Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novas tecnologias em nutrição de pássaros

2 participantes

Ir para baixo

Novas tecnologias em nutrição de pássaros Empty Novas tecnologias em nutrição de pássaros

Mensagem por Davi Hemerly Dom Out 14, 2012 9:37 am

Novas tecnologias em nutrição de pássaros

Atualmente observamos uma crescente preocupação em relação à prevenção de doenças, e uma das formas já conhecidas de obtermos esse objetivo é através da nutrição. Nesse ponto atentamos a uma dieta balanceada. Paralelo a essa dieta balanceada foram estudados outras tecnologias que previnam doenças intestinais e com isso otimizem o aproveitamento dos nutrientes, fazendo com que a aves tenha um melhor aproveitamento da dieta. Como conseqüência a ave estará bem nutrida, sendo assim, mais difícil o aparecimento de doenças oportunistas. Com isso o criador reduzirá prejuízos com medicamento, queda de postura, redução de desempenho em torneios e até a morte de sua estimada ave.

Dentre essas novas tecnologias em nutrição animal podemos destacar prebióticos, probióticos, ácidos orgânicos, antioxidantes e adsorventes de micotoxinas.

Prebióticos: são ingredientes não nutricionais que propiciam o crescimento de bactérias benéficas do intestino, ele também pode carrear a bactéria patogênica para as fezes .

O que determinará qual o seu mecanismo de ação sobre as bactérias intestinais é o tipo de prebiótico usado na dieta.

Probiótico: são bactérias vivas adicionadas na dieta de aves com o intuito de influenciar beneficamente o hospedeiro. Os principais modos de ação dos probióticos sobre as bactérias patogênicas são por competição por sítios de ligação no epitélio intestinal, produção de substâncias anti-bacterianas, competição por nutrientes e estímulo do sistema imunológico.

Como exemplo de alguns microorganismos podemos citar: Lactobacillus acidophilus , L. casei , L. lactis , Enterococcus faecium , Bifidobacterium spp e Bacilus subtilis .

Ácidos Orgânicos: são substâncias que atuam no trato gastrintestinal, inibindo e controlando o desenvolvimento de bactérias patogênicas, manter integridade do epitélio intestinal, o que favorece a uma absorção de nutrientes da melhor forma possível. Entre os ácidos orgânicos podemos citar o ácido cítrico, lático, fumárico e ascórbico.

Antioxidantes: essas substâncias vem sendo muito discutido não só em nutrição animal, mas também em nutrição humana. Um exemplo disso é a utilização dessas substâncias como a vitamina C (ácido ascórbico) em períodos de desafio como a chegada do inverno para prevenir a gripe.

Os antioxidantes seqüestram radicais livres, que são os responsáveis pela destruição celular como as do sistema imune. Então a utilização de antioxidantes em nutrição tem como finalidade proteger o sistema imune e outras células, fazendo com que a ave esteja mais preparada situações de estresse, reduzindo a entrada de doenças oportunistas.

Entre os antioxidantes podemos destacar as vitaminas C, E, o bioflavonóides e zinco.

Adsorvente de micotoxinas: micotoxinas são produtos do metabolismo de fungos que se desenvolvem em grãos, sementes e rações. Existem diversos tipos de micotoxinas, mas um em especial é de grande preocupação no Brasil que é a aflatoxina. Essa micotoxina é produzido pelo Aspergilus flavus e A. parasiticus, que quando encontram umidade propícia (mais de 12%) se desenvolvem e produzem esse metabólito tóxico. Então onde houver um descuido com os grãos, seja na colheita, transporte, na armazenagem, e mesmo no estoque inadequado em casa ou na loja, esses fungos se desenvolvem, e após a produção da toxina, mesmo que se mate o fungo por calor, a aflatoxina não é eliminada. Portanto o risco de presença da micotoxina é altíssima, basta um descuido que a aflatoxina é produzida.

Entre os efeitos da aflatoxina podemos citar:

• Supressão do sistema imune.
• Lesão no fígado (câncer hepático).
• Redução do consumo de alimento.
• Diminuição da performance produtiva.


Os aluminosilicatos atuam como adsorventes de micotoxinas, carreando as mesmas para que não sejam absorvidas pelo organismo das aves, promovendo a prevenção da intoxicação.

A Quinabra disponibiliza no mercado o Layinex Pet, que possui em sua formulação Ácidos Orgânicos, Antioxidantes e Adsorvente de Micotoxinas (aluminosilicatos), sendo um excelente produto no que diz respeito à prevenção de doenças bacterianas no trato gastrintestinal; melhora na absorção de nutrientes favorecendo um melhor aporte nutricional; combate radicais livres, protegendo o sistema imunológico da aves; e por ultimo adsorve micotoxinas (aflatoxina), prevenindo danos contra dessa toxina.

Modo de usar:

Um sache de 3g para cada quilo de semente ou farinhada.

coleirosetrincas.com.br

Fórum Nação dos Pássaros
Davi Hemerly
Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 32
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

http://www.nacaodospassaros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Novas tecnologias em nutrição de pássaros Empty Re: Novas tecnologias em nutrição de pássaros

Mensagem por NDP BOT Qui Nov 22, 2012 7:49 am

Olá.

Muito bom esse artigo.
NDP BOT
NDP BOT
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino
Mensagens : 532
Reputação : 17
Idade : 33
Data de inscrição : 01/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos