Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regras básicas da génetica e acasalamentos - Artigo

3 participantes

Ir para baixo

Regras básicas da génetica e acasalamentos - Artigo Empty Regras básicas da génetica e acasalamentos - Artigo

Mensagem por Celia Maria Cayres Qua Mar 18, 2015 8:49 pm

Boa noite amigos da Nação dos Pássaros !


A genética e os acasalamentos de canários branco e de cor precisam ser aplicadas corretamente, precisa de conhecimentos, então vamos conhecer algumas regras básicas  para de acasalamentos;


Nunca acasalar canários com fator e sem fator entre si.


Nunca acasalar canários de porte com canários de cor.


Nunca acasalar canário de plumagem nevado com canário de plumagem nevado.


Procurar equilibrar ou compensar os defeitos com o outro componente do casal. Abaixo cito alguns defeitos;


Rabo comprido X Rabo curto


Pena Longa X Pena Curta


Pernas Longas X Pernas Curtas


Pescoço Longo X Pescoço Curto


Cabeça Fina X  Cabeça Arredondada


Peito Saltado X Peito Normal


Pássaro Grande X Pássaro Pequeno


Asas Cruzadas X Asas Normais


Nos acasalamentos de canários negros não utilizar canários que não apresentem oxidação de bico, patas e unhas.


Nunca acasalar canários de oxidação máxima os; verdes, azuis, canela com canários diluídos Ágatas e Isabelinos.


Nunca acasalar canários com fator Mosaico ou Mosaico com canário sem fator Mosaico, pois o tipo da pena do canário Mosaico é mais larga. O resultado pode ser desastroso, podendo gerar filhotes Mosaicos com penas normais e canários normais com penas de Mosaico. 


Também os canários normais poderão herdar a meia lua branca dos mosaicos localizada entre as pernas e cloaca. Não existe Mosaico Nevado.


Nos vermelhos procure selecionar canários que mais assimilem o caroteno, ou seja que exibam o vermelho máximo na sua plumagem.



São pequenos detalhes que fazem a diferença para melhor ou para a pior !
Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Mensagens : 2985
Reputação : 393
Idade : 58
Data de inscrição : 06/08/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Regras básicas da génetica e acasalamentos - Artigo Empty Re: Regras básicas da génetica e acasalamentos - Artigo

Mensagem por Celia Maria Cayres Qua Mar 18, 2015 9:05 pm

Boa noite amigos da Nação dos Pássaros !

As dicas sobre a genética são importantes, eu agora comecei a me interessar, pois sou leiga nesse assunto.

E tenho motivos para querer entender sobre a genética e os acasalamentos.

O meu sonho era criar canários brancos, adquiri um casal, que o criador até ajudou a escolher, eram lindos.

Esse casal reproduzirão uma única vez, não sei o motivo certo, mas depois disso não consegui fazer a reprodução, acreditei que estava sendo feito tudo certo.

Em 2011 nasceu os 4 primeiros e lindos filhotes brancos, eu estava alegre só de olhar os filhotes se desenvolvendo a cada dia.

Em 2014 os filhotes, já adultos, começaram a ter problemas de cistos de penas, e a situação se agravou, já morreu um canário, tenho um com penas encruadas ou cistos, e outros dois estou sempre observando se apareceu cistos e tiro, mas não foi possível , utiliza-los para reprodução, devido o fato do problema de penas, que iria passar geneticamente para os filhotes, eu estava consciente sobre esse fato.

FIQUEI DECEPCIONADA COM ESSA SITUAÇÃO, liguei para o criador para tirar a dúvida do que estava acontecendo, sabe o que ele me perguntou:

O casal tem cauda comprida ou curta ?

Respondi que os dois tinha cauda longa, ele respondeu que não podia, e me pediu desculpas por ter esquecido de me falar sobre a cauda longa e a curta.

Então, pessoal é importante começarmos conhecer a genética para fazer os acasalamentos corretos.

Espero ter ajudado !
Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Mensagens : 2985
Reputação : 393
Idade : 58
Data de inscrição : 06/08/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Regras básicas da génetica e acasalamentos - Artigo Empty Re: Regras básicas da génetica e acasalamentos - Artigo

Mensagem por Marcelo Custódio Qua Mar 18, 2015 10:37 pm

É muito importante saber mesmo, ainda mais os canários que são um pouco frágeis, tomara que os seus fiquem bem !
Marcelo Custódio
Marcelo Custódio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 30
Mensagens : 1765
Reputação : 249
Idade : 25
Data de inscrição : 16/07/2014
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regras básicas da génetica e acasalamentos - Artigo Empty Re: Regras básicas da génetica e acasalamentos - Artigo

Mensagem por Celia Maria Cayres Qui Mar 19, 2015 12:17 am

Bom dia amigos da Nação dos Pássaros !

Marcelo,

É agora eu preciso ampliar os meus conhecimentos em genética para reproduzir canários brancos e também o de cor.

A genética é importante para qualquer raça de canários e pássaros !

Obrigada,
Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Mensagens : 2985
Reputação : 393
Idade : 58
Data de inscrição : 06/08/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Regras básicas da génetica e acasalamentos - Artigo Empty Re: Regras básicas da génetica e acasalamentos - Artigo

Mensagem por Gladson Edgar Qui Abr 09, 2015 12:28 am

Legal minha fenea amarelo nevado .. E rabo curto e meu macho rabo longo a maioria dos filhotes nasceram com rabo longo apenas um com rabo curto ..e estão lindos sendo que tres deles tem um bom porte já o ultimo filhote não ..
Gladson Edgar
Gladson Edgar
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 120
Mensagens : 1189
Reputação : 55
Idade : 33
Data de inscrição : 20/06/2013
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Regras básicas da génetica e acasalamentos - Artigo Empty Re: Regras básicas da génetica e acasalamentos - Artigo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos