Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Papagaio Cinzento

2 participantes

Ir para baixo

Papagaio Cinzento Empty Papagaio Cinzento

Mensagem por Maria Antónia Ter Mar 10, 2015 1:36 pm

Olá! sou novata por aqui e precisava duns conselhos.
Tenho um papagaio cinzento que tem 10 anos e nestes ultimos 2 anos pela primavera ele começou a tirar as penas vermelhas da cauda.
Tem uma alimentação de granulado, penso que saudável mas também se alimenta com fruta e legumes. Anda fora da gaiola á vontade, dou-lhe banho com borrifador, noto que é feliz.
Porque será que arranca as penas?
Agradeço conselhos
M.Antónia Embarassed
Maria Antónia
Maria Antónia
Criador novato
Criador novato

Feminino
Mensagens : 1
Reputação : 0
Idade : 76
Data de inscrição : 09/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Papagaio Cinzento Empty Re: Papagaio Cinzento

Mensagem por Celia Maria Cayres Ter Mar 10, 2015 11:45 pm

Bom dia amigos da Nação dos Pássaros !


Maria Antónia,


Já faz dois que o papagaio apresenta esse problema de auto-mutilação (retirada das penas)?


Não levou-o para uma avaliação do veterinário ? 


Esse problema é necessário que seja verificado a causa, sugiro que leve o papagaio para ser avaliado por um veterinário de aves.


O arrancamento de penas é um problema relativamente comum em aves de cativeiro. Pode ser decorrente de causa física, psíquica ou metabólica. Como causa física teríamos a possibilidade de parasitas de pena (alguns ácaros são pequenos e ficam no canhão da pena, precisando de exame microscópico para serem visualizados), endoparasitas (tais como Giardia, que é um protozoário. Um veterinário de aves pode diagnosticar por exame de fezes e tratar preventivamente), alergia por produtos diversos, tais como fumaça de cigarro, mofo de casa, alimento, etc; doenças sistêmicas, tais como doença hepática. A deficiência nutricional é também uma possível causa da síndrome de arrancamento de pena. Portanto, fornecer dieta balanceada.



Como causas metabólicas teríamos o hipotireoidismo. Como fatores psicológicos podemos citar o tédio, medo, falta de segurança, rotina, ansiedade, estresse e outros fatores que desencadeiam esse processo de auto-mutilação. O diagnóstico é difícil, sendo necessário ir eliminando as possibilidades: ecto e endoparasitas: fazer exame laboratorial simples, tais como exame microscópico de penas e exame de fezes. Desverminar e tratar contra Giardia. Alergia: eliminar fatores desencadeadores, tais como fumaça de cigarro, manter a ave em ambiente arejado, etc.


Um veterinário de aves pode dar mais informações. Dieta inadequada: corrigir por alimento balanceado, fornecer também alimento que a ave possa se distrair. Causas psicológicas: variar o ambiente, deixar a ave em local onde haja movimento de pessoas da casa, fornecer brinquedos, galhos de árvores para bicar, enfim, eliminar o tédio e dar segurança a ave. É bem possível, que o fator seja psicológico em sua ave. Alguns exames complementares: hematológico, bioquímico e outros podem ser necessários para se chegar a um diagnóstico. Porém, saiba que o diagnóstico nem sempre é possível. Se nada resolver, pode ser necessário colocar um colar Elizabetano, que impede que a ave arranque suas próprias penas. É leve e a ave logo se acostuma a ele. Não é algo definitivo, mas que pode ajudar. Em alguns casos pode ser necessário o uso de alguma medicação para deixar-lo mais tranquilo.


Sugiro procurar um veterinário especializado em aves e discutir as possibilidades.


Nos mantenha informados !
Celia Maria Cayres
Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Mensagens : 2985
Reputação : 393
Idade : 58
Data de inscrição : 06/08/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos