Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reprodução

+3
Mateus Leite Ferreira
ErickTierling
RODRIGO29
7 participantes

Ir para baixo

Reprodução Empty Reprodução

Mensagem por RODRIGO29 Qua Abr 09, 2014 2:50 pm

Boa Tarde

Gostaria de saber qual o melhor local para a reprodução em gaiola ou em viveiro?
RODRIGO29
RODRIGO29
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Mensagens : 71
Reputação : 0
Idade : 35
Data de inscrição : 07/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por ErickTierling Qua Abr 09, 2014 3:29 pm

Isso é mto relativo... há qm prefere coletivo (viveiro) e ha qm prefere separado (gaiolas/criadeiras). EU prefiro separados (gaiolas/criadeiras) pois quando estão em viveiros tem macho de um casal tentando acasalar femea d outro e elas ficam mto territorialistas com os ninhos e uma acaba brigando com a outra e kebrando os ovos (dependendo do caso uma femea pode ateh mesmo matar a outra, como já aconteceu aqui em casa).
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por Mateus Leite Ferreira Qua Abr 09, 2014 4:45 pm

eu crio em viveiro + aconselho em gaiolas criadeiras, pois, em gaiolas é + facil e vc tem + controle na criação e em viveiros é + facil brigas entre casais machos querendo as femeas dos outros agora se só for um casal tanto em viveiro quanto em gaiolas é a mesma coisa, minha opinião...
Mateus Leite Ferreira
Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino
Mensagens : 2263
Reputação : 225
Idade : 28
Data de inscrição : 14/12/2013
Localização : Irecê-Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por Samuel Leão Qua Abr 09, 2014 5:16 pm

Sem experiencia no ramo mas o meu projeto está sendo de casais separados.
Samuel Leão
Samuel Leão
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Sub-Nick : Silgran
Quantos pássaros você cria? : 17
Mensagens : 271
Reputação : 9
Idade : 31
Data de inscrição : 22/03/2014
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por Gilvan Qua Abr 09, 2014 8:56 pm

Rodrigo,criando em gaiola você terá mais controle sobre o casal.Más se optar por viveiro,com mais de um casal dentro, lembre-se de nunca super-lotar esse viveiro,deixando espaço para que as aves possam voar sem se chocarem umas nas outras;colocar somente casais já formados evitando assim que os pássaros solteiros tentem "seduzir" pássaros já acasalados e não esqueça de colocar mais caixas-ninho do que o número de casais.De preferência coloque duas vezes mais caixas-ninho do que o número de casais,pois as fêmeas são muito territorialistas,gostam de testar vários ninhos antes de escolherem um e se não houver ninhos sobrando elas,com certeza irão invadir os ninhos das outras,quebrar os ovos e até mesmo matar os filhotes que encontraram.Tomando esses cuidados,dificilmente você terá problemas criando em viveiro.Espero ter ajudado.
Um abraço.
Gilvan
Gilvan
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 43
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por Gilvan Qui Abr 10, 2014 9:54 am

E,se possível,coloque as caixas-ninho pelo lado de fora do viveiro para que você tenha contato direto com ovos e filhotes.Para isso adquira caixas-ninho com grade!!
mais uma vez,espero ter ajudado.Um abraço.
Gilvan
Gilvan
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 43
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por ErickTierling Qui Abr 10, 2014 2:21 pm

Gilvan, como eh este ninho com grade? Soh conheço as padrões de uso interno (ja usei d forma externa tbm)
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por RODRIGO29 Qui Abr 10, 2014 2:43 pm

Muito obrigado! (:
RODRIGO29
RODRIGO29
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Mensagens : 71
Reputação : 0
Idade : 35
Data de inscrição : 07/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por Raquel F Qui Abr 10, 2014 3:28 pm

O ninho com grades já vi para manon, mandarim, gould, canário da terra são ninhos tipo caixa, mas são muito pequenos.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por ErickTierling Qui Abr 10, 2014 3:29 pm

Se são pequenos, desaconselho para quitos pessoal xD
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por Raquel F Qui Abr 10, 2014 3:39 pm

Achei uma imagem do ninho com grades.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Imagem da internet
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por ErickTierling Qui Abr 10, 2014 4:09 pm

Acho que este ninho eh mto ruim para quitos xD
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por Gilvan Qui Abr 10, 2014 9:40 pm

É isso ai Raquel,más também existe no mercado caixas-ninho com formato na horizontal com divisão dupla e assim como esse da foto tem grade móvel na parte de cima.São ESPECÍFICAS para criação de periquitos australianos,eu criei por vários anos essas aves e conheço o suficiente para dar minha opinião e até mesmo ajudar a quem solicita ajuda.
Gilvan
Gilvan
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 43
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por Gilvan Qui Abr 10, 2014 9:56 pm

Erick,percebe-se que você ou é pouco conhecedor na criação de quitos ou não costuma sair do usual na sua criação.Más devo lhe aconselhar que você, como membro de um fórum que tem como objetivo a orientação e o esclarecimento, deve pesquisar para poder melhorar o seu ponto de vista com relação a criação de periquitos australianos,buscando inovar,conhecendo outros criadores,conhecendo instalações diferentes ambientes que proporcionem mais conforto e bem-estar para as aves,saindo do usual que seria a gaiola com a caixa-ninho dentro, onde os pássaros praticamente não batem as asas para se locomoverem de um lado para outro, de tão pequenas que são essas gaiolas. Más para isso,meu cara,é preciso CONHECIMENTO,coisa que pelo visto, você tem pouco.Erick,se aqui no fórum você tem pouco a acrescentar então não atrapalhe quem tem algo a mais para falar, e não faca criticas a respeito de algo que você não conhece,em vez disso pesquise.
Gilvan
Gilvan
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 43
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por Raquel F Sex Abr 11, 2014 8:07 am

Infelizmente na minha cidade não tem o modelo para quitos, se houver é somente pela internet.

Atualmente crio somente exóticos de pequeno porte e canários belga não crio mais periquitos com fins reprodutivos, mas é possível anexar o ninho caixa normal pelo lado de fora da gaiola e colocar uma tela dessas de viveiro para que não tenha risco de fuga dos pais e das crias maiores. É possível usar o ninho sem a tela e colocar um pedaço de tijolo fechando a tampa ou fechar com um arame porque se deixar a tampa normal a fêmea pode abrir por dentro e fugir.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por Gilvan Sáb Abr 12, 2014 6:12 pm

Oi Raquel,eu criei muito usando as caixas pelo lado de fora sem usar tela,más a idéia do pedacinho de tijolo acima da tampa é muito boa.Com as minhas caixas-ninho,o peso da tampa, combinado com o peso da grade foi o suficiente para manter o ninho bem fechado,os quitos nunca tiveram força suficiente para abrir.Logo postarei fotos da minha antiga criação aqui no fórum.
Um abraço.
Gilvan
Gilvan
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 43
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por ErickTierling Sáb Abr 12, 2014 6:38 pm

Aqui quando utilizei a caixa ninho comum pro lado externo nao precisei por nd d trava. Não sei se foi sorte minha ou defeito da caixa, mas era "dura" pra puxar a tampa entao nao corria risco nenhum.

Gilvan, realmente tenho pouco conhecimento (apenas 5 anos... nd qdoc omparado aos que aqui criam há 20 anos, por exemplo), por isso estou aprendendo aqui também. Afirmo, ainda, que foi pensando no bem estar dos adultos e crias q desaconselhei a tua sugestao por julgar que as horizontais acabam tendo mais espaço para os filhotes qdo crescerem. Quanto a nao pesquisar, informo que fui ver esse tipo de ninho pessoalmente e, depois de ter visto, tive ctz de que a horizontal eh melhor (quanto a bater asas, eles possuem as gaiolas/criadeiras e nao soh o ninho), por julgar pequeno o espaço para uma cria grande (6 filhotes, por exemplo).
Nesta foto em que a Raquel publicou, nota-se que o ninho é bem parecido com o de canários (ou seja, fundo) e quando estiver emovo eh mto confortável, porém quando se tem 4, 5, 6 filhotes em torno de 15 a 25 dias (considerando diferença de idade entre eles) ele será complicado para estes (e podemos ver mtos quitos com pernas "danificadas" por estarem em espaços pequenos. Enfim, é a minha sugestão aos que participam do NDP  =)

Caro amigo, segue falta que, creio ser desconhecida por ti por não conhecer (por nao ter lido ou esquecido) tu tenhas feito:


TITULO II – REGRAS GERAIS DO FÓRUM NAÇÃO DOS PÁSSAROS
CAPÍTULO I – SOBRE AS MENSAGENS

Art. 10. É vetada a propaganda de outros fóruns que fazem concorrência com o Nação dos Pássaros. Também não é permitido fazer propaganda de páginas com materiais impróprios ou outras páginas que vão contra estas regras.
...
II: Também é vetado fazer propaganda do nosso fórum em outros fóruns que não são aliados ao nosso!


Postagem deletada a fim de manter as regras do NDP =)
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por Gilvan Sáb Abr 12, 2014 7:54 pm

Boa Noite Erick Tierling,parabéns pela experiencia de 5 anos,eu criei apenas por 4 anos,deixei de criar devido a falta de espaço aqui em casa e também pelo barulho que os quitos estavam fazendo.Más ainda estou muito ligado a eles.Quanto a caixas-ninho(você não deve ter entendido o que eu falei),eu falei que, as no formato horizontal são mais indicadas e não aquelas postadas por Raquel que são no formato vertical,porquê além do tamanho adequado as horizontais têm divisão dupla,sendo uma parte para a postura dos ovos e outra para a livre movimentação do casal,isso é o suficiente para um casal com ninhada grande reproduzir com segurança.E Quanto a bater asas,eu estava falando das gaiolas criadeiras mesmo,aquelas próprias para um casal reproduzir, onde normalmente se coloca o ninho dentro.Eu acho elas pequenas,acho que os quitos merecem um espaço maior, onde eles possam bater suas asas com maior liberdade.Quanto as regras aqui do fórum,realmente eu não as li,reconheço que deveria te-las lido.Fico surpreso em saber dessas proibições,pois eu venho de um fórum onde propagandas de outros não são proibidas, pois toda e qualquer contribuição para um maior conhecimento dos membros é bem-vinda,mesmo que tenha vindo de membros de outros fóruns.Lá também, não é problema algum colaborar,contribuir... com outros,pois não vemos outros fóruns como rivais ou inimigos.
Gilvan
Gilvan
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 43
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por ErickTierling Dom Abr 13, 2014 12:06 am

Olá Gilvan!

Realmente entendi errado quanto os ninhos, peço desculpas.

Já em relação às criadeiras, não sei por ae, mas aqui tem de vários tamanhos e eu sempre opto pela maior (nao q seja grande, mas q dê espaço para exercitarem o mínimo das asas). Dependendo do arranjo que fizer com os puleiros sobra espaço para baterem as asas (MAS MESMO ASSIM fico com mto dó de tirar do meu viveiro de 1,5m para por em uma criadeira... mas eh o melhor pro casal nakele momento ne?)

Quanto às regras, eu nao altero, apenas cumpro... qdo eu entrei já estavam lá xD

Mas e ae pessoal? Alguém aconselha fazer criação (reprodução) em viveiro?

Abraços
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por fernando de jesus Seg Abr 14, 2014 9:53 am

acho melhro em gaiola pois é melhor para vc os manuziar!!!
fernando de jesus
fernando de jesus
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 515
Reputação : 33
Idade : 24
Data de inscrição : 08/08/2013
Localização : Itaborai-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por Raquel F Seg Abr 14, 2014 1:41 pm

Eu já criei em viveiros, mas optei por gaiolas onde eu tinha certeza da paternidade e podia calcular com mais clareza as mutações das crias visando determinadas mutações sendo assim eu poderia juntar os casais que me dariam crias canela, lacewing, fulvo... Sem falar que todas as crias sobreviviam, tinha um bom porte e ótima postura não havia brigas por ninhos, fêmeas...

Em viveiros você deve prestar muita atenção em todas as variáveis possíveis para que tenha sucesso, mas não sabemos se todas as crias são do mesmo pai porque eu já tive crias verdes nascidas em ninhos de dois azuis, crias ADA em ninho de normais ou seja esses exemplares eram filhos de outro macho e não do companheiro das fêmeas em questão e por isso ficava muito complicado determinar quem era irmão de quem para os futuros acasalamentos, mas como a maioria deles era destinado ao comércio não me preocupava muito com essa questão e também a cada 2-3 anos eu substituía as matrizes por algumas crias do ano anterior que eu havia selecionado com essa finalidade.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por ErickTierling Seg Abr 14, 2014 2:20 pm

Gostei dessa técnica... realmente pra qm queria apenas filhotes pra comércio dá pra ser em viveiro, mas qm busca uma mutação em específico (ou maior controle do casal) gaiola é melhor xD
ErickTierling
ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 34
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por Samuel Leão Seg Abr 14, 2014 6:29 pm

Compreendo!
eu Tinha grandes duvidas sobre criação em viveiro.
Samuel Leão
Samuel Leão
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Sub-Nick : Silgran
Quantos pássaros você cria? : 17
Mensagens : 271
Reputação : 9
Idade : 31
Data de inscrição : 22/03/2014
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Reprodução Empty Re: Reprodução

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos