Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre a genética dos filhotes.

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre a genética dos filhotes.  Empty Dúvida sobre a genética dos filhotes.

Mensagem por Levy Viana Qui Dez 19, 2013 8:05 pm

Bom, como eu já disse em outros posts, estou com 2 filhotes, um arlequim light cinza e um lutino pérola. Minha dúvida é a seguinte, os pais do bebê lutino, é um macho cinza cb e uma fêmea pérola canela, então eu e o criador, deduzimos que era uma fêmea, visto que é uma mutação sexo-ligada e sempre que nasce um filhote lutino de um casal onde nenhum dos pais são lutinos ou somente o macho, esse filhote é obrigatoriamente uma fêmea, estamos certos?


O arlequim light cinza, é filhote de um macho arlequim light cinza (igual a ele) e uma fêmea que pra mim, era uma arlequim reversa, mas o criador disse que era uma heavy arlequim, mas era quase reversa... Não entendi muito, mas parece que ela era uma heavy arlequim com pouca melanina ou algo do tipo... Ele não faz sexagem nas crias de mutações sexo-ligadas e nos demais, somente quando completam 3 meses, mas ele me disse que a maioria dos filhotes arlequins light cinzas desse casal de arlequins que eu citei, eram machos, mas que era bom eu fazer a sexagem quando ele completasse 1 mês e meio ou 2 meses...


Enfim, o que vocês acham? A lutina é realmente fêmea, levando em conta a mutação dos pais? E o arlequim? Agradeço qualquer ajuda. Se for o caso, eu nem preciso gastar com a sexagem da lutina e faço só no arlequim light, lembrando que ela é uma lutino pérola.
Levy Viana
Levy Viana
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 9
Mensagens : 1886
Reputação : 206
Idade : 28
Data de inscrição : 14/08/2013
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a genética dos filhotes.  Empty Re: Dúvida sobre a genética dos filhotes.

Mensagem por Raquel F Qui Dez 19, 2013 8:13 pm

Olá a mãe dela não é lutina?
Se não for é certeza que é fêmea porque o lutino e o pérola são sexo ligados onde somente o macho pode portar.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a genética dos filhotes.  Empty Re: Dúvida sobre a genética dos filhotes.

Mensagem por Levy Viana Qui Dez 19, 2013 8:33 pm

Raquel F escreveu:Olá a mãe dela não é lutina?
Se não for é certeza que é fêmea porque o lutino e o pérola são sexo ligados onde somente o macho pode portar.
A mãe dela é pérola canela, eu conversei com o criador pelo fone antes de comprar os bebês e ele tem outros filhotes de lutino, só que eram muito novinhos, nem penas tinham ainda e a minha é filhote de um macho cinza cb e uma fêmea pérola canela, ele me mostrou os pais dos dois bebês... Então ela é realmente fêmea né? E o arlequim? Vou precisar sexar mesmo né?
Levy Viana
Levy Viana
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 9
Mensagens : 1886
Reputação : 206
Idade : 28
Data de inscrição : 14/08/2013
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a genética dos filhotes.  Empty Re: Dúvida sobre a genética dos filhotes.

Mensagem por Levy Viana Qui Dez 19, 2013 9:22 pm

Bom, essa foto, são os pais da minha lutina de verdade, o criador me disponibilizou no facebook, na hora da compra, eu pedi pra ver todo o plantel dele e os pais dos meus bebês.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora os pais do meu arlequim, ele não tem fotos deles no face, mas tirei essa a seguir da net pra lhe mostrar, o pai dele é igual a ele, um arlequim light cinza

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora a mãe dele, parece muito com essa arlequim canela de trás, não sei se é heavy ou reverso, essa foto é do plantel dele...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Supondo que os pais do meu arlequim, sejam de fato um macho arlequim light cinza e uma fêmea arlequim reversa canela e o bebê deles um arlequim light cinza como o pai, eu devo fazer a sexagem pra ter certeza ou dá pra suspeitar do sexo dele?
Levy Viana
Levy Viana
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 9
Mensagens : 1886
Reputação : 206
Idade : 28
Data de inscrição : 14/08/2013
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a genética dos filhotes.  Empty Re: Dúvida sobre a genética dos filhotes.

Mensagem por Raquel F Sex Dez 20, 2013 8:56 pm

Sim terá que sexar para ter certeza, quanto a lutina creio não é necessário.
Raquel F
Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 835
Idade : 35
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a genética dos filhotes.  Empty Re: Dúvida sobre a genética dos filhotes.

Mensagem por Levy Viana Sáb Dez 21, 2013 5:45 pm

Obrigado Raquel! Vou fazer a sexagem só no arlequim mesmo! Espero que seja macho, mas eu acho que é!
Levy Viana
Levy Viana
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 9
Mensagens : 1886
Reputação : 206
Idade : 28
Data de inscrição : 14/08/2013
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a genética dos filhotes.  Empty Re: Dúvida sobre a genética dos filhotes.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos