Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Encartando o canto - Curió

2 participantes

Ir para baixo

Encartando o canto - Curió Empty Encartando o canto - Curió

Mensagem por Davi Hemerly Sex Out 26, 2012 3:40 pm

Encartando o canto - Curió
Os cuidados que devemos ter para criar um curió para canto

Ao adquirir um filhote de curió procuramos sempre saber que é o pai, a mãe e se possui genética que traz facilidade comprovada no aprendizado e que tenham na família bons repetidores. Pois bem, de nada adianta todas essas qualidades em sua árvore genealógica se este filhote foi adquirido por uma pessoa inexperiente, em que sua casa não exista um local preparado especialmente para receber este filhote para ser treinado.

Por isso, eu como criador, prefiro ficar com todos os filhotes por mim criados com grande risco de aproveitamento do canto, do que passar para uma pessoa inexperiente que além de estragar o pássaro, vai difamar o meu plantel.

É por isso que eu digo: “Fazer canto é uma arte que poucas pessoas que treinam curió para canto possuem!”.

Não sou nenhum desses artistas, mas estou há muito tempo criando e ensinando adquiri algumas experiências simples que se seguida pode dar bons resultados.

Primeiro passo: Escolher o CD certo e não mudar a cada palpite de um colega, a troca de CD pode ocorrer andamento de cantos diferentes no que vai dar defeito graves no futuro.

Eu ajusto o meu aparelho nos seguintes horários:

- Das 6h00 até as 13h00 toca 20 minutos por 20 minutos de intervalo.
- Das 13h00 até as 20h00 toca 20 minutos a cada 60 minutos de intervalo.

Colocar a gaiola próxima do falante com capa na cor branca ou amarela para que o curió mesmo não tenha um campo visual do ambiente, ele passa se alimentar com facilidade.

Só tirar a capa da gaiola na hora de tratar ou limpar a gaiola, neste momento não estimular o pássaro a cantar. Depois de tratado, retornar a gaiola ao seu lugar de costume e não aborrecer a ave com estalo de dedos e assobios.

Se mesmo encapado ele “esquenta” e comece a “gritar”, coloque a gaiola em um lugar com menos luminosidade ou em uma cabine por uns 3 dias ou até que ele se acalme.

Retorne ao lugar de costume e se precisar, repetir este processo todas as vezes que se fizer necessário.

O curió para aprender precisa ouvir o CD com calma e disciplina. Neste momento é importante não sofrer nem um tipo de interferência. Ex: ouvir outros pássaros, pialados de fêmea, etc.
.
Quando notar o andamento completo do canto, podemos usar apenas meia capa na gaiola. Neste período eu aumento um pouco o volume do som para que se possa ouvir nitidamente as notas do canto. Este é o momento certo da colocação das notas e limpeza da voz. Sei que existem muitas formas de se ensinar e que depende muito de um pássaro para outro.
.
Há pássaros que não conseguem resultados com capa, sem capa, com mestre e sem mestre.
.

É por isso que o curió é tão fascinante.

A dificuldade se torna sem dúvida um grande desafio para todos nós apaixonados pelo curió e de seu canto inigualável.

Por: Odevar Sartori.


Última edição por Davi Hemerly em Seg Dez 03, 2012 7:32 am, editado 1 vez(es)
Davi Hemerly
Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 32
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

http://www.nacaodospassaros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Encartando o canto - Curió Empty Re: Encartando o canto - Curió

Mensagem por NDP BOT Qui Nov 22, 2012 7:29 am

Olá.

Muito bom esse artigo.
NDP BOT
NDP BOT
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino
Mensagens : 532
Reputação : 17
Idade : 33
Data de inscrição : 01/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos