nem mortes no meu plantel. Quando você aplica allax em todo o plantel( como eu faço) fica difícil o aparecimento de novos piolhos, já que as aves não tem contato com animais externos. Quando eu compro uma ave é a primeira coisa que eu faço, é uma ação preventiva. Uma coisa que eu não vou fazer nesse forum é dizer uma coisa que eu não tenho certeza...Quando eu dou minha opinião, ela é baseada em estudos, experiencia própria e de outros criadores amigos, se alguém escreve que meu manejo não é necessário e nem válido, cabe você pesquisar o melhor na internet e tirar suas próprias conclusões...
MatheusHenriq13
MatheusHenriq13
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 60
Mensagens : 57
Reputação : 4
Idade : 35
Data de inscrição : 25/01/2014
Localização : Minas Gerais

http://canarilmg.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por Celia Maria Cayres Ter Jan 28, 2014 7:33 pm

Boa noite amigos da Nação de Pássaros !

Amigos,

Existem vários manejos, que dão certo para eliminar os piolhos.

O Meu manejo :

Coloco as banheiras com água, 02 gotas de vinagre de maçã, o vinagre serve para afastar ou combater os piolhos nos pássaros, mas não é suficiente para manter o criadouro sem piolhos.

Gaiolas: Tiro os pássaros e faço uma limpeza completa, água, sabão e esponja. Coloco no sol, depois de seca aplicou um o SBP SPRAY na bandeja (fundo da gaiola), coloco no Sol, espero secar é passo um papel para absorver o excesso, forre com jornal. Pronto !

Pássaros, depois que tomaram o banho, já secos, pego um por um e utilizo um Repelente que ajuda a proteger de ataques de piolhos e insetos, e pode ser utilizado na presença de filhotes, o nome " Klenn da L B R Plumas ", é um tratamento também seguro.

Nessa época de muito calor, fica difícil evitar o aparecimento de piolhos, mesmo que os pássaros não tenham contatos com os pássaros que vivem soltos na natureza.

É fundamental a limpeza e higienização das gaiolas, verifique sempre os poleiros e fundos das gaiolas, se há esses pequenos e indesejáveis piolhos. Fique sempre atento !

Esse tratamento deve ser utilizado semanalmente, se houver um foco de piolhos, do contrário pode aplicar o spray semanalmente no pássaro, conforme a necessidade.

O Kleen não deve ser utilizado no inverno.

A manutenção dá trabalho, mas dá bons resultados !

Espero, ter colaborado !




Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Mensagens : 2985
Reputação : 393
Idade : 58
Data de inscrição : 06/08/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por leticia_cristina Ter Jan 28, 2014 7:39 pm

Caro amigo Matheus, creio que esse fórum não seja utilizado para pessoas entrarem em discussão particulares, creio que ele seja usado para cada individuo esclarecer as suas próprias dúvidas e ajudar os criadores da melhor forma possível. Sendo que também é importante lembrar que o uso de medicamentos mais fortes só podem e devem ser indicados por um veterinário especializado em aves, por isso evito ao máximo indicar medicamentos que contém um principio ativo geralmente forte. Também gostaria de lhe informar que meu avô sendo criador experiente sempre usou talco piolhicida no seu plantel para eliminar os piolhos e outros parasitas em aves e sempre foi extremamente eficaz, sendo assim em anos de criação nunca tendo necessidade de administrar Allax ou Ivomec em seus alados. Certamente antes de indicar algum medicamento para algum membro do fórum, procuro sempre resolver a situação de outra forma, como a higiene e alimentação dos pássaros, somente em ultimo caso aconselho o uso de medicamento e ainda mais se forem medicamentos fortes. Para lhe informar, piolhos são parasitas que podem serem eliminados facilmente do plantel, se a infestação ainda for em pequena quantidade existe um método caseiro e muito eficaz para elimina-los sem necessidade de usar algo mais forte e com o tempo prejudicar a saúde da ave de tanto administra-lo, uso constante de qualquer tipo de medicamento mexe no organismo da ave e com o tempo pode deixa-la mais frágil, não é correto administrar medicamentos quando podemos resolver de uma forma mais natural. Se você possui a necessidade de se exaustar e encher os seus pássaros de remédio não sou que vou discutir contigo e lhe ensinar o manejo correto de cuidar de um pássaro, pois somente a medicação não irá ajudar a ave se não possui uma higiene adequada no plantel.
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por MatheusHenriq13 Ter Jan 28, 2014 7:55 pm

Como a Célia disse, são vários manejos. Na primeira postagem eu disse o que EU acho mais eficiente. Se já consegue perceber piolhos já pode ser considerado uma infestação razoável. Se a dúvida fosse minha eu gostaria de ouvir opiniões diversas sobre a melhor forma de combater. Quando opiniões diferentes são lançadas, não cabe a você nem o seu avô questiona-las, apenas respeitar um ponto de vista diferente. A única experiencia com talcos que tive foi em meu cachorro e o resultado ... péssimo. Meu manejo é aplicação do Allax.
MatheusHenriq13
MatheusHenriq13
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 60
Mensagens : 57
Reputação : 4
Idade : 35
Data de inscrição : 25/01/2014
Localização : Minas Gerais

http://canarilmg.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por Wellington Aparecido Ter Jan 28, 2014 8:12 pm

não gosto do talco pq não é preventivo é so para acabar com os piolhos já tem e depois volta e não dura muito tempo , eu tmbm uso o Allax como preventivo ,para que não peguem nem um parasita ou algo do tipo .
uso 1 vidrinho só por ano passo 2 vez no meu plantel e nunca vi piolhos ou outros parasita
Wellington Aparecido
Wellington Aparecido
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 36
Mensagens : 667
Reputação : 62
Idade : 28
Data de inscrição : 29/12/2012
Localização : cambara PR

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por MatheusHenriq13 Ter Jan 28, 2014 8:15 pm

O estudo cientifico divulgado pelo Davi Hemerly também é muito interesante.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

III - Conclusões
1 - Confirmou-se a eficácia do Ivomec no tratamento de endo e ectoparasitas das aves ornamentais.
2 - Confirmou-se a dose recomendada e a ausência de efeitos colaterais tanto nas aves quanto na sua reprodução nessas condições.
MatheusHenriq13
MatheusHenriq13
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 60
Mensagens : 57
Reputação : 4
Idade : 35
Data de inscrição : 25/01/2014
Localização : Minas Gerais

http://canarilmg.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por Celia Maria Cayres Ter Jan 28, 2014 8:31 pm

Amigos,

Leticia e Matheus,

Vocês não estão errados, realmente existem vários manejos.

Existem medicações fortes, aplicados em nossos pássaros, pode até leva-los a morte.

Um exemplo: Eu não gosto de utilizar o Ivomec nos meus pássaros, é forte e tem que ser aplicado as gotas no local correto, mas tem criadores que utilizam e tem resultados positivos.

Não sou contra utilização do Ivomec, mas se dá certo para alguns, tudo bem !

A Leticia comentou sobre a experiência do Avô, que é criador experiente, ela tem também razão, os antigos criadores, aplicavam métodos que davam certo, até hoje são utilizados e que dão ótimos resultados.

Hoje temos mais recursos, novos métodos que facilitam, os antigos criadores utilizavam o que tinham no momento, e dava certo, e ainda serve para nós que somos iniciantes não de tempo de criação de canários, mas de experiências.

O meu sogro era criador de canários de várias raças e outros tipos de criações de pássaros e animais.

Referente aos canários, o meu sogro me passou várias dicas e lhe garanto que dá certo, pois até hoje eu continuo utilizando e indicando para os amigos dos Fóruns.

Amigos vamos fazer as pazes ? Wink
Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Mensagens : 2985
Reputação : 393
Idade : 58
Data de inscrição : 06/08/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por leticia_cristina Ter Jan 28, 2014 9:09 pm

Sim Célia, realmente você está certa, concordo plenamente contigo, cada tipo de criador prefere um método diferente do outro, ambos sendo eficazes. Confesso que só senti a necessidade de expressar a minha opinião e em nenhum momento quis ser grosseira ou ofender o criador assim como o Matheus, creio que também quis expressar a sua opinião e o seu manejo, enfim cada tipo de criador tem a sua própria experiência e o seu método e não cabe a ninguém criticar, alguns concordam e já outros não, porém acho que estamos inscritos nesse fórum para ajudar da melhor forma possível os nossos amigos e não critica-los.

Célia, eu particularmente gostei bastante da sua forma de manejo, também acho esses métodos muito eficazes além de não serem prejudiciais a saúde das aves  Wink
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por MatheusHenriq13 Qua Jan 29, 2014 3:21 am

Acho que não cabe pazes, já que não aconteceu briga. Como você pode perceber, desde o primeiro post eu expressei minha opinião. A primeira resposta foi relacionada a não eficacia em piolhos. A segunda foi relacionada a toxidade do medicamento, todas com comprovação científica. Não cabe a mim dizer que se deve utilizar método x ou y. O que eu acho valido e dar opiniões diversificadas em relação ao assunto proposto. Fóruns são mais interessantes por isso. Quando fica aquela coisa metódica de apenas colar bulas a experiência fica desinteressante. O que é preciso e saber respeitar a opinião e não restringir a cordialidade apenas no cumprimento e no atenciosamente.
MatheusHenriq13
MatheusHenriq13
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 60
Mensagens : 57
Reputação : 4
Idade : 35
Data de inscrição : 25/01/2014
Localização : Minas Gerais

http://canarilmg.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por Celia Maria Cayres Qua Jan 29, 2014 10:37 am

Boa tarde amigos da Nação dos Pássaros !

Leticia,

Estou aprendendo também com as suas respostas nos tópicos, demonstra que você está interessada, está aprendendo e está compartilhando os seus novos conhecimentos com todos nós.

Continuo com suas pesquisas, e novos conhecimentos que a cada dia vem aprendendo. study
Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Mensagens : 2985
Reputação : 393
Idade : 58
Data de inscrição : 06/08/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por Celia Maria Cayres Qua Jan 29, 2014 10:50 am

Boa tarde amigos da Nação dos Pássaros !

Matheus,

Desculpa-me, eu havia entendido errado, acreditei que estava acontecendo um desentendimento entre os amigos.

Continue compartilhando as suas experiências e suas pesquisas com todos nós.  

Certo ? Wink 
Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Mensagens : 2985
Reputação : 393
Idade : 58
Data de inscrição : 06/08/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por MatheusHenriq13 Qua Jan 29, 2014 11:39 am

Very Happy 
MatheusHenriq13
MatheusHenriq13
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 60
Mensagens : 57
Reputação : 4
Idade : 35
Data de inscrição : 25/01/2014
Localização : Minas Gerais

http://canarilmg.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por leticia_cristina Qua Jan 29, 2014 12:38 pm

Olá amiga,

Tudo bem Célia, realizo o que está ao meu alcance para ajudar todos os membros do fórum, sendo que todos os medicamentos e dicas eu só compartilho com o decorrer das pesquisas que venho realizando, nunca indicaria remédios sem primeiramente ler a bula e pesquisar sobre as opiniões de outros criadores experientes, até porque já estou a caminho de me formar em Técnica Ambiental e seria uma grande falta de responsabilidade se eu indicasse remédios sem o meu próprio conhecimento. Simplesmente amo o que eu faço mas amo muito mais os animais, enfim nunca indicaria algum medicamento que prejudicasse a saúde de alguma ave ou outro animal.

Abraços  Wink
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por Celia Maria Cayres Qua Jan 29, 2014 4:19 pm

Boa tarde amigos da Nação dos Pássaros !

Leticia,

Técnica Ambiental, é muito legal a profissão que você escolheu !

Parabéns !! Wink 
Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Mensagens : 2985
Reputação : 393
Idade : 58
Data de inscrição : 06/08/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Piolho Empty Re: Piolho

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos