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Canto Limpo, Fibra, clássico e repetição - Separando e juntando

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Mensagem por Davi Hemerly Qui Mar 07, 2013 10:07 am

Canto Limpo, Fibra, clássico e repetição
Separando e juntando

A procura da organização

Dessa vez, vou logo me desculpando pelo tamaho do texto, pois alguns temas importantes se amalgamaram no debate.
Faz-se mister, entender que eles terao aspectos similares em alguns pontos e em outros serao apenas diferentes.
Estamos desenvolvendo o raciocinio que apresentamos :
É possivel e viavel desenvolver um trabalho de seleção para a fibra mantendo a qualidade do canto de todo plantel. Nao é facil e o criador tera de abdicar de diversas possibilidades de manejo e possiveis cruzamentos para manter o plantel cantando o dialecto correto e sem defeitos.


1- Canto Para a fibra
curtos, com rapida retomada -
Correta (mas acrescento que a rapida retomada é essencial em qulquer das 4 modalidades principais( Fibra, Canto Livre, Classido e Repetição). Outro detalhe importante é que as retomadas rapidas de mais nao sao tao importantes na fibra. Pois se o passaro fizer interrupçoes ao fincal de cada nodulo canoro menores que 2 seg, o compto geral sera sempre considerado com uma cantada. Isso é bom para o canto classico com repetição e para o peito de aço( repetição).

2- Cantos em volume alto e que se sobressaia ao barulho geral da roda- Incorreta
Nem sempre o volume do canto e tao importante numa roda. Apenas para os marcadores inexperientes esse aspecto pode ser relevado..
Afirmo ainda que tenho o observado que a maioria dos Cts ( que tem o volume muiuto alto na roda, normalmente canta tambem um pouco mais longo que o ideal para a roda.) É claro que nao é uma regra absolutam, e teremos cts cantando 3 notas apenas, e com exelente volume. Mas no geral, se observar vera este aspecto.


3-Canto Clássico:
- Canto o mais longo possível, preferencialmente mudando a nota na disparada no metralha e retinido
- Com melodia suave, sem gritar.-

Metade correta metade incorreta
O canto mais longo o possivel é determinante apenas nas competições de repetição ou clássico com repetição. NAs competições de clássico e super clássico ele é importante, mas a limpesa das notas, voz,maviosidade, volume alto, e principalmente executando as onomatopeias e enontro consonantais corretos do regulamento.
A longevidade do canto so é mais determinante nas estacas de canto classico com repetição, repetição(pura) e ou peito de aço.

Agora vamos tentar melhor clarear alguns aspectos do canto classico e do chamado canto limpo.
Oficialmente so existe a estca de canto clássico do dialecto metralha no Brasil. Por isso, por mais que alguns criadores tenham um conceito de canto limpo para os outros 3 dialectos oficiais, por nao termos um regulamento especificando formalizando a pureza das notas desse dialecto e uma estaca com Cts competindo com essas regras, nao poderemos chamar nenhum modelo de dialecto de classico.
Mas isto nao quer dizer que não possamos ter alguma entidade decidida a criar uma estaca de canto classico do dialecto estalo, metralha ou retinindo.

No caso do dialecto estalo, aqui na Bahia, todos sabem que nesses 4 anos, estamos elaborando um regulamento para criarmos a estaca de estalo classico, com base em pesquisas de cts de diversas localidades do estado( e tambem com opiniões nacionais),
Para definirmos que linha especifica de canto sera enquadrada como o nosso estalo classico.
A titulo de experiência, tentamos utilizar alguns desses criterios na estaca de canto livre esse ano aqui. Mas como nao deu certo, pois na maioria do pais o livre é contado epenas pelo numero de cantadas, teremos realmente que criar a estaca de estalo classico para contribuirmos para a preservação do canto limpo. Pois fica mais correto e coerente, ate mesmo nacionalmente.

As onomatopeias que traduzem o que a maioria dos amigos, na verdade em todo pais, entendem por estalo limpo, e que chamaremos de classico aqui na Bahia sao as possibilidades de encontros consonontais fechados e uma variação especifica de altura, sem muitos saltos de uma região muito grave para aguda e vice versa; p que chamamos de apitos, gritos e flautados. Tendo coerencia, harmonia, compasso bem definido, maviosidade, entrada suave etc, esses ultimos aspectos que poderão valorizar ainda mais a voz do ct e sua pontuação,

As onomatopeias sao:

1-Ti Tiu Tiu TITIU Tiu Ti Tiu
2-Tiu Tiriu Tiu Tiu Tiriu
Podendo haver diferentes variações com maior rapidez entre elas, duração de cada nota, emendas e separações sem ficar 2 seg em silencio, entre outras possibilidades dentro dessa regra.
Alguns exemplos

2- Titiu tiu tiu tiu ti tiu, titiu titiu titiu,
titiu titiu titiu tiu tiu titiu titiu titiu
titiutitiutitiu, tiutitiutitiu
Entre outras diversas possibilidades
E tambem todas as possiveis variações ( apenas ritmicas) da 2 onomatopeia

Seriam ainda Ideal para a fibra:

Tiu ti Tiu - - - - Tiu ti Tiu - - - - Tiu ti Tiu
Tiu Titiu - - - - Tiu ti Tiu - - - - Tiu ti Tiu
Titiu tiu - - - - Titiu tiu - - - - titiu tiu

E outras combinaçoes com no maximo 4, 5 notas emendadas.


Se pegarmos em diversas parte do brasil onde o dialecto estalo e erradicado, consultando criadores que realmente pesquisam e observam as linhas de canto desde crianças, e colocar um ct de qualquer região estalando ele sabera lhe dizer se o canto e limpo, tem muitos defeitos, ou não.
E é com base nesse consenso que estabeleceremos a nossa estaca classica do estalo.
Para facilitar com exemplos vou citar mais de 15 Cts que numa competição de estalo classico a briga seria dura. Alguns mais famosos e outros menos. MAs todos com vocalizações disponiveis no youtube, em blogs, sites ou orkut. E com notas que se enquadram neste padrão que chamamos de estalo limpo.

Os que eu sei onde e quando nasceramcolocarei do lado, os outros deixarei em branco, mas de ante mao confio plenamente em seus expositores, e ate que me provem o contrario sao pra mim todos domesticos.


Exemplos:

1- CT Paulistinha

2- CTs Charada e Vendaval-BA - Nascidos nos Criatorio Dois Passarinhos - Hudson ( esse eu praticamente vi nascer e foi vetorizado sem mestre e com cd, alimentado no bico pelo amigo hudson, pela perda da mae no 7 dia de vida dos filhotes. A vetorização e encartamento foram perfeitos e o ct canta com uma voz exelente, com força, volume e uma organização correta das notas.
Em minha modesta opinião, dos cts da atualidade é o que detem um dos cantos mais limpos.

3- CT Tutano - Nascido, vetorizado e encartado no CMA- Paulo R. - Hoje com Hudson
4- CT Casaca
5- CT Casaquinha - nascido No criatorio do amigo taddei
6- CT Pit Bul -
7- CT Foguete
8- CT Koringa
9- Ct Madeierada
10- CT Martelo
11- CTs Hermes, Punk, Junk,Gigante, - Nascido no criatorio salvador
12- CT Nocaute
13- CT Psicopata
14- CT Blindado - Nascido com um criador numa cidade do sudeste
15- Cts Al Nino e Bono - Com o amigo Tony BA e nascidos no 2 passarinhos e Salvador
16- CT O Pai ó
17- Ct Gravatá
19- Ct Ipaparica


Na Bahia ainda temos mais algumas linhas de canto que se enquadrariam dessa forma:

Estalo com riso
Estalo com carretilha
Estalo com retinindo

.
Como temos muitos cts cantando tambem essas 3 linhas de canto na Bahia e no Brasil, quase de maneira proporcional ao estalo limpo, nao faltariam Cts pra competir nas estacas dessas linhas de canto.
A linha de canto que chamamos de Martelo, poderia competir no estalo clasico pois manteria as onomatopeias previstas no gerulamento

Respondendo a esta parte:

4- Sei que existem alguns selecionando estalo, e talvez ai seja o fio da meada, um estalo de qualidade mediana + fibra. Avalie ai e me passe a sua opinião, entendo que você queira dizer o melhor canto possível, mas acho dificil conseguir um canário bem pontuado na fibra com um retinido de corricho longo ou um metralha clássico, tal como os regulamentos de canto indicam.
Mesmo no estalo, um canário que estale de forma agradavel, sem "estalar" o nosso cérebro , com aquelas notas que penetram nos timpanos, dificilmente sairá de um plantel especializado em resultados na fibra.
Eu tenho visto canarios disputando quase com o mesmo canto que cantam no dia a dia, como disse o Leandro apenas mais curtos.

Tenho um pelzelni que ERA de canto corrichado e dois canarios de estalo, um dos canarios brasiliensis, o Garú, passa o dia disputando com este pelzelni, o pelzelni já perdeu quase todo o corrichado e esta estalando. Tá certo que a disputa é sem se verem.
É um fato já relatado por muitos e é a base da fibra, as disputas de territórios limitrofes faz com que dois passaros assemelhem o canto.
Já vi isto acontecer com vários canarios retinidos, dai eu suponho que a fibra tambem cause este efeito em canários de canto metralha, estragando o canto do pássaro de bom canto para torneios de cantoria. Como eu disse ficando um canto razoável, mais não "CLÄSSICO", digamos assim.

Na roda a coisa seria diferente?? Devido a visão dos outros e a menor distância?

A premissa que estrutura todo o seu texto, tem como espinha dorsal a tese de que o que vem estragando o canto dos canarios é a roda em si e a modalidade. E nao é isso.
O canario nao estraga o perde o canto na roda.
No exemplo de seus dois Cts isto ocorreu pois eles vivem juntos e permanecem em disputa, escuta e troca de cantos anualmente, inverno e verao.
Se os canarios forem mais velhos ( menos de 5,4 anos) e tiverem bom ouvido um pode pegar o canto do outro e acontece frequentemente.
Mas apenas no ambiente da roda o canario nao perde canto ou pegara notas erradas, se o criador mantiver um cuidado criterioso no periodo de vetorização, encartamento e manutenção eterna da linha de canto mestra de seu criatorio.

Como disse no inicio, para ter um plantel de fibra com canto limpo o criador tem que abdicar de algumas possibilidades, em prol da pureza do canto do plantel. Como por xemplo, nao introduzir um ct ou genetica de um exelente Ct de roda para morar no criatorio, pois tem algum defeito no canto.
Uma solução para este topico seria trazer o ct apenas para galar as femeas, fica 2, 3 dias, depois retorna para o seu mantenedor.
Em minha opinião, o que tem influenciado para que em geral, a seleção para a fibra tem vacilado no quesito canto limpo é:

a) Como disse acima, manter no plantel Cts com canto defeituoso pela exelente performance e ou genetica.

b) PRINCIPALMENTE - Nao realizando um trabalho de vetorização correta com os filhotes:
b.1- Mantendo pardos mais velhos no mesmo cômodo, que no exercicio canoro diario experimenta notas loucas, apitos gritos, no trabalho de encartamento. E esse som sendo captado pelos filhotes de ate 45 de vida, sera a base da memoria melodiaca e canora do passaro.
b.3- Mantendo uma distancia errada do mestre para os filhotes ou do aparelho de som para os filhotes.
b.4- Falta de um cuidado acustico como salas com ladrilho o que deixa a voz do ct muito medio-metaloica.
b.5 - Manter machos com canto defeituoso proximo dos filhotes em todas as fases deste.

c) Manter outras especies no mesmo ambiente dos filhotes.

E principalmente repetir esta mesma dose de falta de cuidados, em todos os anos e cruscialmente no periodo de mudas de penas a cada ano. Onde os passaros podem assimilar para melhor ou pior notas da cantada.

Na verdade a maxima é nao manter interminantemente canario com canto ruim no criatorio.
Se mantiver esses criterios, pode levar pssaro pra roda toda semana, que nao atrapalhara em nada sua cantada. Pois tem o reforço diario e anual da cantada correta em casa com o mestre, seus irmaos e parentes que cantam na mesma linha mestra do estalo limpo.

Exemplificando atraves dos Cts que citei acima e que todos tem um ( futuro) " canto estalo classico". Ou como chamamos hoje: canto limpissimo.
Qualquer trabalho de seleção que começasse apenas com um desses Cts, ou com 2, 3, 10, ate todos esses( ai o criador teria que vender a Bahia toda ra fazer esse trabalho.rss) 95% dos filhotes, ou quem sabe todos, que ficassem pelo menos ate os 5,6,7 meses no criatorio, manterão uma cantada com notas similares aos cts adultos presentes, se mantiver tambem um ambiente adequado e saber dosar as distancias da gaiola do(s) mestre(s), ou aparelhos de som, com a dos filhotes.
E nao mantendo em hipotese algumas outras especies domesticas no comodo de reprodução da femeas e filhotes recem desmamados.

Tendo um espaço maior e maior tratamento e cuidados acusticos e de isolamento, por ex, num mesmo apartamento um criador poderia ter especies diferentes reproduzindo, mas cada uma num cômo isolado da acustica sonora interna do ap e com abertura de iluminação e ventilação para a rua.
Com muito cuidado e bons mestres, ou aparelhos de som adequados, poderia-se ter filhotes cantando limpo nas ninhadas das diferentes especies.

Mas o que me deixa feliz é que vejo tambem diversos criadores voltados para a fibra, alguns mais novos e outros mais experientes, muito antenados para esse aspecto do canto limpo na fibra. E buscando começar ou dar seguimento a uma trabalho de seleção com matrizes comprovadas de fibra mas que tenham apenas canto limpo.

Vejo tambem alguns criadores que descuidaram um pouco, mas a estao retomando as redeas e re-introduzindo o canto limpo no plantel atraves dos cuidados que relatei aqui.
Alem disso a valorização natural de um ct bom na roda cantando limpo e de outro com a mesma media de cantos, mas dando notas de papa capim, sanhaço,serinus, apitos agudos loucos, etc
Que venham logo mais estacas de canto classico, para contribuirmos mais ainda para a preservação do canto limpo e da manutenção dos dialectos regionais e nacionais.
Grande resposta para esse tema pra mim é a mesma do que discutimos a pouco tempo sobre genetica comprovada e raçadores comprovados.
Daqui a uns 10 anos saberemos quais os raçadores comprovador com os resultados de seus descendentes nas competições.

Daqui a uns 10 anos saberemos quais os criadores crieriosos com a limpesa do canto, com os resultados dos seus filhotes na roda e a observação das cantadas desses cts.
Os que apresentarem alem da fibra o canto limpo, nos saberemos, os de canto defeituoso, tambem.

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Mensagem por NDP BOT Sáb Mar 09, 2013 8:20 am

Ótimo artigo, muito importante.
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Mensagem por Reryson Colares Sáb Mar 09, 2013 8:48 am

Ótimo artigo!Muito bom mesmo.
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Mensagem por Itamar Júnior Sáb Mar 09, 2013 9:18 pm

Muito bom esse artigo!
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