Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como distinguir Lutinos

3 participantes

Ir para baixo

Como distinguir Lutinos  Empty Como distinguir Lutinos

Mensagem por marcosfloripa Sex Set 27, 2013 11:11 am

Vou direto ao ponto em relação as minhas dúvidas:

1- comprei um suposto casal no pet shop com gaiola, ninho e tudo mais... Uma ave se trata de um personata verde com amarelo da cara preta e a outra ave um lutino.
Dúvida: como saber se meu lutino também é um personata já que em diversas raças há a presença de lutinos?

2- Todo mundo sabe que é dificil diferenciar macho de femea, no meu caso a ave que fica mais dentro do ninho é o personata verde. enquanto que o Lutino, além de ser um pouquinho mais dócil, fica mais tempo do lado de fora da casinha. Além disso, assisti um vídeo de um criador onde ele dizia que se a ave ficar no poleiro com as pernas mais abertas, se trata de uma fêmea. Se ficar no poleiro com as pernas mais fechadas, juntas...se trata então de um macho.
Dúvida: reparei as duas aves e pudi perceber que ambas ficam no poleiro com as pernas abertas, se trata de duas fêmeas?? Se sim, são lésbicas? pois nunca vi eles brigando um com o outro.

3- Vou postar duas fotos de duas aves IDENTICAS às minhas, já que o personata não sai do ninho por nada! (olhei dentro do ninho e não há ovos)

4: Ainda sobre os lutinos, dei uma pesquisada na internet e pudi notar que os lutinos roseicolis têm o bico claro, o meu tem o bico vermelho igual o personata, porém os lutinos fisher também possuem os bicos vermelhos. Dai fica difícil...Gostaria de saber com qual raça o personata pode acasalar e ter criação perfeita? É somente com outros personatas? Grato.




[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

marcosfloripa
marcosfloripa
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 34
Data de inscrição : 26/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como distinguir Lutinos  Empty Re: Como distinguir Lutinos

Mensagem por Victor Hugo Sex Set 27, 2013 11:16 am

1- Os personatas da linha verde se não me engano tem o bico vermelho , já o das outras espécies não apresenta esse bico avermelhado , então o seu Lutino é um personata !

2- Esses métodos não distingue o sexo do agapórnis 100% , o único modo de saber é através da sexagem, ou se você coloca-los pra reproduzir e botar ovos galados ai é um casal !

3- Devem ser lindas suas aves , se o seu personata lutino for macho , vai nascer ninhadas lutinas !!

4- Está você me pegou , mas tem um cruzamento que resulta em agas hibridos e eu nãos ei qual é , mas creio que seu lutino seja um personata !
Victor Hugo
Victor Hugo
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Mensagens : 7806
Reputação : 469
Idade : 26
Data de inscrição : 22/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como distinguir Lutinos  Empty Re: Como distinguir Lutinos

Mensagem por Anthony Fernandes Sex Set 27, 2013 11:51 am

Olá!
1- Seu lutino supostamente é um personata pois os Fishers apresentam o avermelhado até a nuca e alguns personatas possuem também mais é em um tom mais claro como me parece no da foto. 

2- Essa técnica é muito utilizada por criadores porém você não tem certeza do sexo, somente uma intuição. O recomendado é fazer a sexagem assim terá certeza. 

3- É comum eles ficarem dentro do ninho mesmo não se reproduzindo, possuo duas fêmeas que antes se comportavam como casal e comprei supostamente sendo um casal e elas dormiam e ficavam constantemente no ninho e depois realmente descobri que se tratavam de duas fêmeas pois as duas colocaram ovos, então observe bem se eles se comportam e se o suposto macho alimenta a fêmea e lembrando que as fêmeas só recebem alimento por baixo. 

4- Realmente os personatas e Fishers lutinos são idênticos, ambos tem bicos vermelhos e realmente é um pouco difícil de distinguir as duas espécies por isso o melhor é ir comparando, se possível poste fotos de sua ave mesmo. 

Para obter filhotes puros o recomendado é sempre cruzar espécies iguais como personatas com personatas, fisher com fisher e roseicollis com roseicollis, no cruzamento de espécies como Fisher com Personata os filhotes nascem híbridos férteis que podem se reproduzir já no cruzamento de fisher ou personata com roseicollis os filhotes nascem híbridos inférteis pela diferença de um par de cromossomos.
Anthony Fernandes
Anthony Fernandes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Mensagens : 4960
Reputação : 481
Idade : 25
Data de inscrição : 19/10/2012
Localização : Monte Verde-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como distinguir Lutinos  Empty Re: Como distinguir Lutinos

Mensagem por marcosfloripa Dom Set 29, 2013 2:03 am

"Para obter filhotes puros o recomendado é sempre cruzar espécies iguais como personatas com personatas, fisher com fisher e roseicollis com roseicollis, no cruzamento de espécies como Fisher com Personata os filhotes nascem híbridos férteis que podem se reproduzir já no cruzamento de fisher ou personata com roseicollis os filhotes nascem híbridos inférteis pela diferença de um par de cromossomos."

Essa informação foi útil...pelo menos me livrei de uma das preocupações, pois sei que nenhum deles é roseicolis, ou seja, os filhotes não serão inferteis. O outro problema é saber se são duas femeas. Isso vou observando aos poucos.
Depois vou postar foto deles.
Detalhe... reparei que o personata verde (suposta fêmea) fica BEM mais tempo dentro do ninho, além de ser BEM mais agressivo.
Comprei ambos ariscos mas o lutino já até para no meu dedo e deixa eu fazer carinho...já o verde é um sacrifício pra chegar perto.
Aparei só um pouco as asas do verde, de maneira que eu possa ter mais controle, já que antes quando os soltava no meu apartamento eles ficam voando e pousando nos lugares mais altos dos móveis, tipo em cima do guarda roupas, em cima da cortina, etc....Mas isso é por causa que eles ainda estavam estranhando o ambiente e estavam com medo, eu acho. Depois que aparei um pouco as pontas das asas, eles começaram a ficar menos ariscos.
marcosfloripa
marcosfloripa
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 34
Data de inscrição : 26/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como distinguir Lutinos  Empty Re: Como distinguir Lutinos

Mensagem por Anthony Fernandes Dom Set 29, 2013 3:50 pm

O corte das asas também evita que eles se debatam pelo local e acabem se machucando, tente ter mais contato com a verde assim ela com o tempo ficará mansa também. 
Espero as fotos!
Anthony Fernandes
Anthony Fernandes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Mensagens : 4960
Reputação : 481
Idade : 25
Data de inscrição : 19/10/2012
Localização : Monte Verde-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como distinguir Lutinos  Empty Re: Como distinguir Lutinos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos