Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas gerais para criar uma arara

+2
fabioffrancisco
Julia
6 participantes

Ir para baixo

Dicas gerais para criar uma arara Empty Dicas gerais para criar uma arara

Mensagem por Julia Qui Jan 02, 2014 6:21 pm

Como é complicado para se ter uma arara(pelo menos para mim) mesmo assim venho deixar estas dicas reunindo muitas informações, que sejam útil!

Temperamento

   As araras são aves extremamente dóceis e com um instinto gregário muito forte. Se habituadas desde uma idade precoce, podem conviver de uma forma muito agradável com humanos, dando-se bem e com laços de afetividade muito forte com todos os membros da família. Um fator importante a ter em conta, é que uma arara precisa dos mesmos cuidados que um cão, um gato, ou qualquer outro animal necessita, e vive mais tempo que estes animais. Por isso, quando pensar em adquirir uma arara, convém pesar todas as circunstâncias para não fazer uma aquisição de forma intempestiva. A arara precisa de muita atenção e carinho, caso contrário, poderá apresentar uma plumagem deficiente, entre outras perturbações de comportamento. Apesar de não poderem ficar isoladas numa gaiola, não podem ser colocadas com outras aves de menor porte.

História
As araras fazem parte de um grande grupo de aves, os Psittacidae, também chamados de aves de bico torto. Esse grupo ocorre não só na América do Sul, mas, também, na África e Austrália; possui mais de trezentas espécies e mais algumas centenas de subespécies e raças artificiais criadas pelo homem, como os diversos periquitos e agapornis.  Os Psittacidae sempre despertaram um grande interesse no homem desde os tempos antigos. Realmente, existem citações desse grupo na literatura lndu datada de 3.000 anos a.C. Até mesmo o Kama Sutra faz referência a esse grupo dizendo que uma das 64 actividades nas quais o homem deve ser mestre em fazer é ensinar um psitacídeo a falar.  A primeira importação de psitacídeos foi feita pela Europa em 327 a.C., quando um soldado do exército de Alexandre, o Grande, chamado Oneskritosde, resolveu levar para a Grécia algumas aves como lembrança, em seu retorno, após a campanha na Índia contra os Persas.  Este "contrabando" surtiu tanto efeito que, após aquela data, as exportações da Ásia para Europa não pararam.  Até mesmo Cristóvão Colombo, quando descobriu a América, trouxe de volta alguns papagaios como lembrança das supostas Índias. Na verdade, naquela época os psitacídeos eram tidos como sinónimo de riqueza. Sabe-se que, antes de avistar indícios de terra, a esquadra de Colombo avistou um suposto bando de psitacídeos voando para o sul. Decidiram então irem direcção àquele bando e foram descobrir o que hoje chamamos de ilhas Bahamas. Ao que tudo indica, se tivessem prosseguido o curso original, teriam desembarcado na Flórida e não em uma ilha.  Sabe-se que uma das primeiras permutas de Pedro Alvares Cabral com os índios brasileiros foi uma arara vermelha, que foi trocada por artigos trazidos da Europa. Esta mesma arara causou grande sensação em Portugal.

Descrição
    A arara pode ter um tamanho de 85 centímetros, aproximadamente. São aves trepadoras, que apreciam muito fazer acrobacias. Devido ao seu tamanho, e não só, as araras costumam utilizar todo o espaço que têm disponível. Estas aves não são as melhores imitadoras, mas podem ser ensinadas a repetir a voz humana, e para isto devem ser criadas com pessoas desde tenra idade para o aprendizado ser mais fácil. No entanto, as araras raramente aprendem a imitar quando são criadas em grupos. Algumas aves podem ser mais barulhentas e, por vezes, incomodar os vizinhos.  A distinção entre machos e fêmeas não é muito fácil. Os criadores com mais experiência podem diferenciá-los pelos bicos, já que o do macho é mais comprido e ligeiramente mais estreito que o bico da fêmea. Além disso, a cabeça do macho também pode ser maior que a da fêmea, mas nem sempre é possível fazer esta análise de forma eficiente. Uma conclusão definitiva só pode ser tirada depois de um exame endoscópico, realizado por um médico veterinário.  A criação de araras não é fácil. A maturidade sexual das araras pode ser atingida apenas aos quatro anos de idade. Antes de iniciar o processo de acasalamento convém saber se o casal tem um bom relacionamento e se o ambiente ao redor é o mais correto. As fêmeas põem, em média, dois a quatro ovos, que incubam entre 24 a 28 dias. A plumagem das crias surge após três ou quatro meses.

Alojamento
As araras precisam de muito espaço quando criadas em cativeiro. As gaiolas devem ser grandes e amplas, já que as suas grandes asas e cauda podem ficar danificados devido ao espaço reduzido. Para termos noção do tamanho ideal, basta saber que as araras devem poder abrir as asas com tranquilidade e a cauda não devem tocar no chão da gaiola ou aviário. Apesar de não serem aves frágeis, não podem enfrentar condições de temperatura muito adversas, como a geada, por exemplo.  As araras não são aves muito voadoras, e costumam ficar muito sossegadas, mas mesmo assim devemos ter cuidado ao colocá-las em gaiolas fechadas. Convém evitar materiais em madeira, já que as araras têm muita facilidade em roer este tipo de material. Há, inclusive, gaiolas em material especial para não serem destruídas pelos bicos da arara. O mesmo serve para plantas que forem colocadas dentro do aviário, já que ela vai destruí-las a primeira oportunidade. Estas aves são muito trepadoras, por isso é comum vê-las a utilizar troncos de árvores para poder pendurar-se.

Alimentação
Quanto à alimentação, as araras podem consumir um alimento especial para elas, mas que pode ser completado com outros complexos minerais e vitaminas. Esta espécie de aves gosta muito de frutas em geral, com excepção do abacate, que tem efeito venenoso para elas. É importante colocar à disposição das araras uma mistura de arenito, calcário e carvão, especial para araras. Como são aves que gostam de roer tudo o que vêem, se quiser pode dar-lhes galhos frescos de salgueiro ou de qualquer árvore de frutos.


Higiene 
As araras gostam muito de tomar banho frequentemente, principalmente nos dias quentes, e apreciam serem borrifadas com um jacto de água ultrafino. Mesmo durante os meses de inverno, as aves gostam do banho, mas convém certificar-se que a água do borrifador esteja morna, ao invés de fria. As aves que estiverem em recintos fechados devem ser borrifadas todos os dias.

Reprodução
Fácil em cativeiro. A partir dos 3 anos. De setembro a março.O macho alimenta a fêmea no bico, especialmente nessa época. Coloca de 2 a 3 ovos chocados por 28 dias.Condições para reproduzir:lugar fresco, bem arejado, boa alimentação, um casal que não brigue.

Viveiros e Ninhos Adequados
Existem dezenas de tipos de viveiros, empregados para criação cujas características variam com o tipo de ave, terreno e características morfoclimáticas do local. A disponibilidade de capital obviamente influencia muito nas instalações de um local. A descrição de todas as variedades seria desnecessária e tomaria um enorme espaço. Pode-se construir um conjunto de viveiros aéreos feitos com tela soldada à prova de camundongos e pardais. A tela soldada possui a vantagem de ser mais higiênica e não exigir armações fortes, porém, é mais cara e de difícil aquisição no país. Como alternativa, pode-se usar tela trançada. O arame deve ser sempre galvanizado e de muito boa qualidade. Como os psitacídeos usam o bico para auxílio na locomoção vertical, já foram observados casos de intoxicação pela ferrugem ou resíduos de metal em aves que habitavam viveiros com telas de má qualidade.

Dimensões Ideais dos Viveiros e Ninhos
Hoje está muito claro para os criadores brasileiros e estrangeiros que viveiros pequenos são ideais para incentivar a reprodução na maioria dos psitacídeos. Parece que a proximidade obrigatória entre os pares propicia a atividade reprodutiva. Em B.I.I, por exemplo, existem bons casais reprodutores de araras Canindé e vermelhas em viveiros quadrados de 1,85 x 1,85 m. Entretanto, existem estudos que mostram que a atividade física em psitacídeos é importante para se ter uma boa absorção de cálcio. Fêmeas reprodutoras mantidas por muitos anos em locais pequenos podem ter problemas de saúde.

Manejo com os Poleiros
Apesar de parecerem pouco importante, os poleiros podem influenciar consideravelmente na fertilidade dos ovos. Deve-se sempre colocá-los na horizontal, tomando o cuidado para não escolher poleiros muito grossos ou finos. A ave deve ser capaz de agarrá-los com firmeza, do contrário, pode não ter equilíbrio na hora do cruzamento. Podem ser colocados apenas dois poleiros nas extremidades dos viveiros para incentivar o voo. A madeira deve ser macia porque os poleiros também servem como um “brinquedo” para a ave poder roer, exigindo, portanto, frequentes trocas. Em muitos locais, costuma-se usar canos de metal galvanizado. Entretanto, embora sejam mais práticos e higiênicos não podem ser utilizados em locais com invernos frios, pois provocam o resfriamento dos pés. É o caso de regiões localizadas no sul e sudeste do Brasil onde pode haver noites com temperaturas abaixo de 15oC.

Saúde
Sensível a verminoses, especialmente a Capilariose. Necessidade de controle com exames periódicos de fezes. Manter o viveiro limpo.

Tempo de vida em cativeiro
40 anos.

*São poucas informações, são por enquanto dicas básicas.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Julia
Julia
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : RobotXP
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1984
Reputação : 238
Idade : 30
Data de inscrição : 29/12/2013
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas gerais para criar uma arara Empty Re: Dicas gerais para criar uma arara

Mensagem por fabioffrancisco Qui Jan 02, 2014 8:01 pm

Muito bom, parabéns pelo tópico!
fabioffrancisco
fabioffrancisco
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 24
Reputação : -1
Idade : 47
Data de inscrição : 19/07/2013
Localização : Presidente Prudente

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas gerais para criar uma arara Empty Re: Dicas gerais para criar uma arara

Mensagem por Julia Sex Jan 03, 2014 6:10 am

Fabio obrigada!
Julia
Julia
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : RobotXP
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1984
Reputação : 238
Idade : 30
Data de inscrição : 29/12/2013
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas gerais para criar uma arara Empty Re: Dicas gerais para criar uma arara

Mensagem por João Paulo³ Sex Jan 03, 2014 8:13 am

Mt bom seu topico
João Paulo³
João Paulo³
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Mensagens : 249
Reputação : 62
Idade : 26
Data de inscrição : 25/10/2013
Localização : Itiruçu-BA

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas gerais para criar uma arara Empty Re: Dicas gerais para criar uma arara

Mensagem por carlos campos Sex Jan 03, 2014 8:34 am

ótimo tópico gostei

carlos
carlos campos
carlos campos
Vip
Vip

Masculino
Sub-Nick : cc40
Mensagens : 510
Reputação : 30
Idade : 25
Data de inscrição : 25/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas gerais para criar uma arara Empty Re: Dicas gerais para criar uma arara

Mensagem por Julia Sex Jan 03, 2014 8:36 am

Grata pelas respostas!
Julia
Julia
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : RobotXP
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1984
Reputação : 238
Idade : 30
Data de inscrição : 29/12/2013
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas gerais para criar uma arara Empty Re: Dicas gerais para criar uma arara

Mensagem por andrews passarinheiro Sex Jan 03, 2014 10:02 am

muito legal Smile
andrews passarinheiro
andrews passarinheiro
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Mensagens : 108
Reputação : 10
Idade : 28
Data de inscrição : 13/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas gerais para criar uma arara Empty Re: Dicas gerais para criar uma arara

Mensagem por Julia Sáb Jan 04, 2014 8:19 am

Andrews Grata pela resposta  Very Happy  Very Happy .
Julia
Julia
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : RobotXP
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1984
Reputação : 238
Idade : 30
Data de inscrição : 29/12/2013
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas gerais para criar uma arara Empty Re: Dicas gerais para criar uma arara

Mensagem por William Monteiro Seg Jan 13, 2014 6:12 pm

Você retirou de alguma fonte ou é puro do seu conhecimento ?
William Monteiro
William Monteiro
Ausente

Masculino
Mensagens : 1757
Reputação : 166
Idade : 49
Data de inscrição : 19/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas gerais para criar uma arara Empty Re: Dicas gerais para criar uma arara

Mensagem por Julia Ter Jan 14, 2014 8:03 am

Olá William,

Tirei de alguns sites e acabei esquecendo de colocar a fonte e agora não tem mas como editar.

Atenciosamente.
Julia
Julia
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : RobotXP
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1984
Reputação : 238
Idade : 30
Data de inscrição : 29/12/2013
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas gerais para criar uma arara Empty Re: Dicas gerais para criar uma arara

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos