Regulamento do fórum Ndp
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Regulamento do fórum Ndp
Visando a padronização e o bom funcionamento do fórum, a Staff estabelece as seguintes regras:
TÍTULO I – SOBRE O FÓRUM NAÇÃO DOS PÁSSAROS
Art. 1º - O Fórum Nação dos Pássaros foi criado para que todos possam tirar suas dúvidas e trocar informações e/ou experiências sobre passeriformes e psitaciformes silvestres ou exóticos.
Art. 2° - Membros autorizados do Staff tem total liberdade para apagar, editar, mover, unir, separar, transferir deliberadamente as mensagens, inclusive títulos, que não estiverem na área correta ou que não estejam de acordo com as regras do fórum, cabendo ao membro responsável pela edição da mensagem, informa ao usuário o motivo de sua postagem ter sido editada, movida ou deletada. O motivo da edição também deve ser especificado no próprio tópico, no campo destinado a esse fim.
Art. 3º - As regras aqui descritas foram feitas no intuito de manter o fórum organizado e se aplicam para todos os usuários do fórum.
Art. 4º - Como usuário você aceita a condição de participar e seguir as regras e aceita que, caso elas sejam transgredidas, você poderá ter a sua mensagem movida, editada, apagada, suspensão temporária da conta, perda de visualização de parte do fórum ou banimento definitivo de acordo com a analise dos administradores.
Art. 5º - Todas as mensagens contidas no fórum são de inteira e única responsabilidade de quem as publicou, não cabendo ao fórum nenhuma espécie de autoria sobre as mesmas.
TÍTULO I - DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Art. 6º. O Fórum Nação dos Pássaros não é formado somente pela Staff, mas por todos aqueles aqui cadastrados e que contribuem para um fórum cada dia melhor.
Parágrafo Único: São considerados como Equipe Nação dos Pássaros todos aqueles aqui cadastrados.
Art. 7º. Todos os usuários cadastrados aqui no fórum poderão ser punidos independentemente de ter lido ou não estas regras.
Art. 8º. Não terá uma pena reduzida pelo fato de não ter lido estas regras.
Art. 9º Estas regras são obrigatórias para todos os membros e servirá de base para advertência, suspensão, banimento ou qualquer outra forma de punição para os infratores, assim como todas as ações dos usuários, desde cadastro até postagem de conteúdo, trazendo especificações para manter uma devida organização e padronização no fórum.
TITULO II – REGRAS GERAIS DO FÓRUM NAÇÃO DOS PÁSSAROS
CAPÍTULO I – SOBRE AS MENSAGENS
Art. 10. É vetada a propaganda de outros fóruns que fazem concorrência com o Nação dos Pássaros. Também não é permitido fazer propaganda de páginas com materiais impróprios ou outras páginas que vão contra estas regras.
I: Somente será permitida propaganda caso o usuário avise e receba uma resposta positiva do nosso administrador.
II: Também é vetado fazer propaganda do nosso fórum em outros fóruns que não são aliados ao nosso!
Art. 11. Não será permitida a postagem de mensagem com a intenção de comercializar aves Silvestres. Como também Exóticos que são controlados pelo IBAMA.
Art. 12. É proibido pedir ajuda por e-mail ou fazer divulgação pelo seu email.
Parágrafo Único: O Fórum Nação dos Pássaros pede que os usuários não postem e-mails nos tópicos, pois existem programas que rastreiam e-mails nas paginas e podem lhe enviar vírus, mensagens inúteis e muitas outras coisas.
Art. 13. Postagens consecutivas, no mesmo tópico, devem respeitar o intervalo mínimo de dois dias entre as postagens.
Art. 14. O membro que abrir um tópico e não obtiver ao menos uma resposta, deve respeitar o disposto no artigo anterior.
Art. 15. Os títulos e/ou corpo das postagens não devem ser escritos totalmente em CAIXA ALTA (caps lock).
Art. 16. É proibido postar mensagens com o intuito de trazer o tópico para o início da lista.
Art. 17. É vetado criar vários logins por pessoa, assim como se registrar usando apelidos.
Art. 18. É proibido ofender e/ou discriminar outros membros por sexo, raça, cor, crença ou qualquer outra forma.
Art. 19. O Fórum tem a liberdade de usar como bem entender todo o conteúdo aqui postado seja para divulgação ou outros fins.
Art. 20. Conteúdos de outros fóruns devem ter os devidos créditos e ambos os fóruns devem estar de acordo e cientes da postagem.
CAPÍTULO II – DOS DIREITOS E DEVERES DO USUÁRIO
Art. 21. Criar tópicos com títulos que realmente tenha a ver com o conteúdo. Exemplo “help”, “socorro”, “alguém me ajude”. Tópicos com este tipo de assunto poderão ser renomeados sem aviso prévio.
Art. 22. É dever dos usuários postar o conteúdo no local certo. Exemplo: falar sobre Silvestes na área de Silvestres.
Art. 23. Pesquisar sobre sua dúvida antes de postar um novo tópico. Caso você descumpra esta regra e já exista um conteúdo idêntico ou similar o seu tópico poderá ser excluído sem prévio aviso.
CAPÍTULO IV – SOBRE ASSINATURA E IMAGEM DO PERFIL (AVATAR)
Art. 24. Não serão permitidos avatares e assinaturas com:
I – Imagens que contenham violência
II – Imagem que expressa racismo ou discriminação
III – Imagens que ofendam outras pessoas ou grupo de pessoas
IV – Imagens que contenham cenas inapropriadas para menores de 18 anos
V – Imagens que sejam proibidas por lei.
VI – Frases que contenha conteúdo racista e discriminatório
VII – Frase que incite a violência ou o desrespeito no fórum
VIII – Frases que ofendam outras pessoas ou grupo de pessoas
IX – Frases que sujem a imagem do Nação dos Pássaros
X - As imagens de avatares e assinaturas, sendo ou não hospedadas no servidor do Fórum Nação do Pássaros, estão sujeitas a todas estas regras, e também as punições cabíveis.
Art. 25. Seu avatar não poderá:
I – Ultrapassar o limite de 150x250 pixels, 150 de altura por 250 de largura.
II – Ultrapassar o limite de 150 KB.
Art. 26. Sua assinatura não poderá ultrapassar:
I – 300 caracteres e/ou 6 linhas de texto em tamanho normal. (linhas em branco serão consideradas linhas utilizadas).
II – O limite de 150X600 pixels, 150 de altura por 600 de largura para imagens
III – O limite de 1 MB (mega bits).
IV – O limite de 2 (duas) imagens em tamanho de pixels e em tamanho de bytes, isto é, poderá ter 2 imagens que não passe de 150X600 pixels e 1Mb as duas juntas.
V – Caso desobedeça aos critérios acima, seu perfil será editado e terá o conteúdo apagado.
Art. 27. Sua assinatura não poderá fazer propaganda para outros fóruns ou grupos de discussão que não sejam o Nação dos Pássaros.
Parágrafo Único: Somente será permito a postagem de propaganda para os membros do staff e para os membros que pedirem permissão e receberem resposta positiva.
Art. 28. Você pode editar a sua assinatura utilizando os mesmos “comandos BBC” que é utilizado nas suas mensagens.
CAPÍTULO V – SOBRE OS MEMBROS DO STAFF
Art. 29. São considerados membros do Staff:
I – Administrador
II – Supervisor
III – Moderador
IV – Ajudeiro
V – Estagiário
VI - Designer
Art. 30. Os membros do Staff não serão avaliados pelo número de mensagens, mas sim pela qualidade e conteúdo de sua ajuda.
Art. 31. Os membros do Staff também deverão seguir as regras aqui citadas.
Art. 32. Dependendo da infração os membros do staff poderão sofrer as mesmas penas que um membro não-staff.
Art. 33. Os membros do Staff deverão, sempre que ocorrer alguma infração, comunicar a alguém que possa atuar de forma concreta, ou agir para que o problema se resolva o mais rápido possível.
Art. 34. Os membros do staff podem se cadastrar em outros fóruns sobre aves silvestres e exóticos, a qualquer tempo (antes ou depois de serem promovidos para Staff), desde que isso não comprometa as atividades do referido membro no Fórum Nação dos Pássaros. Entretanto, é vetada a participação no staff dos dois fóruns. Havendo a intenção de participar do staff de outro fórum, o membro deverá declarar sua intenção para algum administrador ou moderador a fim de que sejam avaliadas as possibilidades.
CAPÍTULO VI – SOBRE AS PUNIÇÕES
Art. 35. Será punido todo aquele que descumprir as regras do fórum.
Art. 36. As punições podem variar desde um aviso simples até o banimento com IP exposto para órgãos do governo federal.
Art. 37. As punições serão avaliadas num conselho deliberativo por membros do Staff.
Art. 38. A persistência que vier depois da advertência ou depois de alguma suspensão será motivo de banimento.
Art. 39. Os membros do staff também estarão sujeitos as regras aqui citadas.
CAPÍTULO VII – SOBRE A PONTUAÇÃO DAS INFRAÇÕES
Art. 40 - As infrações são pontuadas em:
I – 1 Ponto: Infrações leves
II – 2 Pontos: Infrações médias
III – 3 Pontos: Infrações graves
IV – 5 Pontos: Infrações gravíssimas
Parágrafo único: Existindo infrações que excedem a essa classificação para casos particulares que envolvam mais do que simples quebras de regras e/ou preocupantes para a manutenção da ordem no fórum, esses casos serão julgados pelo staff em sigilo e suas punições e devidas justificativas serão explicitadas via PM para o membro e via pública, um tópico exclusivo para o mesmo.
Art. 41 As punições variam de acordo com o número de pontos:
I - 1 ponto-> Contato via MP ao usuário informando a infração e a computação do ponto de infração.
II - 2 pontos-> O usuário receberá uma advertência, que será registrada em seu histórico de usuário e está JAMAIS será apagada.
III - 3 pontos-> O usuário será suspenso* por 1 dia do fórum. ( *entende-se por suspenso, a perda do acesso ao fórum)
IV - 4 pontos-> O usuário será suspenso por 1 semana do fórum.
V - 5 pontos-> O usuário será suspenso por 1 mês do fórum.
VI - 6 pontos-> O usuário será suspenso por 3 meses do fórum.
VII - 7 ou mais pontos -> O usuários terá a conta excluída permanentemente e todos os dados serão deletados. Uma nova conta não poderá ser criada e, afim de evitar o mesmo, seu IP será bloqueado/guardado pelo Staff.
Art. 42 - A diminuição dos pontos seguirá o seguinte esquema:
I - Usuários que possuem 2 ou menos pontos de infração: Perderão um ponto de infração cada mês que passarem sem cometer nenhuma infração.
II - Usuários que possuem de 3 a 5 pontos de infração: Perderão um ponto de infração cada três meses que passarem sem cometer nenhuma infração. No entanto, caso voltem a ter somente 2 pontos de infração a diminuição volta a ser a cada mês sem infração.
III - Usuários que possuem 6 ou 7* pontos de infração: Perderão um ponto de infração a cada cinco meses que passarem sem cometer nenhuma infração. Contudo, caso voltem a ter 5 pontos de infração, a pontuação volta diminuir a cada três meses sem infração.
*Só se aplica ao caso particular de usuários que possuem 6 pontos e cometem uma infração leve.
CAPÍTULO VIII – DAS CLASSIFICAÇÕES DE INFRAÇÕES
Seção I – Infrações Leves
Art. 43 - Tópicos ou mensagens que se transformarem em bate papo/chat, isto é, o assunto desande para outro que não tenha nada a ver com a dúvida original.
Art. 44 - Títulos de tópicos não relacionados à dúvida do mesmo, direcionando-o a algum membro ou com qualquer forma de chamar atenção.
Art. 45 - Usar extensivamente letras maiúsculas, negrito, cores, fontes ou qualquer forma de chamar a atenção, seja em toda a mensagem ou no título do tópico. É permitido destacar pequenos trechos da mensagem.
Art. 46 - Uso excessivo de gírias e escrita de forma não compreensível.
Art. 47 - Criação de mensagens com o intuito de "subir" o tópico/dúvida ou não, ou a criação de mais de um tópico sobre o mesmo assunto, seja no mesmo setor ou em mais de um.
Art. 48 - Responder a tópicos parados a mais de seis (06) meses sem adicionar conteúdo útil ao mesmo.
Art. 49 - Agir como moderador do fórum sem de fato o ser - por exemplo, responder a tópicos com frases como "Por favor, poste na área correta", "Esse tópico já foi discutido", "Se você pesquisar encontrará a resposta".
Art. 50 Descumprimento de regras locais de cada seção.
Seção II – Infrações Médias
Art. 51 - Criação de login (nome de usuário) semelhante aos utilizados por qualquer membro da equipe de moderação.
Art. 52 - Mensagens com informações erradas ou falsas. (Mensagens com conteúdo especulativo devem ser devidamente sinalizadas como tal).
Art. 53 – Postar a mesma pergunta em vários locais do fórum.
Art. 54 - Falta de cordialidade e educação, seja em tópico, mensagem, assinatura, perfil ou mensagem privada.
Art. 55 - Descumprimento sucessivo de regras locais de cada seção.
Seção III - Infrações Graves
Art. 56 - Assinaturas, nicknames (apelidos), avatares, perfis, mensagens em tópicos:
II - Que firam quaisquer leis vigentes no Brasil (drogas ilícitas, bebidas alcoólicas, fumo, assassinato ou indução a ele, roubo, furto, logro, estelionato, tráfico, contrabando, descaminho, armas de fogo, furto de sinal, etc.), com conteúdo sensual e/ou pornográfico, conteúdo mórbido, sendo vetada também apologia a qualquer tema citado nesta regra e os demais previstos em lei.
III - Que firam quaisquer leis protegidas por acordos internacionais vigentes.
Art. 57 - Ofensas, difamação ou crítica sem fundamento a qualquer pessoa física ou jurídica, independente do motivo, seja via mensagem, tópico, perfil ou assinatura.
Art. 58 - A criação de qualquer mensagem de cunho comercial, marketing e/ou propaganda, incluindo nicknames (apelidos), avatares e assinaturas.
I - Empresas podem criar cadastros em seu nome para discutir com os nossos usuários sem problemas, desde que a intenção não seja efetuar propaganda de seus produtos e/ou serviços. E em caso de interesse de parceria, entrar em contato com o Administrador.
Seção IV - Infrações gravíssimas:
Art. 59 - Mensagens em tópicos, mensagens privadas, E-mails, assinaturas, imagens em tópicos ou avatares, publicações em formato audiovisual e nicknames (apelidos) que promovam:
I - Incitação e/ou apologia a qualquer tipo de discriminação (étnica, religiosa, política, gênero, nacionalidade, origem, minorias, etc.) e/ou que o conteúdo esteja relacionado a terrorismo.
II - Incitação e/ou apologia à tortura (física e/ou psicológica), a mutilações de qualquer natureza ou a suicídio.
Art. 60 - O envio de mensagens promovendo qualquer tipo de negócio (SPAM), com fins lucrativos ou não, seja na forma de tópico, mensagem, mensagem privada ou e-mail.
Art. 61 - Utilização de outro cadastro durante o período de suspensão do cadastro original do usuário.
Art. 62 - Ofensas cujo teor da mensagem seja agravado por xingamentos e palavras de baixo calão sejam contra quaisquer pessoas, sites ou empresas.
Parágrafo único: Participantes que difamam o Nação dos Pássaros (seu criador, seus moderadores, colaboradores, participantes etc.) em outros Fóruns, Blogs, Orkut, páginas pessoais, dentre outros, quando identificados serão banidos definitivamente, mesmo que se comportem dentro das regras do fórum ou que sejam participantes ativos.
CAPÍTULO VII – CONSIDERAÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS
Art. 63 - Nenhum moderador está autorizado a pedir sua senha de acesso ao fórum. Sua senha é pessoal e nem a Administração tem como conhecê-la, pois ela é armazenada de forma criptografada em nosso banco de dados.
Art. 64 - Ser um participante que colabora que tem grande conhecimento ou que responde a muitas mensagens não lhe agrega qualquer privilégio, tampouco o isenta de suas obrigações como membro desta comunidade. As regras valem para todos.
Art. 65 - Quando um participante for expulso ou quando o usuário pede sua exclusão do fórum, tudo que for relacionado ao login (perfil, mensagens privadas, etc.) passará a ser do Fórum, e ele não terá o direito de reivindicar quaisquer dados pessoais ou mensagens guardadas, tópicos e/ou tutoriais.
Art. 66 - As regras do Fórum poderão ser alteradas sem prévio aviso.
Art. 67 - Alguns setores podem possuir regras adicionais para facilitar a ajuda e tornar os tópicos mais objetivos. É obrigação dos participantes conhecerem as regras locais além das regras gerais aqui listadas. O desconhecimento das regras locais não é desculpa para não cumpri-las.
Art. 68 - Regras são um conjunto de normas estabelecidas a fim de manter a ordem e o bom funcionamento de uma organização. Este fórum possui regras pré-estabelecidas, elaboradas criteriosamente com a finalidade de prestar um serviço de informações gratuitas sobre aves silvestres da fauna brasileira e aves exóticas de forma organizada e de fácil acesso aos usuários. Ao confirmar o cadastro, o membro concorda em cumprir à risca todas as regras aqui estipuladas. Portanto, termos como Liberdade de Expressão, Censura Ditadura e outros similares não devem ser utilizados para justificar o descumprimento das regras. Dessa forma, quaisquer meios de expressão utilizados neste fórum que não forem condizentes com o mesmo e/ou que afrontem as regras serão passíveis de intervenções por parte dos administradores ou moderadores, que tomarão as medidas cabíveis para restabelecer a ordem, o bom andamento do fórum e o cumprimento incondicional das Regras.
Art. 69 - Estas Regras entraram em vigor dia 04/01/2013.
Parágrafo único: Durante o período de vacância deverão ser promovidos esclarecimentos acerca do disposto nestas regras.
Atenciosamente,
Equipe nação dos pássaros.
TÍTULO I – SOBRE O FÓRUM NAÇÃO DOS PÁSSAROS
Art. 1º - O Fórum Nação dos Pássaros foi criado para que todos possam tirar suas dúvidas e trocar informações e/ou experiências sobre passeriformes e psitaciformes silvestres ou exóticos.
Art. 2° - Membros autorizados do Staff tem total liberdade para apagar, editar, mover, unir, separar, transferir deliberadamente as mensagens, inclusive títulos, que não estiverem na área correta ou que não estejam de acordo com as regras do fórum, cabendo ao membro responsável pela edição da mensagem, informa ao usuário o motivo de sua postagem ter sido editada, movida ou deletada. O motivo da edição também deve ser especificado no próprio tópico, no campo destinado a esse fim.
Art. 3º - As regras aqui descritas foram feitas no intuito de manter o fórum organizado e se aplicam para todos os usuários do fórum.
Art. 4º - Como usuário você aceita a condição de participar e seguir as regras e aceita que, caso elas sejam transgredidas, você poderá ter a sua mensagem movida, editada, apagada, suspensão temporária da conta, perda de visualização de parte do fórum ou banimento definitivo de acordo com a analise dos administradores.
Art. 5º - Todas as mensagens contidas no fórum são de inteira e única responsabilidade de quem as publicou, não cabendo ao fórum nenhuma espécie de autoria sobre as mesmas.
TÍTULO I - DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Art. 6º. O Fórum Nação dos Pássaros não é formado somente pela Staff, mas por todos aqueles aqui cadastrados e que contribuem para um fórum cada dia melhor.
Parágrafo Único: São considerados como Equipe Nação dos Pássaros todos aqueles aqui cadastrados.
Art. 7º. Todos os usuários cadastrados aqui no fórum poderão ser punidos independentemente de ter lido ou não estas regras.
Art. 8º. Não terá uma pena reduzida pelo fato de não ter lido estas regras.
Art. 9º Estas regras são obrigatórias para todos os membros e servirá de base para advertência, suspensão, banimento ou qualquer outra forma de punição para os infratores, assim como todas as ações dos usuários, desde cadastro até postagem de conteúdo, trazendo especificações para manter uma devida organização e padronização no fórum.
TITULO II – REGRAS GERAIS DO FÓRUM NAÇÃO DOS PÁSSAROS
CAPÍTULO I – SOBRE AS MENSAGENS
Art. 10. É vetada a propaganda de outros fóruns que fazem concorrência com o Nação dos Pássaros. Também não é permitido fazer propaganda de páginas com materiais impróprios ou outras páginas que vão contra estas regras.
I: Somente será permitida propaganda caso o usuário avise e receba uma resposta positiva do nosso administrador.
II: Também é vetado fazer propaganda do nosso fórum em outros fóruns que não são aliados ao nosso!
Art. 11. Não será permitida a postagem de mensagem com a intenção de comercializar aves Silvestres. Como também Exóticos que são controlados pelo IBAMA.
Art. 12. É proibido pedir ajuda por e-mail ou fazer divulgação pelo seu email.
Parágrafo Único: O Fórum Nação dos Pássaros pede que os usuários não postem e-mails nos tópicos, pois existem programas que rastreiam e-mails nas paginas e podem lhe enviar vírus, mensagens inúteis e muitas outras coisas.
Art. 13. Postagens consecutivas, no mesmo tópico, devem respeitar o intervalo mínimo de dois dias entre as postagens.
Art. 14. O membro que abrir um tópico e não obtiver ao menos uma resposta, deve respeitar o disposto no artigo anterior.
Art. 15. Os títulos e/ou corpo das postagens não devem ser escritos totalmente em CAIXA ALTA (caps lock).
Art. 16. É proibido postar mensagens com o intuito de trazer o tópico para o início da lista.
Art. 17. É vetado criar vários logins por pessoa, assim como se registrar usando apelidos.
Art. 18. É proibido ofender e/ou discriminar outros membros por sexo, raça, cor, crença ou qualquer outra forma.
Art. 19. O Fórum tem a liberdade de usar como bem entender todo o conteúdo aqui postado seja para divulgação ou outros fins.
Art. 20. Conteúdos de outros fóruns devem ter os devidos créditos e ambos os fóruns devem estar de acordo e cientes da postagem.
CAPÍTULO II – DOS DIREITOS E DEVERES DO USUÁRIO
Art. 21. Criar tópicos com títulos que realmente tenha a ver com o conteúdo. Exemplo “help”, “socorro”, “alguém me ajude”. Tópicos com este tipo de assunto poderão ser renomeados sem aviso prévio.
Art. 22. É dever dos usuários postar o conteúdo no local certo. Exemplo: falar sobre Silvestes na área de Silvestres.
Art. 23. Pesquisar sobre sua dúvida antes de postar um novo tópico. Caso você descumpra esta regra e já exista um conteúdo idêntico ou similar o seu tópico poderá ser excluído sem prévio aviso.
CAPÍTULO IV – SOBRE ASSINATURA E IMAGEM DO PERFIL (AVATAR)
Art. 24. Não serão permitidos avatares e assinaturas com:
I – Imagens que contenham violência
II – Imagem que expressa racismo ou discriminação
III – Imagens que ofendam outras pessoas ou grupo de pessoas
IV – Imagens que contenham cenas inapropriadas para menores de 18 anos
V – Imagens que sejam proibidas por lei.
VI – Frases que contenha conteúdo racista e discriminatório
VII – Frase que incite a violência ou o desrespeito no fórum
VIII – Frases que ofendam outras pessoas ou grupo de pessoas
IX – Frases que sujem a imagem do Nação dos Pássaros
X - As imagens de avatares e assinaturas, sendo ou não hospedadas no servidor do Fórum Nação do Pássaros, estão sujeitas a todas estas regras, e também as punições cabíveis.
Art. 25. Seu avatar não poderá:
I – Ultrapassar o limite de 150x250 pixels, 150 de altura por 250 de largura.
II – Ultrapassar o limite de 150 KB.
Art. 26. Sua assinatura não poderá ultrapassar:
I – 300 caracteres e/ou 6 linhas de texto em tamanho normal. (linhas em branco serão consideradas linhas utilizadas).
II – O limite de 150X600 pixels, 150 de altura por 600 de largura para imagens
III – O limite de 1 MB (mega bits).
IV – O limite de 2 (duas) imagens em tamanho de pixels e em tamanho de bytes, isto é, poderá ter 2 imagens que não passe de 150X600 pixels e 1Mb as duas juntas.
V – Caso desobedeça aos critérios acima, seu perfil será editado e terá o conteúdo apagado.
Art. 27. Sua assinatura não poderá fazer propaganda para outros fóruns ou grupos de discussão que não sejam o Nação dos Pássaros.
Parágrafo Único: Somente será permito a postagem de propaganda para os membros do staff e para os membros que pedirem permissão e receberem resposta positiva.
Art. 28. Você pode editar a sua assinatura utilizando os mesmos “comandos BBC” que é utilizado nas suas mensagens.
CAPÍTULO V – SOBRE OS MEMBROS DO STAFF
Art. 29. São considerados membros do Staff:
I – Administrador
II – Supervisor
III – Moderador
IV – Ajudeiro
V – Estagiário
VI - Designer
Art. 30. Os membros do Staff não serão avaliados pelo número de mensagens, mas sim pela qualidade e conteúdo de sua ajuda.
Art. 31. Os membros do Staff também deverão seguir as regras aqui citadas.
Art. 32. Dependendo da infração os membros do staff poderão sofrer as mesmas penas que um membro não-staff.
Art. 33. Os membros do Staff deverão, sempre que ocorrer alguma infração, comunicar a alguém que possa atuar de forma concreta, ou agir para que o problema se resolva o mais rápido possível.
Art. 34. Os membros do staff podem se cadastrar em outros fóruns sobre aves silvestres e exóticos, a qualquer tempo (antes ou depois de serem promovidos para Staff), desde que isso não comprometa as atividades do referido membro no Fórum Nação dos Pássaros. Entretanto, é vetada a participação no staff dos dois fóruns. Havendo a intenção de participar do staff de outro fórum, o membro deverá declarar sua intenção para algum administrador ou moderador a fim de que sejam avaliadas as possibilidades.
CAPÍTULO VI – SOBRE AS PUNIÇÕES
Art. 35. Será punido todo aquele que descumprir as regras do fórum.
Art. 36. As punições podem variar desde um aviso simples até o banimento com IP exposto para órgãos do governo federal.
Art. 37. As punições serão avaliadas num conselho deliberativo por membros do Staff.
Art. 38. A persistência que vier depois da advertência ou depois de alguma suspensão será motivo de banimento.
Art. 39. Os membros do staff também estarão sujeitos as regras aqui citadas.
CAPÍTULO VII – SOBRE A PONTUAÇÃO DAS INFRAÇÕES
Art. 40 - As infrações são pontuadas em:
I – 1 Ponto: Infrações leves
II – 2 Pontos: Infrações médias
III – 3 Pontos: Infrações graves
IV – 5 Pontos: Infrações gravíssimas
Parágrafo único: Existindo infrações que excedem a essa classificação para casos particulares que envolvam mais do que simples quebras de regras e/ou preocupantes para a manutenção da ordem no fórum, esses casos serão julgados pelo staff em sigilo e suas punições e devidas justificativas serão explicitadas via PM para o membro e via pública, um tópico exclusivo para o mesmo.
Art. 41 As punições variam de acordo com o número de pontos:
I - 1 ponto-> Contato via MP ao usuário informando a infração e a computação do ponto de infração.
II - 2 pontos-> O usuário receberá uma advertência, que será registrada em seu histórico de usuário e está JAMAIS será apagada.
III - 3 pontos-> O usuário será suspenso* por 1 dia do fórum. ( *entende-se por suspenso, a perda do acesso ao fórum)
IV - 4 pontos-> O usuário será suspenso por 1 semana do fórum.
V - 5 pontos-> O usuário será suspenso por 1 mês do fórum.
VI - 6 pontos-> O usuário será suspenso por 3 meses do fórum.
VII - 7 ou mais pontos -> O usuários terá a conta excluída permanentemente e todos os dados serão deletados. Uma nova conta não poderá ser criada e, afim de evitar o mesmo, seu IP será bloqueado/guardado pelo Staff.
Art. 42 - A diminuição dos pontos seguirá o seguinte esquema:
I - Usuários que possuem 2 ou menos pontos de infração: Perderão um ponto de infração cada mês que passarem sem cometer nenhuma infração.
II - Usuários que possuem de 3 a 5 pontos de infração: Perderão um ponto de infração cada três meses que passarem sem cometer nenhuma infração. No entanto, caso voltem a ter somente 2 pontos de infração a diminuição volta a ser a cada mês sem infração.
III - Usuários que possuem 6 ou 7* pontos de infração: Perderão um ponto de infração a cada cinco meses que passarem sem cometer nenhuma infração. Contudo, caso voltem a ter 5 pontos de infração, a pontuação volta diminuir a cada três meses sem infração.
*Só se aplica ao caso particular de usuários que possuem 6 pontos e cometem uma infração leve.
CAPÍTULO VIII – DAS CLASSIFICAÇÕES DE INFRAÇÕES
Seção I – Infrações Leves
Art. 43 - Tópicos ou mensagens que se transformarem em bate papo/chat, isto é, o assunto desande para outro que não tenha nada a ver com a dúvida original.
Art. 44 - Títulos de tópicos não relacionados à dúvida do mesmo, direcionando-o a algum membro ou com qualquer forma de chamar atenção.
Art. 45 - Usar extensivamente letras maiúsculas, negrito, cores, fontes ou qualquer forma de chamar a atenção, seja em toda a mensagem ou no título do tópico. É permitido destacar pequenos trechos da mensagem.
Art. 46 - Uso excessivo de gírias e escrita de forma não compreensível.
Art. 47 - Criação de mensagens com o intuito de "subir" o tópico/dúvida ou não, ou a criação de mais de um tópico sobre o mesmo assunto, seja no mesmo setor ou em mais de um.
Art. 48 - Responder a tópicos parados a mais de seis (06) meses sem adicionar conteúdo útil ao mesmo.
Art. 49 - Agir como moderador do fórum sem de fato o ser - por exemplo, responder a tópicos com frases como "Por favor, poste na área correta", "Esse tópico já foi discutido", "Se você pesquisar encontrará a resposta".
Art. 50 Descumprimento de regras locais de cada seção.
Seção II – Infrações Médias
Art. 51 - Criação de login (nome de usuário) semelhante aos utilizados por qualquer membro da equipe de moderação.
Art. 52 - Mensagens com informações erradas ou falsas. (Mensagens com conteúdo especulativo devem ser devidamente sinalizadas como tal).
Art. 53 – Postar a mesma pergunta em vários locais do fórum.
Art. 54 - Falta de cordialidade e educação, seja em tópico, mensagem, assinatura, perfil ou mensagem privada.
Art. 55 - Descumprimento sucessivo de regras locais de cada seção.
Seção III - Infrações Graves
Art. 56 - Assinaturas, nicknames (apelidos), avatares, perfis, mensagens em tópicos:
II - Que firam quaisquer leis vigentes no Brasil (drogas ilícitas, bebidas alcoólicas, fumo, assassinato ou indução a ele, roubo, furto, logro, estelionato, tráfico, contrabando, descaminho, armas de fogo, furto de sinal, etc.), com conteúdo sensual e/ou pornográfico, conteúdo mórbido, sendo vetada também apologia a qualquer tema citado nesta regra e os demais previstos em lei.
III - Que firam quaisquer leis protegidas por acordos internacionais vigentes.
Art. 57 - Ofensas, difamação ou crítica sem fundamento a qualquer pessoa física ou jurídica, independente do motivo, seja via mensagem, tópico, perfil ou assinatura.
Art. 58 - A criação de qualquer mensagem de cunho comercial, marketing e/ou propaganda, incluindo nicknames (apelidos), avatares e assinaturas.
I - Empresas podem criar cadastros em seu nome para discutir com os nossos usuários sem problemas, desde que a intenção não seja efetuar propaganda de seus produtos e/ou serviços. E em caso de interesse de parceria, entrar em contato com o Administrador.
Seção IV - Infrações gravíssimas:
Art. 59 - Mensagens em tópicos, mensagens privadas, E-mails, assinaturas, imagens em tópicos ou avatares, publicações em formato audiovisual e nicknames (apelidos) que promovam:
I - Incitação e/ou apologia a qualquer tipo de discriminação (étnica, religiosa, política, gênero, nacionalidade, origem, minorias, etc.) e/ou que o conteúdo esteja relacionado a terrorismo.
II - Incitação e/ou apologia à tortura (física e/ou psicológica), a mutilações de qualquer natureza ou a suicídio.
Art. 60 - O envio de mensagens promovendo qualquer tipo de negócio (SPAM), com fins lucrativos ou não, seja na forma de tópico, mensagem, mensagem privada ou e-mail.
Art. 61 - Utilização de outro cadastro durante o período de suspensão do cadastro original do usuário.
Art. 62 - Ofensas cujo teor da mensagem seja agravado por xingamentos e palavras de baixo calão sejam contra quaisquer pessoas, sites ou empresas.
Parágrafo único: Participantes que difamam o Nação dos Pássaros (seu criador, seus moderadores, colaboradores, participantes etc.) em outros Fóruns, Blogs, Orkut, páginas pessoais, dentre outros, quando identificados serão banidos definitivamente, mesmo que se comportem dentro das regras do fórum ou que sejam participantes ativos.
CAPÍTULO VII – CONSIDERAÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS
Art. 63 - Nenhum moderador está autorizado a pedir sua senha de acesso ao fórum. Sua senha é pessoal e nem a Administração tem como conhecê-la, pois ela é armazenada de forma criptografada em nosso banco de dados.
Art. 64 - Ser um participante que colabora que tem grande conhecimento ou que responde a muitas mensagens não lhe agrega qualquer privilégio, tampouco o isenta de suas obrigações como membro desta comunidade. As regras valem para todos.
Art. 65 - Quando um participante for expulso ou quando o usuário pede sua exclusão do fórum, tudo que for relacionado ao login (perfil, mensagens privadas, etc.) passará a ser do Fórum, e ele não terá o direito de reivindicar quaisquer dados pessoais ou mensagens guardadas, tópicos e/ou tutoriais.
Art. 66 - As regras do Fórum poderão ser alteradas sem prévio aviso.
Art. 67 - Alguns setores podem possuir regras adicionais para facilitar a ajuda e tornar os tópicos mais objetivos. É obrigação dos participantes conhecerem as regras locais além das regras gerais aqui listadas. O desconhecimento das regras locais não é desculpa para não cumpri-las.
Art. 68 - Regras são um conjunto de normas estabelecidas a fim de manter a ordem e o bom funcionamento de uma organização. Este fórum possui regras pré-estabelecidas, elaboradas criteriosamente com a finalidade de prestar um serviço de informações gratuitas sobre aves silvestres da fauna brasileira e aves exóticas de forma organizada e de fácil acesso aos usuários. Ao confirmar o cadastro, o membro concorda em cumprir à risca todas as regras aqui estipuladas. Portanto, termos como Liberdade de Expressão, Censura Ditadura e outros similares não devem ser utilizados para justificar o descumprimento das regras. Dessa forma, quaisquer meios de expressão utilizados neste fórum que não forem condizentes com o mesmo e/ou que afrontem as regras serão passíveis de intervenções por parte dos administradores ou moderadores, que tomarão as medidas cabíveis para restabelecer a ordem, o bom andamento do fórum e o cumprimento incondicional das Regras.
Art. 69 - Estas Regras entraram em vigor dia 04/01/2013.
Parágrafo único: Durante o período de vacância deverão ser promovidos esclarecimentos acerca do disposto nestas regras.
Atenciosamente,
Equipe nação dos pássaros.
Última edição por Davi Hemerly em Dom Ago 25, 2013 6:29 pm, editado 6 vez(es)
Re: Regulamento do fórum Ndp
Olá a todos, essas são as novas regras, e entram em vigor em 7 dias após essa publicação.
Se alguém tiver alguma dúvida, por favor, abrir um tópico na área de Discussões Gerais, para melhores esclarecimentos.
Melhores comprimentos.
Se alguém tiver alguma dúvida, por favor, abrir um tópico na área de Discussões Gerais, para melhores esclarecimentos.
Melhores comprimentos.
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