Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Calopsita mutilando filhote.

+2
Cissa Sousa
Jacilvane moura
6 participantes

Ir para baixo

Calopsita mutilando filhote. Empty Calopsita mutilando filhote.

Mensagem por Jacilvane moura Sex Fev 14, 2014 10:44 pm

Olá, tenho um casal de calopsita a 4 anos, final do ano levei eles a uma viagem de família, chegando no local ela não se acostumou com o calor e pode ser que algum sobrinho tenha dado carne a ela, desde dezembro ela começou a se mutilar, a arrancar as penas quase todas... levei ao veterinário, comprei remédio, calmante, ossiba,música, bolo de fubá e todos as dicas que o Dr. receitou eu apliquei, deu uma boa melhorada, pensei que até tivesse curada.  Faz uns 15 dias que ela chocou pela terceira vez e nasceu 2 filhotes, no começo ela até tratou deles, mais tem uns 3 dias que para um ela já não estava dando alimentação, então eu comprei a papinha e estava dando.. só que ontem ao chegar em casa encontrei ele já morto, parecia ter vomitado, e hoje peguei ela ferindo o outro filhote, que já está empenando, estava arrancando tudo e ferindo ele, e mais curioso que ela estava comendo... estou perdida o que eu faço?? pois amo eles demais.
Jacilvane moura
Jacilvane moura
Criador novato
Criador novato

Feminino
Mensagens : 1
Reputação : 0
Idade : 37
Data de inscrição : 14/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita mutilando filhote. Empty Re: Calopsita mutilando filhote.

Mensagem por Cissa Sousa Sáb Fev 15, 2014 7:52 am

Com certeza a auto-mutilação começou por conta da carne que foi dada pra ave,por esse motivo não é aconselhável dar. Jacilvane  separe imediatamente esse filhote,e trate na papinha.Quanto a mãe,se todas as orientações foram dadas e mesmo assim ela continua se auto-mutilando,não sei nem o que pode se fazer,por agora acho aconselhável não deixar ela reproduzir,pro fato não ocorrer de novo.Editei,o título do tópico pois é contra as regras títulos apelativos.
Cissa Sousa
Cissa Sousa
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Cissa
Quantos pássaros você cria? : 7
Mensagens : 3006
Reputação : 448
Idade : 39
Data de inscrição : 04/10/2013
Localização : Niterói Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita mutilando filhote. Empty Re: Calopsita mutilando filhote.

Mensagem por leticia_cristina Sáb Fev 15, 2014 8:05 am

Olá Jacilvane,

A auto mutilação de penas pode ser causada por vários fatores, mas geralmente, está associada ao estresse. Creio que além da carne dada a ela, o estresse da viagem associada com o calor, ajudou para que o quadro se agravasse. Concordo plenamente com a Cissa, recomendo que separe imediatamente o filhote dela, pois com certeza ela poderá o matar. Lhe aconselho a leva-la novamente a um veterinário especializado em aves, se possível leve-a em um outro, não o mesmo que a levou anteriormente.

Quanto a papinha, recomendo assistir esse vídeo que certamente irá lhe ajudar a trata-lo de maneira correta. Lembrando que esse vídeo ensina a administrar a papinha para qualquer tipo de filhote de ave, fornecendo os horários corretos da alimentação.



Espero ter lhe ajudado!

Atenciosamente.
leticia_cristina
leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1631
Reputação : 235
Idade : 25
Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita mutilando filhote. Empty Re: Calopsita mutilando filhote.

Mensagem por Julia Sáb Fev 15, 2014 8:53 am

Olá Jacilvane,

Não preciso nem dizer mais nada, os conselhos dos nossos amigos foram ótimos, creio também que seja não só pelo estresse,mas pela carne dada a ela, só lhe digo que depois de todos os cuidados e ela continuar se mutilando, se refere a Desvio de Comportamento, podemos dizer que é um ''vicio'' da ave em se auto-mutilar, isto esta ligado diretamente com o psicológico da ave, nesse caso leve-a em um veterinário(especializado em aves) não a reproduza nestas condições.

Atenciosamente.
Julia
Julia
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : RobotXP
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1984
Reputação : 238
Idade : 30
Data de inscrição : 29/12/2013
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita mutilando filhote. Empty Re: Calopsita mutilando filhote.

Mensagem por Raquel F Sáb Fev 15, 2014 11:37 am

Tem um spray anti auto mutilação já usei e é muito bom, usei na minha caturrita quando ela sofreu de automutilação por stress psicológico foi na época que me mudei e deixei ela com a minha irmã...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Foi preciso várias aplicações para ela deixar de arrancar as penas e beliscar a pele ao ponto de sangrar...
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita mutilando filhote. Empty Re: Calopsita mutilando filhote.

Mensagem por Jezebel Dom Fev 16, 2014 6:56 pm

Fornecer carne para a calopsita ou qualquer ave que não seja carnivora (como falcões, urubus, etc) é um dos piores erros, pois estas aves começam a se mutilar para conseguir carne.. Se houver outros na gaiola, eles serão feridos.. Como já disseram acima separe imediatamente o filhote que sobreviveu da femea e o trate na papinha..

Com relação à femea primeiramente trate desse problema que ela esta.. Siga com o tratamento a risca para que tenha resultados e de preferencia não a reproduza mais.. Se necessário compre um novo casal para reprodução, pois nunca se sabe quando ela pode voltar a mutilar os filhotes..

Boa sorte
Jezebel
Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Mensagens : 2566
Reputação : 264
Idade : 30
Data de inscrição : 23/01/2013
Localização : SP Interior

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita mutilando filhote. Empty Re: Calopsita mutilando filhote.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos