Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo sobre o Pica-Pau

2 participantes

Ir para baixo

Tudo sobre o Pica-Pau Empty Tudo sobre o Pica-Pau

Mensagem por Davi Hemerly Qua Out 31, 2012 4:48 pm

Tudo sobre o Pica-Pau
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Atração – Pica-Pau

No Brasil existem cerca de 42 espécies, distribuídas por todo o país, variando bastante no tamanho (de 10 a 200g), cores e manifestações sonoras. Basta haver matas nas redondezas para encontrá-los. São vistos até mesmo próximo a grandes centros urbanos. Em São Paulo, por exemplo, em bairros como Eldorado, Granja Viana, Serra da Cantareira. No Rio de Janeiro em Jacarepaguá, Horto Florestal, Jardim Botânico. Para recebê-los em casa. Lembre-se de que preferem árvores mortas(eucaliptos e pinus não favorecem a sua presença), são muito sensíveis a inseticidas, dormem e se abrigam da chuva em cavidades nos troncos. Além das frutas já citadas, gostam de comer formigas, cupins e suas respectivas larvas. Também costumam abrir ninhos de abelhas e vespas em busca de suas larvas. Quem sabe você presencie até um tamborilado, som produzido batendo em madeiras ocas, taquaras e até chapas de aço que ampliem ao máximo a sonoridade, ultrapassando a altura da voz humana. Neste caso, é provável que seu jardim tenha se tornado o território dele.

Ninho – Pica-Pau

O ninho é construído pelo casal. A fêmea põe de dois a quatro ovos brancos. Os filhotes nascem nus e cegos. O macho divide com a companheira o choco e a alimentação, feita de bolas de insetos, conglomerados através da regurgitação. Com poucos dias de idade, ainda cegos, os filhotes já começam a brincar de martelar. A permanência no ninho leva cerca de cinco semanas.

Reprodução – Pica-Pau

Embora permaneçam num mesmo território, os membros de um casal evitam-se. Mas, quando chega a época dos amores, o macho procura sua amada por meio de pancadas violentas nos troncos. Na briga pelo coração de uma topetuda, dois machos podem executar uma silenciosa e simbólica luta pousando um em frente ao outro, em lados opostos de um caule fino. Um surge como se fosse o reflexo do outro em um espelho. O surpreendente é que ficam por um bom tempo bicando a cabeça do oponente, sem tocar o caule.
Os Pica-Paus procuram fazer ninho nos lenhos velhos, estragados por fungos e insetos ou árvores mortas. Nelas cavam um oco, com a face inclinada para o solo. A entrada consiste num corredor horizontal de corte circular que conduz a uma câmara oval bastante profunda.

Comportamento – Pica-Pau

Geralmente pouco sociável, o Pica-Pau leva uma vida solitária.

Força – Pica-Pau

Outra curiosidade são os pés fortes, com os quais se mantém seguro em um tronco, na posição vertical, sem cair. Para subir, ele pula para cima, de pés paralelos, sentando na cauda a cada parada. Raramente pousa em galhos horizontais.

Biografia – Pica-Pau

Os Pica-Paus são ricos em comportamentos curiosos. Tê-los como visitante do nosso jardim é um privilégio, mas não tão difícil como muitos pensam.

Foram as insistentes bicadas de um topetudo Pica-Pau, instalado no teto da casa de Walter Lantz, que o inspiraram a criar o famoso personagem Pica-Pau na década de 40c, na Califórnia.
Dono de um bico que é um martelo vivo, ou melhor, uma possante britadeira, marca sua presença na natureza através de constantes toc-tocs. Suas marteladas buscam pequenos insetos nas cascas dos troncos e podem localizar larvas adormecidas no interior de árvores, destruindo os insetos roedores de madeira.
Os Pica-Paus começam tarde suas atividades e recolhem-se cedo para dormir. Passam grande parte do tempo batendo, tentando localizar uma cavidade com alimento. Preferem árvores secas, doentes e parasitadas pelos fundos. Por causa da trepidação que provocam, a natureza dotou-os de uma proteção ao redor do cérebro, minimizando seus efeitos.

Seu bico comprido e pontiagudo presta-se ao papel de pinça. Para explorar cavidades, usa a língua flexível, de ponta afilada e longa (às vezes cinco vezes maior do que o bico) podendo agir a cinco centímetros do bico. Sua flexibilidade e capacidade preensora são possibilitadas por uma secreção que age como cola pegajosa.
Entretanto, não só de insetos vivem os Pica-Paus. Muitas espécies neotropicais gostam de frutas, como mamão, maçã e laranja. As frutas de imbaúba e as bagas do caruru também são apreciadas por algumas espécies do Norte. Nos EUA foram seriamente perseguidos por cultivadores de macieiras, até descobrirem que escolhiam apenas frutos bichados para se deliciarem.

Fonte:http://planetabird.wordpress.com
Davi Hemerly
Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 32
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

http://www.nacaodospassaros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre o Pica-Pau Empty Re: Tudo sobre o Pica-Pau

Mensagem por Reryson Colares Qua Out 31, 2012 5:12 pm

Muito bom Davi!
Reryson Colares
Reryson Colares
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 27
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos