Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ácaro da traqueia, O Fantasma dos Criadores de Canários

4 participantes

Ir para baixo

Ácaro da traqueia,  O Fantasma dos Criadores de Canários Empty Ácaro da traqueia, O Fantasma dos Criadores de Canários

Mensagem por Davi Hemerly Ter Set 11, 2012 11:06 am

Ácaro da traquéia
O Fantasma dos Criadores de Canários


Nomes estranhos como Sternostoma tracheacolum, mais comum, Cytodites nodus ou Psittanyssua e mais uns 30 nomes esquisitos como estes, não assustam tanto o criador de canários quanto ouvir o simples apelido "ácaro de traquéia". Estes são alguns dos tipos desse verdadeiro fantasma para os canaricultores do Brasil e do mundo.

O ácaro de traquéia encontra-se no meio ambiente, alimentando-se de detritos e poeira,


Instala-se oportunamente nas vias respiratórias das aves, podendo atacar a traquéia, sacos aéreos, pulmões e até mesmo ossos pneumáticos. Esses ácaros provocam lesões inflamatórias no trato respiratório, provocando irritação e perda da "voz", e em casos extremos pode ocorrer morte por asfixia devido a alta infestação.

O tratamento de eleição para controlar esses ácaros é o uso da ivermectina, administrada de 15 em 15 dias até sanar o problema. Tomar cuidado com a época de aplicação e período de recesso na reprodução, para sucesso no tratamento.

Esses períodos devem ser analisados e determinados pelo veterinário responsável pelo plantel, de acordo com a espécie, condições nutricionais e fisiológicas da ave.

Ao se necropsiar uma ave parasitada por ácaros, encontra-se um quadro de intensa irritação do trato respiratório (pontinhos pretos) desde a traquéia até os pulmões. Essa irritação provoca dificuldade respiratória, queda no sistema imunológico e uma conseqüente instalação de patologias, secundárias (Mycoplasma, bactérias, vírus, fungos) que geralmente são a causa das mortes nas aves. Muitas vezes, mesmo matando o ácaro, as cicatrizes das lesões não permitem uma total recuperação da "voz", e em outros casos não se observam seqüelas.

Levando-se em conta a grande extensão do sistema respiratório das aves, a cronificação dessas infecções secundárias pode tornar-se um problema de difícil solução por atingir os sacos aéreos que estão distribuídos por todo corpo. É fundamental que o veterinário diagnostique e trate essas infecções para evitar a morte do animal.

Esse é o maior erro de todos os criadores, achar que o ácaro é um problema isolado enquanto ele apenas abre portas para infecções mais sérias. A ivermectina apenas mata o ácaro, enquanto a infecção secundária deve receber a terapia específica.

Qualquer terapia não deixa de ser mais um estresse para o animal, de onde devemos concluir que a prevenção continua sendo a melhor via de sucesso na criação. Isto não significa o uso de medicamentos para a prevenção que é praticamente um crime, e sim, cuidados de manejo como alimentação balanceada e contínua (sem mudanças bruscas), ausência de correntes de vento, evitar levantar poeira no criadouro (varrições) e outras formas de estresse conhecidas pelo criador.

Com uma prevenção cuidadosa e a detecção imediata das mais discretas alterações, o fantasma torna-se o que na verdade sempre foi, nada.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Fórum Nação dos Pássaros.


Última edição por Davi Hemerly em Seg Out 15, 2012 4:56 pm, editado 2 vez(es)
Davi Hemerly
Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 32
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

http://www.nacaodospassaros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaro da traqueia,  O Fantasma dos Criadores de Canários Empty Re: Ácaro da traqueia, O Fantasma dos Criadores de Canários

Mensagem por Arthur Ferreira Ter Set 11, 2012 11:33 am

Nossa ontem, eu varri meu quartinho epa vou tomar cuidado porque terei que me previnir desses acaros malícios.
Arthur Ferreira
Arthur Ferreira
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1398
Reputação : 153
Idade : 26
Data de inscrição : 11/09/2012
Localização : Salinas-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaro da traqueia,  O Fantasma dos Criadores de Canários Empty Re: Ácaro da traqueia, O Fantasma dos Criadores de Canários

Mensagem por Davi Hemerly Sáb Set 15, 2012 7:22 am

Devemos manter o ambiente sempre limpo.
Abraços.
Davi Hemerly
Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 32
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

http://www.nacaodospassaros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaro da traqueia,  O Fantasma dos Criadores de Canários Empty Re: Ácaro da traqueia, O Fantasma dos Criadores de Canários

Mensagem por Arthur Ferreira Sáb Set 15, 2012 9:50 am

Oi gente tenho uma notícia boa como meu amigo Davi havia dito eu achei meu invermectina e esta em boas condiççoes para uso eu ja estou medicando minha gloster.
Abraços!
Arthur Ferreira
Arthur Ferreira
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1398
Reputação : 153
Idade : 26
Data de inscrição : 11/09/2012
Localização : Salinas-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaro da traqueia,  O Fantasma dos Criadores de Canários Empty Re: Ácaro da traqueia, O Fantasma dos Criadores de Canários

Mensagem por Reryson Colares Sáb Set 15, 2012 9:04 pm

Uma das piores doenças que se pode imaginar, a partir dela surgem outras, malditos ácaros.
Reryson Colares
Reryson Colares
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 27
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaro da traqueia,  O Fantasma dos Criadores de Canários Empty Re: Ácaro da traqueia, O Fantasma dos Criadores de Canários

Mensagem por Reryson Colares Seg Jun 30, 2014 8:15 am

Up!
Reryson Colares
Reryson Colares
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 27
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaro da traqueia,  O Fantasma dos Criadores de Canários Empty Re: Ácaro da traqueia, O Fantasma dos Criadores de Canários

Mensagem por Tarantinni Seg Ago 04, 2014 6:35 pm

Ótimo artigo..
Tarantinni
Tarantinni
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Sub-Nick : Theodoro
Quantos pássaros você cria? : 46
Mensagens : 1478
Reputação : 142
Idade : 31
Data de inscrição : 24/05/2014
Localização : Caratinga - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaro da traqueia,  O Fantasma dos Criadores de Canários Empty Re: Ácaro da traqueia, O Fantasma dos Criadores de Canários

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos