Nação dos Pássaros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ensinar truques para calopsitas e papagaios é importante e divertido!

Ir para baixo

Ensinar truques para calopsitas e papagaios é importante e divertido! Empty Ensinar truques para calopsitas e papagaios é importante e divertido!

Mensagem por Joao_Lucaas Qua maio 13, 2015 12:27 pm

 Como sabemos, esses são animais inteligentíssimos que precisam de oito horas de interação conosco, no mínimo. Esse tempo é importante para o animal não ficar deprimido ou agressivo. É muito tempo para um cidadão brasileiro comum, pois dormimos em média dez horas e outras dez cuidamos de nossa vida, por isso não é aconselhado criar animais silvestres que necessitam de inúmeros cuidados, mas se por acaso tivermos que criar o animal vamos fazer da melhor forma.

Aqui vos apresento um artigo postado no site Manual Pet, que ensina vários truques simples:


Dar tchau - papagaio e calopsita-
Fale o comando, coloque o braço na frente do papagaio e mostre-o uma guloseima, incentivando-o a subir em seu braço. Assim que ele levantar uma pata, diga "Muito bem!" e lhe dê um petisco. Repita a sessão, e tente forçá-lo a ficar mais tempo com a pata levantada.

Identificar cores - papagaio e calopsita -
primeiro você deve descobrir pelo quê ele tem atração, e nunca colocar junto aos objetos (a minha calopsita tinha atração por coisas brilhantes, especialmente coisas douradas e também gostava de coisas com "superfícies arredondadas").
Depois, pegue dois objetos de duas cores diferentes ex: amarelo e verde. Aponte para o objeto amarelo e diga várias vezes pausadamente AMARELO! E a mesma coisa para o verde, só que dizendo VERDE! Daí fala "*nome do papagaio*, o verde!" e aponte para o objeto verde. Vai demorar um pouco até ele escolher o objeto certo, e sempre que ele fazer certo (bicar o objeto verde) faça alguma coisa que ele gosta ou dê alguma coisa que ele gosta como recompensa. Faça isso com o amarelo também, e mude de objeto, desde que tenham exatamente a mesma cor e repita o processo (para ele associar "verde" à cor, não ao objeto). Com o tempo, ensine mais cores.

Andar de cavalinho -papagaio e calopsita -
Pegue um brinquedo de cavalo que o seu papagaio consiga se equilibrar (fica bem legal ensinar o truque naqueles cavalinhos que andam) e que tenha uma rédea, se não tiver uma rédea no brinquedo, faça uma com barbante. Também dá para tentar fazer com uma carruagem que ande, se você achar. Mas primeiro, ensine em um brinquedo que não ande. Diga "anda de cavalinho" e entregue a rédea na boca dele, se ele pegar, use o método da recompensa, se ele não pegar, repita até ela pegar, mas não freneticamente tipo "anda de cavalinho, anda de cavalinho, anda de cavalinho...", fale e espere um pouco, e continue até ele fazer automaticamente.
Se ele pegar e balançar a cabeça, melhor ainda.
Então repita a mesma coisa em um cavalinho que ande (ou carruagem), daí mande ele andar de cavalinho e ligue o brinquedo.

Cantar -papagaio e calopsita-
Coloque para tocar um CD que ensine papagaio ou calopsita a cantar (tem para vender) ou um com aquelas músicas infantis tipo ciranda cirandinha ou o sapo não lava o pé, e bote para tocar várias vezes. Também experimente você mesma cantar para ele. Mas saiba que demora mais para as calopsitas aprenderem do que os papagaios...

Colocar a bolinha no cesto -papagaio e calopsita -
Coloque uma bolinha e um cestinho. Dentro do cesto, coloque um petisco, tipo uma fruta ou um pedaço de bolacha de maisena. Aponte para a bolinha dizendo "bolinha!", isso vai chamar a atenção dele, e ele vai tentar pegar na boca. Depois mostre para ele, do jeito que for preciso o que tem dentro do cesto enquanto fala "guarda!". Ele vai soltar a bolinha para pegar a bolacha. Daí repita isso várias vezes até ele fazer apenas com o comando vocal, daí não precisa mais de bolacha.

Túnel
-papagaio e calopsita
Faça um túnel de papel, coloque no final algum petisco. Coloque-o na frente do túnel e fale "Túnel!", quando ele ver o petisco do outro lado, vai ir pegar. Faça isso até ele obedecer ao comando vocal.

Giro -papagaio e calopsita -
Fale "Giro!" depois gire um petisco em torno dele fazendo-o girar, e depois dê a ele. Faça isso até ele obedecer ao comando vocal.

Dançar -papagaio e calopsita -
Mexa um só dedo para cima e para baixo com a ponta virada para ele enquanto canta alguma música. Quando ele mexer a cabeça seguindo a ponta do dedo, dê um petisco. Faça isso até ele começar a dançar assim que ouvir a música.

Bater as asas - papagaio e calopsita -
Equilibre o papagaio no braço e dê o comando. Em seguida balance levemente o braço para que ele se desequilibre, e quando ele bater as asas recompense.

Virar cambalhota - papagaio e calopsita -
Coloque entre as patas do papagaio um petisco e dê o comando, e puxe para trás até que ele caia, virando cambalhota. Recompense.

Andar de bike - - papagaio e calopsita-
Compre uma bike especial para isso e coloque o papagaio com os pés no pedal falando "bike". Os pedais  vão se mover, e na tentativa de se equilibrar ele vai segurar na bike. Recompense-o. Depois de algumas sessões tente fazer sem colocá-lo na bike, para que ele aprenda a subir.

Hi5! - papagaio e calopsita -
Com um petisco colado na palma da mão, diga o comando e coloque a mão na frente do papagaio, assim que ele tentar tirar e encostar a pata na sua mão, recompense com outro petisco.

Tocar o sino - papagaio e calopsita -
Coloque na ponta da corda que se puxa para tocar o sino,coloque uma semente. Dê o comando apontando para a semente, e então recompense quando ele fizer o que foi pedido.


Espero que tenham gostado das dicas, e lembre-se que são muito importantes para o seu animal!

Abraços!

Joao_Lucaas
Joao_Lucaas
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Sub-Nick : Rex
Quantos pássaros você cria? : Papagaio-verdadeiro
Mensagens : 113
Reputação : 21
Idade : 33
Data de inscrição : 26/04/2015
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos