Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Minha calopsita coloco 6 ovos, mas não choca.

3 participantes

Ir para baixo

Minha calopsita coloco 6 ovos, mas não choca. Empty Minha calopsita coloco 6 ovos, mas não choca.

Mensagem por paulohelder Ter Set 10, 2013 12:16 pm

Boa tarde, entre o dia 15 ao dia 19 de agosto, minha calopsita coloco 4 ovos. quando foi dia 8 de setembro ela coloco mais 2. o que devo fazer? deve tirar os ovos que ela coloco anteriormente ou devo deixar? por quanto tempo devo deixar os ovos na ninheira?

Obrigado pela ajuda!
paulohelder
paulohelder
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 40
Data de inscrição : 10/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Minha calopsita coloco 6 ovos, mas não choca. Empty Re: Minha calopsita coloco 6 ovos, mas não choca.

Mensagem por Fernando Caldeira Ter Set 10, 2013 12:49 pm

Paulo, ela ta entrando e ficando dentro do ninho?
Eu tirava estes ovos, deixava em palha de alpiste/painço ou fuba, lembrando que é vira-los pelo menos 3 vezes ao dia.
Si ela volta a botar novos ovos, e entrar no choco, dependendo da quantidade de ovos e bom vc voltar com esses ovos pra ela.
Fernando Caldeira
Fernando Caldeira
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Mensagens : 94
Reputação : 6
Idade : 41
Data de inscrição : 19/06/2013
Localização : Pingo D'água - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Minha calopsita coloco 6 ovos, mas não choca. Empty Re: Minha calopsita coloco 6 ovos, mas não choca.

Mensagem por Levy Viana Ter Set 10, 2013 1:58 pm

Os primeiros ovos podem não está galados e ela entrou em uma nova postura, por isso o certo é você fazer a ovoscopia sempre.

Os ovos precisam receber constante aquecimento para que os embriões se desenvolvam, por essa razão, o casal de calopsitas se alterna no choco, isto é, o macho permanece no ninho durante o dia, cedendo o lugar para a fêmea no fim da tarde, que permanece então chocando até a manhã seguinte. Entretanto, observamos casais que preferem ficar juntos no ninho durante a maior parte do dia ou à noite no ninho.

O período de desenvolvimento do embrião é de 18 dias, podendo se estender até 20 ou 23 dias, dependendo da ausência ou não do casal no choco dos ovos.

Ao final do ciclo, o filhote quebra a casca do ovo sozinho usando uma ponta formada no meio do bico apenas para auxiliá-lo nessa função, desaparecendo depois que nasce. Pode levar horas para que o filhote consiga se ver livre da casca do ovo.

Sugerimos manter uma banheira com água na gaiola desde o início do ciclo reprodutivo, pois os pais costumam se banhar, e com as penas molhadas umidecem os ovos. Isso ajudará para que a casca do ovo não fique tão dura, ajudando o nascimento do filhote.





Probabilidade de um ovo vingar



As chances de um ovo eclodir, depende de fatores que favoreçam o nascimento do filhote. Os problemas que podem ocorrer são:

infecções por doenças transmitidas pelos pais (vermes, etc.)
contaminação através da casca do ovo
falta de umidade
qualidade do ovo (casca rugosa, fina, quebradiça, deformada, suja, dura)
ausência de anticorpos
ausência frequente no choco
ovo não galado (fecundado)

OBS: Um ovo fertilizado (galado) pode ser chocado e com chances de nascimento de filhote, até por volta de 10 dias da data que foi botado, desde que fique armazenado em temperatura amena e virado pelo menos 2 vezes ao dia, e que não tenham sido anteriormente chocado mesmo que por pequenos períodos (exemplo, casais que chocam mas depois de alguns dias abandonam os ovos).

Fonte: Portal das Calopsitas
Levy Viana
Levy Viana
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 9
Mensagens : 1886
Reputação : 206
Idade : 28
Data de inscrição : 14/08/2013
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Minha calopsita coloco 6 ovos, mas não choca. Empty Re: Minha calopsita coloco 6 ovos, mas não choca.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos