Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grande Alexandre, dúvidas sobre a legalização-

2 participantes

Ir para baixo

Grande Alexandre, dúvidas sobre a legalização- Empty Grande Alexandre, dúvidas sobre a legalização-

Mensagem por Mosendark Dom Jan 29, 2017 9:29 am

Bom dia a todos, sou novo aqui no forum e estou com uma grande dúvida. Já a mais de uma semana comprei um filhote de Grande Alexandre na feira, o pássaro veio anilhado com anilha aberta, durante esse tempo o pássaro se apegou muito a mim e a minha família.
Estive consultando a legislação dessas aves exóticas e parece que além da anilha o pássaro tem que ter nota fiscal que o meu não tem , quero muito que meu animal esteja corretamente legalizado, comprei justamente um pássaro exótico para evitar ter problemas e por causa do preço também, mas parece que a burocracia é grande, estive vendo sobre um cadastro no sispass só que o cadastro de criador amador de pássaros exóticos está suspenso por tempo indeterminado de acordo com o site do ibama.

Hoje fui parado numa blitz policial indo para a casa de meus avós e estava levando o pássaro junto, o policial disse que o animal deveria ter o gta (guia de transporte) não tenho essa guia , disse a ele que comprei o passaro recentemente e que o cadastro no site do sispass estava suspenso e ele liberou. Pelo o que pesquisei para retirar o gta tem que haver a nota fiscal , sendo assim não posso retirar. Queira saber de voces se há a possibilidade de legalizar devidamente o animal não queria perde-lo , estive pesquisando igual a locou sem chegar a uma resposta conclusiva, quer dizer que o meu passaro pode ser apreendido por não estar legalizado e irão fazer o que com ele ? Soltar ? Um pássaro exótico? Parece que enquanto o cadastro de criadores exóticos no site do ibama estiver suspenso não poderam haver penalidades , é verídico ? E quando voltar a realizar cadastros vai ser igual a 2012? Poderam ser legalizadas aves ilegais , tipo um marco zero.

Obrigado pela atenção de voces , ando muito com o passaro, faço passeios e tudo mais e estou com medo de perder o animal. Agradecido.
Mosendark
Mosendark
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 4
Reputação : 0
Idade : 29
Data de inscrição : 29/01/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Grande Alexandre, dúvidas sobre a legalização- Empty Re: Grande Alexandre, dúvidas sobre a legalização-

Mensagem por AnaCF Seg Abr 03, 2017 10:27 pm

Olá, não sei muito ao certo como funcionam as coisas sobre o Grande Alexandre, mas irei tentar ajudar.

Creio que não haja necessidade de Nota Fiscal, isso é opcional na compra do animal, mas ele precisa de anilha. A questão é: anilha da FOB (Federação Ornitológica do Brasil) ou Ibama?

Na questão da FOB, você deve verificar na feira que comprou se o vendedor é associado a alguma associação ligada a FOB para checar se a anilha é FOB. Por não ser uma ave brasileira, ainda não há regulamentação da mesma, ou seja, está na mesma questão de aves como: calopsitas, red rumped, ring necks etc. Se fosse uma Arara Canindé, o papo seria outro.
Veja no site da FOB e checa a cor é modelo da anilha pra ver se bate com as que já estão em mercado.

Sobre a questão do GTA, creio que não precisa de NF não, pois quem tem calopsita e consegue o gta não tem necessariamente uma NF da ave. Você só precisa comprovar que a ave está em plena saúde para estar em veículo, isso se consegue com veterinários autorizados. Pesquise sobre isso também.

Enfim, foi isso, caso alguém saiba sanar essas dúvida precisamente...
AnaCF
AnaCF
Criador novato
Criador novato

Feminino
Mensagens : 4
Reputação : 0
Idade : 28
Data de inscrição : 03/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Grande Alexandre, dúvidas sobre a legalização- Empty Re: Grande Alexandre, dúvidas sobre a legalização-

Mensagem por Mosendark Sex Abr 21, 2017 12:19 pm

Obrigado pela resposta , vou verificar essa anilha sim e tentar tirar o gta que é o mais importante , valeu.
Mosendark
Mosendark
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 4
Reputação : 0
Idade : 29
Data de inscrição : 29/01/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Grande Alexandre, dúvidas sobre a legalização- Empty Re: Grande Alexandre, dúvidas sobre a legalização-

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos