Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ácaros de Traquéia

3 participantes

Ir para baixo

Ácaros de Traquéia Empty Ácaros de Traquéia

Mensagem por Davi Hemerly Sáb Mar 09, 2013 11:18 am

Ácaros de Traquéia
Prevenção e Profilaxia

Os Acáros de Traquéia(S.Tracheacolum) são pequenos parasitas, especialmente das vias respiratórias superiores, que podem ser vistos até mesmo à olho nu ou com auxílio de uma lupa. Irritam a mucosa das àreas que atacam tais como: traquéia, pulmões, sacos aéreos, chegando mesmo à atingir os ossos pneumáticos. Eles ao atacarem essas àreas nas quais se instalam, produzem lesões pois, alimentam-se de sangue(HEMATÓFAGOS), causando patologias por si só e abrindo caminho para infecções por bactérias, vírus, fungos e mycoplasmas oportunistas.

Quando da incidência desse problema deve-se melhorar o sistema de ventilação pois, com uma melhor ventilação, melhoramos a aeração e circulação de ar eliminando partículas em suspensão no ar do criadouro. Os ácaros em um criadouro podem ser trazidos por aves novas introduzidas¹ e que não tenham sido submetidas à quarentena em ambiente separado do criadouro ou por correntes de ar mal distribuídas ou podem existir naturalmente no ambiente, onde alimentam-se de detritos e de maneira oportunista, podem infectar as aves. Um excesso de população também pode levar à problemas de má qualidade do ar pois, aumenta a quantidade de partículas em suspensão no ar do criadouro.

Uma forma de tratamento é o uso da Ivermectina(Ivomec® ) e outro método é o uso de inseticida aerosol à base de piretrinas, tipo SPB® . O inseticida deve ser desse tipo pois, é menos tóxico. O método é simples, coloca-se a(s) ave(s) em uma gaiola, cobre-se a gaiola e aplica-se um ou dois jatos do inseticida dentro da gaiola para que a(s) ave(s) inalem o produto durante uns cinco minutos. Esse método mostra-se eficiente, especialmente como tratamento de emergência em aves já parasitadas por ácaros.

Os principais sintomas são:
Dificuldade respiratória.

Tosse e a ave emite sons como gemidos, dando a impressão que está engasgada.

A ave perde a voz.

A ave abre muito o bico e limpa-o constantemente no puleiro.

Em casos de infestação extrema pode ocorrer a morte da ave por asfixia mecânica.

As formas de se evitar esse tipo de "inimigo" da saúde nossas aves são:

Um bom manejo higiênico do criadouro.

Quarentena de novas aves.

Aplicação de produto preventivo como por exemplo, a Ivermectina, que combate não só o ácaro de traquéia mas, também outros endo e ectoparasitas.


Boa ventilação e renovação do ar mas, sem correntes de ar passando diretamente pelas gaiolas pois, essas correntes podem carrear àcaros e outros agentes infectantes.


Isolamento de aves infestadas do ambiente do criadouro aliás, para qualquer patologia deve-se retirar o indivíduo do criadouro.

Eliminação das aves mortas, de preferência incinerando-as.

É possível que a água de bebida seja uma fonte de infestação portanto, temos que ter cuidado com a higiene dos bebedouros.

Minha experiência com Ácaros de Traqueia
Vou descrever a experiência mais recente acontecida no Criadouro de Canários de um amigo. Algumas aves começaram à tossir e agirem como se estivessem engasgadas. Passados alguns dias 06 aves morreram. Ele ligou relatando-me o fato e como não podia, naquele momento, ir até o seu criadouro, o aconselhei á levar 02 aves que apresentavam os mesmos sintomas à um veterinário, nosso conhecido, que tem especialidade em aves. O diagnóstico² foi, acáros de traquéia. O tratamento recomendado foi o uso do SBP®, como descrito acima. Agora estamos fazendo também uma nova aplicação da Ivermectina³, fazendo a aplicação, repousando 15 dias e repetindo a aplicação. Os grandes vilões nesse caso foram encontrados:

1 - Excesso de aves no criatório.

2 - Má ventilação.

Esse problemas são facilmente resolvidos com a diminuição da população de aves no criadouro (ou aumnto do criadouro em si para comportar a população requerida) e com uma melhoria da circulação do ar.

Conclusão
Devemos ter cuidado com o manejo e sanidade de nossos plantéis e criadouros pois, descuidos e falta de atenção para detalhes como: a correta ventilação, higiene, quarentena ,etc; podem ser o diferencial entre o fracasso e o sucesso na criação. Devemos sempre procurar orientação profissional pois, teremos maior precisão no diagnóstico e no tratamento, conseguindo assim, melhores resultados e eliminando os agentes causadores das anormalidades e patologias.



Notas:
1 - Além dos passeriformes também afetam outras espécies como pinzones, agapornis e outros psitacídeos. Não é recomendável ter várias espécies em um mesmo ambiente se pretendemos realizar uma quarentena rigorosa.

2 - Seria interessante também realizar um diagnóstico diferencial para o Syngamus trachea(verme vermelho de traquéia), para ter-se precisão no tratamento. Se bem que o tipo de tratamento é o mesmo para ambos os parasitas, apesar da menor gravidade com relação ao S.trachea por tratar-se de um nematóide.

3 - Com relação à dosagem específica da Ivermectina, existem estudos que dizem que não devemos ultrapassar 0.1ml/kg. Existem relatos de que o uso em dosagens incorretas pode causar cegueira em bois, cães, e tem sido observada em aves pequenas. Mas, o que temos observado na prática em anos de criação de canários é que não houve um único caso desses em vários plantéis de

J.Bernardino
Consultor Técnico COBRAP - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Membro do Grupo - Sítio dos Carduelis - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Colaboração : Dr. Daniel Mendoza - Med. Veterinário - Argentina


Davi Hemerly
Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 32
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

http://www.nacaodospassaros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros de Traquéia Empty Re: Ácaros de Traquéia

Mensagem por sarapintas Sáb Mar 09, 2013 11:30 am

Ok um pergunta então. Acho que o meu Tweety está assim. Pode ver se são estes os barulhos que eles fazem pff? Começa no segundo 28.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
sarapintas
sarapintas
Criador novato
Criador novato

Feminino
Mensagens : 38
Reputação : 0
Idade : 38
Data de inscrição : 12/02/2013
Localização : Coimbra, Portugal

http://agapornisdaju.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros de Traquéia Empty Re: Ácaros de Traquéia

Mensagem por Davi Hemerly Sáb Mar 09, 2013 11:35 am

Olá Joana, eles estão com a respiração acelerada, mas esse barulho não lembra em nada de um pássaro com ácaros de traqueia.

Você deve levar esses alados ao veterinário fazer exames.
Abraço.
Davi Hemerly
Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 32
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

http://www.nacaodospassaros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros de Traquéia Empty Re: Ácaros de Traquéia

Mensagem por Itamar Júnior Dom Mar 31, 2013 2:58 pm

Muito bom amigo! Very Happy
Itamar Júnior
Itamar Júnior
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1680
Reputação : 132
Idade : 24
Data de inscrição : 13/01/2013
Localização : Santa Catarina

https://www.facebook.com/junior.rossatto.9

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros de Traquéia Empty Re: Ácaros de Traquéia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos