Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Goulds dicas...

+2
italo vieira
William Monteiro
6 participantes

Ir para baixo

Goulds dicas... Empty Goulds dicas...

Mensagem por William Monteiro Ter Nov 12, 2013 8:10 am

A criação de diamantes Goluds no meu entendimento , parece ser cercada por pacote de dúvidas e receios quanto ao manejo e principalmente ao sucesso da criação.
 Todos que buscam a criação desta ou de outra ave , sempre tem a mesma pergunta , quando vai acontecer a postura ? Quando vou ver os primeiros filhotes ?
 Automaticamente a busca por informações começam a ser cada vez maior , e informações descritas na internet nem sempre mostram a realidade sobre a criação dos Goulds.
 É uma ave com muitas particularidades e individualidades , não sendo correto usar como base a criação de todos os outros diamantes para esta espécie e isso dentro daquelas informações repetitivas encontradas na internet você não encontra.
 O inicio da criação demanda um certo cuidado e muita atenção por parte daquele que busca criar e ter sucesso , e o primeiro passo é determinar se você quer ter apenas uma ave com um canto suave e única ou reproduzir o Gould !
 Muitas vezes seduzidos pelas cores e beleza do Gould , muitos se aventuram em uma busca sem resultados que é a criação e reprodução desta ave...
 Então vamos lá já que todos buscam Criar ou reproduzir o Gould...

 AQUISIÇÃO DO CASAL

 A escolha de boas aves é fundamental , aves saudáveis são percebidas pelas cores e pela atividade da ave e isso é o inicio e o principal para o sucesso na criação do Gould.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

 Após a escolha e aquisição do casal , muitos juntam as aves e passam a cronometrar movido pela ansiedade , quanto tempo aquele casal vai fazer a postura , chocar , criar e ter lindo filhotes como se elas fossem controladas por um botão que apertamos e eles tem todo este procedimento de acordo com a nossa vontade !
 Errado companheiros !
 O ambiente (gaiola) deve receber as aves , as mesmas passarem por uma observação nos primeiros dias em relação a atividade das mesmas , se estão se alimentando direito , as fezes , e possíveis doenças.
 Muitas aves quando compramos , estão em viveiros coletivos tratadas como mercadoria , sendo alimentadas de forma inadequada , higiene precária e consequentes doenças embarcadas nas mesmas , e vermifugar a ave é fundamental... Sendo assim , um período inicial sem a pressa de colocar datas de quanto é este período , mas sim o necessário para avaliar e entender aquelas aves é o fundamental nesta fase.
 Administrar uma alimentação inicial correta a base de sementes que essas aves consomem , ou seja , muito das misturas que você compra pronta só porque tem um Gould no rótulo não que dizer que seja o ideal para sua ave. O Gould tem como base o Alpiste , o Painço e a Senha , sendo o restante dispensável pela ave , então faça a sua mistura se baseando no que ela realmente consome que são as sementes citadas.
 Farinhadas existem inúmeras , mas poucas são as ideais e também não são indispensáveis para o Gould , são um complemento que você pode administrar posteriormente observando se a ave aceita ou não a farinhada e isso leva tempo até você equalizar o desejo do Gould por certo alimento fora a semente.
 O ambiente deve ser LIVRE DE CORRENTES DE AR , mesmo no verão , essa ave não tolera correntes de ar direta causando deficiências crônicas na ave dificultando sua recuperação.
 
INICIANDO A REPRODUÇÃO

 Passado o período inicial onde você buscou observar e ambientar a ave preparando basicamente a ave , é hora de juntar o casal em uma gaiola preparada para ser aquela que vai ser o lar permanente delas dando segurança , alimento e principalmente o ninho.
 O ninho para os Goulds , deve ser colocado logo de inicio quando o casal entra na gaiola de criação , ou seja , ninho e material para a confecção do mesmo deves estar disponíveis desde o primeiro dia para que tudo que é estranho para eles não apareçam de forma gradativa ao longo do tempo e o ninho passe a ser o refugio seguro do casal.
 Um ninho que uso muito e tenho ótimos resultados é o tipo caixa com um de canário adaptado dentro dele , e depois de muito observar e testar , essa adaptação que fiz foi muito bem aceita pelos Goulds e também pelas amas , pois oferecem um melhor acondicionamento da postura , segurança e calor além de um ninho bonito admirado logo de inicio pela fêmea. Muitas fêmeas só fazem a postura se o ninho estiver de acordo e isso eu percebi que com este ninho , todas adiantam essa fase.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

POSTURA

Um ponto que percebo muito é a ansiedade que muitos tem nessa fase em querer determinar datas para acontecer a postura , e isso é algo  que não  pode ser determinado com um cálculo matemático ou porque o mesmo pesquisou que com X dias a ave já entra em postura.
Errado !
O tempo para isso acontecer é relativo ao manejo , ambiente e condição da ave , ou seja , ela que vai determinar quando isso vai acontecer , se é em breve ou não !
 Tenho casais que entraram em postura muito rápido , e outros que levaram mais de meses , pois isso que afirmo que não existe um padrão entre todas as aves e principalmente o Gould é muito sensível ao clima e ambiente que ele está sendo acondicionado. Alguns casais que mantenho no verão fora do criatório , estes recebem a luz do sol , amanhecer e por do sol , entre outras situações mais natural , tendem a ter uma postura mais rápida e com uma quantidade de ovos maior que aquelas que mantenho dentro do meu criatório de forma mais abrigada com luz artificial. Claro que isso também não é preciso , pois tenho amigos criadores que só criam dentro do ambiente fechado e os resultados são plenamente satisfatórios.
 Isso foi só um exemplo de como esta ave é complexa e testa o criador , cada casal forma uma particularidade que você tem que entender e não entrar em um pensamento que é só juntar que os ovos vão aparecer...

 CRIAS

 Eu sempre optei por criar Goulds com amas (manons) , isso porque a cria direta quase sempre não é possível e a perda de filhotes e ovos é significativa com o sistema de cria direta. As amas (manons) são pais excelentes e o perda é quase zero por descuido deles. Indico e afirmo que devem usar as amas , principalmente os iniciantes na criação do Gould , onde a desistência de criar esta ave pode surgir ao ver as mesmas jogarem para fora do ninho os ovos ou filhotes não dando continuidade no ciclo , onde com as amas isso não ocorre.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Os manons criam bem os filhotes de Goulds , mas inicialmente os filhotes são escuros apresentando apenas uns brilhantes na boca sendo um recurso natural da ave para a mãe localiza-lo dentro no ninho , sendo esses pontos brilhantes o significado de darem o nome de diamantes a esta espécie.
 Os filhotes ficam com uma aparência verde e cinza por um período de seis a sete meses para terem a primeira muda e receberem aquelas cores lindas e características da espécie.

Então meus amigos , a criação de Gould nem sempre segue tudo que aqueles artigos colados e repetitivos que encontramos na internet , ela demanda alguns cuidados e atenções diferentes do relatado nos artigos , mas o que você deve pensar e buscar , é informações , estudar sobre a espécie que quer criar e não entender que se você cria por exemplo canários é a mesma coisa e os mesmos procedimentos com os Goulds , mandarins , bavettes e todos os outros diamantes , cada espécie tem seu segredo e particularidades.

Criar Goulds seguindo o básico que é alimentar de forma correta , ambiente tranquilo e protegido , e principalmente PASCIÊNCIA E ATENÇÃO com suas aves , o sucesso é eminente e certo...

 Basicamente é isso meus amigos , e me coloco a disposição de todos...[/b]
William Monteiro
William Monteiro
Ausente

Masculino
Mensagens : 1757
Reputação : 166
Idade : 49
Data de inscrição : 19/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds dicas... Empty Re: Goulds dicas...

Mensagem por italo vieira Ter Nov 12, 2013 12:33 pm

Muito bom o artigo amigo, tenho muita vontade de criar golds porém estou esperando ter mais tempo para me dedicar melhor a ave.
Tenho uma dúvida, como faço para que o período de postura dos golds e dos manons se coincidam? é necessário quantos casais de manon para um de gold? e posso deixar os casais de manos juntos em um pequeno viveiro?
italo vieira
italo vieira
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 20
Mensagens : 284
Reputação : 89
Idade : 33
Data de inscrição : 15/08/2013
Localização : Sousa PB

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds dicas... Empty Re: Goulds dicas...

Mensagem por danieldwg Ter Nov 12, 2013 7:43 pm

onde moro não acho manons será que os mandarins criam os filhotes de goulds?
danieldwg
danieldwg
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Mensagens : 152
Reputação : 6
Idade : 26
Data de inscrição : 25/08/2013
Localização : Cariacica-Espirito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds dicas... Empty Re: Goulds dicas...

Mensagem por William Monteiro Qua Nov 13, 2013 5:43 am

italo vieira escreveu:Muito bom o artigo amigo, tenho muita vontade de criar golds porém estou esperando ter mais tempo para me dedicar melhor a ave.
Tenho uma dúvida, como faço para que o período de postura dos golds e dos manons se coincidam? é necessário quantos casais de manon para um de gold? e posso deixar os casais de manos juntos em um pequeno viveiro?
Italo , na verdade vc não precisa se preocupar tanto com o fato de coincidir a postura do Gould com a do Manon , isso vc consegue resolver de uma forma bem simples que é incentivando o choco do Manon.
Isso é feito da seguinte forma:
Você compra aqueles ovinhos plásticos e coloca dentro do ninho dos Manons mesmo eles não tendo feito alguma postura , o Manon é uma ave que pega no choco muito fácil e o fato do macho também chocar ajuda muito nessa hora , e ao ver o ovinho no ninho eles rapidamente passam a chocar.
Então amigo , nem sempre você precisa esperar os Manons entrarem no choco , mas sim incentivar o choco de forma artificial.
Quanto a deixar os casais de Manons juntos em um viveiro , eu já tive essa experiência e não foi bem sucedida em relação a choco dos Goulds , se o objetivo for tirar filhotes de Manons tudo bem , mas se for para chocar os ovos dos Goulds eu não recomento , e sim neste caso em gaiolas individuais.
A quantidade de casais de Manon para cada um de Gould , depende muito do seu objetivo , ou seja , se quer tirar o máximo de filhotes por casal de Gould , vc deve ter cinco casais de Manon paracada um de Gould !
Mas se quer obter apenas alguns filhotes por razões de espaço e tempo , um ou dois casais de Manons é o suficiente. Isso depende muito do que você quer em relação a quantidade de filhotes...
Tenho amigos que compraram de mim um casal e tiveram apenas um casal de Manon como ama , e tiveram um numero de filhotes dentro do que eles pretendiam que era de 5 a 6. Outros adquiriram também um casal de Gould e tiveram dois de Manon , e obtiveram 8 a 10 filhotes , mas isso depende muito e o numero pode variar bastante devido a vários fatores , como já vi gente com cinco casais de Manon para um de Gould e tirar o mesmo numero de filhotes.
O Gould é diferente e você deve entender a ave e principalmente não deixar ela vencer a sua paciência , que é o principal combustível para o sucesso na criação...
William Monteiro
William Monteiro
Ausente

Masculino
Mensagens : 1757
Reputação : 166
Idade : 49
Data de inscrição : 19/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds dicas... Empty Re: Goulds dicas...

Mensagem por William Monteiro Qua Nov 13, 2013 5:45 am

danieldwg escreveu:onde moro não acho manons será que os mandarins criam os filhotes de goulds?
Se for um bom casal de Mandarim e criador , eles servem sim como amas , mas geralmente o Mandarim é bem complicado na fase de cria e o resultado pode ser negativo...
William Monteiro
William Monteiro
Ausente

Masculino
Mensagens : 1757
Reputação : 166
Idade : 49
Data de inscrição : 19/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds dicas... Empty Re: Goulds dicas...

Mensagem por italo vieira Qua Nov 13, 2013 5:52 am

Muito Obrigado pelas dicas william serão muito proveitosas!
quando adquirir o meu casal falarei, para assim poder tirar dúvidas futura, mais uma vez obrigado e ótimo artigo!
italo vieira
italo vieira
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 20
Mensagens : 284
Reputação : 89
Idade : 33
Data de inscrição : 15/08/2013
Localização : Sousa PB

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds dicas... Empty Re: Goulds dicas...

Mensagem por William Monteiro Qua Nov 13, 2013 5:57 am

italo vieira escreveu:Muito Obrigado pelas dicas william serão muito proveitosas!
quando adquirir o meu casal falarei, para assim poder tirar dúvidas futura, mais uma vez obrigado e ótimo artigo!
Fica a vontade amigo , estou aqui se precisar de ajuda...
William Monteiro
William Monteiro
Ausente

Masculino
Mensagens : 1757
Reputação : 166
Idade : 49
Data de inscrição : 19/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds dicas... Empty Re: Goulds dicas...

Mensagem por William Monteiro Ter Dez 24, 2013 8:12 am

Muitos deveriam entender melhor muitas coisas sobre o Gould ou qualquer outra ave a ser criada...
William Monteiro
William Monteiro
Ausente

Masculino
Mensagens : 1757
Reputação : 166
Idade : 49
Data de inscrição : 19/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds dicas... Empty Re: Goulds dicas...

Mensagem por ricardonuno Ter Dez 24, 2013 11:40 am

Obrigado pelas dicas William!!! Muito bom artigo!!! e concordo contigo as pessoas deviam saber muito mais sobre as aves que criam, até para não pensarem que é fácil, e depois adquirem exemplares, e como nós sabemos as coisas não correm sempre bem e depois desanimam.....


abraço
ricardonuno
ricardonuno
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 42
Data de inscrição : 20/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds dicas... Empty Re: Goulds dicas...

Mensagem por William Monteiro Qua Dez 25, 2013 6:36 am

Infelizmente hoje muitos compram as aves com a intenção de reproduzir as mesmas de forma incorreta !
Recebo muitos e mails com duvidas junto com decepções , e na verdade isso é fruto do impulso , falta de paciência e muita desinformação...
Juntam um casal e ficam com o relógio na mão cronometrando o tempo que elas vão gerar crias , ou ficam avaliando o porque isso ou aquilo não dá certo !!! Eu fico indignado com algumas situações , pois as aves não são máquinas ou algo que seguem a nossa vontade , são vidas e suas reações não podem ser encontradas em textos colados da Internet.
Tudo parece muito fácil , é só entrar no Google digitar o nome da ave e você encontra sempre um texto dizendo o que ela come , as dimensões da gaiola , tempo e forma de postura e principalmente a frase do autor dizendo que são aves que criam bem e facilmente dentro do que ele disse. Pura besteira , e o resultado é o que vejo muito aqui no fórum !!
Após tudo , é contatado que aquilo que lemos na internet não bate com a realidade que você está vivendo e a decepção e também algo mais simples que é CULPAR a ave é o mais fácil !
Criar Gould , ou até outra ave como o Manon , não é essa simplicidade exposta por textos colados ou até mesmo pelo vendedor , tudo que tem vida é bem diferente de uma teoria universal !
Tenho casais que já faz mais de um ano que estão acasalados e não tive resultado algum e isso é completamente normal dentro de uma criação por se tratar de aves difíceis e complexas como o Gould , e ficar com o cronometro na mão querendo determinar quando vai ter a postura , quando vai ter a cria e quando os filhotes vão ficar grandes e coloridos é algo ERRADO , e se for assim é melhor a pessoa compra um joguinho de vídeo game com um bichinho virtual...
William Monteiro
William Monteiro
Ausente

Masculino
Mensagens : 1757
Reputação : 166
Idade : 49
Data de inscrição : 19/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds dicas... Empty Re: Goulds dicas...

Mensagem por ricardonuno Qua Dez 25, 2013 10:11 am

É bem verdade isso William, mas eu ainda acrescentaria que deve-se ter paixão pela criação, não basta criar para ganhar dinheiro, ou por status, porque pela paixão vem a paciência para a tentativa e o erro, vem a capacidade de superar uma decepção e a capacidade de tratar todas as aves do plantel com a mesma intensidade, quer seja o casal mais produtiva, quer seja aquele que ainda não reproduziu.......

Vamos falando, ainda me estou a preparar para a criação de Gold, pois apenas crio canários.

ricardonuno
ricardonuno
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 42
Data de inscrição : 20/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds dicas... Empty Re: Goulds dicas...

Mensagem por William Monteiro Qua Dez 25, 2013 8:59 pm

Leia bastante sobre a ave , pergunte sempre e entenda que a criação depende de muitos fatores e o principal é a paciência !
Estou sempre a disposição...
William Monteiro
William Monteiro
Ausente

Masculino
Mensagens : 1757
Reputação : 166
Idade : 49
Data de inscrição : 19/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds dicas... Empty Re: Goulds dicas...

Mensagem por Sandro RJ gold Ter Fev 25, 2014 7:28 pm

Tópico ÓTIMO.

Gostei muito e achei super interessante e instrutivo.

Parabéns !!!
Sandro RJ gold
Sandro RJ gold
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 01 Casal
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 45
Data de inscrição : 23/02/2014
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds dicas... Empty Re: Goulds dicas...

Mensagem por ErickTierling Dom Dez 14, 2014 7:05 am

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds dicas... Empty Re: Goulds dicas...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos